1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comandos

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Gurzi, 10 de Junho de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 730)

1. Gurzi

Gurzi Power Member

Malta, estou a ler um grande livro de Linux mas acho que falha em um aspecto.. por exemplo..

explicar a instalação de ficheiros RPM ..

$su
    # rpm -ivh nome_do_arquivo.rpm

Muito bem.. percebi tudo mas não faço a minima ideia do que seja o -i v h ..
    mas isto não é so aqui .. estou a aprender os comandos básicos
    e alguns que ja vi que não entendo:

shutdown -h 06:00 (nao entendi o -h)
    rm -r file (-r o que é ) ?

ps -x | more ( -x ?)

man | col -b archivename (col - b )

alguem conhece algum site que explique bem isto ?

obrigado

2. bsod

bsod Power Member

Faz man rpm e lê a explicação que o manual te dá. O Linux tem uma help fenomenal, em termos de comandos de terminal :)

3. Gurzi

Gurzi Power Member

x

pois já sabia que o man me podia ajudar mas neste momento estou em windows a fazer o download do Fedora 5 e tenho aqui a bíblia de linux e vou lendo para aprender, talvez á la pata, porque decorar ng aprende, devia ir experimentando mas como preciso de sacar primeiro o fedora entao não vou apanhando as coisas, qualquer forma obrigado =)

4. bsod

bsod Power Member

O -h no shutdown poderá ser um scheduling para fazer o shut down às 06:00... mas para isso creio que também podes usar o cron.
    O ps dá a lista de processos activos. A opção -x não conheço, mas -a lista-os a todos, mesmo aqueles que nao te pertencerem...

Os restantes não estou mesmo a ver... hoje não tenho linux pela frente, bootei por engano em windows :p

5. PrOdG

PrOdG Power Member

Como na maioria dos comandos em linux, -v significa verbose.

O -i é o mesmo que --install, e quanto ao -h é só ir ao manual:

Embora eu prefira usar ps -ef

Se tiveres dúvidas quanto aos comandos, basta procurares pelo manual no google (man rpm, por exemplo), se não estiveres a usar linux.

Partilhar esta Página