Começar em C ou C++??

Eu em C++ uso como compilador e editor o Visual Studio .net 2003 e o GPP for windows...
Uso o GPP como teste final :P

Material escrito de apoio tenho a Sebenta de Prog. 1 e Prog. 2 e o livro do Pedro Gerreiro, editora FCA.
 
Eu comecei pelo damas e acho que chegou perfeitamente. Aprende-se umas coisas, quanto a memoria dinamica.. tem la tudo o ke precisei até agora.
Qualquer outra coisa, existe sempre acetatos espalhados por paginas das universidades, ou tens o man e o info. E claro o google.

Não tirando merito claro a esse tal livro em inglês que segundo dizem é bastante bom.

Mas pa começar o damas na se fica mal servido.
 
acrobat disse:
o problema do livro do damas é ke nao fala em memoria dinamica(listas, arvores etc)

Ou seja não fala no mais importante no C... Sem memória dinamica não fazes nada de levemente mais complexo ou minimamente eficiente.

Faz-me lembrar um colega meu que fez o trabalho final de Introd. Programação (em C) sem estruturas dinamicas, mas sim usando em tudo vectores... o gajo depois dizia que não entendia porque é que o professor o tinha chumbado... :-D :-D

Na minha opinião as estruturas de dados dinamicas é o que há de mais importante no C, portanto essa falha para mim é imperdoavel.
 
Volto a referir, o damas tem isso. Ou pelo menos as bases. Depois constrois o que te apetecer, é so jogar com os apontadores, e ter paciencia :P
 
O mais importante do C são os conceitos de sistemas operativos (forks, execs, threads, etc), quanto a mim claro. Memória dinâmica é o "óbvio", gastar menos memória para fazer o mesmo lol
O livro do Damas é muito bom para aprender o conceito de ponteiros. Para o resto usa o outro.
Cumps
 
Boas!

Obrigado a todos. Deram uma grande ajuda.

Já percebi quais os melhores livros e já tenho os dois.

Agora falta-me só um promenorzinho, qual o editor de código no qual devo iniciar?
 
Podes usar vários.
ou usas o Emacs, que é bom para quem tá a começar, ou o Vim que é mais lixado, mas quanto a mim mais poderoso (quando fiz compiladores foi obrigatório).
Se quiseres um ide, tipo visual studio, podes usar o eclipse com o plugin para java
 
Eu costumo usar o EditPlus ou então o gVim, ambos excelentes. O IDE do Bloodshed DevC++ tmb é muito bom e visto que tá tudo bem integrado acho que é a solução ideal.
 
Meti-me no VIm uma vez e nunca mais. Pode ser leve e poderoso, mas é o contrário absoluto de user-friendly ou intuitivo. Emacs ou joe em Linux para mim... ;)
 
Shakawkaw disse:
Começa por C, vai-te facilitar imenso a vida...
Compilador sempre usei o gcc em Linux...
Livro, recomendo-te o melhor (na minha opinião):
"The C Programming Language 2nd Edition"
Brian W. Kernighan, Dennis M. Ritchie
Prentice Hall

Meu, eu tenho esse livro. Acho que é um pouco confuso por.... ser perfeito de mais! O problema é que não omitem nada! Mas nas aulas (para quem estuda C porque tem que ser) não bem assim. Logo uma pessoa pode ficar confusa se não tirar o tempo para ler o livro todo.
Mas não discordo que é um óptimo livro se tens tempo para o ler todo. Se quiseres posso enviar-to em html (inglês).
 
:) , há quem prefira informação nestes formatos em vez dos tradicionais livros, por isso é que acrescentei enta info á thread :P
 
Sinceramente acho que o livro The C Programming Language 2nd Edition" by
Brian W. Kernighan, Dennis M. Ritchie é o melhor que pode haver, sendo que o criador da linguagem foi Dennis M. Ritchie, quem melhor que o "pai" para falar do seu "filho"? Mas também é só a minha opinião. O importar é que se aprenda! A fonte dessa aprendizagem é relativa :)
 
Back
Topo