1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com focagem numa Nikon D90

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por rodrigocampos, 2 de Dezembro de 2012. (Respostas: 20; Visualizações: 2402)

  1. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    Boas, tenho uma problema com a focagem numa nikon D90, não sei se será da objetiva ou da máquina, mas passo a explicar o que acontece.

    Normalmente é com maior zoom, a objetiva é uma AF-S Nikkor 70-300. O que acontece é que ao tentar focar por vezes com o zoom mais puxado esta começa a tremer deixando a imagem extremamente desfocada.

    Alguém sabe do que se trata, sou ainda novato nestas coisas nunca tinha visto nada assim.

    cumps

    P.s: a objetiva está bem encaixada, numa objetiva mais pequena nunca aconteceu tal coisa.
     
  2. MEIA

    MEIA Power Member

    Sinceramente não percebi bem se é alguma coisa que treme dentro da objectiva, se é a focagem automática que está sempre à procura ou se tens uma exposição demasiado longa.
    O que me parece é que é a última opção e é a menos grave ou "não é nenhum problema", apenas falta de conhecimentos. Quando se faz zoom ou tem-se uma distância focal longa, por exemplo 200mm, todos os nossos movimentos, mesmo os mais pequenos vão-se notar e para evitar que a foto fique tremida tem que se ter uma exposição curta/velocidade de obturador rápida.
    Diz-se por ai que quando se tem uma distância focal x mm, a exposição é de 1/x s , por exemplo distância focal 300mm, tempo de exposição 1/300s, mas tenta ainda mais rápido para tirar qualquer duvida, 1/500s. Se continuar a ficar desfocado o problema é da objectiva ou máquina.
     
  3. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    Não, isso não é. É mesmo algo que treme dentro da máquina e conseguimos ver mesmo a imagem a tremer a olhar pela máquina.
     
  4. Wildstar

    Wildstar Power Member

    Se é algo que treme dentro da máquina não varia com a objectiva ou distância focal.

    Se apoiares a máquina totalmente numa superfície estável, continua a acontecer?
     
  5. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    Sim, continua a acontecer
     
  6. se a tua lente é uma 70-300mm VR, deve ser o sistema de VR a funcionar (podera estar com algum problema). exprimenta desligar no botao de lado na lente.
     
  7. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    Vou experimentar fazer isso. Acho que já tentei e o problema continuou mas vou voltar a fazer para confirmar
     
  8. schon

    schon Power Member

    a 300mm com o VR off ou sem vr, é normal a imagem no viewfinder tremer, as nossas mãos por muito seguras que sejam tremem. Tenta pousar a maquina numa mesa que vais ver que o tremelique desaparece.
    Se for uma VR, liga-o quando carregas a meio o shutter vais ver que faz tipo um clique (vr a entrar) e a imagem estabiliza.

    Se não tiveres VR, para tirar uma imgaem nitida tenta disparar com uma velocidade de 1/(300*1.5) , ou seja 1/500, vais ver que mesmo com o tremelique fica nitida.
     
  9. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    Estou a falar a imagem tremer porque a lente começa a imitir vibrações nos 3 anos que tenho a máquina isto nunca me aconteceu, isto não é nada normal.
     
  10. schon

    schon Power Member

    tens a lente há 3 anos ou é uma lente que comprastes há pouco ?
    É que isso obviamente não acontece com lentes mais curtas... se nunca tinhas usado uma lente a 300mm é normal ficares atrapalhado com a tremeideira.

    é com o VR off ?
    é a 70-300 VR ?
    Se pousares a maquina numa mesa e olhares pelo viewfinder a tremedeira continua(faz esse teste a sério) ?

    Já houve aqui um user a mandar a lente para garantia, com o mesmo problema que estás a descrever , quando estava tudo normal.
     
    Última edição: 2 de Dezembro de 2012
  11. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    Amanhã vou experimentar fazer isso. Isto não acontece sempre mas cada vez se torna mais comum acontecer, a imagem continua a tremer mesmo vendo pelo viewfinder.

    É com VR on, já tenho a objetiva há 3 anos.
     
  12. schon

    schon Power Member

    Há aqui algo que não cola...

    Se tens a objectiva há 3 anos , usastes sempre a objectiva sem problemas nos 300mm e agora começou a fazer isso, parece-me obvio que estará avariada, e aí nem vale a pena perderes tempo.
    Se tens a objectiva ha 3 anos, mas não tens usado muito e como dissestes es novato, poderás não saber como usar a lente correctamente... não és o primeiro nem serás o último.
    Depois dissestes que já tinhas experimentado a maquina pousada, depois dissestes que ainda ias fazer esse teste.... acredita se não o fizestes experimenta.

    Já agora descreve como é que activas e usas o VR (não me leves a mal), atenção que não basta ligar o switch do VR na lente para este activar.
     
  13. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    Continua a acontecer apoiado totalmente numa mesa.
     
  14. schon

    schon Power Member

    Não estás a responder a todas as perguntas... Temos de andar a desencriptar aquilo que vais dizendo, pelo que se torna difícil ajudar.

    A imagem treme quando ? sempre, ou só quando carregas a meio o shutter ?
    Já tentastes em cima de uma mesa com o VR off (deligar o switch ou até n carregar no shutter)?
    Essa lente alguma vez funcionou correctamente a 300mm nas tuas mãos ?.

    Sinceramente juntando tudo, parece que a lente está avariada.
     
  15. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    Ora bem vou tentar ser simples.

    A lente sempre funcionou corretamente nas minhas mãos. Já tentei em cima de uma mesa com o VR off, a máquina apenas começa a tremer quando carrego no shutter e não é sempre, só algumas vezes quando o zoom está com valores maiores.
     
  16. se queres a nossa ajuda tens de nos ajudar a despistar o problema, e isso implica responder da melhor forma possivel a todas as perguntas :)

    1) com a maquina sobre a mesa, o VR a off, se carregares no shutter a meio a imagem treme?

    2) com a maquina sobre a mesa, o VR a on, se carregares no shutter a meio a imagem treme? se sim durante quanto tempo? se tiveres 10s com o shutter a meio a imagem esta sempre a tremer? ou so treme 1-2s e depois estabiliza?

    3) quando carregas no shutter a meio ouves o barulho do motor VR? tanto com o VR a on como a off?
     
  17. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    Vamos lá a isto:

    1) com a maquina sobre a mesa, o VR a off, se carregares no shutter a meio a imagem treme?

    Sim

    2) com a maquina sobre a mesa, o VR a on, se carregares no shutter a meio a imagem treme? se sim durante quanto tempo? se tiveres 10s com o shutter a meio a imagem esta sempre a tremer? ou so treme 1-2s e depois estabiliza?

    Sim, treme cerca de 3-4 segundos com o shutter a meio e depois estabiliza.

    3) quando carregas no shutter a meio ouves o barulho do motor VR? tanto com o VR a on como a off?

    Nunca ouvi tal coisa :/
     
  18. 1) então tem exactamente o mesmo comportamento com o VR on ou off? isso é estranho...
    se fosse problema do VR não devia afectar com ele desligado... sobre o motor de AF, exprimenta por a lente em foco manual e ve se ainda treme (com o VR a on ou off).

    2) o tremer 3-4 segundos com o shutter a meio é "normal", é o VR a entrar em funcionamento até estabilizar. agora não conheço a lente mas parece-me tempo demasiado, diria que isso devia acontecer apenas no primeiro segundo...
     
  19. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    1) Com manual já é tranquilo, já tinha testado isso e dava.

    2) É que isto não é aquele tremer de focar é mais um tremer agressivo, a imagem do viewfinder mexe-se mesmo bruscamente.
     
  20. quando o VR entra em funcionamento é normal dar um salto ate estabilizar (quanto maior for a distancia focal)

    tenta isto:

    com a maquina na mao (sem estar apoiada em nada), olho no visor, lente a 300mm, foca manualmente em algo, poe o dedo sobre o interruptor do VR na lente, sempre mantendo o dedo a meio shutter liga o vr e espera uns segundos, depois (mantendo o botao sempre a half-shutter) desliga o vr e espera uns segundos. ve se notas que quando o VR esta activo depois do salto inicial e ao fim de uns segundos a imagem fica mais estavel do que com o VR desligado.

    repito, e normal que assim que ligues o VR ele de um salto ate estabilizar a imagem, e é normal que quando desligues o VR demore uns segundos ate a imagem comecar a tremer mais um pouco (o tempo do motor parar).

    se estiver a funcionar como é suposto descartamos o sistema de VR.
     

Partilhar esta Página