Começar em C ou C++??

Psyko_Bones

Power Member
Boas!

Já á algum tempo que programo em pascal e agora queria aprender a programar em C ou C++. Até já comprei uma livrinhos e tudo.

Queria saber qual o melhor compilador para começar a programar em c??
 
Começa por C, vai-te facilitar imenso a vida...
Compilador sempre usei o gcc em Linux...
Livro, recomendo-te o melhor (na minha opinião):
"The C Programming Language 2nd Edition"
Brian W. Kernighan, Dennis M. Ritchie
Prentice Hall
 
Shakawkaw disse:
Começa por C, vai-te facilitar imenso a vida...
Compilador sempre usei o gcc em Linux...
Livro, recomendo-te o melhor (na minha opinião):
"The C Programming Language 2nd Edition"
Brian W. Kernighan, Dennis M. Ritchie
Prentice Hall

Livrinho do Sr. Damas sff! :x2:
editora: FCA


[[]]
 
'Linguagem C' Luis Damas rulla! :)
eh pah, acho que fazes bem em aprender a programar em c porque é semelhante a muita linguagem, tipo java por ex.
eu sou mesmo um gajo basico, por isso para programar so uso o linux, escrevo o codigo no kate (aquilo ate fica com umas cores todas engraçadinhas, e tal) para compilar uso o gcc (mais simples n pode haver) e para o debug (não uso mt, mas qd uso) é o gdb...
simples simples. so tens é que ter trabalho no codigo, de resto...

quanto ao C ou C++, eh pah... é muito semelhante. mas eu aconcelho-te a comecares em C.
 
Última edição:
Aconselho-te C, e o livro do 'Damas' é excelente. Não acrescentei nada à thread, por isso queria dizer que espero que saiam daí muitos projectos opensource :P
 
o livro do Damas é uma maravilha... ok, é bom para newbies...mas o Kerningham que é excelente também é bom para newbies...devem ser os gajos mais gurus que eu já vi e que escrevem com uma linguagem boa e muito bem explicado

compilador: gcc...sem espinhas...
 
fap disse:
o livro do Damas é uma maravilha... ok, é bom para newbies...mas o Kerningham que é excelente também é bom para newbies...devem ser os gajos mais gurus que eu já vi e que escrevem com uma linguagem boa e muito bem explicado

compilador: gcc...sem espinhas...

Irra, tava a ver que era o unico a achar o livro do Damas uma bela bosta... pior só mesmo o do Pedro Guerreiro ou lá como se chama... em todo o caso é bom saber que não estou sozinho nesta cruzada... :D
O do Kernighan e Ritchie é o mais completo existente, inclusive um deles (já não me lembro qual) foi um dos criadores da linguagem. Além do livro estar muito bem estruturado explica bem bem as coisas com exemplos. É o genero de livro que transforma um noob em pro... ;)

Quanto a editores, em Linux sempre usei o emacs e adorava. Em windows acabei usando o UltraEdit32 que é bom mas para C fica muito aquém do emacs.
 
o problema do livro do damas é ke nao fala em memoria dinamica(listas, arvores etc) mas tem a melhor explicaçao de ponteiros ke ja vi ;) qt ai compilador depende:
linux -> gcc (pra editar o gvim por ex.)
windows -> turbo c :rolleyes: ou entao usa o borland c++
 
sim, sem duvida que o livro do damas, não apanha muita coisa.
mas para começar é muito bom. tem uma linguagem acessivel, escrito em tuga, pouco complicado... e é relativamente rapido de ler, e/ou consultar.
 
C -> the C programming language b.kernighan, d.ritchie
compilador, gcc
editor, Vim

C++ -> thinking in C++, bruce eckel
compilador, gcc (g++)
editor, Vim (não é muito fáci para começar, mas dps compensa)
teste de memória: valgrind

DO NOT: Linguagem C, luís damas, aka SAMAD o terrivel :D
Anedota autêntica
 
Ora vamos lá ver :p ... a abordagem do Damas é para principiantes, e axo que para eles se enquadra bastante bem, até porque a meu ver o livro não apresenta incoerências no k toca ao C.
Por outro lado, os meus conhecimentos de C são apenas os suficientes para a área de electronica, e nao sou um expert no assunto.

Agora que estou a pensar, nao sei pq é k escrevi este post :P

Akele abraço
 
A abordagem do kernighan tb é simples, mas mais "profissional", daí a minha opinião.
No entanto, o mercado da fca é mesmo esse, o dos que se estão a iniciar.
Penso é que, no Linguagem C, falta um pouco mais de profissionalismo, principalmente na parte dos ponteiros, que considero estar demasiadamente mal explicada.
E para isso muito contribui a historinha infeliz ... no entanto, a analogia é bastante aceitável.
 
Eu quando comecei a aprender C só sabia um pouco de Pascal e li exclusivamente o Kernighan e chegou perfeitamente. O livro tanto funciona estilo "dicionário" como para ler duma ponta à outra.
Eu sou daquelas pessoas que pensa que fornecer ferramentas estupidificadas e adulteradas aos principiantes é estar a defraudá-los. O que um principiante precisa é um manual simples, cientificamente correcto e sem incoerências. Uma coisa no-bullshit. O Kernighan acho que é exactamente isso.
E eu não sou um "programador". Sei quase nada em C em relação a lgum pessoal que já postou nesta thread.
 
Boas!

Obrigado pelas respostas.

O tal livro Kernighan já tá a sakar.

Agora é assim. Eu pensei em usar como editor o borland turbo c++, acham bem? ou têm um melhor? Aquilo tem lá uma cena compile, será que tem compilador integrado? ou é melhor usar outro? E Qual?
 
Back
Topo