Aqui está o grande dilema, como começar como freelancer?
Acaba-se o curso, trabalha-se numa empresa e fazem 2 ou 3 trabalhos por intermédio de amigos mas queria começar uma coisa mais séria, conseguir uma carteira de clientes e sobreviver do design.
Como conseguir clientes é o principal problema! Publicidade e um site pessoal na internet, acho que não são suficientes. Tentar ir porta a porta sem dotes de comercial também não dá muito resultado e muitas das pessoas nem sabe o que é design nem está interessada em ouvir.
A pergunta basicamente é como arranjar clientes sem ter que contratar um comercial!
Olá 3dhouse!
Antes de mais, queria pedir desculpa por responder a este teu tópico de forma tão atrasada. Confesso que o mesmo me tinha escapado e quando o vi, há momentos, achei que gostaria de partilhar contigo a minha opinião. Começar como freelancer é sempre um bicho de sete cabeças, principalmente para quem termina um curso e quer entrar no mercado de trabalho. Eu passei por algo semelhante, embora tenho vindo a integrar-me aos poucos, à medida que ía fazendo o curso. Aconselho-te a parares, relaxares, respirares um pouco. Olha à tua volta. Quais são os teus objectivos? Trabalhar como freelancer? Óptimo. Tens alguma área de preferência? O que deves fazer?
- Tens de "construir" um portfólio. Tenta arranjar o máximo de trabalhos possível. Mesmo que sejam trabalhos para o "Zé da Esquina", ou para uma empresa de venda de panos de cozinha, dá sempre o teu máximo, embeleza os teus trabalhos, destaca-te. É provável que não sejas devidamente recompensado monetariamente, mas vais ver que, no futuro, os "bons" trabalhos vão ser imensamente úteis;
- Cria uma página pessoal e divulga o teu negócio. Se o teu portfólio ainda é reduzido, cria uma página pessoal que seja ela própria um excelente exemplo do que tu sabes e podes fazer. Se tens poucos trabalhos, o teu site vai ter uma importância ainda mais elevada na demonstração das tuas qualidades. Opta por uma estrutura de site menos direccionada para o convencional "porftólio online", e mais direccionada para um espaço onde exprimes as tuas ideias, as tuas motivações e uma série de razões pelas quais os clientes te devem escolher em detrimento de outros profissionais;
- Divulga os teus serviços o máximo possível. Se ainda não te sentes inteiramente à vontade, confiante, para um contacto directo com clientes e/ou empresas, envia e-mails. Montes de e-mails, carradas. Vai ao site das páginas amarelas e procura as empresas que te interessam. Envia e-mails todos os dias com o teu CV e com o link para o teu site. Apresenta-te.
- Imprime uns cartões de visita. É importante que demonstres o teu "profissionalismo". Os cartões são um suporte de divulgação e publicidade bastante utilizado e acabam por ser bastante acessíveis hoje em dia.
- Mal surjam os primeiros trabalhos, opta por começares com preços mais baixos (mais baixos, não de borla!) de forma a cativares os clientes. Dá o teu melhor, mesmo que não seja por eles. Fá-lo por ti. O teu trabalho é a tua arte. Um bom trabalho é a porta de entrada para o mercado de trabalho.
Penso que estas são algumas das linhas orientadoras que quase todos, de uma forma ou de outra, seguem. Eu, pessoalmente, fui trilhando caminho desta mesma forma e tenho conseguido alguns resultados positivos.
Boa sorte para o teu futuro profissional!