1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Começar com linux (ajudem sff)

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Marquess, 27 de Abril de 2009. (Respostas: 35; Visualizações: 1859)

1. Marquess

Marquess Power Member

Bem pessoal, estou mesmo FARTO de windows e tenho uma máquina relativamente fraca (Fartei-me de BSOD's, Restarts automaticos a meio de trabalhos, etc etc.) e portanto queria instalar um linux. O problema é que não sei qual...
    Já me disseram que existem versões com bastante qualidade de efeitos (comparaveis ao vista) mas não tenho a certeza que isso vá correr bem na minha máquina, logo queria instalar uma versão do linux que me desse para ter mais rapidez e melhor desempenho (por exemplo, para correr jogos como o Call of Duty2 com menos breaks, lags, fps drops, etc atravez do Wine)
    Podem ajudar-me sff? sou mesmo um rookie em termos de linux :)

Última edição: 27 de Abril de 2009
  2. Realm01

Realm01 Banido

Nessa maquina so te falta trocar esse modulo de 512 por um de 2gb ou 2 de 1gb... De resto aconselho-te o mesmo que o meu... Xubuntu. Leve, fiavel, simples... Gosto bastante da distro...
    Aconselho-te a dares aqui uma saltada e a "desabafares" como eu fiz :D http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=422609
    Quanto a jogos... Correr através do wine não é o indicado para gamers, de modos que se quiseres jogar instala o xp primeiro numa partição (irá ficar para gamming platform) e xubuntu noutra

Cumps...

3. Meados

Meados Power Member

lol nos vossos computadores o ubuntu corre na boa. Alias no meu p4 do mysystem tbm o tenho instalado e ainda funciona melhor que o kubuntu na minha opiniao. Kubuntu so em 256 mb de ram ou menos.

Abraços.

4. Marquess

Marquess Power Member

Obrigado pela ajuda pessoal. Eu sei que a minha máquina não é assim tão má, mas é que com o windows isto fica lento, e quando digo lento é mesmo LENTO, com todos os breaks que referi, acho que ainda não falta nada de mal acontecer com este pc sem ser rebentar -.- já foi de tudo desde BSODS até auto restarts, constantemente!
    Por isso tenho quase a certeza que mudar para linux vai resolver a situação.

Já agora, em termos de drivers de grafica, cpu etc. Instalam-se normalmente com o cd que vem ou tenho que sacar drivers compativeis?

5. Meados

Meados Power Member

Acho que não vais ter problemas de drivers... só se for wireless ou modem de resto isso instala tudo.

\edit

experimenta a distros com live cds e decide tu qual a melhor para o teu hardware, eu acho que com ubuntu ficavas bem servido.

6. Marquess

Marquess Power Member

Sim, estive agora a pesquisar e acho que vou experimentar ubuntu. E não devo ir ter problemas de drivers, uso um routter com fios ligado a um modem genérico da vodafone e ambos não precisam de instalação de drives, desde que aceite os cds do cpu, gfx e chipset da motherboard tou safo.
    Qual é a diferença entre o xubuntu e o ubuntu?

7. Meados

Meados Power Member

xubuntu usa menos recursos, mas tbm é mais simples. Pessoalmente nao gosto nada do explorador do xubuntu.

8. PapiMigas

PapiMigas Power Member

viva
    A diferença que salta mais à vista é no aspecto gráfico. O Xubuntu usa o Xfce (consome menos recursos) contra o Gnome (mais bonito) do Ubuntu. Não esquecer o Kubuntu que usa o KDE (para mim é o mais bonito, com a versão 4.x). Se pretendes saber mais acerca da diferença entre Xfce, Gnome e KDE conselho-te a googlar um pouco mas para começar, o Ubuntu é uma boa porta de entrada.

Boa sorte

9. Marquess

Marquess Power Member

Obrigado a todos! Vou começar com a versão mais recente do ubuntu então :)

10. Frango.

Frango. Power Member

Uma pergunta.. Tu já alguma vez usaste uma distribuição linux? É que vejo em ti tanta confiança :p

11. Na minha opinião Ubuntu 9.04

12. John Silva

John Silva Power Member

Linux não é Windows !
    Convinha esclarecer cabalmente que o Linux não é nem pode ser considerado um "Windows diferente".
    Linux neste momento não está preparado para jogos do calibre do Windows, não por culpa do SO mas por quem desenvolve os jogos e dos drivers das placas gráficas, antes que desanimes, convém mencionar que o MacOS também tem o mesmo "problema".
    Mesmo assim, há jogos que correm nativamente com o Wine ou com o Cedega mas prepara-te para perder um pouco de tempo e paciência à volta disso para os fazer funcionar.
    Linux é óptimo dependendo dos requisitos de cada um. Para mim, é exactamente o que preciso, para outros poderá não ser.
    Quanto à distribuição, poderá ser uma distro popular qualquer....Ubuntu, Mepis, PCLinuxOS, OpenSuse, Mandriva, Mint....
    Tenho também uma máquina modesta e corre bem o PCLinux OS com o KDE 3.5.

Mencionaste BSOD no Windows.... Já pensaste que se isso for frequente poderás ter um problema de hardware ? O Win poderá necessitar de uma reinstalação....

Bem vindo ao Linux.
    Dá uma olhadela aos tópicos fixos....

13. Marquess

Marquess Power Member

Não... mas é que estou mesmo farto de ter o pc assim, e quero mesmo arranjar algo que me melhore a performance visivelmente, em termos de windows já tentei de tudo... xp performance edition, 2 edições do xp gamer edition... melhorar até melhora... um bocado, mas não chega

14. Marquess

Marquess Power Member

Eu já estive a confirmar na lista de programas que o wine corre e os 2 unicos jogos que quero correr (não preciso de mais nenhuns porque além de jogar online limito-me a ver series, e para isso não preciso de windows para nada) encontram-se na lista "Platinum" na qual o staff do Wine diz estarem os jogos que ou não dão problemas, ou dão problemas de facil resolução.
    Quanto a outros programas que uso diariamente, bem, como não gosto de photoshop e o paint não chega, uso o Gimp, que segundo sei é software do Linux.
    O resto dos programas que uso também já confirmei que têm a sua versão Linux.
    Não vou fazer isto às escuras, tenho mesmo a certeza que quero deixar de usar o Windows :)

15. eyeliner

eyeliner Power Member

E que tal Windows sem essas macacadas?

16. Pastor_de_Mulas

Pastor_de_Mulas Power Member

experimenta ubuntu 9.04 e logo vês como te das... força nisso.. qualquer duvida nao desistas a primeira ;) ha aqui quem possa ajudar sempre

17. Chaosweaver

Chaosweaver [email protected] Member

Sim, e usa o search do fórum para qualquer dúvida, que te pode ajudar imenso ;)

18. OvniTuga

OvniTuga Power Member

O Linpus Lite não será uma boa alternativa para um computador mais antigo? Penso que seja mais leve que o Xubuntu...

19. Meados

Meados Power Member

Para que se o Ubuntu corre perfeitamente naquele computador?

20. dalailama

dalailama Banido

Boas,
    Sem duvida alguma, o Ubuntu , onde tens uma grande comunidade sempre pronta a ajudar.

Cumps

Partilhar esta Página