1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comandos do Mac OS X (Teclas Atalho) Utilidades

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Mestrinho, 14 de Dezembro de 2005. (Respostas: 22; Visualizações: 11953)

1. Mestrinho

Mestrinho Guest

Atalhos gerais

Command-Shift-3 - Tira foto da tela (o arquivo é salvo como TIFF, no seu desktop)
    Command-Shift-4 - Tira foto de seleção da tela (idem)
    F12 - Ejeta disco (para teclados sem a tecla Eject)
    Command-clicar - Move item (pasta ou arquivo) de um disco para outro; copia e em seguida apaga o original
    Command-C e Command-V - Copia e cola arquivos e pastas
    Command-Option-A - Abre a pasta Applications
    Command-Option-H - Abre a pasta Home
    Command-Shift-Delete - Esvazia o Lixo
    Command-Option-C - Abre a janela Computer
    Command-Option-I - Abre o iDisk
    Arrastar botão do pé de coluna do Finder (acima) - Redimensiona todas as colunas juntas
    Option-arrastar botão do pé de coluna - Redimensiona apenas a coluna do botão arrastado flecha pra cima, pra baixo, direita, esquerda - Navega pelos discos no modo de colunas
    Command-V no startup - Mostra as mensagens de boot no modo Verbose, com todos os comandos de Unix desfilando na tela
    Command-S no startup - Carrega o sistema no modo single user, direto no console Unix
    Option-clicar no botão verde de maximizar - Abre a janela em tela cheia na altura. A largura depende do programa. Não funciona no Finder
    No Dock

Command-Tab - Pula para o próximo programa ativo, pela ordem do Dock, da esquerda para a direita
    Command-Shift-Tab - Pula para o próximo programa ativo, na ordem inversa
    Command-B - Esconde Toolbar (Barra de Ferramentas)
    Option-clicar no ícone de um programa no Dock - Muda para esse programa e oculta aquele em que você estava antes
    Option-clicar e segurar no ícone de um programa no Dock - O comando Quit do menu do Dock muda para Force Quit
    Option-arrastar arquivo para o Dock - Força o arquivo a ser aberto por um programa que não está associado a ele
    Control-clicar no topo da linha divisória do Dock - Menu contextual do Dock
    Option-arrastar a linha divisória do Dock na vertical - Redimensiona o Dock para tamanhos específicos de ícones (16x16, 32x32, 48x48 e 64x64 e 128x128)
    Shift-arrastar a linha divisória do Dock na horizontal - Move o Dock para as laterais da tela (pode ser necessário reduzir um pouco o tamanho do Dock antes de tentar esse truque)

Última edição pelo moderador: 14 de Dezembro de 2005
  2. Freeza

Freeza Power Member

3. bsod

bsod Power Member

ya ta muito bom :)

ja agora, alguém sabe alguma combinação de teclas para se entrar rapidamente no terminal? Ouvi uma vez mas já me esqueci... :P

4. Conde

Conde Power Member

Não sei se voces conhecem o QuickSilver. O programa é do melhor que há para fazer atalhos. Com ele abrem qualquer item ou aplicação no disco sem usar o rato e em segundos. Instalem o programa e experimentem. Para usarem basta por a correr (é ate recomendado activar a opção para iniciar com o login) e depois sempre ke kiserem abrir uma aplicação carregam ctrl+espaço, o programa abre e depois so teem ke escrever o inicio do nome da aplicação ke ele encontra-a e depois é so carregar enter.

De qualquer maneira esses atalhos deram jeito mestrinho (principalmente pk sou noob nisto de Mac OS X, recebi um iBook este natal), thanks :)

bsod: uma das maneiras ke uso para chamar um terminal é com este programa o quicksilver, ctrl+espaço escrevo "term" e em seguida enter

5. johncool

johncool Power Member

Err... n é por nada, mas quem já tiver o Tiger faz isso nativamente através do Spotlight...

6. Conde

Conde Power Member

Eu sei! No entanto acho o quicksilver mais rapido e intuitivo, daí recomendar. :)

7. ]-noBOdy-[

]-noBOdy-[ Power Member

aproveitando a thread...

Existe algum atalho que permita "simular" a tecla delete?

É que tenho o péssimo hábito do Windows, quando quero apagar algo, em usar o delete (apaga os caracteres que estão após o cursor) em detrimento do backspace (apaga os caracteres anteriores ao cursor)...

Obrigado.

8. mpLopes

mpLopes Power Member

Fn + BackSpace

9. telegod

telegod Power Member

há algum atalho para mudar de tabs no Safari com o teclado? tipo ctrl+tab no firefox...

10. OldMan

OldMan Power Member

11. hughfr4nc15

hughfr4nc15 Power Member

Command-` -> Cycle through windows in application or Finder (if more than one window is open)

Sabem o atalho equivalente ao mencionado em cima mas no nosso teclado? Não consigo encontrar de maneira nenhuma e a opção F10 para rodar janelas dentro das Apps é muito chata.

Cumps

12. nmat

nmat To fold or to FOLD?

Eu uso cmd+< e cmd+> , habituei-me no Tiger. Quando instalei o Leopard fui logo às preferências definir isso (na parte dos atalhos)

13. ocosta

ocosta Power Member

Isso não está correcto.
    É cmd + BackSpace

14. rui_m7

rui_m7 Power Member

Por acaso até está correcto.
    cmd+backspace envia para a reciclagem enquanto que fn+beckspace actua como delete.

Cumps

15. HeadbangerPT

HeadbangerPT Power Member

pois, o ocosta deve ter entendido mandar mesmo pa reciclagem :D

16. ruimoura

ruimoura Power Member

Hoje descobri que o típico "ctrl+alt+del" se faz com a combinação "ctrl+alt+fn+backspace" (foi numa máquina virtual, para entrar no windows server 2008)

17. antek

antek Power Member

Ja agora, ha alguma forma de se eliminar um ficheiro directamente sem passar pelo Lixo?

18. shello

shello Moderador
    Staff Member

Não, a não ser pela shell (usando o rm), por eliminação do ~/.Trash (os ficheiros TODOS passam a ser eliminados directamente), ou usando um AppleScript (que pode ser associado a uma combinação).
    Parece não existir uma combinação para eliminar um ficheiro sem passar pelo Trash.

Já agora, o Fn+BackSpace é equivalente ao Delete (Forward Delete), generalizando o que o ruimoura disse.

19. antek

antek Power Member

É uma falha do caraças. Quando se anda com pens e discos externos, dá jeito eleminar as cenas

Última edição: 23 de Novembro de 2008

Partilhar esta Página