Começar com PHP

ng04

Power Member
Bom, quero-me iniciar no PHP, mas já andei à procura de tutoriais, etc, e sinto-me às aranhas ainda.

Em primeiro lugar gostava de saber se para me iniciar a fazer umas coisas simples preciso de ter algum alojamento, ou a coisa corre no meu computador. E se correr no meu computador é preciso ter algumas coisa instalada?

Depois gostava de saber que tipo de software uso para fazer coisas com PHP. Um editor de HTML estilo Dreamweaver dá? É que experimentei fazer lá um simples "Hello World" em PHP e falhou - o que é grave. :paranoid:

E por último, cursos de PHP. Quais os melhores? Vale a pena pelo menos para começar?

Quanto tempo demorarei a começar a fazer umas coisas caso aprenda em casa, sozinho?
 
Em primeiro lugar gostava de saber se para me iniciar a fazer umas coisas simples preciso de ter algum alojamento, ou a coisa corre no meu computador. E se correr no meu computador é preciso ter algumas coisa instalada?
Precisas ter o servidor Apache com PHP e mysql
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=147312
Depois gostava de saber que tipo de software uso para fazer coisas com PHP. Um editor de HTML estilo Dreamweaver dá? É que experimentei fazer lá um simples "Hello World" em PHP e falhou - o que é grave. :paranoid:
O DW dá pefeitamente...se não tinhas o servidor a correr é normal que tenha falhado:).
Qualquer um que tenha "code highlight" serve, p/ ex. notepad++, o Dw permite-te é automatizar mais coisas.

Se calhar, para começar, vale mais a pena arranjares alguem com alguns conhecimentos e que te dê um crash course de umas horas.
Se quiseres utilizar os conhecimentos em PHP a nível profissional, ai o melhor é um curso.
De qualquer maneira na web encontras praticamente tudo o precisas.
 
Última edição:
Eu aprendi (e estou a aprender) à uns meses PHP com o livro Programação com PHP5 de Carlos Serrão, da FCA.

Custa aproximadamente 40€ e mesmo para mim, que comecei à de facto pouco tempo neste mundo, por vezes é limitado, mas quando comecei, quando nem sabia o que era um servidor Web e como se declarava uma variável PHP, ele explica tudo minuciosamente.

Aconselho vivamente a quem entrar nesse mundo.

Alem disso depois podes sempre vir aqui vende-lo :) Foi assim que o comprei e quando já não me fizer falta serei eu a vende-lo :)
 
Precisas ter o servidor Apache com PHP e mysql
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=147312

O DW dá pefeitamente...se não tinhas o servidor a correr é normal que tenha falhado:).
Ah ok, então vou ver se trato disso, vamos lá ver se me safo.


Se calhar, para começar, vale mais a pena arranjares alguem com alguns conhecimentos e que te dê um crash course de umas horas.
Se quiseres utilizar os conhecimentos em PHP a nível profissional, ai o melhor é um curso.
De qualquer maneira na web encontras praticamente tudo o precisas.
Pois, mas não conheço ninguém que me possa ajudar nisso, por isso vou ter que estudar por mim.

Sim, mais tarde estou a pensar nisso - é com esse objectivo que vou começar a estudar. Quanto a cursos, sabes de algum bom?

Desde já obrigado pelas respostas. :)
 
Eu aprendi (e estou a aprender) à uns meses PHP com o livro Programação com PHP5 de Carlos Serrão, da FCA.

Custa aproximadamente 40€ e mesmo para mim, que comecei à de facto pouco tempo neste mundo, por vezes é limitado, mas quando comecei, quando nem sabia o que era um servidor Web e como se declarava uma variável PHP, ele explica tudo minuciosamente.

Aconselho vivamente a quem entrar nesse mundo.

Alem disso depois podes sempre vir aqui vende-lo :) Foi assim que o comprei e quando já não me fizer falta serei eu a vende-lo :)
Hum, vou ver se o encontro isso então para ver como é. Embora eu nunca me tenha safado bem com livros de informática...
 
Ah ok, então vou ver se trato disso, vamos lá ver se me safo.


Pois, mas não conheço ninguém que me possa ajudar nisso, por isso vou ter que estudar por mim.

Sim, mais tarde estou a pensar nisso - é com esse objectivo que vou começar a estudar. Quanto a cursos, sabes de algum bom?

Desde já obrigado pelas respostas. :)

Depende do que já sabes, se tens experiência com algum tipo de programação não é difícil começares, logicamente depois torna-se complicado, mas acho bastante perceptível código em php, há um ano não o achava, mas com a experiência que adquires torna-se.
 
o melhor que axei hoje para começar no php e por consequencia no mysql
para começar a aprender o básico e ser mesmo simples de aprender é o livro

PHP and MySQL Web Development All-in-one Desk Reference for Dummies (Paperback)


Podes encontrar na amazon.co.uk ou em outros sites sob o formado de pdf.
sao prai 600 e tal paginas. Depois para fomentar mais a sério, ha-de haver outros
livros.
 
Depende do que já sabes, se tens experiência com algum tipo de programação não é difícil começares, logicamente depois torna-se complicado, mas acho bastante perceptível código em php, há um ano não o achava, mas com a experiência que adquires torna-se.
Sim, já tenho experiência (não profissional) em algumas linguagens de programação. Espero safar-me.


Entretanto já instalei o EasyPHP que vi no tópico que o unsilent pôs aí, e depois de algumas voltas já consegui fazer o meu "Hello World". :) Agora é começar a aprender a linguagem em si.
 
o melhor que axei hoje para começar no php e por consequencia no mysql
para começar a aprender o básico e ser mesmo simples de aprender é o livro

PHP and MySQL Web Development All-in-one Desk Reference for Dummies (Paperback)


Podes encontrar na amazon.co.uk ou em outros sites sob o formado de pdf.
sao prai 600 e tal paginas. Depois para fomentar mais a sério, ha-de haver outros
livros.
Obrigado por mais essa dica, vou ver se encontro isso.
 
Tenho vindo a aprender bastante com esse livro que o jfbbms me recomendou. :)

Entretanto cheguei à parte de mySQL. Eu já usei bastante SQL, portanto estou familiarizado com os comandos, e não é aí que reside a minha dificuldade. O que não estou a perceber é o seguinte: em que software é que eu crio a minha base de dados? Por exemplo, o comando para criar a BD tenho de escrever em algum lado, mas onde?

Tenho o EasyPHP instalado, mas aquilo não me parece ter nenhum software para criar uma BD.

Alguém me pode ajudar nesta parte?
 
É possível usar o Easy PHP, parar o servidor de base de dados do mesmo, e usar um outro software de base de dados? Não haverá nenhum conflito ?
 
Não parece... mas tem;)

no browser vais ao endereço localhost/phpmyadmin e encontras um interface via web para trabalhares com o mysql.

Tenho o EasyPHP instalado, mas aquilo não me parece ter nenhum software para criar uma BD.

Alguém me pode ajudar nesta parte?

Não há problema nenhum, pois o easyphp o que faz é automatizar os lançamentos dos servidores web e base de dados, em vez de seres tu a lançá-los manualmente. Por isso usares ou nao easyphp é igual para o software que se vai ligar à base de dados.
É possível usar o Easy PHP, parar o servidor de base de dados do mesmo, e usar um outro software de base de dados? Não haverá nenhum conflito ?
 
no browser vais ao endereço localhost/phpmyadmin e encontras um interface via web para trabalhares com o mysql.
Ah, boa, pois tem! Era mesmo isso que queria! :) Ainda não experimentei, mas não deve haver problemas então. Depois posso guardar a BD no disco do meu computador e por aí fora, certo?

Já tinha andado a comparar alguns softwares que me tinham aconselhado, mas então acho que me vou ficar por esse.
 
Correcto, a bd que criares há-de ficar guardada algures em D:\program files\EasyPHP 2.0b1\mysql\data\nome-que-deres-à-bd (este exemplo corresponde ao meu caso).
Deste desta pasta é que estão todos os ficheiros relativos à bd. No entanto aconselho-te a mudar para xampp, porque eu também usava o easyphp até ter problemas de compatibilidade com a versão do php.
Depois posso guardar a BD no disco do meu computador e por aí fora, certo?
 
Para a conexão à BD ser possível, é preciso primeiro passar-lhe os dados necessários.

Li que estes dados devem estar num ficheiro .inc, onde dizia o seguinte: "This file is stored in a directory outside our Web space, for security reasons.". O que querem eles dizer com isto? Fora do Web space como?

Nos ficheiros .inc apenas se põem os comandos PHP, certo?

Neste caso, segundo percebi, deveria fazer qualquer do género:

Código:
<?php
    $host = “localhost”;
    $user = “admin”;
    $password = “”;
    $database = “CustomerDirectory”;
?>
Agora surgem as dúvidas.

À frente do $database ponho "C:\Program Files\EasyPHP 3.0\mysql\data\nome-da-bd"? Com nome-da-bd neste caso quero dizer a pasta que contém a BD.


E quanto ao username e password, como defino isso?
 
Back
Topo