Começar em c ou c++ ou turbo pascal'??

Antes do else nunca leva ponto e vírgula... não se usa o char para várias letras, o char apenas suporta uma letra. Ou seja a variavél a usar é string. AndreMarques, para o teu código recomendo-te fazeres assim...


program primeiro;
uses wincrt;
var sopa: string;

begin
writeln('Comes sopa ou não ?');
readln(sopa);
if sopa:='sim' then
begin
writeln('És bom rapaz :D');
end
else
writeln('Bahhh');
end.

Cumps, se tiverem alguma dúvida apitem...

PS: Usem o PascalZIM! Funciona em win32 (O Turbo Pascal é em DOS), e dá para testares logo os programas sem os compilares... E tem ajudas e quanto está alguma coisa mal muitas vezes ele tem resposta para isso... cumps ;)

OBS: Tens de melhorar muito... os erros cometidos no programa que eu corrigi dão direito a ficares com menos pontos num teste por exemplo... uma vez n tirei vinte por um ';' xD

Também estou num curso de informática no 10º Ano e estou a dar pascal... Nota do último módulo: 19.6
Cumps ;)

OBS2: Quanto à dúvida inicial começa em pascal. è o melhor para quem não tem bases, começei com pascal e depois passei para as restantes... Agora tou a dar pascal e a prof. já nem quer saber de mim... agora aproveito e falo com ela sobre coisas mais dificeis, como programas complexos noutras linguagens... depois faço os programas que a prof mandou na ultima meia hora e ainda sobra tempoo xD... Cumps ;)
 
Última edição:
O que eu corrigi?

PS: Já sei o que ta a dar errp.... tira o ''uses wincrt;'' e os '':'' na linha ''if sopa:='sim' then''

Basicamente o programa fica assim:



program primeiro;

var sopa: string;

begin
writeln('Comes sopa ou não ?');
readln(sopa);
if sopa='sim' then
begin
writeln('És bom rapaz ');
end
else
writeln('Bahhh');
end.

Cumps e desculpa lá estes erros... n tava a experimentar o programa... Mas vais ver que nunca vais conseguir fazer um programa que n tenha um erro insignificante... cumps ;)
 
Última edição:
XD agora que já sabes o if, tá na altura de passares para o ''for'' e o ''case''.... continua a praticar muito o if, e aqui vai um exercicio mais dificil... continua a praticar que vais chegar aqui.

Exercicio: Um lado de um triângulo nunca pode ser maior do que a soma dos outros dois.
Constrói um programa que peça o comprimento de cada lado do triangulo e diga se é válido ou não. Depois, o programa terá de dizer que tipo de triângulo é , isósceles, escaleno, etc... cumps ;)

PS2: Aqui só precisas de usar ifs... este programa é um pouco dificil, mas com dedicação vais lá...
convido os restntes leitores a resolver também...
Cumps ;)
 
Não dava tive de acrescentar aki uma cena:

program primeiro;

var sopa: string;

begin
writeln('Comes sopa ou não ?');
readln(sopa);
if sopa='sim' then
begin
writeln('És bom rapaz ');
readln;
end
else
writeln('Bahhh');
readln;
end.

acrescentei os readln senao nao dava
 
Será que era isto que o heavy hacker dizia para fazer??

[FONT=&quot]Programa Tipos_Triangulo[/FONT]
[FONT=&quot]Var X, Y, Z[/FONT]
[FONT=&quot]Inicio[/FONT]
[FONT=&quot] SE (X+Y=Z) E (X+Z=Y) E( Y+Z=X);[/FONT]
[FONT=&quot]ESCREVER (Triangulo Equilatero);[/FONT]
[FONT=&quot]SENÃO SE (X+Y=Z) E (Y+Z=X) E (X+Z<>Y);[/FONT]
[FONT=&quot]ESCREVER (Triangulo Isosceles);[/FONT]
[FONT=&quot]SENÃO SE (X+Y<>Z) E (X+Z<>Y) E (Y+Z<>X);[/FONT]
[FONT=&quot]ESCREVER (Triangulo Escaleno);[/FONT]
[FONT=&quot]FIM.[/FONT]


Mas em pascal?
 
é uma linguagem que não é orientada a objectos, é uma linguagem obsuleta, ninguem usa isso, apenas as escolas e pouco mais para iniciar o estudo de programação.
 
Eu no secundário ( fiz um curso professional) começei em pascal, no segundo ano dei visual basic, e no terceiro php e delphy.
agora na universidade é que aprendi c e tenho te a dizer que fui muito melhor preparado para aprender o C
 
Será que fui o único que reparei que quem fez a pergunta provavelmente não vem ler a resposta porque houve uma diferença temporal de 4 meses ? lol...
 
Última edição:
Na minha opinião devias começar com pascal. Apesar de ser uma linguagem que está em declínio e que cada vez menos gente a usa, devias começar por ela pois pascal vai te dar umas bases de praticamente todas as linguagens incluindo C++. Pascal na minha opinião devia ser aprendida antes de qualquer linguagem pois ela praticamente te dá a "logica" da programação. E ai sim. Passas para C ou C++ já com muitos conhecimentos!
 
Acho que devias de começar em C e não em turbopascal pq as bases aprendes tanto em C como em turbopascal e com C na cartilha já podes mexer em mais "coisas" pq o código é semelhante. Outra coisa que se deve de ter em conta é algoritmia, digamos que é uma espécie das fundações da "casa".
 
Back
Topo