Colunas para usar no PC para uso normal e produção musical

zephirus

Power Member
Olá,

Não sei se este é o sítio indicado para colocar esta questão. Se não for, desde já peço desculpa.

Tenho umas colunas de PC daquelas mais banais e queria fazer um upgrade, apesar de não querer gastar muito dinheiro mas queria ter a certeza de estar a fazer a escolha certa.

A utilização é para uso normal do PC, ou seja, jogos, youtube, música, etc.
No entanto, tenho um teclado MIDI e noto que com as colunas que tenho, o som é muito fraco e abafado.

Como disse, não estou à procura de uma linha profissional mas queria algo do género das "EDIFIER Studio R1280T", mesmo não sabendo se isto presta.

A questão da ligação do teclado midi é relevante pois não sei se o meu problema tem a ver com o facto de não ter um interface entre o teclado e o computador.

Bom, resumindo e baralhando, gostava de saber a opinião dos especialistas do fórum.
Desde já muito obrigado.
 
Tens as Presonus Eris E3.5 que são superiores a essas Edifier:


Em relação ao teclado, tens o mesmo ligado ao PC por USB, certo? A qualidade do som do mesmo, estará não só relacionado com as colunas, como com o software que utilizas, e por fim, com o DAC que o PC tiver (em geral o da tua placa de som) - no futuro podes melhorar a qualidade adicionando ou uma placa de som com um DAC melhor ou um DAC externo.
 
Obrigado pela resposta, @miguelbarroso.

O teclado está ligado por usb, estou a usar os driveres ASIO e a latência é excelente, não tenho problemas nenhuns. O daw que estou a usar é o Cakewalk. Em relação à placa de som, estou a usar a interna da motherboard (MSI x470 gaming plus max), que tem o codec Realtek® ALC892/897. Não percebo nada disto mas o que dizes é que pode ser por aqui que não obtenho tanta qualidade de som, certo?

A opção seria comprar uma placa de som dedicada ou algo externo?

Em relação às colunas que sugeres, gosto bastante e está dentro dos valores que queria gastar visto que não é para nada profissional mas como disse, a ideia era usar também como colunas normais do PC. Para este caso estas servem?
 
Tens vários Dac s externos bons para o efeito, tudo
Depende do orçamento.
De colunas por exemplo tens as Mackie...
A dica do @miguelbarroso tambem é muito boa.
Se não queres gastar muito num Dac, a primeira
Marca será a Behringer.
 
Começa por trocar as colunas, que já vais ter melhorias significativas.

Com tempo logo vês o que precisas. Se estás a fazer música, poderás querer gravar outros instrumentos ou voz e vais precisar de um interface decente para o efeito (que também inclui DAC). Como o @cubo-x referiu, a Behringer tem produtos com uma boa relação qualidade preço, mas poderás querer subir um pouco a fasquia e procurares algo melhor da Focusrite ou da Steinberg, por exemplo.

Mas aí sugiro que procures informação em foruns ligados à produção musical que terás certamente melhor aconselhamento por parte de quem "percebe da poda" ;)
 
Ok, obrigado pelas sugestões. Ainda estou na dúvida sobre a ligação destas colunas à placa de som da motherboard. Pelo que vi no site, vem com um cabo destes:

61PUcaTyzaL._AC_SX425_.jpg


É isto, correcto?
 
Se é esse o cabo que trás, é só ligares o jack pequeno na saída da placa de som, e os dois jacks grandes na traseira da coluna (TRS L e R):

l28FzYl.png



EDIT: creio que elas não trazem esse cabo, trazem estes:

1584810279_3.jpg


O primeiro serve para ligares a coluna esquerda à direita, o segundo para ligares a placa de som à entrada RCA, e o último serve para ligares outro aparelho à entrada AUX na frente da coluna.
 
Última edição:
No site falam em "1/8” TRS" mas de facto depois mais abaixo mostram a ligação que dizes.
De qualquer forma, estou esclarecido.

Vou ver se vendo as que tenho e se calhar opto então por trocar por este modelo.

Obrigado mais uma vez.
 
Back
Topo