Começar com linux (ajudem sff)

Marquess

Power Member
Bem pessoal, estou mesmo FARTO de windows e tenho uma máquina relativamente fraca (Fartei-me de BSOD's, Restarts automaticos a meio de trabalhos, etc etc.) e portanto queria instalar um linux. O problema é que não sei qual...
Já me disseram que existem versões com bastante qualidade de efeitos (comparaveis ao vista) mas não tenho a certeza que isso vá correr bem na minha máquina, logo queria instalar uma versão do linux que me desse para ter mais rapidez e melhor desempenho (por exemplo, para correr jogos como o Call of Duty2 com menos breaks, lags, fps drops, etc atravez do Wine)
Podem ajudar-me sff? sou mesmo um rookie em termos de linux :)
 
Última edição:
Nessa maquina so te falta trocar esse modulo de 512 por um de 2gb ou 2 de 1gb... De resto aconselho-te o mesmo que o meu... Xubuntu. Leve, fiavel, simples... Gosto bastante da distro...
Aconselho-te a dares aqui uma saltada e a "desabafares" como eu fiz :D http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=422609
Quanto a jogos... Correr através do wine não é o indicado para gamers, de modos que se quiseres jogar instala o xp primeiro numa partição (irá ficar para gamming platform) e xubuntu noutra

Cumps...
 
Última edição:
lol nos vossos computadores o ubuntu corre na boa. Alias no meu p4 do mysystem tbm o tenho instalado e ainda funciona melhor que o kubuntu na minha opiniao. Kubuntu so em 256 mb de ram ou menos.

Abraços.
 
Obrigado pela ajuda pessoal. Eu sei que a minha máquina não é assim tão má, mas é que com o windows isto fica lento, e quando digo lento é mesmo LENTO, com todos os breaks que referi, acho que ainda não falta nada de mal acontecer com este pc sem ser rebentar -.- já foi de tudo desde BSODS até auto restarts, constantemente!
Por isso tenho quase a certeza que mudar para linux vai resolver a situação.

Já agora, em termos de drivers de grafica, cpu etc. Instalam-se normalmente com o cd que vem ou tenho que sacar drivers compativeis?
 
Acho que não vais ter problemas de drivers... só se for wireless ou modem de resto isso instala tudo.

\edit

experimenta a distros com live cds e decide tu qual a melhor para o teu hardware, eu acho que com ubuntu ficavas bem servido.
 
Última edição:
Sim, estive agora a pesquisar e acho que vou experimentar ubuntu. E não devo ir ter problemas de drivers, uso um routter com fios ligado a um modem genérico da vodafone e ambos não precisam de instalação de drives, desde que aceite os cds do cpu, gfx e chipset da motherboard tou safo.
Qual é a diferença entre o xubuntu e o ubuntu?
 
Sim, estive agora a pesquisar e acho que vou experimentar ubuntu. E não devo ir ter problemas de drivers, uso um routter com fios ligado a um modem genérico da vodafone e ambos não precisam de instalação de drives, desde que aceite os cds do cpu, gfx e chipset da motherboard tou safo.
Qual é a diferença entre o xubuntu e o ubuntu?

xubuntu usa menos recursos, mas tbm é mais simples. Pessoalmente nao gosto nada do explorador do xubuntu.
 
viva
A diferença que salta mais à vista é no aspecto gráfico. O Xubuntu usa o Xfce (consome menos recursos) contra o Gnome (mais bonito) do Ubuntu. Não esquecer o Kubuntu que usa o KDE (para mim é o mais bonito, com a versão 4.x). Se pretendes saber mais acerca da diferença entre Xfce, Gnome e KDE conselho-te a googlar um pouco mas para começar, o Ubuntu é uma boa porta de entrada.

Boa sorte
 
Linux não é Windows !
Convinha esclarecer cabalmente que o Linux não é nem pode ser considerado um "Windows diferente".
Linux neste momento não está preparado para jogos do calibre do Windows, não por culpa do SO mas por quem desenvolve os jogos e dos drivers das placas gráficas, antes que desanimes, convém mencionar que o MacOS também tem o mesmo "problema".
Mesmo assim, há jogos que correm nativamente com o Wine ou com o Cedega mas prepara-te para perder um pouco de tempo e paciência à volta disso para os fazer funcionar.
Linux é óptimo dependendo dos requisitos de cada um. Para mim, é exactamente o que preciso, para outros poderá não ser.
Quanto à distribuição, poderá ser uma distro popular qualquer....Ubuntu, Mepis, PCLinuxOS, OpenSuse, Mandriva, Mint....
Tenho também uma máquina modesta e corre bem o PCLinux OS com o KDE 3.5.

Mencionaste BSOD no Windows.... Já pensaste que se isso for frequente poderás ter um problema de hardware ? O Win poderá necessitar de uma reinstalação....



Bem vindo ao Linux.
Dá uma olhadela aos tópicos fixos....
 
Uma pergunta.. Tu já alguma vez usaste uma distribuição linux? É que vejo em ti tanta confiança :p
Não... mas é que estou mesmo farto de ter o pc assim, e quero mesmo arranjar algo que me melhore a performance visivelmente, em termos de windows já tentei de tudo... xp performance edition, 2 edições do xp gamer edition... melhorar até melhora... um bocado, mas não chega
 
Linux não é Windows !
Convinha esclarecer cabalmente que o Linux não é nem pode ser considerado um "Windows diferente".
Linux neste momento não está preparado para jogos do calibre do Windows, não por culpa do SO mas por quem desenvolve os jogos e dos drivers das placas gráficas, antes que desanimes, convém mencionar que o MacOS também tem o mesmo "problema".
Mesmo assim, há jogos que correm nativamente com o Wine ou com o Cedega mas prepara-te para perder um pouco de tempo e paciência à volta disso para os fazer funcionar.
Linux é óptimo dependendo dos requisitos de cada um. Para mim, é exactamente o que preciso, para outros poderá não ser.
Quanto à distribuição, poderá ser uma distro popular qualquer....Ubuntu, Mepis, PCLinuxOS, OpenSuse, Mandriva, Mint....
Tenho também uma máquina modesta e corre bem o PCLinux OS com o KDE 3.5.

Mencionaste BSOD no Windows.... Já pensaste que se isso for frequente poderás ter um problema de hardware ? O Win poderá necessitar de uma reinstalação....



Bem vindo ao Linux.
Dá uma olhadela aos tópicos fixos....
Eu já estive a confirmar na lista de programas que o wine corre e os 2 unicos jogos que quero correr (não preciso de mais nenhuns porque além de jogar online limito-me a ver series, e para isso não preciso de windows para nada) encontram-se na lista "Platinum" na qual o staff do Wine diz estarem os jogos que ou não dão problemas, ou dão problemas de facil resolução.
Quanto a outros programas que uso diariamente, bem, como não gosto de photoshop e o paint não chega, uso o Gimp, que segundo sei é software do Linux.
O resto dos programas que uso também já confirmei que têm a sua versão Linux.
Não vou fazer isto às escuras, tenho mesmo a certeza que quero deixar de usar o Windows :)
 
Não... mas é que estou mesmo farto de ter o pc assim, e quero mesmo arranjar algo que me melhore a performance visivelmente, em termos de windows já tentei de tudo... xp performance edition, 2 edições do xp gamer edition... melhorar até melhora... um bocado, mas não chega
E que tal Windows sem essas macacadas?
 
Back
Topo