1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Começar a estudar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Gagne, 15 de Agosto de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 2081)

1. Boas,

Em princípio este ano devo conseguir entrar no IST para o curso de Eng.Informática e Computadores. No site, as disciplinas do 1ºsemestre são: Cálculo Diferencial e Integral I; Sistemas Digitais; Álgebra Linear; Fundamentos da Programação e Teoria da Computação. Já pesquisei aqui no forum e reuni alguns links (stickies, sobretudo), mas como não sei exactamente se serão adequados agora para ir lendo umas coisas, vinha-vos pedir alguns.

Obrigado e cumprimentos.

2. xtr3me

xtr3me Power Member

Sinceramente?

Não te preocupes com isso.

Descansa, que vão ser as últimas férias decentes que vais ter e a faculdade depois vai exigir bastante de ti. E vais notar para caraças a diferença de ritmo de trabalho do secundário para a faculdade.

Quando começarem as aulas vais ter tempo suficiente para estudar e entrar dentro da matéria.

3. QuickFire

QuickFire What is folding?

Eu em principio também entro no IST no curso de MEEC, e estou a seguir a mesma filosofia do xtr3me...
    Quero é ir para lá com a cabeça fresquinha, e com a sensação que foram as melhores férias da minha vida :D

4. xtr3me

xtr3me Power Member

De qualquer maneira fica o conselho.

Quem estiver mesmo desesperado e quiser mesmo dar uma vista de olhos nas matérias, nada melhor do que ir ao site das cadeiras e vêr os slides que por lá andam.

Mas eu aconselho a que vocês descansem bem, porque não por não olharem agora para a matéria que vão deixar de perceber as coisas ou que vão chumbar. O trabalho tem é que ser feito durante o semestre.

5. Ok, muito obrigado, eu também exagerei no título, era mais para ir começando a ler umas coisitas, até mais por curiosidade.

6. xtr3me

xtr3me Power Member

Podes sempre verificar as páginas das cadeiras aqui e tentares ver os slides que por lá estão.

Nota que estes são os programas pré-bolonha, que não sei se vão sofrer alterações. Penso que não, mas pode haver um ou outro ajuste.

Boas sorte ;)

7. HaLf-LiFe

HaLf-LiFe Power Member

yah, tb concordo que comecem a dedicar-se ao estudo quando comecar o semestre...nao gastem as baterias antes do tempo, senao dps chega as aulas e ja tao sem pica para estudar :-D
    O melhor e mesmo quando comecar o semestre e entao ai comecam a estudar...na melhor das hipoteses todos os dias para quem conseguir:lol:, nao e o meu caso com muita pena minha! :kfold:

8. timber

timber Zwame Advisor

Pensa em gozares as tuas férias descansado. Se vais entrar mereces. Vais ter tempo e alturas certas para usares essa disposição.

9. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Olha outro que vai para a fogueira :002: :002:

Just kidding...a sério vai por mim e aproveita ao máximo as férias. Depois tudo é diferente e vais ter imenso trabalho, mas desde que haja empenho safas :P

Se estás assim tão curioso, cá vai um "preview" do 1º ano - 1º semestre:

Cálculo Diferencial e Integral I - Basicamente é matemática e não há muito a dizer...é estudar, compreender e fazer exercícios, exercícios e exercícios. Quando acabares, faz mais exercícios, exercícios e exercícios...

Sistemas Digitais - Esta cadeira é bastante interessante (pelo menos eu achei). Dás as bases de electrónica e aprendes tudo acerca de portas lógicas, sistemas combinatórios e sequenciais. Tens labs de 15 em 15 dias que é preciso preparar, mas nada de demasiado violento, pelo menos comparado com os anos a seguir.

Álgebra Linear - Outra matemática, e esta é bastante importante pois é a base de imensa coisa em engenharia. Tudo o que é Computação Gráfica e transformações de coordenadas passa por aqui, e é a matriz rotacional que mete o Mário a rodar no Mário64 :D

Fundamentos de Programação - "A" cadeira do 1º semestre :D . Aqui dás imensos conceitos base que te vão acompanhar o resto do curso, desde a abstracção até aos vários paradigmas usados tens um cheirinho de quase tudo, até de programação orientada a objectos, lá para o final da matéria. Tens pequenos exercícios ao longo do semestre e mini-testes, e no final tens um projecto para fazer que costuma ser bastante interessante. O do ano passado foi um jogo de cartas e os profs davam a interface gráfica já feita como módulo e no fim via-se tudo :P

Teoria da Computação - Outra cadeira muito interessante, esta costuma ser sempre por testes e desde que se acompanhe bem até dá para ter uma nota elevada. Dás autómatos, expressões regulares e gramáticas, que são bem úteis, por exemplo, no desenvolvimento de compiladores. Aprendes também alguns conceitos engraçados, como distinguir se um determinado programa pode ser computável ou não.

Posto isto, descansa e boa sorte na vida académica :)

10. Welcome to hell! :lol:

Pronto, agora mais on-topic: Quanto lá chegares vais ver que arranjas material de apoio não só nas páginas das cadeiras mas também com outros colegas.

11. Mr Esteves

Mr Esteves Banido

Também ando a ver se entro para esse curso no IST, mas estou com medo da minha media que é baixa de mais (13,5) o que vale é que é um dos cursos com mais vagas

12. billabong

billabong Power Member

Aproveita mas é as férias... estudos só dps das praxes! :)
    Vais ter bastante tempo p estar ao pé dos livros e computadores. E já agora... "Boa sorte!!! Tudo de bom!!!" :)

13. das_thunder

das_thunder Power Member

Antes de mais e como já foi dito: "WELCOME TO HELL" :004::004::004:

Eu acabei este ano!!! Não informática mas mecânica! Posso dizer ke foi a maior bordoada da minha vida! Como em tudo houve momentos felizes e outros mm mto desagraveis como chumbar a cadeiras com 9.4 e etc! Mas ficam os tempos felizes, as grandes amizades ke fiz e a paródia ke tive! Isso sim foi o bom do IST! Qto a cadeiras epah algumas foram dolorosa necessariamente as análises matemáticas ke agora passaram a chamar-se Cálculo Diferencial e Integral I e etc! Como foi dito esta cadeira é arranjar exames e testes resolvidos, fazer os exercicios por ti e dp verificar! Aconselho a não entrares pelo campo da teoria. Se te indicarem para comprar o livro do campos ferreira (não sei se continua o mm agora com Bolonha) epah não acredites... Foi o pior livro ke comprei em toda a estadia no IST (apesar de ser barato)! Kem o kiser ainda o posso vender! :lol:

Mas porra vais já começar a estudar! Antes mm de começar e já tás todo mamado da tola! :wow: Aproveita as férias ke em principio nunca mais vais ter umas iguais! Aproveita as 2 primeiras semanas ke vais entrar e quase não vais fazer nada porke as aulas não são como pensas ke são! Aproveita porke dp vai ser a doer! Em informática basicamente vai ser só projectos (tv nos primeiros anos não!) e prepara-te para fazer mtas noitadas!!! Época de exames é bulir ke nem um parvo e mm assim às vezes não chega!!! Por isso é aproveitar agora ao máximo e dp então entrar a matar... Senão chegas à epoca de exames (ke é o mês e meio essencial para passares) e tás super cansado! :zzz:

Dp não faças como eu no inicio... Ah e tal isto é como no secundário não se precisa de estudar mto... 2 dias antes do exame estuda-se.... O caraças... o minimo é 1 semana, 2 semanas era fixe, o ideal é 1 mês! Por isso tem de se fazer as coisas ao longo do semestre... Arranjar um tempo para todos os dias atacar uma cadeira (1 hora, 2 horas o ke for)!

Qdo entrei encontrei um bakano ke estava a fazer Calculo diferencial à 3 semestres (tb nao admira... O prof dele era Roger Pickens, um prof ingles ke falavas portugues mas ke mais valia estar calado ke o ke ele falava mais parecia chinês)! O gajo virou-se para mim e pra outro colega ke entrou comigo: Epah com ke media entraram (entrei com 1 media baixa) e o gajo virou-se: então tao chumbados a isto! (naturalmente nunca mais gramei o gajo e ainda hoje não gramo mas...) Eu a pensar para mim... Porra tu é ke és burro ke ainda andas aki a fazer isto... Com efeito tb lá tive 3 semestres a fazer akilo! Logo vi ke não se trata de 1 kestão de burrice mas sim de encontrar o método de estudo ideal para cada cadeira! Matemáticas é exames resolvidos para cima! Passado uma faskia é tudo igual!

Pronto isto o texto já vai longo e fica uma unica palavra:
    APROVEITA!
    Boa sorte!

14. das_thunder

das_thunder Power Member

Praxes!!! Quais praxes... Praxes são coisas bem organizadas... Ali não há praxes... Há brincadeiras! Ok pronto em Informática até ke são mais ou menos!!! Contudo há um elemento ke estraga a festa! Presumo ke todos conheçam: o Cabrita! Se kalhar até tou a falar com o proprio mas é somente a minha opiniao!
    Praxes... Epa a minha opiniao é mm junta-te à festa! Se forem adeptos do "Ah praxes não praxes não!" entao são opinioes e cada um tem direito a ter a sua opiniao! Mas digo ke apesar de algumas brincadeiras não serem mto engraçadas na altura acho ke dá para se conhecer mais pessoas durante a praxe e é uma forma de convivio! Eu adorei e não me arrependo de ter alinhado na cena! (tudo porke é uma coisa unica na vida!) Praticamente é viver a vida a curtir e a praxe é mais um momento para curtir a vida! Ah kem vai entrar se não curtir o Cabrita não o censuro!

Última edição: 16 de Agosto de 2007

Partilhar esta Página