1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Começar a estudar PHP ou Javascript

Discussão em 'Web Development' iniciada por JonasRamos87, 15 de Abril de 2018. (Respostas: 9; Visualizações: 531)

1. Boa noite amigos.

Levando em conta a facilidade na aprendizagem, qual recomendam iniciar os estudos? PHP ou Javascript?

E qual das duas gera mais trabalhos?

Tenho HTML e CSS acredito que boa, então sei me virar.

Lógica eu já fiz alguns cursos, agora quero uma linguagem para aprender e que ao mesmo tempo desenvolva minha lógica também.

2. TheDeadman

TheDeadman Power Member

São duas coisas totalmente diferentes. PHP é linguagem do lado do servidor (server-side), enquanto que Javascript é linguagem do lado do cliente (client-side).

Como já percebes de HTML e CSS saltava já para Javascript, porque é um complemento a essas duas.

O PHP serve de ligação para o servidor. Com isto não quer dizer que serve apenas para fazer a "ligação", serve bem para muito mais coisas.

3. bashir

bashir Power Member

Além de haver JS para o lado do servidor, na minha opinião é bastante superior a PHP.

4. Bom dia.

Com Node eu consigo fazer o back-end, cerro? então, se meu foco for o back, vale a pena começar a estudar Javascript?
    E eu quero a que seja mais fácil, para eu me desenvolver, daí após obter sólidos conhecimentos, posso começar a outra, talvez.

Quero saber se algma dessaa duas tem a curva de aprendizagem menor.

Bom domingo pra vocês

5. bashir

bashir Power Member

Isso já é relativo. Consegues fazer o back-end todo em node, é bastante rápido e como está na 'moda' tem tido grandes desenvolvimentos e consegues encontrar librarias para fazeres praticamente tudo o que queiras. Tem a vantagem de ficares familiarizado com a linguagem Javascript que te pode ser útil para o frontend. Seja como for, o PHP também dá para fazer o backend, c#, java, ruby ( e outras). É uma questão de necessidade, umas são fortes em alguns aspectos e outras são fortes noutros.

6. @bashir E sobre ter uma mais fácil de se aprender, considera alguma mais fácil que a outra ou é praticamente a mesma coisa?

7. bashir

bashir Power Member

Fácil ou dificil é relativo. Quando 'comecei' era mais fácil encontrar coisas de PHP. Aliás, provavelmente continuas a conseguir encontrar mais soluções em php. Acabava era sempre por achar o codigo à base de martelada e pouco elegante (não é critica ao Php, mas sim ao apoio que encontrava online). Agora que vou usando JS, ou é por perceber mais, ou então a qualidade é maior.

Não acho que devas escolher por ser mais fácil ou dificil, pensa no que queres fazer no futuro e faz um pequeno estudo sobre o que as empresas andam a pedir, sobre se está a haver um crescimento dessa linguagem ou se está estagnada, etc etc

8. traceelliot

traceelliot Power Member

Boas...

A minha opinião é ires para Javascript. É uma linguagem que dá tanto para front-end e back-end. Com node.js ate podes fazer app's para telemóvel recorrendo a javascript. Javascript é mais universal. :-D

9. TheDeadman

TheDeadman Power Member

Ele quer saber o que quer aprender a seguir. Na minha opinião, ele seguia para Javascript porque complementa o CSS. Depois ia para PHP e ficava a perceber o lado do servidor. E depois podia seguir para node.JS, já tinha bases de Javascript e a noção de server-side do PHP. Isto é a minha opinião, a tua é meter logo as mãos no que é bom :002:

10. Boa tarde amigos, desculpem pela grande demora, estive a viajar.

Eu estou fazendo um cursinho de PHP e como todo (ou a maioria) de quem está iniciando, eu tenho acesso a além desse e alguns poucos de PHP tenho, também, de JavaScript.

O que eu tentei explicar e parece que o pessoal não me entende e posso até parecer desinteressado nas respostas (o que não é verdade), é que no PHP eu consigo ir testando o que aprendo. Por exemplo, falam de sessions, já vejo ela funcionando ao colocar no topo do documento, recebo dados via POST e GET, adiciono/edito e removo dados do Banco de dados, etc.
    Já com o JavaScript eu não vi realmente sendo usado, então eu acho mais difícil assim, somente estudando as partes e sem aplicar em nada.

Se puderem me dar dicas do "modo certo" de se estudar o Javascript, eu gostaria de começar, pois pelo que vejo, JS está cada vez mais em uso no mercado, e como os amigos acima disseram, com a possibilidade de usá-lo tanto no front quanto no back, além de mobile, é uma excelente linguagem.

Novamente eu pergunto aos senhores: JavaScript é mais fácil de se aprender do que o PHP? têm meio que o mesmo nível de dificuldade? porque uns me falam para aprender JS depois de PHP, pois JS não é linguagem para se começar, e nisso eu só fico ainda mais perdido.

Novamente, desculpem a demora e agradeço a todos vocês por terem dedicado uns segundinhos para me ajudar.

Boa tarde!

Partilhar esta Página