Comando retro (arcadestick)

putefabio

Power Member
ola a todos.

ha muitos anos que tinha a ideia que ter uma maquina de arcade em casa, mas nunca passou disso.

estudei varios cenarios, comecei pela maquina original em si, depois vi que se podia fazer uma com um computador, depois a ideia do bartop pareceu-me a melhor devido ao espaco e agora deduzi que secalhar o ideal seria comprar um raspberri pi 3, instalar o retropie e jogar.

como quero jogar na televisao grande, abandonei a ideia do bartop e pensei que o melhor seria construir apenas o comando - joystick, 10 botoes (6 jogo +2 laterais pinbal +2 player 1,2)

pois bem, venho aqui pedir a vossa opiniao em relacao a tudo isto, o raspberri serve para correr os jogos sem arrastar nem nada (provavelmente sim pq todas as maquinas antigas eram 20x's inferiores a ele)?

existe possibilidade de criar apenas o comando, ligando a posterior ao PI que por sua vez liga á TV?

quais os melhores botoes e joysticks? li que talvez os mais aconselhados seriam os sawna?

agradeco umas dicas dos mais entendidos, obrigado.
 
Última edição pelo moderador:
Boas, as versões baseadas no MAME que existem para o PI e que vêm no RetroPie, são compatíveis com os romsets já com alguns anos, logo nem todos os jogos correm (mesmo assim a biblioteca é imensa, nada como pesquisar se há algum jogo especifico que faças questão de ter a correr)
Quanto aos botões....depende do €€€ e se achas vale ou não a pena comprar botões bons (Sanwa, Seimitsu,Happ) ou uns linha branca que fazem o mesmo (aqui tens também variedades de formas e feitios, côncavos ou convexos, a gosto....e por preços mais baixo). O mesmo se passa com os Joysticks, tens os clássicos japoneses, os europeus, com luzes,sem luz, .....


para veres diferenças e características de botões e joysticks dá aqui uma vista de olhos: (os de linha branca não aparecem por aqui)
http://www.tested.com/art/makers/464539-choosing-buttons-and-joysticks-custom-arcade-cabinet/
 
Boas...
Se vais optar pelo raspberry, pq não metes o rasp dentro do comando e ligas por gpio, com uma porta hdmi ligas o comando a tv... Isso é que é plug&play...
 
Boas...
Se vais optar pelo raspberry, pq não metes o rasp dentro do comando e ligas por gpio, com uma porta hdmi ligas o comando a tv... Isso é que é plug&play...

eu sinceramente ainda nao aprofundei a fundo as ligacoes dos botoes no PI, mas embora nao tivesse referido acima, eu quero ter para dois players, presumo que o gpio nao tem pinos para tanta coisa.

tava a pensar fazer a ligacao toda e deixar duas portas sub onde depois ligo ao PI, a razao pela qual eu estou a pensar fazer assim (ter o comando feito e o PI á parte) seria para poder utilizar o PI para outras coisas, e nao ficar simplesmente fechado no comando.

essa sugestao que me deste, seria para ter tudo cablado, e so ligava o HDMI a televisao e toca a jogar, correcto?


Boas, as versões baseadas no MAME que existem para o PI e que vêm no RetroPie, são compatíveis com os romsets já com alguns anos, logo nem todos os jogos correm (mesmo assim a biblioteca é imensa, nada como pesquisar se há algum jogo especifico que faças questão de ter a correr)
Quanto aos botões....depende do €€€ e se achas vale ou não a pena comprar botões bons (Sanwa, Seimitsu,Happ) ou uns linha branca que fazem o mesmo (aqui tens também variedades de formas e feitios, côncavos ou convexos, a gosto....e por preços mais baixo). O mesmo se passa com os Joysticks, tens os clássicos japoneses, os europeus, com luzes,sem luz, .....


para veres diferenças e características de botões e joysticks dá aqui uma vista de olhos: (os de linha branca não aparecem por aqui)
http://www.tested.com/art/makers/464539-choosing-buttons-and-joysticks-custom-arcade-cabinet/

peco desculpa, nao entendi bem, dizes que as versoes sao compativeis, mas e depois referes que nem todos correm.

ja agora eu tenho o mame instalado no meu pc (windows) se instalar o retropie nao posso usar estas roms?

gostaria de vos perguntar quais os botoes que usam, so para ter um termo de comparacao e ver quais os vossos gostos

obrigado.
 
agora e' que ja me baralharam aqui um pouco as contas

nao estava muito a espera desta limitacao por parte do retropie.

bem mas uma coisa é certa, eu posso muito bem avancar com o comando que por sua vez fica com as portas usb para levar á posterior a maquina que corre os jogos.

lisbonmekat referes que nao utilizas o enconder com rasp, significa que na solucao que tens com PI utilizas os comandos no gpio?

sendo assim ha possibilidade que construir um comando que depois acaba por nao funcionar no PI, correcto?
 
Última edição pelo moderador:
Procura por um encoder com drivers para linux e windows, acho que o I.Pac dá... Mas como te disse nunca usei encoder para rasp... Alguém no forum te poderá aconselhar melhor que eu..
 
É favor ler as regras antes de voltarem a participar. A discussão da emulação só é permitida se se remeterem à parte técnica e mesmo assim com condições.

Em caso de dúvida usem o Contacte o Staff.
 
Back
Topo