Colunas e Amplificador a comprar

luisffp

Membro
Boa noite.

Estou a pensar fazer um upgrade ao sistema de som que tenho em casa, que já é bem antigo.

A ideia é integrar o meu Rega Planar 1 que por agora está ligado a um pré-amp NAD PP2 e depois ao sistema digital que tenho, um FPS 2000 - Cambridge Sound, mas integrar também o digital a ligar por optic à TV, etc.

Ainda tentei uma combinação de usados mais antigos no OLX com um Rotel RA-971 MKII e umas colunas B&W DM303 mas não fiquei convencido. Tinham um som pouco claro, demasiado "amorfo" quase a parecer vindo de um rádio antigo (descrever som é lixado...). A melhor combinação desta tentativa ainda foi ligar duas colunas Cambridge + as duas B&W DM303 ao amplificador Cambridge (que tinha subwoofer incluido mas muito fraco) em que se conseguia distinguir com mais clareza as três gamas de som.

Após esta tentativa e conseguindo devolver tudo, achei que se é para gastar dinheiro que seja em coisas novas ou negócios de equipamentos ainda com factura e garantia no OLX.

Por isso, estive a pensar num conjunto em que gaste até 500€ num amplificador e talvez 350/450(máximo dos máximos) numas colunas.

Tinha pensado num Marantz PM6007 (na amazon) já que o Cambridge CX861 já ultrapassa demasiado o orçamento. Não sei se haverá alguma alternativa por estes valores.

Para colunas é que estou mesmo muito confuso. Já vi as KEF Q350, as DALI OBERON 1, as KLIPSCH 600M, uma WHAFERDALE DIAMOND 12.2........ Não sei por onde escolher. Conseguia as Klipsch por 350€ no OLX compradas ainda este ano... mas li muitas análises em que diziam que era só hype, que elas falhavam nos mids e que cansavam ao longo do tempo. Não sei... Quando não se tem em casa para se ouvir, tem de se acreditar nas palavras dos outros...

Alguém com casamentos semelhantes, que possa dar uma ajuda? Todas as sugestões e opiniões são bem-vindas.

Obrigado,
Luís
 
Colunas novas, para além das Oberon 1, ouve as Elac Debut Reference e as Triangle Borea br03.

Mas nos usados recentes consegues também coisas muito boas, espreita a oferta nas oportunidades das lojas da especialidade

O mesmo para a amplificação, com 500€ tens coisas relativamente recentes com um valor bem interessante, tanto nas oportunidades das lojas como no OLX (ainda hoje vi um Yamaha A-S701 por 400€ ou um Marantz PM-6006 por 350€, mas há coisas muito melhores com o teu orçamento - por 550€ um Musical Fidelity M3i por exemplo, negociado deves conseguir pelos 500€).

Novo o Marantz PM-6007 é uma boa escolha, mas há muito mais por onde escolher, depende também do que prentendes: por exemplo, algo muito diferente como o Yamaha WXA-50, muito compacto, bom som, já com streamer incorporado, mas apenas com uma entrada analógica, outra digital e mais uma USB (para além do RJ45, Wifi e Bluetooth).

Por fim, em relação à experiência que tiveste com o amp e colunas usadas (que já tinham uns bons anos), provavelmente algum desses aparelhos (ou ambos) estavam com problemas. Já tive um amp igual há pouco tempo atrás e tocava lindamente.
 
Estou de acordo com o Miguel, vê nas lojas de Áudio que por vezes
Tem bons achados, quer seja equipamentos de demonstração ou retoma.
Sempre podes ouvir e terão garantia.
 
A ideia é integrar o meu Rega Planar 1 que por agora está ligado a um pré-amp NAD PP2 e depois ao sistema digital que tenho, um FPS 2000 - Cambridge Sound, mas integrar também o digital a ligar por optic à TV, etc.

Ainda tentei uma combinação de usados mais antigos no OLX com um Rotel RA-971 MKII e umas colunas B&W DM303 mas não fiquei convencido. Tinham um som pouco claro, demasiado "amorfo" quase a parecer vindo de um rádio antigo (descrever som é lixado...).
Se eu compreendi correctamente as colunas do sistema "antigo" são as FPS 2000, certo? É possível que estejas simplesmente habituado ao som delas, dado o tempo de exposição. Também, essa história dos casamentos deve ser levada com uma pitada de sal. Eu sei que há a tendência para criar pares, como entre a Rotel e a B&W, mas a verdade é que também há muita manipulação por detrás dessas conjugações (a Rotel e a B&W, coincidentemente, pertencem ao mesmo grupo empresarial).

Eu concentrava-me em encontrar a coluna ideal para o meu espaço, escutando, como o @cubo-x aconselhou, sempre que possível e só depois equacionava qual a amplificação ideal para as mesmas. Não te fixes em marcas, julga com os ouvidos. Muita atenção para a acústica do espaço, a distância a que as colunas ficam da parede mais próxima, o ponto de escuta...

Com paciência e persistência chegas lá. Dito isto, também é muito provável que independentemente do que compres daqui a doze meses estejas a considerar a troca. Faz parte...;)
 
Se eu compreendi correctamente as colunas do sistema "antigo" são as FPS 2000, certo?
Correcto.Achei que o som nas FPS era muito mais claro e reproduzido "na cara" do que o conjunto Rotel+B&W. Só que sozinhas só são decentes em mids, nos highs são fracos (algo que as B&W complementavam com o tweeter) e o subwoofer faz o seu trabalho (fraco) , mas não é nada de especial. Talvez esse seja o problema, eu não estar habituado a outro tipo de som...

O sítio onde vou instalar o sistema será aqui: Planta

Em relação às lojas e experimentar o equipamento nelas, era o mais sensato, o problema é que estou longe de tudo o que seja lojas desse género. Penso que terá de ser às "cegas"...

@cubo-x e @miguelbarroso , vi as oportunidades dos sites, mas não achei nada que me enche-se o olho, mas acho que isso é porque sou nabo também...

mas há coisas muito melhores com o teu orçamento - por 550€ um Musical Fidelity M3i por exemplo, negociado deves conseguir pelos 500€).
Em relação ao amp da Music Fidelity, o problema é que só tem entradas analógicas e lamentem a minha ignorância mas nunca ouvi falar da marca...

O Yamaha A-S701, também não me parece mau, mas por 400€ não sei até que ponto é melhor que o Marantz...


Tendo tudo em conta:
Pensei noutras alternativas à inicial, porque não sei até que ponto dar os 550€ ao PM6007 comparando com os 350€ ou mesmo 300€ do PM6006 valha a pena...

Encontrei:
- umas KEF Q350 novas a 400€;
- Possibilidade de negociar o PM6006 de 350€ para os 300€ (o problema é que não tem entrada para sub-woofer caso eu queira adicionar no futuro, caso o bass das colunas seja demasiado fraco... e o PM6007 tem);
- Um Cambridge Audio CXA60 nos usados, em bom estado, por 450€ (mas não tem entrada phono, mesmo eu tendo o NAD PP2);
- umas Dali Oberon 1 por 350€ novas com factura no OLX também.(não sei a possibilidade de negociar)

Agora ... ,
CXA60 vs Marantz PM6006 e Oberon 1 vs KEF Q350....

Estava a pensar juntar o Marantz e as KEF... Mas não sei até que ponto o CXA60 é melhor. Li que o material da Cambridge costuma dar problemas técnicos, mas a internet vale o que vale...

Não faço ideia o que fazer ahahah.

Obrigado pelas vossas sugestões de qualquer forma.
 
Última edição:
Essa planta é um pesadelo em termos de acústica :(, esse lado aberto vai afetar muito a "imagem" musical.

As Oberon 1 não tem muitos graves, e com esse lado aberto vai afectar bastante, as Oberon 3 seriam uma opção superior.

Já usas essas FPS 2000 no local actual? Usas em 5.1? Pode ser isso que afeta a tua perceção, porque ficas com um som mais envolvente (menos HiFi).

A entrada de subwoofer em hifi não tem tema, qualquer sub decente tem entrada High Level, os cabos da colunas ligam ao sub, e o sub separa e reproduz as frequências abaixo do crossover e passa para as colunas as restantes frequencias.

Uma alternativa é alimentar o sub pela saida de RECORDER/REC, a desvantagem é que as colunas vão tentar reproduzir os graves que também são reproduzidos pelo Sub.

Em relação aos DAC's integrados, servem para desenrascar mas por norma não têm USB, com 100/200€ já arranjas um DAC superior a ambos (ex:SMSL SANSKRIT 10Th MKII).

Esse Yamaha está num bom preço, seria a minha escolha :), e depois tentava adequar umas colunas ao som que gostas mais, vivo/detalhado, neutro, relaxado.

Por norma tens mais retorno quando gastas mais nas colunas que no Amplificador, desde que este tenha potencia suficiente para alimentar as colunas. Por outro lado quanto mais sensíveis as colunas,menos potencia precisas no Amplificador.
 
Back
Topo