1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[HTPC] Começar um HTPC

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por HugoAmaro, 30 de Agosto de 2012. (Respostas: 23; Visualizações: 2162)

1. HugoAmaro

HugoAmaro Power Member

Boas pessoal,
    Decidi por começar um HTPC, confesso que não percebo um boi, mas para começar tenho aqui algumas peças de alguns pcs meus e queria aproveitar para o HTPC :

Motherboards :
    Asrock m3a779de e Asus p5k se

Processadores :
    Amd Athlon II X2 245 e Intel Core 2 Duo E6750 2.6Ghz

Memória tenho 3gb para usar para o Htpc

Placa gráfica :
    Ati Radeon HD 6570 1gb

HD:
    Preciso de comprar

Caixa :
    Preciso de comprar

Acham que dará para um HTPC correr Bluray ISOs 2d e 3d, além de Mkvs?
    Procuro uma caixa o mais pequena possível para acomodar tudo.
    Penso que o programa que vou usar é o XBMC instalei á pouco para experimentar, mas não percebo ainda nada de especial, sei que tem muitas funcionalidades, mas por acaso não consegui correr um iso bluray 3d, não sei pq.
    Abraços e paciência para comigo please :)

Última edição pelo moderador: 6 de Dezembro de 2012
  2. touromelga

touromelga Banido

bem do que tens podes aproveitar a MB asus com o e6750 e a HD6570, a ram 3gb é suficiente, mas depdendo do uso que venhas a dar procura investir em pelo menos num kit barato de 4gb que é o ideal...

um disco basta arranjares um de 1tb 7200rpm e fazes uma partição para o so e o resto para media, vais precisar uma fonte de alimentação como deve de ser, drive BR combos ainda estão pelos 100€, só leitura, penso que por metade arranja-se da aopen, é procurares, quanto a caixa isso é procurares ao teu gosto, dependedo do senario onde vais instalar o htpc, optas por uma midtower que dá para esse hardware, ou tenta procurar uma caixa dedicada para htpc, mas as baratas teem algums problemas de dimenções logo a grafica se for grande é um entrave, noutro modelos é os preços proibitivos, mas já estão noutro patamar logo muita margem de manobra, e claro não esquecer um cooler grande de modo a tornar o mais silencioso possivel...

já tens parte do hardware que é mais que suficiente para o que pretendes, agora é estipolares um orçamento para gastar num hdd, fonte, rams, cooler, caixa...

3. Totoro

Totoro Folding Member

Vais precisar de caixa, fonte e disco(s), julgo que não precisas de drive Bluray pois vais ler ISOs, correcto?

Caixa: Terá que ser uma caiza media center que suporte boards ATX (ex: Nox Media 2 - 50€).
    Fonte: Corsair CX-430W V2 (45€)
    Cooler CPU: Schyte Shuriken Rev B ou Schyte Kozuti (28€) (Se o teu cooler for muito barulhento)
    HDD: Eu aqui ia para um combo SSD 60GB para SO + Disco de storage de 1TB ou mais (uma versão Green de baixa rotação deve ser suficiente), se estiveres com orçamento apertado um disco de 2TB particionado chega.

4. touromelga

touromelga Banido

.

Última edição: 30 de Agosto de 2012
  5. lopcarlo

lopcarlo Power Member

Em grande parte estou de acordo com esta config. Sublinho a parte do disco ssd, porque iras notar uma grande velocidade de loading do htpc e de percorrer os menus no xbmc. O hdd pode não ser necessario caso ja tenha uma nas/server ou disco externo a parte.

O que pessoalmente mudava era a caixa, e ao ponderar o orçamento no caso de um htpc é o que mais "importância" dava, isto porque o conteúdo com o tempo vai ser alterado, agora a caixa!!! não é tao facil mudar toda a mobilia para condizer com a caixa eheheh isto quando existe o factor ministra do interior.

Até te aconselhava a caixa ser escolhida por ambos caso fosse esse o caso mas isso é uma coisa que pode dar para o torto caso a escolha da ministra recaia para uma que não dê para boards ATX e depois o caldo pode entornar ::D

6. HugoAmaro

HugoAmaro Power Member

Boas pessoal,
    Obrigado pelas vossas opiniões, estive a ver os seguintes componentes baseados no que vcs disseram :
    Fonte - CORSAIR CX-430W V2 - 45.9€ -*****
    HD - WESTERN DIGITAL 2TB SATA III 64MB GREEN - 108.6€ -*****
    HD SSD - CORSAIR SSD 60GB FORCE SATA III (555MB/490MB/80000) - 69.6€ - *****
    Caixa - Ms-Tech MC-380 -67.05€ *****
    Cooler CPU -Scythe Shuriken Rev. B - 26.55€
    Total : 317.8€ ( Não preciso de leitor Blu-ray, mais tarde compro, por agora uso o da ps3)
    Acham que já dará para bombar bem esta máquina? :) Escolhi esta caixa pq procuro uma que seja mais larga do que profunda, estou aberto a outros modelos caso conheçam que sejam mais para o largo do que para o alto.
    Abraços companheiros do fórum :)
    [h=1][/h]

Última edição pelo moderador: 1 de Setembro de 2012
  7. Totoro

Totoro Folding Member

Para mim está optimo, não alterava nada (consegues poupar 10€ no SSD se fores para o Agility mas vais precisar de um adaptador que no Corsair vem incluído). Essa caixa tem a vantagem de já ter comando.

Cumps

8. touromelga

touromelga Banido

bem está tudo bem, exepto numa coisa, a caixa tal como outra nox que foi referida, são totalmente fechadas e tem um airflow quase snão mesmo totalmente nulo, e ainda por cima a fonte fica a frente o que torna o inteiror da caixa bastante quente, pois o escoamento de ar é muito pequeno, como tive uma nox e sei que ao fim de algum tempo tive de mudar para outro tipo de caixa, pois essas caixas são boas para sistems htpc mas como micro-boards que não exijam uma area tão arejada como o sistema que pretendes montar...
    drive BR, sim é algo que podes adquirir mais tarde, eu fiz o mesmo, mas comprei foi o gravador, pois na altura a diferença entre a comboBR e o rw BR é muito pequena e compensava ir para o RW, hoje já se tem por onde escolher mais, mas como a procura ainda não é grande, os preços ainda não desceram mais...

portanto pondera ver outra caixa que essa e semelhantes por muito apelativas e baratas sejam não são indicadas para qualquer sistema de hadware...

9. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

Os CPU's são equivalentes em termos de performance, provavelmente o AMD é menos gastador e e gera menos calor. Um HTPC deve ser silencioso/quieto pelo que escolheria uma caixa com ventoinhas de 120mm. Se quiseres usar mais memória DDR3 vai ser mais barato.

10. HugoAmaro

HugoAmaro Power Member

Qual o melhor sitio para encontrar caixas para HTPC com um tamanho agradável e que ventoinhas que façam pouco barulho e ainda a bom preço lol .
    Thanks

11. lopcarlo

lopcarlo Power Member

é mais facil dizeres um preço e alguem te recomendar

mas podes começar por procurar na pagina das seguintes marcas, nox, zalman, fractal, antec, lian li, monuel, origenae.... não te percas a ver estas 2 ultimas. Eu ate vi uma zalman que é um espectaculo mas são 200 biscas!!!!

12. Dissectory

Dissectory Power Member

E já pensaste em tentar vender os componentes que tens e montares um de raiz já actual?
    E olha que não ficava muito mais caro e gastava bem menos energia para htpc.

13. touromelga

touromelga Banido

caixas para htpc dedicadas a escolha não é muita e como foi referido as que valem apena são caras, e começa tudo acima dos 100€ até quase aos 500€ dependo do modelo, marca e enventuais extras que a mesma possa trazer...

portanto estipula um orçamento e procura online pelas lojas da especialidade algo que te agrade, podes ainda tentar procurar uma usada aqui no forum havia a bom preço. não sei se ainda andam, é procurares... de resto quanto ao tornar o mais silencioso possivel, com ventuinhas isso é tarefa quase impossivel no silencio, o ideal é ter um bom cooler no cpu(de preferencia grande) e se optares por ventuinhas, tentar mete-las a apenas a rodar o minimo , pois acaba-se sempre por ouvir, mas o ppl que vai mais longe, usa um kit WC tipo os da corsair que é remedio santo para estes sistemas....

há claro que na escolha da caixa, a que pensar onde a vais colocar, pois naturalmente é um htpc, mas não pode estar enfiado em buracos como qualquer outro despositivo, tem de estar num local arejado, por isso tem essa situação em conta...

na realidade não compensa, pois o que ele tem neste momento é o principal e é o que leva a maior fatia do orçamento quando se está a montar uma maquina nova e na venda nunca ia ganhar o suficiente para algo recente ao mesmo nivel, visto que o que ele tem é mais que suficiente para o pretendido e ainda vai durar muito tempo até que ele tenha de pensar em susbtituir a plataforma...

Última edição: 31 de Agosto de 2012
  14. Totoro

Totoro Folding Member

Com o tamanho de board que tens a tua escolha é algo limitada, se fosse micro ATX tinhas, por exemplo, as Antec (Minuet e Fusion) que já trazem fonte e tudo.

15. Dissectory

Dissectory Power Member

Mas olha que não é assim tão caro..Se ele vendesse o E6750 2.6Ghz + board + memorias ainda davam 50€/60€..(ou mais..nem sei bem)
    A comprar novo :

Pentium G620 2.6Ghz 55€ (mais rapido que o E6750 e gasta bem menos)
    Board B75 microatx 60€ +/-
    2Gb DDR3 20€

E já ficava com plataforma 1155 e board mais pequena.

Última edição: 31 de Agosto de 2012
  16. touromelga

touromelga Banido

a diferença é significativa e não compensa assim como pensas, alem do mais a plataforma que ele tem agora tem mais margem de manobra para eventuais alterações do que ir gastar dinheiro numa de gama baixa mais actual e ficar limitado...

alem de que o que realmente interessa é a grafica pois o trabalho vai ser todo sobre ela e não tanto pelo cpu e MB, logo quando se é para investir e sobretudo na base da plataforma, ou se investe no melhor possivel ou se está quieto, por isso mal por mal ele está bem com o que tem e mais tarde quando necessário e tiver fundo de maneio investe numa plataforma melhor pois já tem o restante...

17. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

"Barato" já com comando tens a Nox Live 2 (113€). Leva duas ventoinhas de 120 e a fonte vem buscar ar fora da caixa.

A entrada de ar está na frente virada para cima o que permite um caminho directo para o som, por este motivo é importante a escolha de uma fonte silenciosa.

18. HugoAmaro

HugoAmaro Power Member

Esta parece-me bem Fractal Node 605, como disse não posso ter uma caixa com muita profundidade e esta aceita MB Atx, no entanto ainda não está disponível em Portugal. Enviei um e-mail a perguntar quando pensam enviar para os representantes de cá. A Nox Live 2 é engraçada e a bom preço mas é muito profunda, não dá para mim :S Quanto ao preço da caixa, não pretendo gastar mais de 150€ e já é muito para mim.
    Obrigado a todos pela ajuda :)
    [h=1][/h]

19. bikett

bikett Power Member

20. necapirata

necapirata Power Member

Em relação à caixa dá uma vista de olhos à excelente GD04 da Silverstone. Larga e pouco profunda conforme precisas.
    Cps.

Última edição: 5 de Dezembro de 2012

Partilhar esta Página