Começar com linux (ajudem sff)

o teu computador é o que tens no my system? eu tenho um P4 3.2GHz 512 MB DDR nvidia geforce fx 5200 com ubuntu e corre na perfeição!
 
Ubuntu (e provavelmente Xubuntu) o 8.10 já traz praticamente drivers nativamente, no entanto aconselho sempre a instalação de drivers actualizados (até porque são diferentes). No meu caso notei uma enorme diferença.

Obrigado pela ajuda pessoal. Eu sei que a minha máquina não é assim tão má, mas é que com o windows isto fica lento, e quando digo lento é mesmo LENTO, com todos os breaks que referi, acho que ainda não falta nada de mal acontecer com este pc sem ser rebentar -.- já foi de tudo desde BSODS até auto restarts, constantemente!
Por isso tenho quase a certeza que mudar para linux vai resolver a situação.

Já agora, em termos de drivers de grafica, cpu etc. Instalam-se normalmente com o cd que vem ou tenho que sacar drivers compativeis?
 
E porque é que não há de ser outra alternativa? Porque é que o Ubuntu tem de ser sempre usado para tudo e mais alguma coisa? O Linux não é só Ubuntu.

...

Não era aí que eu queria chegar.

Queria dizer que se corre na perfeição uma boa distro para que que ir correr uma capada quando a diferença de desempenho é minima?
 
Ubuntu 9.04, Kubuntu, Fedora, OpenSUSE, Linux Mint, PColinux são todas versões muito utilizadas e com bastante suporte pela internet! Qualquer uma funciona perfeitamente no teu computador e com uma velocidade a milhas do windows vista! O xubuntu é normalmente recomendado para máquinas com hardware mais fraco. A versão mais utilizado a nível mundial neste momento é o ubuntu e por isso vai ser mais fácil para quem começa nestas andanças. ;)
 
Iniciei com ubuntu e não tive problemas nenhuns. A comunidade é enorme e podes sempre pedir ajuda para resolver problemas. Eu não tenho conhecimentos nenhuns de linux praticamente, e tive um problema depois da actualizaçao a semana passada, que implicou andar a editar ficheiros atravas da linha de comandos (tipo windows em modo de segurança mas apenas com o Dos). Ainda tive uns 15 minutos de roda daquilo, mas consegui :D.

Não desistas é a primeira dificuldade. Por enquanto não tenciono voltar a instalar windows :D.
 
Distro qualquer uma serve. Se tens mais urgência e te interessa mais a variável booleana "funciona/não funciona", vai pelo Ubuntu ou Fedora. Curiosidade e algum tempo, Debian, Arch ou Slackware. Se tens mais tempo (compilar programas demora sempre um bocado) e queres flexibilidade acima de tudo: Gentoo - seguir Handbook, não mata.

Depois é ir usando para fazer o mesmo que farias com o teu computador noutro SO qualquer. Os conhecimentos vêm pela prática e tempo de uso. Dúvidas? Fóruns e Google.
 
Eu sou fã do Ubuntu (tenho o 8.04 no meu Toshiba A200-21T a bombar nas horas desde que o instalei à quase 1 ano) e normalmente para n00bies é o mais recomendável.

Mas aconselho (porque já experimentei e gostei) igualmente PCLINUXOS 2009.1, Mandriva e OpenSUSE 11
(O PCLINUXOS apesar de usar ainda o KDE 3.5 está muito bom, com imensas ferramentas logo disponiveis para uma utilização caseira. Além disso é uma rolling release

Para quem pode e tem curiosidade de experimentar varias distros, recomendo usarem o Virtualbox e a seguirem este tutorial (que é pro Windows 7 mas é praticamente igual a preparação do programa para uma distro Linux).
 
Windows XP Normal? Tipo o feito pela microsoft sem ser mexido? LOL, não obrigado, já experimentei e tinha que formatar o computador quase de mês a mês

Não sei o que andaste a fazer com o computador, mas digo-te já que isso não é nada normal.

Geralmente, o grande problema está entre a cadeira e o teclado. E nenhum sistema operativo é imune à má utilização.
 
Não sei o que andaste a fazer com o computador, mas digo-te já que isso não é nada normal.

Geralmente, o grande problema está entre a cadeira e o teclado. E nenhum sistema operativo é imune à má utilização.
O que andei a fazer? o que toda a gente faz... Jogos, downloads e afins. Quando digo de mês a mês é obvio que é um abuso, mas assim que experimentei uma versão fan modded do windows xp notei logo uma diferença bem grande, neste momento estou com o gamer edition 4, mas como já disse, não chega :X
 
Marquess
Num dos teus primeiros posts disseste k desde que o linux aceite os cds de drivers da board e afins... estava tudo bem. Quanto a isto, raramente esses cds trazem drivers linux, trazem drivers windows.
Se bem que como disseste não deverás ter problemas pois ele deve detectar e configurar automaticamente tudo.

Eu tenho uma maquina comparativamente a tua bastante mais fraca pelo que em termos de performance para as coisas basicas como browsing, messaging, multimedia... o arrancar, o encerrar as tarefas mais básicas, realmente notei uma diferença muito grande em relação ao win XP mas quanto ao wine, não esperes milagres, embora hajam casos que consegue ter um desempenho muito bom, não será perfeito para tudo, se for só para os jogos mais comuns não deverás ter problemas como disseste.
Eu por acaso praticamente não preciso, sempre tenho usado linux já la vai 1 ano no desktop e só recentemente instalei o wine pois nunca precisei, e agora só o instalei para poder fazer uns testes de código fora isso tenho vivido bem sem wine e as aplicações podem não ser perfeitas, ou não tão bonitas como em windows mas ajudam a manter o sistema rápido, e fazem o trabalho na mesma.
 
Marquess
Num dos teus primeiros posts disseste k desde que o linux aceite os cds de drivers da board e afins... estava tudo bem. Quanto a isto, raramente esses cds trazem drivers linux, trazem drivers windows.
Se bem que como disseste não deverás ter problemas pois ele deve detectar e configurar automaticamente tudo.

Eu tenho uma maquina comparativamente a tua bastante mais fraca pelo que em termos de performance para as coisas basicas como browsing, messaging, multimedia... o arrancar, o encerrar as tarefas mais básicas, realmente notei uma diferença muito grande em relação ao win XP mas quanto ao wine, não esperes milagres, embora hajam casos que consegue ter um desempenho muito bom, não será perfeito para tudo, se for só para os jogos mais comuns não deverás ter problemas como disseste.
Eu por acaso praticamente não preciso, sempre tenho usado linux já la vai 1 ano no desktop e só recentemente instalei o wine pois nunca precisei, e agora só o instalei para poder fazer uns testes de código fora isso tenho vivido bem sem wine e as aplicações podem não ser perfeitas, ou não tão bonitas como em windows mas ajudam a manter o sistema rápido, e fazem o trabalho na mesma.
Obrigado pelo esclarecimento :)
É exactamente isso que preciso, correr prai uns 2 jogos e fazer as tarefas mais basficas sem a performance baixar tanto que eu para abrir a zwame precise de esperar mais de um minuto (abrir o firefox, meter o site e fazer load)
Já agora, disseram-me que não existiam virus para linux e que nem é preciso ter anti virus, é verdade?
 
ha virus para linux, mas comparados com os do Windows pode-se dizer que nem existem. Não precisas de antivirus, mas se quiseres podes instalar um.
 
É maior a preocupação que há que ter com os teus contactos por exemplo de email que usam windows. Por exemplo recebes um email que traz um anexo, tu abres e não parece ter nada de mal (ex de um ficheiro .doc infectado por virus) envias a um amigo para ele ver (por alguma razão) e ele pode apanhar o virus porque sem saberes lho enviaste. Parece um esquema esquisito, mas pode acontecer.

Quem diz isso diz um download numa rede p2p e reenviares a alguém.

Se bem que há scripts que podem afectar linux, mesmo propositadamente, mas basicamente não se fazem virus para linux porque é um sistema livre, ninguém lucra a atacar o sistema, e a falha e corrigida em questão de horas pela comunidade enquanto que em windows pode levar semanas ou meses.
 
Última edição:
Se bem que há scripts que podem afectar linux, mesmo propositadamente, mas basicamente não se fazem virus para linux porque é um sistema livre, ninguém lucra a atacar o sistema, e a falha e corrigida em questão de horas pela comunidade enquanto que em windows pode levar semanas ou meses.
Isso é só parte das razões, existem razões tecnológicas para o Linux ser mais resistente a vírus.
Para ler mais: http://www.securityfocus.com/columnists/188

Quanto aos hackers que têm como objectivo o lucro, se não fazem mais vírus para Linux não é por serem esquisitos em relação ao SO, haveria por aí muitas máquinas interessantes para atacar e lucrar, principalmente se considerarmos o ambiente empresarial.
 
Back
Topo