Com cerca de €50, que UPS comprar?

xiixaz

Power Member
Quero comprar uma UPS baratinha (~€50) e que faça o que é suposto: regular a qualidade da energia que abastece os meus pc e ao mesmo tempo evitar que se desliguem quando a electricidade falha.

Tenho estas em mente, mas todas as sugestões são bem vindas:

Mustek PowerMust 800 USB (480 Watt, 2~6 ms, 15 min backup, 4 horas para 90% da carga)
http://www.mustek.de/eng_/html/produkte/ups800usb.htm

Vi nalgum lado que produz ~40 dB... mas isto a mim não me diz nada. Se o colocar atrás da secretária (a 1,5 ~2 metros) o barulho é incomodativo?
E também já vi quem se queixasse da interface USB e que só resolveu alguns problemas usando a RS-232.

Também já vi o Mustek PowerMust 848, que me parece ser a mesma coisa, mas com visual diferente (mais fácil de usar por ter os botões à frente) e mais 6 minutos de backup.
http://www.mustek.de/eng_/html/produkte/PowerMust848.htm

E em relação aos dois, que tal a compatibilidade com Linux? E quantas tomadas tem o segundo (penso que o 1º tem 3)?

Em princípio será para usar num desktop e para aproveitar também num laptop (e em todos os periféricos pois claro!) pois parece-me que fica mais barato usar o laptop ligado a isto do que estar sempre com a bateria e esta degradar-se mais rapidamente, para além de poupar todos os outros componentes à tortura EDPiana da minha zona.

Outra dúvida que tenho é a seguinte: se eu ligar um bloco com 8 tomadas ao UPS para poder ter tudo ligado, desde que não ultrapasse os 480 Watt (neste caso), não há problema e continuo a usufruir das mesmas condições (backup para todos os aparelhos e regulação da voltagem), ou só posso ligar os aparelho directamente ao UPS, ficando limitado ao nº de tomadas que este tiver?
 
Última edição:
Podes ligar mais triplas mas depois se falhar a energia esquece o tempo estimado deles, especialmente com o passar dos tempos e as baterias a viciar. Uma vez que queres ligar vários equipamentos também podes optar por um modelo ligeiramente superior.
 
Podes ligar mais triplas mas depois se falhar a energia esquece o tempo estimado deles, especialmente com o passar dos tempos e as baterias a viciar. Uma vez que queres ligar vários equipamentos também podes optar por um modelo ligeiramente superior.

Neste caso, acho que ambos os modelos têm 3 tomadas, logo só em caso muito excepcionais é que precisarei de usar todas, mas gosto de me informar sobre tudo, por isso obrigado.

Mas por esse preço esses modelos são uma boa escolha? E pela diferença de preço (~€5), o 848 vale mais a pena, certo?
 
Amigo xiixaz, visto que queres comprar uma UPS e pareces estar limitado em termos monetários (queres gastar a volta de €50) vou te aconselhar nesta matéria que leva muitos a gastar dinheiro e a ficar "sem nada".
Queres saber que UPS comprar com €50/€60/€70/€80? Nenhuma.

O problema das UPS de baixo custo é que simplesmente não fazem aquilo que dizem fazer: Manter o computador ligado caso haja uma quebra de energia. Sim senhor, podem realmente actuar como protector de picos de corrente, mas para isso compras um protector para o efeito. Custam €15 e trazem 6 tomadas. Agora gastar entre €50 a €80 para ter um bloco pesado e ocupar espaço para fazer o mesmo que faz um equipamento de €15 é que não.

Já preveni três pessoas e espero que não te venhas a tornar o quarto:
Essas UPS's não aguentam o computador ligado por 1 segundo. Assim que falhar a energia vai tudo abaixo. Três pessoas que conheço pediram conselho, eu avisei o que ia acontecer e todas as três compraram UPS's de custo entre €50 a €80. Quando se experimentou desligar o fusível do quadro, os PC's foram-se todos abaixo instantaneamente. Convêm realçar que em todas as situações o que estava ligado a UPS era apenas 1 computador, 1 ecran LCD e colunas. Não se estava a gastar mais de 350W.

Portanto se queres um conselho aqui vai:
- Se queres comprar uma UPS e realmente TER uma UPS tens de gastar mais dinheiro. Sempre €100 para cima. Se não o fizeres vais ter simplesmente um pisa-papéis tamanho família a fazer de controlador de picos de corrente.

- Se não podes gastar esse dinheiro agarra em €15 e compra um controlador de picos. Estes €15 podem poupar algumas centenas de euros e algumas chatices quando a fonte/CPU/gráfica/disco não arderem quando apanhares com um daqueles picos.

Por fim deixo-te três sugestões reais em UPS's:
- APC ES 700VA
- Mustek PowerMust 1000 USB
- MGE Protection Center 750VA USB

O que vou dizer a seguir pode parecer que é para assustar. Pois é mesmo. Vou-te dizer o que disse as outras pessoas:
"Já te expliquei como as coisas funcionam. Agora se comprares umas dessas UPS's baratas e não aguentar com computador, não foi por falta de aviso."

Bom, espero que estejas esclarecido e que te tenha ajudado na medida do possível. :)
 
Assim que falhar a energia vai tudo abaixo... Quando se experimentou desligar o fusível do quadro, os PC's foram-se todos abaixo instantaneamente.
Não estarás a exagerar?
Não se pode esperar que uma UPS de 50€ faça o mesmo que uma de 100€ mas daí a não aguentar nem 1 segundo...

De qualquer forma, as APC são boas e fiáveis e já as encontras a partir de 80€.
 
tenho uma que me custou cerca de 50€ no feira nova
e sempre que a luz vai abaixo ela aguenta tempo suficiente para eu desligar o computador

será especial?!
 
tenho uma que me custou cerca de 50€ no feira nova
e sempre que a luz vai abaixo ela aguenta tempo suficiente para eu desligar o computador

será especial?!

Eu não seria sarcástico ao ponto de lhe chamar especial. Se funciona ainda bem.
Posso perguntar quais são as características do PC e qual o modelo da UPS?
 
exageras. o meu quadro vai sempre abaixo no inverno (zona rural) e tenho sempre tempo para desligar o jogo e o computador.

tenho uma mustek 600VA com um monitor TFT samsung e uma torre a trabalhar com um dual core, um hd3850 e uma fonte de 600W, os 2 ligados à UPS

e repito, desligo o jogo (o mais fraco que jogo desde setembro é o elder scrolls oblivion) e depois o computador, o que me demora cerca de 2 minutos no máximo
 
exageras. o meu quadro vai sempre abaixo no inverno (zona rural) e tenho sempre tempo para desligar o jogo e o computador.

tenho uma mustek 600VA com um monitor TFT samsung e uma torre a trabalhar com um dual core, um hd3850 e uma fonte de 600W, os 2 ligados à UPS

e repito, desligo o jogo (o mais fraco que jogo desde setembro é o elder scrolls oblivion) e depois o computador, o que me demora cerca de 2 minutos no máximo

Ainda bem. :)
 
Viva;
Já agora, vou deixar aqui a minha experiência;
Tenho uma UPS PowerMust 600 USB - http://www.mustek.de/eng_/html/produkte/ups600usb.htm
Ainda não tive nenhum problema pelo menos que desse por ela. A mesma tem -+ uma autonomia de 10m, tenho o pc (configuração no meu perfil), um Monitor Syncmaster 901N 19", eo meu router adsl Draytek.
Segundo o software da mesma nem a meia carga está. Verificar print anexo. Além disso posso configurar a mesma, tipo, falha a luz, sei à partida que a carga da mesma dura 10m, configuro a mesma para me desligar o PC ao fim de 7m. Se nos 7m vier a luz, tudo na boa.
No geral, não posso dar feedback negativo a esta UPS. Se tiveres mais alguma dúvida em particular, dispõe!
 
essas ups`s baratas, são razoaveis para um pc pouco gastador e com pouca coisa ligada mais(perifericos) porque de resto mais vale como já disseram comprar um supressor de picos.
para dar o exemplo tenho uma ups APC ES 700VA, com o pc do my sistem em que só tenho mesmo a torre ligada, posso dizer que em idle ainda aguenta uns 8 ou 9 minutos, agora se estiver a jogar quando falhar a luz vai logo a baixo.
 
Queres saber que UPS comprar com €50/€60/€70/€80? Nenhuma.

O problema das UPS de baixo custo é que simplesmente não fazem aquilo que dizem fazer:

Essas UPS's não aguentam o computador ligado por 1 segundo. Assim que falhar a energia vai tudo abaixo.

Quando se experimentou desligar o fusível do quadro, os PC's foram-se todos abaixo instantaneamente. Convêm realçar que em todas as situações o que estava ligado a UPS era apenas 1 computador, 1 ecran LCD e colunas. Não se estava a gastar mais de 350W.

Se queres comprar uma UPS e realmente TER uma UPS tens de gastar mais dinheiro. Sempre €100 para cima.

Por fim deixo-te três sugestões reais em UPS's:
- APC ES 700VA
- Mustek PowerMust 1000 USB
- MGE Protection Center 750VA USB

Agradeço desde já a intenção, mas não posso de maneira alguma ter em conta a maioria do teu comentário.

Queres-me convencer que o MUSTEK POWERMUST 848 USB (€55) vai abaixo em 1 segundo, que não faz o que promete, mas também me queres convencer de que uma alternativa "real" é o MUSTEK POWERMUST 1000 USB (€85), que tem as mesmas características, excepto no tempo de carregamento (que é mais do dobro) e na capacidade que é de 600 W em vez de 480 W.
Dizes que por €80 não há nenhum de jeito, só por mais de €100, mas o que indicaste custa €85!
Falas de casos em que se estava a consumir no máximo 350 W e que foram abaixo esses UPS quando a luz faltou. Mas não dizes a capacidade desses UPS. Se forem um Mustek 600 é perfeitamente normal, pois só aguentam no máximo 360 W.
Depois de rejeitares um UPS que aguenta 480 W por €55, indicas um que só aguenta 420 W e que custa €100 e o teu único argumento é que não presta pois é a tua opinião e porque é mais barato. No mínimo colocavas aqui uma fonte com testes a confirmar...

Por exemplo, o Maikkano e o Gadelhass têm um UPS que pode aguentar no máximo 360 W. Tendo em conta as configurações e os outros aparelhos, estão ambos a usar quase o máximo quando o computador está em carga máxima durante um jogo mais pesado. É óbvio que terão muita sorte se o aparelho aguentar, numa situação dessas, um corte de energia, mas quase de certeza que, com o tempo e o desgaste, vai acontecer como disseste: "não aguentam o computador ligado por 1 segundo".

Concluo agradecendo mais uma vez ajuda (já tenho o protector e foi de €5, para evitar os picos de corrente, mas acabei, após muita pesquisa, por preferir usar a bateria nas situações mais delicadas e quando esta se viciar, terei o dinheiro para outra, pois não o gastei num UPS), mas para a próxima não sejas tão radical ou pelo menos usa fontes para confirmar.
 
Amigo xiixaz, visto que queres comprar uma UPS e pareces estar limitado em termos monetários (queres gastar a volta de €50) vou te aconselhar nesta matéria que leva muitos a gastar dinheiro e a ficar "sem nada".
Queres saber que UPS comprar com €50/€60/€70/€80? Nenhuma.

O problema das UPS de baixo custo é que simplesmente não fazem aquilo que dizem fazer: Manter o computador ligado caso haja uma quebra de energia. Sim senhor, podem realmente actuar como protector de picos de corrente, mas para isso compras um protector para o efeito. Custam €15 e trazem 6 tomadas. Agora gastar entre €50 a €80 para ter um bloco pesado e ocupar espaço para fazer o mesmo que faz um equipamento de €15 é que não.

Já preveni três pessoas e espero que não te venhas a tornar o quarto:
Essas UPS's não aguentam o computador ligado por 1 segundo. Assim que falhar a energia vai tudo abaixo. Três pessoas que conheço pediram conselho, eu avisei o que ia acontecer e todas as três compraram UPS's de custo entre €50 a €80. Quando se experimentou desligar o fusível do quadro, os PC's foram-se todos abaixo instantaneamente. Convêm realçar que em todas as situações o que estava ligado a UPS era apenas 1 computador, 1 ecran LCD e colunas. Não se estava a gastar mais de 350W.

Portanto se queres um conselho aqui vai:
- Se queres comprar uma UPS e realmente TER uma UPS tens de gastar mais dinheiro. Sempre €100 para cima. Se não o fizeres vais ter simplesmente um pisa-papéis tamanho família a fazer de controlador de picos de corrente.

- Se não podes gastar esse dinheiro agarra em €15 e compra um controlador de picos. Estes €15 podem poupar algumas centenas de euros e algumas chatices quando a fonte/CPU/gráfica/disco não arderem quando apanhares com um daqueles picos.

Por fim deixo-te três sugestões reais em UPS's:
- APC ES 700VA
- Mustek PowerMust 1000 USB
- MGE Protection Center 750VA USB

O que vou dizer a seguir pode parecer que é para assustar. Pois é mesmo. Vou-te dizer o que disse as outras pessoas:
"Já te expliquei como as coisas funcionam. Agora se comprares umas dessas UPS's baratas e não aguentar com computador, não foi por falta de aviso."

Bom, espero que estejas esclarecido e que te tenha ajudado na medida do possível. :)
completamente errado.. tenho uma mustek PowerMust 600 ha quase 2 anos... falha a luz montes de vezes e ela ainda me dura cerca de 10 minutos, dantes durava-me 15/20... portanto nao sei que tens contra ups de 50€ mas o que dizes é completamente errado.
cumps
 
Back
Topo