Começar a programar... (C++ como primeira escolha)

Poderias dizerme onde aprendeste Python tão depressa? Já ouvi dizer que até é relativamente fácil, mas aprender em 2 semanas e fazer logo disso um emprego é algo impressionante.

Com o tempo de experiência que ele disse que tinha não impressiona muito...acima das linguagens interessam os paradigmas e depois de perceberes os paradigmas muito bem (e alguém com 10 anos a programar deve percebe-los mesmo), aprender linguagens é fácil só muda o sintaxe e as ideias são iguais :)

Eu este semestre tenho que dominar C++ para uma cadeira e os profs só falaram na linguagens nas primeiras duas aulas práticas (o que equivale a um "crash course" de 4 horas). Mas para quem nesta altura do campeonato já domina C e Java, C++ é juntar C com classes e mais umas coisas giras tipo templates :P

Na minha faculdade começa-se com uma que ninguém referiu...Scheme. :D. Para começar é bastante boa pois trabalhas num ambiente super-protegido (com interpretador, garbage collector e tal), a sintaxe é ultra-simples de aprender e consegues já manipular várias estruturas de dados importantes, como listas, vectores, etc. A malta geralmente quando lá chega não curte muito porque é algo completamente diferente do que se esperava mas hoje concordo plenamente com a escolha :)
 
Eu aconselho-te vivamente C++.
Esquece o resto.
Procura pelo Trolltech QT, e vê o que empresas como o google usam para o seu Google Earth... alem disso tens a versão Opensource ;)

Quanto a python é mto facil aprender qdo ja se tem noções de alguns paradigmas...
 
Boas ppl!
Preciso de contruir uma aplicação simples em C++ para me simplificar o trabalho de tratamento de códigos de barras... basicamente o programa só me vai manipular strings...

O problema é que preciso que o bixo tenha um GUI á maneira em ambiente Win2000/XP (não vai ser só para eu usar)

Estava a pensar sacar o Turbo C++, que foi onde fiz maioria das minhas brincadeiras há uns 10 anos. Esse agora vem numa versão free. A questão é, dá para fazer o que quero

Se não der, existe algum programa para isto mas com os seus bonitos GUi's (de preferencia que sejam fáceis de desenvolver), que seja free?
 
Visual <Insert here you favorite M$ Language> Express Edition

É freeware, não tens a trapalhada toda do VS e és capaz de ter menos funcionalidades, mas comigo tem servido bem ;)

abraços, HecKel
 
Eu simplesmente canseime de aprender sozinho c++. Quando chegar á universidade aprendo! E porquê? Porque a única coisa que encontro informaçao na net de c++ sao programas em janelinhas pretas(msdos) com objectivos estupidos. Tipo eu encontro na net que a maioria dos jogos xbox\windows sao feitos em c++, mas tudo o que existe na net sobre c++ sao as tais janelinhas estupidas em jeito de tutorial que nada têm a ver com o far cry, ou o gears of war ou o WINDOWS XP.
Perhaps I'll find out here...

Vais ter uma desilusão enorme, e não estou a conter-me em relação ao enorme.
Podes passar o curso inteiro sem saíres das tais janelinhas MS-DOS, se, se saíres, será para outras áreas que irão fritar-te o cérebro e vais pedir "não, não quero fazer mais interfaces, por favor!" e vais desejar voltar ás inúteis janelinhas MS-DOS.

Os gráficos bonitinhos, cenários e afins, isso é obra de artistas, designers, que pouco ou nada tem a ver com programação, a não ser que cries um motor gráfico inteligente do zero à lá Pixar e afins, mas isso é feito pela the cream of the cream da área a nível mundial.

As feias janelas MS-DOS são o núcleo da física, da IA, do próprio motor gráfico (uma coisa é o motor, outra completamente á parte são os gráficos em si), são elas que definem o jogo e como ele se desenrola.

Aprender Visual Basic é uma forma engraçada de começar a programar... mas também é uma forma engraçada de te castrares em termos de conhecimento, VB é muito bonito e é ai que reside a sua falha, alguém que se preze e quer realmente aprender a programar deve começar por uma linguagem base, não tão base como assembly (embora não tenha mal nenhum em aprender isso, ganham umas noções de programação nua e crua que vos irá fazer muito jeito) mas algo mais na onda de C, depois é que podes seguir para Java, Python, Haskell e afins.

Aprender formulas matemáticas, toneladas de teoria em relação a algoritmos, séries matemáticas, álgebra, autómatos e afins, é apenas parte do que te espera se queres realmente seguir a via da programação... e se queres especializar-te em jogos? Prepara-te para suares ainda mais...
 
Bem... eu acho que para começar a fazer uns algoritmos simples e começar a perceber a lógica da programação não há melhor que o Pascal.
E provável que seja das mais fáceis e e muito próxima do inglês. A única desvantagem e que para a bonecada e a pior porcaria :lol: mas como disse e para começar.
Eu já experimentei C++ e acho extremamente complicado para se começar... Principalmente quando se chegas aos ciclos.
Cump's.
 
Eu Penso Que Devia Começar Por Uma Linguagem Tipo C Ou Pascal, E Depois Passar A Uma Linguagem Orientada A Objectos Como O Visual Basic..
 
Eu Penso Que Devia Começar Por Uma Linguagem Tipo C Ou Pascal, E Depois Passar A Uma Linguagem Orientada A Objectos Como O Visual Basic..

Pois olha k é bem mais facil começar a programar VB pk é mais facil... as outras liguagens ou são complexas ou são mt "sinsudas" (leia-se mt pesadas em termos de visual), but.....:kfold:
 
VB 6.0 sim, é mais fácil..., é OO, no entanto pouco ou nada vais usar OO, usas os eventos..., e e..., agora VB.NET..., recomendo vivamente Java antes do VB.NET.

Sobre a parte do mais pesadas em termos de visual, não percebi o que queres dizer com isso...

abraços, HecKel
 
Aqui podem encontrar um tutorial muito simples mas dá para os pessoal ter ideia do que é o python.

http://www.serpia.org/python

Para mim a melhor coisa do python é obrigar-nos a termos organização no programa, e ter uma semantica tão simples que basta ler alto um programa que sabemos imediatamente o que está a fazer.
 
Pois eu acho que VB não é bom nem para aprender, pois enche-te de más práticas nem para continuar, pois é limitado e inútil.

Só o facto de ser orientado a eventos é idiota, pois não é assim que um sistema funciona, é tudo passo a passo, comando por comando (como quem programou em assembly sabe :P). Que se programe por eventos em Javascript é uma coisa, pois o 'programa' em si é o browser e HTML (não é uma linguagem de programação, eu sei), o js apenas serve para acrescentar umas capacidades específicas. Já num programa completamente independente (com o seu próprio processo!) os eventos destroiem a lógica procedimental que devemos ter sempre presente.
 
No kernel linux:
Most of the code (71%) was written in the C programming language, but many other languages were used, including C++, Lisp, assembly language, Perl, Fortran, Python and various shell scripting languages. Slightly over half of all lines of code were licensed under the GPL. The Linux kernel itself was 2.4 million lines of code, or 8% of the total.

No windows lembro-me de ler que 85% era C/C++.

So kero fazer aki um pekeno reparo nao va o ppl ficar com a ideia errada da coisa. O KERNEL linux tem código em C ou em Assembly. nem mais nem menos, é isto. O do windows é k axo k tem mais umas cenas em C++, mas o core tb é só C em asm.
 
Só o facto de ser orientado a eventos é idiota, pois não é assim que um sistema funciona

Sou forçado a concordar com tudo o que disseste, excepto isto. (Sim, o VB cria maus hábitos, e sim, é um mau começo. Já agora, sim, um sistema funciona passo a passo (procedimental) e não orientado a eventos.)
Contudo, programar orientado a eventos não é idiota. Se o teu objectivo é criar uma aplicação rapidamente e sem grandes problemas, programar orientado a eventos é a maneira mais fácil. Só isso. Não é idiota. É mais simples, e como todas as coisas simples, tem limitações.
 
So kero fazer aki um pekeno reparo nao va o ppl ficar com a ideia errada da coisa. O KERNEL linux tem código em C ou em Assembly. nem mais nem menos, é isto. O do windows é k axo k tem mais umas cenas em C++, mas o core tb é só C em asm.

Ok, do linux não tenho certeza, só sei que tem muito C.

Por seu lado o Windows sei que é maioritariamente em C++.
 
Back
Topo