Problema com focagem numa Nikon D90

rodrigocampos

What is folding?
Boas, tenho uma problema com a focagem numa nikon D90, não sei se será da objetiva ou da máquina, mas passo a explicar o que acontece.

Normalmente é com maior zoom, a objetiva é uma AF-S Nikkor 70-300. O que acontece é que ao tentar focar por vezes com o zoom mais puxado esta começa a tremer deixando a imagem extremamente desfocada.

Alguém sabe do que se trata, sou ainda novato nestas coisas nunca tinha visto nada assim.

cumps

P.s: a objetiva está bem encaixada, numa objetiva mais pequena nunca aconteceu tal coisa.
 
Sinceramente não percebi bem se é alguma coisa que treme dentro da objectiva, se é a focagem automática que está sempre à procura ou se tens uma exposição demasiado longa.
O que me parece é que é a última opção e é a menos grave ou "não é nenhum problema", apenas falta de conhecimentos. Quando se faz zoom ou tem-se uma distância focal longa, por exemplo 200mm, todos os nossos movimentos, mesmo os mais pequenos vão-se notar e para evitar que a foto fique tremida tem que se ter uma exposição curta/velocidade de obturador rápida.
Diz-se por ai que quando se tem uma distância focal x mm, a exposição é de 1/x s , por exemplo distância focal 300mm, tempo de exposição 1/300s, mas tenta ainda mais rápido para tirar qualquer duvida, 1/500s. Se continuar a ficar desfocado o problema é da objectiva ou máquina.
 
Se é algo que treme dentro da máquina não varia com a objectiva ou distância focal.

Se apoiares a máquina totalmente numa superfície estável, continua a acontecer?
 
se a tua lente é uma 70-300mm VR, deve ser o sistema de VR a funcionar (podera estar com algum problema). exprimenta desligar no botao de lado na lente.
 
a 300mm com o VR off ou sem vr, é normal a imagem no viewfinder tremer, as nossas mãos por muito seguras que sejam tremem. Tenta pousar a maquina numa mesa que vais ver que o tremelique desaparece.