Colunas - Múltiplas dúvidas

jtstgomes

Membro
Viva,

Estou a adquirir um novo sistema home cinema e tenho muitas dúvidas sobre que colunas escolher. Como vou ver bastantes filmes em HD e a sala é pequena creio que o indicado é um sistema 5.1. As minhas premissas são:

- Detesto a estética de colunas com suportes.
- Anteriormente tinhas umas KEF 3005.2 com um denon avr-1908 e embora achasse o conjunto bastante bom para filmes, queria algo que se portasse melhor com música.
- Quero colunas traseira pequenas (para montar na parede) e baratas, pois nunca dei por mim a apreciar a qualidade do efeito surround. Basta que “exista” apenas.
- Quero gastar o apropriado para a minha sala - cerca de 13m2 e para um ignorante (em termos audiófilos) como eu ver filmes e música ocasionalmente. Estou disposto a ir até aos 2000€ em colunas mas acho despropositado.
- Gostaria de comprar TV, colunas, receiver tudo nesta loja física, por isso se tiverem sugestões era fixe se as cingissem às disponíveis nesta loja.

Tendo já há uns tempos atrás ouvido, por acaso, uma demo de umas colunas Focal que gostei imenso, comecei por pensar neste conjunto (os preços são de outra loja online):

Colunas Frontais: Focal JMlab Chorus 714 V (Par) 728.93 €
Colunas Traseiras: QACOUSTIC 1020i (Par) 161.16 €
Coluna Central: Chorus CC 700 V 287.40 €
Subwoofer: Chorus SW 700 V 574.80 €
Total: 1,752.29 €

Estive a ler sobre colunas na net e li as seguintes afirmações que me deixam de pé atrás:
- Com subwoofer as colunas de chão não fazem sentido. Deve-se optar por colunas com suporte (e neste caso ir buscar colunas frontais de gama superior: Chorus 806V).
- As colunas de chão precisam de espaço para “desenvolver”.

Alguém me pode dizer se isto é mesmo verdade, e portanto a configuração que eu estou a pensar é uma palermice? Se assim for, podem ajudar-me a equilibrar a minha configuração (de preferência para algo bem mais barato J ) de acordo com as premissas que escrevi em cima?
 
Ser coluna de chão ou de estante pouco importa para a reprodução das frequências mais baixas. Há torres que nem aos 80Hz chegam e colunas de "estante" que chegam aos 40Hz (ou menos). Importa mais as características dos drivers utilizados e do volume interno da caixa (entre outras coisas).

O subwoofer, quando correctamente integrado com o resto das colunas, irá ocupar-se das frequências mais baixas, libertando os woofers destas frequências. Este woofers, não tendo de reproduzir as frequências mais baixas acabam por ter mais "fôlego" para as frequência médias-baixas. Sendo assim, não considero um desperdício, mas sim um "investimento" em qualidade.

O que acho que deves fazer é tentar manter a mesma gama pelo menos no trio frontal (parece que é o que estás a fazer, mas não conheço os modelos em causa), convém cada uma das colunas tenha a mesma tonalidade para uma melhor integração dos canais. Toma também atenção à localização do "bass port" (não sei o nome disto em português), como tens a sala pequena é melhor que "dispare" para a frente, pois é provável que as vás colocar perto da parede frontal.

Se vais comprar na loja, tenta que o vendedor coloque pelo menos alguns pares frontais para tentares ouvir o que gostas, especialmente em música que costumes ouvir. Ouro sobre azul seria poderes experimentar as colunas na tua sala, pois a acústica será certamente diferente.

Independentemente do sistema que venhas a comprar, tenta guardar algum dinheiro para comprar um equalizador paramétrico (como um Behringer DCX 2496) para te ajudar a melhor integrar o subwoofer com o par frontal e para atenuar alguns problemas de interferência na tua sala.

Não te posso ajudar quanto a modelos específicos de colunas, pois também ando meio "perdido" neste mundo.
 
Última edição:
Obrigado pela clara explicação! Em parte era o que eu queria ouvir, ou seja, não estou a cometer nenhuma argolada em juntar colunas de chão com um subwoofer e por isso não tenho que optar pelas inestéticas colunas com suporte.

Quanto ao “bass port”, como posso ver para onde dispara? É que eu nem fazia ideia que os subwoofers disparavam... É preciso licença de porte de arma? Estou a brincar mas é só para mostrar como sou ignorante neste campo.

Em relação ao equalizador paramétrico, apesar de acreditar que possa fazer imensa diferença, creio que já está fora do tempo e atenção que pretendo dedicar ao sistema de home cinema.

Como a minha sala é pequena e disponho de pouco tempo para apreciar música/filmes dei por mim a pensar que cerca de 1800€ é demasiado para o que vou usufruir do sistema… alguém me pode comparar, em termos de qualidade, o seguinte conjunto com o do 1º post? É muito inferior? Vou perder mais em termos de música ou filmes?

Colunas Frontais QACOUSTIC 1050i (Par) 421.58 €
Colunas Traseiras QACOUSTIC 1020i (Par) 161.16 €
Coluna Central QACOUSTIC 1000Ci 122.72 €
Subwoofer QACOUSTIC 1000Si 228.19 €
Total: 933.65 €
 
Estou a falar do porto (buraco) que muitas colunas costumam ter. Se estiverem virados para trás e estiverem muito perto de uma parede as frequências mais baixas ficarão mais carregadas e com menos clareza. Nestas situações há muita gente que tapa o buraco com um "tampão" de espuma (port bung).

Os subwoofers também podem ter esse "buraco", mas não é costume estar virado para trás (nunca vi).

Mais uma vez, não me posso pronunciar sobre os modelos das colunas que colocaste, mas acho que normalmente perde-se em termos de música. Quando comparo colunas de gamas diferentes, costumo gostar mais da "voz" das colunas mais caras e não é com todos os tipos de música. Se em música já me é difícil comparar modelos de colunas, em filmes é ainda mais complicado, custa-me muito mais ouvir diferenças.
 
Não conhecendo pessoalmente as Focus, serão certamente bem melhores que as QAcoustics que referes, mesmo sendo estas umas excelentes colunas pelo preço que custam.

Se queres montar as traseiras na parede, aconselho então as 1010i ou as Q-AV, tudo da mesma marca. As 1020i ainda são bastante "profundas", não acho que fiquem muito bem num suporte de parede.

Quanto ao sub escolheria um de outra marca; por cerca de 260€ tens o BK Gemini que é bastante superior em todos os aspectos.


Cumps
 
Antes de mais, quero agradecer as vossas respostas; têm sido extremamente úteis e claras. A sugestão das Q-AV foi porreira, pois descobri estas colunas:

Colunas Traseiras QACOUSTIC Q-AV (Par) 143.80 €

Para além de serem baratas, vão ficar bem “camufladas” na parede. Espero que não haja muito problema em emparelhar estas colunas com as Focal ou com as Q-Acoustic (10xxi).

Vacalouca: O sub que recomendaste é superior apenas ao da Q-Acoustic ou também consideras superior ao Focal?

Sem querer abusar, podem-me aconselhar um AV receiver para o conjunto das Focal e das Q-Acoustic? Gostava de testar na loja, de preferência já com o receiver que também vou adquirir, ambos os conjuntos de colunas para perceber se vale a pena dar mais ~800€ pelas Focal.

Para o receiver posso gastar até 1000€ ou um pouco mais se se justificar. Mais uma vez procuro um que seja adequado à minha sala pequena e às colunas que estou a considerar. Tendo em conta que já tive um Denon 1908 que me ficou aquém em termos musicais (pode ter sido culpa das colunas: KEF 3005.2), gostaria de mudar de marca.

Vou ligar uma TV FHD, PS3 e zon box. Que me dizem do yamaha rx-v863? É demais para a minha sala e colunas? Que me aconselham?
 
Boas,

Optei por comprar o Onkyo 606. Agora faltam as colunas.

Muito bem.
Comparação entre o Pack Wharfedale AVI-50 http://www.*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=50_96&products_id=3204
Sem as traseiras

ou

Frontais: QACOUSTIC 1050i http://www.*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=50_94&products_id=4260
Central: QACOUSTIC 1000Ci http://www.*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=50_92&products_id=4261
Subwoofer QACOUSTIC 1000Si http://www.*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=50_93&products_id=4262

Qual a mellhor opção?
 
Última edição:
Antes de mais, quero agradecer as vossas respostas; têm sido extremamente úteis e claras. A sugestão das Q-AV foi porreira, pois descobri estas colunas:

Colunas Traseiras QACOUSTIC Q-AV (Par) 143.80 €

Para além de serem baratas, vão ficar bem “camufladas” na parede. Espero que não haja muito problema em emparelhar estas colunas com as Focal ou com as Q-Acoustic (10xxi).

Vacalouca: O sub que recomendaste é superior apenas ao da Q-Acoustic ou também consideras superior ao Focal?

Sem querer abusar, podem-me aconselhar um AV receiver para o conjunto das Focal e das Q-Acoustic? Gostava de testar na loja, de preferência já com o receiver que também vou adquirir, ambos os conjuntos de colunas para perceber se vale a pena dar mais ~800€ pelas Focal.

Para o receiver posso gastar até 1000€ ou um pouco mais se se justificar. Mais uma vez procuro um que seja adequado à minha sala pequena e às colunas que estou a considerar. Tendo em conta que já tive um Denon 1908 que me ficou aquém em termos musicais (pode ter sido culpa das colunas: KEF 3005.2), gostaria de mudar de marca.

Vou ligar uma TV FHD, PS3 e zon box. Que me dizem do yamaha rx-v863? É demais para a minha sala e colunas? Que me aconselham?

O Gemini é bastante superior ao da QAcoustics, mas para se equivaler ao da Focal já deve ser necessário um modelo superior, tal como o XLS200/300 ou o "besta" do Monolith, que sempre pode ser disfarçado de mesa de apoio :D

A falta de musicalidade que acusas ao setup anterior é quase de certeza culpa das KEF, o Denon para a gama até é bastante bom em termos musicais.

Até 1000€ lembro-me de uns quantos: além do 863 que referiste, o Yamaha 1900, o Onkyo 806, Sony 3400ES, Pioneer LX60, Denon 2809, entre outros. Com qualquer um deles ficas com um excelente receiver, convinha é tentares ouví-los pois cada marca costuma ter a sua própria sonoridade.


Cumps


Cumps
 
O Gemini é bastante superior ao da QAcoustics, mas para se equivaler ao da Focal já deve ser necessário um modelo superior, tal como o XLS200/300 ou o "besta" do Monolith, que sempre pode ser disfarçado de mesa de apoio :D

A falta de musicalidade que acusas ao setup anterior é quase de certeza culpa das KEF, o Denon para a gama até é bastante bom em termos musicais.

Até 1000€ lembro-me de uns quantos: além do 863 que referiste, o Yamaha 1900, o Onkyo 806, Sony 3400ES, Pioneer LX60, Denon 2809, entre outros. Com qualquer um deles ficas com um excelente receiver, convinha é tentares ouví-los pois cada marca costuma ter a sua própria sonoridade.


Cumps


Cumps

Boas,

Encomendei o conjunto de colunas da Qacoustics menos o Woofer.
Ia optar por esse Gemini que recomendas, encomendaste via site ? É que tenho tentado e aquilo nunca me faz a encomenda :mad:
 
Eu paguei por aí e não tive problemas. Com o MBNet que utilizei acho que bastou o Card Number, CVC2 e o Expiry Date. Isto dos campos do cartão. Os outros preenchi todos e foi nso comentários que indiquei a versão/acabamento pretendido.


Cumps
 
Última edição:
Hello Bruno

Many thanks for your order for the Gemini in black. We manufacture our subwoofers to order and expect dispatch to be within 7 to 110 days, we will not debit your credit card until the day of dispatch when we will email you with the consignment details to allow you to track online
Regards

Tom Pearce

Tempo de entrega entre 7 a 110 dias?????? 110??

Dasse

 
No meu caso demorou um mês, pois era uma altura movimentada, e houve uns atrasos com o pessoal que fazia os acabamentos, mas acredito que o 110 seja uma gafe. Normalmente o tempo de espera costuma ser de 2 semanas, mas vale bem a pena.


Cumps
 
Tava a pensar comprar um Sub desses... O Vacalouca isso vale mesmo a pena a nivel sonoro ? E acabamentos tem bom nivel ?

Tava a pensar comprar um da KEf mas vi em casa de um amigo e nao gostei la mto do som...
 
Fiz a encomenda dia 5/Jan e até agora nada... um simples Gemini Black... Enviei um mail para a BK e disseram que esperavam despachar o woofer ontem... a verdade é que nada.

Já pensei que podem estar a atrasar para ver se a libra sobe :P
 
Back
Topo