Colunas ligadas ao ps2 ou ao lcd?

J_M

Power Member
Boas, recentemente adquiri um LCD Samsung 225MW. Liguei a PS2 ao monitor com um cabo de componentes.
Agora gostava de comprar umas colunas 2.1 apenas para melhorar um bocado o som e ter subwoofer.
A minha dúvida é: Compro umas colunas que se ligam a PS2 ou umas colunas de PC e ligo-as a saída de auscultadores do monitor?

Não quero gastar mais do que 50€ em algo como colunas, até porque não procuro um som perfeito, apenas um som com qualidade razoável.
 
Ao ligares as colunas ao jack de headphones vais cortar imenso a amplificação de som da PS2.

O jack na TV está lá mesmo, headphones, colunas muito pequenas com drivers ainda mais pequenos, e colocadas na proximidade dos ouvidos, não é de todo adequado para colunas grandes (mesmo colunas de secretária são grandes comparado a phones).

Dentro do valor que apresentas, sugiro que compres as Logitech X-210, as X-240, ou as Creative Inspire T3200, a diferença de preço é pouca entre elas e as caracteriscas muito semelhantes, ainda que as segundas e terceiras sejam mais recentes.
É claro que nada te impede de comprar uma colunas baratas tipo Mitsai, a qualidade é inferior, mas cumprem a função na mesma, pelo que a carteira tambem tem voz no assunto.

Vais precisar tambem de um pequeno cabo adaptador, mas para dizer qual preciso saber primeiro qual o cabo que usas para ligar a PS2 á TV.
Se não usas um cabo RGB SCART, aconselho a que o faças, a qualidade de imagem obtida compensa, podes comprar um nas lojas GAME por 10€.
 
Boas, a saida audio no painel traseiro desse lcd é mesmo uma saida audio, não é uma saida para headphones, por isso podes ligar sim as colunas que adquiries a essa saida, com a vantagem que se ligares mais alguma fonte a esse lcd (outra consola, um pc) ou mesmo quando vês tv vais ter sempre o som a sair pelas colunas que adquirires.

Por outro lado, se fores comprar umas colunas mais caras, que já sejam 5.1 em vez das 2.0 que estás a pensar adquirir já te aconselhava a ligar as colunas atraves da saida optica digital da ps2, isto claro se tivesses um amplificador antes das colunas.

Resumindo, o meu conselho é ligares as colunas pela saida de som estereo do lcd
 
Ao ligares as colunas ao jack de headphones vais cortar imenso a amplificação de som da PS2.

O jack na TV está lá mesmo, headphones, colunas muito pequenas com drivers ainda mais pequenos, e colocadas na proximidade dos ouvidos, não é de todo adequado para colunas grandes (mesmo colunas de secretária são grandes comparado a phones).

Dentro do valor que apresentas, sugiro que compres as Logitech X-210, as X-240, ou as Creative Inspire T3200, a diferença de preço é pouca entre elas e as caracteriscas muito semelhantes, ainda que as segundas e terceiras sejam mais recentes.
É claro que nada te impede de comprar uma colunas baratas tipo Mitsai, a qualidade é inferior, mas cumprem a função na mesma, pelo que a carteira tambem tem voz no assunto.

Vais precisar tambem de um pequeno cabo adaptador, mas para dizer qual preciso saber primeiro qual o cabo que usas para ligar a PS2 á TV.
Se não usas um cabo RGB SCART, aconselho a que o faças, a qualidade de imagem obtida compensa, podes comprar um nas lojas GAME por 10€.

A PS2 está ligada por componentes, que segundo li está ao mesmo nivel, ou até num nivel superior, que a ligação RGB.
Essas colunas vêm com um cabo que posso ligar à saida de headphones do lcd, é aí que devo ligar?




Boas, a saida audio no painel traseiro desse lcd é mesmo uma saida audio, não é uma saida para headphones, por isso podes ligar sim as colunas que adquiries a essa saida, com a vantagem que se ligares mais alguma fonte a esse lcd (outra consola, um pc) ou mesmo quando vês tv vais ter sempre o som a sair pelas colunas que adquirires.

Por outro lado, se fores comprar umas colunas mais caras, que já sejam 5.1 em vez das 2.0 que estás a pensar adquirir já te aconselhava a ligar as colunas atraves da saida optica digital da ps2, isto claro se tivesses um amplificador antes das colunas.

Resumindo, o meu conselho é ligares as colunas pela saida de som estereo do lcd

O LCD do lado direito têm entrada para headphones também.
A minha PS2 está ligada com o cabo de componentes, as saidas audio a que te referes são a entrada branca e vermelha que dizem audio não é? Para ligar umas colunas e subwoofer aí terei que ter um dispositivo intermédio? Eu não queria mesmo gastar mais do que 50€. E colunas, até hoje só comprei as normais para PC com entrada jack.
Lembro-me de a uns anos ter ligado as colunas do pc á televisão da altura pela ligação de headphones e ter ficado impressionado. O som a sair das colunas e com subwoofer comparado com o som que saía das colunas da TV era de uma qualidade muito melhor.
 
Última edição:
Boas!

Eu tenho umas 5.1 da Logitech que traziam um adaptador próprio, onde ligo as entradas vermelha e branca da PS3 (a PS e a PS2 também têm essas ligações) e pelo outro lado do adaptador meto as 3 ligações das colunas, o que dá um som espectacular em jogo! Não sou obrigado a cortar o som do LCD e sai directamente da consola pras colunas!

São estas as minhas:
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03660783&oid=10|56|105&c=1191535

Mas tens outras hipóteses de 5.1:
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03698388&oid=10|56|105&c=1191535

Na minha opinião, um som razoável como pretendes, é o das colunas de qualquer LCD; penso que por 50€ ou até um pouco mais sem exageros, consegues comprar um bom sistema! É que um coisa é jogar com um 2.1 (não são maus, atenção!) mas já que a ideia é melhorar a nossa experiência, umas 5.1 fazem TODA a diferença!


Espero ter ajudado...


P.S.: há alguns sistemas cujo subwoofer/amplificador tem entradas de audio (vermelha e branca) onde podes ligar directamente as fichas audio (vermelha e branca) da consola, não havendo necessidade de adaptadores.
 
Última edição:
[STCA]Kain;4161350 disse:
Boas!

Eu tenho umas 5.1 da Logitech que traziam um adaptador próprio, onde ligo as entradas vermelha e branca da PS3 (a PS e a PS2 também têm essas ligações) e pelo outro lado do adaptador meto as 3 ligações das colunas, o que dá um som espectacular em jogo! Não sou obrigado a cortar o som do LCD e sai directamente da consola pras colunas!

São estas as minhas:
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03660783&oid=10|56|105&c=1191535

Mas tens outras hipóteses de 5.1:
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03698388&oid=10|56|105&c=1191535

Na minha opinião, um som razoável como pretendes, é o das colunas de qualquer LCD; penso que por 50€ ou até um pouco mais sem exageros, consegues comprar um bom sistema! É que um coisa é jogar com um 2.1 (não são maus, atenção!) mas já que a ideia é melhorar a nossa experiência, umas 5.1 fazem TODA a diferença!


Espero ter ajudado...


P.S.: há alguns sistemas cujo subwoofer/amplificador tem entradas de audio (vermelha e branca) onde podes ligar directamente as fichas audio (vermelha e branca) da consola, não havendo necessidade de adaptadores.

Onde neste momento tenho a ps2 não é possível montar um sistema 5.1, ficariam fios pelo chão até à mesa atrás de mim. Procurava mesmo um sistema simples 2.1 de boa qualidade que alem de melhorar um bocado a qualidade do som introduzisse subwoofer, que é algo que sinto falta ao ouvir apenas o som do lcd.
 
E ainda é uma distância grande da PS2 até à mesa? Pergunto isto porque também tenho de pegar nas colunas traseiras e mete-las na mesa atrás de mim e claro ficam os fios no chão. Quando acabo de utilizar, volto a por as colunas ao lado do LCD e recolho os fios para atrás da secretária. Tenho a PS3 no escritório e não na sala; não sei onde tens a tua.


Quanto a colunas 2.1, eu procuraria colunas cujo amplificador tivesse entradas audio (vermelho e branco) pra facilitar a coisa! Também já andei à procura de um adaptador como o meu (sem sucesso) para a PS3 do meu cunhado e o melhor que conseguimos arranjar foi ligar o audio da consola a isto:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03640282&oid=6|9203&c=2654855

e depois ligamos o cabo de audio do subwoofer e a peça que mostrei antes a isto:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03640281&oid=6|9203&c=2654855


Ficou a ligação macho sem estar ligada a nada. Confuso, não é? Mas foi a única forma que encontramos de ele ter som da consola nas colunas 2.1...
ProductDetail.aspx
 
Última edição:
O LCD do lado direito têm entrada para headphones também.

Sim, mas eu estava a dizer para ligares ao painel traseiro do lcd, junto a entrada dos cabos por componentes que vêm da ps2, não tens lá um line out vermelho e branco?
 
Sim, mas eu estava a dizer para ligares ao painel traseiro do lcd, junto a entrada dos cabos por componentes que vêm da ps2, não tens lá um line out vermelho e branco?

Não, tenho o vermelho e branco mas é component-in.
 
Última edição:
Boas, a saida audio no painel traseiro desse lcd é mesmo uma saida audio, não é uma saida para headphones, por isso podes ligar sim as colunas que adquiries a essa saida, com a vantagem que se ligares mais alguma fonte a esse lcd (outra consola, um pc) ou mesmo quando vês tv vais ter sempre o som a sair pelas colunas que adquirires.

Se as ligações são mesmo de áudio analógico, então vale a pena explorar essa opção, nem que seja para fins de teste.
Em todo o caso as saídas de áudio integradas tem a tendência (perfeitamente normal) de serem sempre RCA.
Mesmo que seja o caso vai funcionar na mesma, mas invariavelmente vai precisar de um cabo adaptador 1x 3.5 fêmea/2x RCA macho para ligar as colunas aos RCA fêmea do LCD.

É uma solução a levar em consideração.
Ao ligar as colunas pela saída áudio dedicada, a fonte deixa de ser um problema, mas tudo depende da qualidade do som. (Se as ligações são dedicadas é possivél que seja bom).

A PS2 está ligada por componentes, que segundo li está ao mesmo nível, ou até num nivel superior, que a ligação RGB.
É....e não é, depende da compatibilidade dos jogos com uma ligação progressiva. Mas isso são contas de outro rosário, o que interessa aqui é o áudio.

Essas colunas vêm com um cabo que posso ligar à saída de headphones do lcd, é aí que devo ligar?

Não, a ideia é usar o cabo das colunas, mas NÃO usar a entrada de headphones do LCD, daí a necessidade de um adaptador.

Não, tenho o vermelho e branco mas é component-in.

No problem, ao ligar por componentes os cabos que precisamos são exactamente esses dois branco e vermelho component-in (aka. macho) que são os cabos que transportam o audio stereo.

A questão agora é a seguinte.
Para ligar as colunas á saída de audio dedicada do LCD que o Overkill confirma que a televisão tem, precisamos de um adaptador, e para ligar directamente aos cabos da consola, precisamos de outro.

Ora os cabos custam á volta de 1.85€ ou pouco mais nas Worten (Podes aliás comprar logo as colunas e os cabos na Worten, se não tiverem as que queres, compras as colunas noutro lado), por isso compensa comprar os dois adaptadores para ver com qual sinal o som fica com melhor qualidade.

Diga-se de passagem que se a ligação pela saída audio do LCD tiver no mínimo a mesma qualidade das ligações directas á consola, então por uma questão de simplicidade e flexibilidade é preferir optar por essa opção.

Agora adaptadores.
O que precisas de comprar:
Para ligar as colunas á consola, um cabo:
1x jack 3.5 fêmea / 2x RCA fêmea

Para ligar as colunas á saída de som dedicada do LCD, um cabo:
1x jack 3.5 fêmea / 2x RCA macho

Já tens info sufeciente, agora ála, mexe-te, pisga-te, levanta o rabo da cadeira a vai comprar o que tens a comprar.
Logo que tenhas tudo o pessoal dá-te mais instruções se estiveres na dúvida.
 
Então é o Overkill que está a confundir as ligações stereo das entradas para cabos de componentes com entradas dedicadas.
Simplesmente ligar as colunas a essas entradas não vai funcionar, porque o som é transmitido pela consola, não pela TV, e a ver televisão as entradas component nem sequer funcionam.
Enfim, nesse caso é erro do Overkill, quando o vires puxa-lhe as orelhas até ao chão.

Entradas dedicadas tem de estar identificadas com a tag "audio out", e são duas ligações RCA separadas de todas as outras. Não há! Não tem!

Exemplo:
StereoOutHoles.jpg



No problem, seguimos com o plano original de ligar as colunas directamente á consola, e nesse caso basta comprar o adaptador correspondente.
 
Vou tratar de comprar umas colunas e o tal adaptador.
O adaptador de um lado terá uma entrada Jack femea e do outro duas entradas RCA femeas também.
Do lado RCA ligo as dois cabos de áudio do cabo de componentes da ps2 e do lado jack ligo o cabo com a ligação normal jack das colunas.
Dessa maneira as colunas e o subwoofer recebem o som directamente da ps2. É isso não é?

Quero só ter a certeza que percebi como tudo funciona.

No site da worten não encontro nada, o mais parecido é isto: http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03652376&oid=&c=
Vou à loja mais perto e lá pergunto.
Caso não tenham posso comprar estas duas peças que faz o mesmo efeito? http://img508.imageshack.us/img508/1580/digitalizar0002bi8.jpg

Obrigado
 
Última edição:
Boas, peço desculpa se vos induzi em erro, mas antes de responder a primeira vez fui verificar o modelo no site da samsung e fiquei convencido que possuida de facto saida audio stero normal, rca. Mas fui agora ver melhor e parece que a imagem que lá está é uma imagem padrão a explicar as diferentes ligações, pois a foto que agora vi do modelo é totalmente diferente da que vi. Assim o caso claro que muda de figura. Vê primeiro o modelo de colunas que estás a pensar adquirir, o tipo de ligação que possui para depois vermos qual a melhor solução
 
Passei o dia todo em Braga, só me liguei agora.

Vou tratar de comprar umas colunas e o tal adaptador.
O adaptador de um lado terá uma entrada Jack femea e do outro duas entradas RCA femeas também.
Do lado RCA ligo as dois cabos de áudio do cabo de componentes da ps2 e do lado jack ligo o cabo com a ligação normal jack das colunas.
Dessa maneira as colunas e o subwoofer recebem o som directamente da ps2. É isso não é?

Quero só ter a certeza que percebi como tudo funciona.

Sim é essa a ligação, e sim, o sinal é stereo mas os graves mais profundos saem pelo o subwoofer, é a própria forma das colunas trabalharem, não há nenhum cabo dedicado para o sub neste tipo de colunas, sai tudo pelo mesmo.

No site da worten não encontro nada, o mais parecido é isto: http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03652376&oid=&c=
Vou à loja mais perto e lá pergunto.
Caso não tenham posso comprar estas duas peças que faz o mesmo efeito? http://img508.imageshack.us/img508/1580/digitalizar0002bi8.jpg
Dá na mesma, é só uma questão de complicar mais a coisa e gastar um cadito mais, mas funciona, garanto.
 
Última edição:
Boas, peço desculpa se vos induzi em erro, mas antes de responder a primeira vez fui verificar o modelo no site da samsung e fiquei convencido que possuida de facto saida audio stero normal, rca. Mas fui agora ver melhor e parece que a imagem que lá está é uma imagem padrão a explicar as diferentes ligações, pois a foto que agora vi do modelo é totalmente diferente da que vi. Assim o caso claro que muda de figura. Vê primeiro o modelo de colunas que estás a pensar adquirir, o tipo de ligação que possui para depois vermos qual a melhor solução

Se o que descrevi no post anterior estiver correcto, não vou com nenhum modelo de colunas especifico em mente. Vou a uma loja, compro o tal adaptador e trago umas colunas 2.1 da creative ou marca parecida escolhidas na hora. Escolho umas bonitas até 50€.
Assim daqui a uns tempos, se quiser comprar um sistema de som melhor as colunas podem ser ligadas computador cá de casa e continuam em uso.

Passei o dia todo em Braga, só me liguei agora.

Eu sou de Braga, conheces alguma loja que tenha de certeza esse adaptador de que necessito? Assim já ia com certezas e comprava logo tudo.
Obrigado
 
Última edição:
Se o que descrevi no post anterior estiver correcto, não vou com nenhum modelo de colunas especifico em mente. Vou a uma loja, compro o tal adaptador e trago umas colunas 2.1 da creative ou marca parecida escolhidas na hora. Escolho umas bonitas até 50€.
Assim daqui a uns tempos, se quiser comprar um sistema de som melhor as colunas podem ser ligadas computador cá de casa e continuam em uso.



Eu sou de Braga, conheces alguma loja que tenha de certeza esse adaptador de que necessito? Assim já ia com certezas e comprava logo tudo.
Obrigado

Eu comprei na Worten de Ponte de Lima os meus cabos, inclusive tenho á minha frente neste momento o cabo que precisas.

Tens a Worten dentro do Continente no Minho Center, mas da maneira como eles tem aquilo arrumado, não faço ideia de onde estejam os cabos.
É a melhor hipótese, ***** e ***** não tem desses cabos (acho).

Na pior da hipótese vais a um eletricista, mas não creio ser necessário chegar a esse ponto.

BTW, vai ao teu perfil e activa a indicação de local a morar em Braga, Indicar o local facilita sempre a troca de informação.
 
Back
Topo