Colunas pequenas para PC?

Miguel_Pereira

Power Member
Boas!

Estou a montar finalmente um pc todo xpto (rtx4090, ecrã UW, etc, etc...) e uma das coisas que me falta é o som.
Na realidade, não preciso de nada de especial. Eu sou tudo menos um audiofilo, e muito do uso que vou dar é com headphones. Mas quero ter algum tipo de colunas para quando não quiser usar phones, ou para ver um video no youtube ou algo assim. O uso vai ser gaming e youtube. Nada de musica ou filmes. Não preciso de BT no sistema.
Tenho é um requisito especial. Quero algo bastante compacto, que de preferência caiba por baixo do ecrã UW de 34" com o pé instalado. Não pode ter mais que uns 15cms de altura, idealmente menos. Ou seja, acabei de cortar muitas opções.

A nivel de orçamento não tenho propriamente um valor estabelecido. Mas dificilmente preciso de algo high-end porque não uso volume muito elevado. Em teoria até uns Creative Pebble serviam. Mas como posso dar mais, gostava de saber o que há na gama média que possa resultar. Não faço questão de ter sub-woofer, talvez prefira sem.
Vi os audioengine A1, mas acho que talvez seja caro e grande para o que necessito. Também vi os Edifier G2000, é o que estou mais inclinado por enquanto. Acham que justifica? Ou que há algo interessante que recomendem?

Obrigado!
 
Colunas pequenas, mesmo pequenas, dificilmente encontras melhor que umas iLoud mini. Mas não são feitas para estarem de lado, logo não sei se servem.

Tenho espaço limitado, mas queria o melhor possível para o volume que tenho disponível, foi o que encontrei sem ir para as famosas genelec que envolvem valores astronómicos.
São inacreditavelmente boas para o tamanho que têm, mais do que recomendado. Mas não são baratas.
 
Como já te disse, acho que as Audioengine A1 ficariam mal por ser mesmo no limite dos 15cm, e algo como uma soundbar ficaria muito melhor...

As edifier G2000 parecem-me um solução manhosa que terá um som sofrível no mínimo. Umas caixas minúsculas, com um woofer de 70mm... o som será na melhor das hipóteses, anémico! Tudo o que sejam sons abaixo dos 100Hz simplesmente não estão lá.

Como alternativa tens a Audioengine B2, que tem apenas 10,8cm de altura e é capaz de ficar bem por baixo do monitor... Os woofers são do mesmo tamanho que os das G2000, mas a caixa sendo bastante maior, permite uma resposta de graves também melhor (já consegue descer aos 65Hz...)
 
E isso não altera a qualidade do som?


A resposta simples é, no essencial, não. A resposta complexa é, depende do que entendes por qualidade de som. Mas se dizes que não és exigente, e até te poderiam servir umas colunas minúsculas de poucas dezenas de euros, quando te proponho usar colunas que podem ser muitíssimo melhores, não sei se faz sentido preocupares-te com um palco sonoro eventualmente inferior, quando mesmo assim poderão continuar a ser muito superiores às colunas minúsculas que tinhas em mente...

Mas pronto, a minha solução não era para levar demasiado a sério, foi mais para acrescentar mais uma hipótese às que já estavam em cima da mesa. Parece-me que, mantendo as tuas exigências em termos de dimensões de colunas, a solução melhor poderá ser uma de que eu nem me tinha lembrado, a que foi proposta pelo miguelbarroso, a barra de som. Mesmo não sendo eu um grande fã das mesmas, parece-me que neste caso, poderá ser a solução mais acertada.
 
Não sei se ainda vou a tempo de ajudar em algo, mas para o caso de ser útil a alguém com a mesma dúvida, tenho umas Creative Pebble V3 e estou bastante satisfeito para o uso que lhes dou. Pequenas e com bom som, têm 3 modos de entrada de áudio: por jack 3,5 mm, Bluetooth e USB-C.

Outras que tenho são as Creative Gigaworks T20 (primeira série), com uns 15 anos e que continuam como novas para durar mais uns tantos anos, mas que de altura já devem ter uns 20 e poucos centímetros.
 
Back
Topo