Comentários gerais à qualidade dos jogos Wii

não sabia muito bem onde pôr isto ... mas parece-me mais um indicador do suporte third-party à Wii
Civilization Revolution Stalled on Wii

January 28, 2008 ... Wii version of Sid Meier's Civilization Revolution is currently on hold," a spokesperson for 2K Games said. "We are focusing our attention on creating the best possible Civilization experience for the Xbox 360, PlayStation 3 and Nintendo DS platforms.
in http://wii.ign.com/articles/848/848144p1.html

Curiosamente, o desenvolvimento do jogo parou na consola que teria o "melhor" sistema de controlo para este tipo de jogos
 
Última edição:
não sabia muito bem onde pôr isto ... mas parece-me mais um indicador do suporte third-party à Wii

Mas que grande lol. Neste tópico discute-se a qualidade dos jogos para a Wii.

E ainda para mais estás a falar de UM jogo cuja produção parou temporariamente (nem foi cancelado), e achas que isso é um indicador do suporte third party á Wii? Se fores por ai tenta ver a quantidade de títulos que as produtoras estão a anunciar (alguns exclusivos) para a Wii, e percebes logo que não é por ai que chegas lá.
O que está em causa é a qualidade dos jogos third party não o suporte em quantidade.
 
Última edição:
Mas que grande lol. Neste tópico discute-se a qualidade dos jogos para a Wii.
Este tópico começou com a discussão da qualidade dos jogos mas entretanto foram discutidas uma série de coisas como o suporte das third-partys à Wii. No entanto, se te faz muita confusão o meu post estar neste tópico, posso sempre abrir um tópico especifico.

E ainda para mais estás a falar de UM jogo cuja produção parou temporariamente (nem foi cancelado), e achas que isso é um indicador do suporte third party á Wii?
Estou a falar apenas de um jogo ... mas estou a falar do jogo que é a referencia neste tipo de jogos (RTS / turn based). Por outro lado, o jogo parou na consola que tem o sistema de controlo que mais se adequa aos "RTS/turn based".
A acrescentar a isto, a Wii vende mais do q a PS3 e do que a Xbox360 mas no entanto nestas consolas o jogo vai continuar.

Uma ultima nota ...não é de bom tom responder a um post de quem nós não conhecemos com ... "Mas que grande LOL"
 
Última edição:
Este tópico começou com a discussão da qualidade dos jogos mas entretanto foram discutidas uma série de coisas como o suporte das third-partys à Wii.No entanto, se te faz muita confusão o meu post estar neste tópico, posso sempre abrir um tópico especifico.

Volto a dizer a mesma coisa que já te tinha dito... Achas que o adiamento deste jogo é um forte indício do nível do suporte third party na Wii? Eu acho que não, porque se depois fores ver o número de lançamentos de outras produtoras vês que não é pela quantidade de jogos que chegas lá, mas sim pela sua qualidade quando comparados com os da concorrência.

Se achas este jogo assim tão importante acho que realmente deves abrir a thread para discussão, até porque acho que ainda não existe nenhuma.

Por outro lado, o jogo parou na consola que tem o sistema de controlo que mais se adequa aos "RTS/turn based".

Das 3 consolas "domésticas" a Wii é a que tem os melhores comandos, mas é também a consola com as capacidades técnicas mais baixas. Se calhar eles querem que o jogo tenha gráficos "next-gen", e por isso estão a concentrar-se na versão PS3 e Xbox 360, para depois quando estas tiverem despachadas eles poderem concentrar-se na versão da Wii, mas como nem eu nem tu estamos lá acho que não temos muitas bases para avaliar a situação.

A acrescentar a isto, a Wii vende mais do q a PS3 e do que a Xbox360 mas no entanto nestas consolas o jogo vai continuar.

Como não sei o que é que os produtores têm na cabeça, nem estou a par do que está a acontecer na produção do Civilization, não te consigo dar uma boa razão para esse facto, mas a versão da Wii ainda não foi cancelada.

Uma ultima nota ...não é de bom tom responder a um post de quem nós não conhecemos com ... "Mas que grande LOL"

Achei piada ao facto de teres posto a notícia aqui, mas se achaste o tom ofensivo peço-te desculpa.
 
A acrescentar a isto, a Wii vende mais do q a PS3 e do que a Xbox360 mas no entanto nestas consolas o jogo vai continuar.
Quando é que as pessoas vão compreender que muito mais importante que o número de consolas vendidas é a caracterização dos compradores? Ter uma consola que vende 20 milhoes a pessoas que só compram Wii Sports, Wii Fits e afins não adianta nada a quem está a tentar vender um Civilization. Queiramos quer não, neste momento a Wii tem a imagem de uma consola que vende muito pelo seu apelo casual.

O que estamos a discutir nesta thread é precisamente esse problema. Cada vez mais, a falta de apoio third-party contribui para a imagem casual. Essa imagem afasta os third-party....é a pescadinha de rabo na boca.

PS: Ontem estava a passear-me pelo Gamespot, na secção Wii. Os dois jogos que tinham reviews em destaque tiveram nota 4.5 (Winter Sports, e o Sonic Zero Gravity). Isso não dá nada boa imagem para o jogador menos casual.
 
Última edição:
Os jogos 1st Party têm sido espetaculares: Zelda, Metroid Prime 3, Strickers, Paper Mario, etc..

Jogos 3rd party, meu deus, é com cada aborto de jogo que eles nos têm presenteado, principalmente mini-jogos da treta e ports de PS2, montes de shovel-ware. Salva feita a jogos como o GH, Endless Ocean, Zack and Wiki.

Ou seja, Acho que para alem dos excelentes jogos que a Nintendo sempre nos proporcionou, o restante tem sido penoso e neste momento equaciono a hipotese de comprar outra consola (PS3/X360) para culmatar a falta de jogos bons que a Wii tem.

Ao fim deste tempo todo, esperava que ja existissem mais jogos AAA vindo do 3rd party.
 
Artigo interessante de opinião:

Why Third-party Games Don't Sell on the Nintendo Wii

They have become the hot topic of magazines, websites, and podcasts that span the video game industry. They are courted by every console manufacturer and are often enticed for exclusives, either completely or timed. They deliver some of the biggest high-profile games that release on all gaming platforms.

Who are they? Third-party developers and publishers, of course.

Nobody can doubt the power and influence that third-party development has on a system's public image and staying power. For the past two generations, Nintendo has seen the least third-party support among all console manufacturers, and has paid for it in terms of sales and perception. Microsoft's meteoric rise from rookie to industry heavyweight has been aided by the courting of these third parties and the promises and deliveries of titles such as, Call of Duty, Grand Theft Auto, Devil May Cry, and Guitar Hero. Sony's dominance last generation and recent momentum in this one both come from third parties as well.

It was the hope of many that this generation, third-party support for Nintendo's console, in this case the Wii, would be different. The new control schemes and watered-down graphical and processing power would force developers to place an emphasis on innovation, rather than iteration, when they set to work on sequels and original titles. Development costs would also be much lower than those for the PS3 or Xbox 360, hopefully encouraging more companies to try new ideas on the Wii as the risk of disastrous financial failure was less of a factor.

As always, however, money dictates future plans. Over the past year, it has become apparent that third-party games do not sell as well as Nintendo's own offerings. As a result of this situation, many third-party companies are giving less effort and attention to their Wii games than they should.

So here we are, over a year since the Wii's release, with a growing disparity between first-party and third-party offerings for the system. Last winter, then 1UP.com News Editor Luke Smith called the Wii his "Zelda player," and besides amending Mario and Metroid to that list, nobody can really criticize his description. Zack and Wiki: Quest for Barbaros' Treasure sold modestly, if even that, and while it is too early to tabulate metrics for No More Heroes in North America and Europe, its numbers in Japan were abysmal. Many other third-party offerings on the Wii have been mini-game compilations, cheap knock-offs of superior games or license cash-ins, leaving many Wii owners to crave for more solid, original, third-party games. The exceptions to this rule seem to be the two Resident Evil games from Capcom and Guitar Hero 3 from Activision, which have all enjoyed critical acclaim and good sales.

What exactly is the cause of this conundrum? Who is to blame for this undesirable situation? After all, the 360 and PS3 are both enjoying tremendous sales of Call of Duty 4, Rock Band, and Devil May Cry 4, so it's not like the quality of games coming from third parties has slipped in general. So what makes the Wii different from the other two consoles?

The answer isn't exactly a simple one. In fact, it's multi-faceted. First, developers and publishers need to stop releasing any old game they can churn out in a few months onto the Wii. The system and its audience are not a dumping ground for second-rate ideas and execution just because the demographic is slightly larger in number and younger in age than the Xbox 360 or the PS3. After Wii Sports, Wii Play, Wario Ware: Smooth Moves Mario Party 8, Carnival Games, and countless others, I think that the mini-game genre is sufficiently saturated on Nintendo's machine. If a developer wants to see some unique interest and excitement about their game, why not trying a different genre, like survival horror, squad-based shooter (not light gun style) or real-time strategy?

The other side of the coin lies with the image of the Wii itself. The system, due to its non-traditional control schemes, lower price, and subpar horsepower is seen more as a companion console to either the PS3 or Xbox 360 than a standalone machine, like the other two are. How does this affect sales of third-party games? Let me explain.

Back when the Nintendo GameCube was released, I bought it on launch day and had no other console to go along with it. In the winter that followed, I unlocked all there was to find in Super Smash Brothers: Melee and was looking for another game. Resident Evil Remake did not hit until the spring, and Eternal Darkness was destined for June. I needed to find something to play, so I turned to Sonic Adventure 2: Battle and James Bond: Agent Under Fire to fill the void. Both games filled a need on the console (for an action/platformer and a first person shooter) that no other game could at that time. Both games were not 9s or 10s by any stretch of the imagination, but they were above average and certainly playable.

However, as much as I enjoyed those games then, I will be the first one to admit that if I had an Xbox or PS2 at the time, I would have most likely have purchased and played Halo over Agent Under Fire or ICO or Devil May Cry over Sonic Adventure 2: Battle. And therein lies the problem with the Wii and third-party titles. Most households do not just have a Wii, but a Wii and a PS3 or a Wii and a 360, causing many to dub their entertainment centers as PSWii or Wii60 houses. Instead of branching out and trying Zack and Wiki or No More Heroes due to boredom with the other current options, most gamers will go and purchase Call of Duty 4, Burnout Paradise, BioShock, The Orange Box, Uncharted: Drake's Fortune, or other offerings on the other consoles.

This predicament does not occur on the 360 or the PS3 as these platforms are seen as independent machines, not needing further investment in another console to compliment their value (as well they shouldn't, given their price tags). Such a disparity in public image is a result of many different factors: the price, the power of the system, and the frequency of high-profile game releases. The Xbox 360 has seen a consistent schedule of about one big name game a month starting with Oblivion in 2006 and continuing up until now.

Taking these arguments into account, one question seems to linger: how can this problem be fixed? Unfortunately, I don't believe that it can be corrected this generation. First impressions last a lifetime, and many Wii owners or soon-to-be-owners, while loving the system for its creativity and originality, already regard it as second fiddle to the big boys of this generation. Furthermore, the detrimental cycle of poor sales and poor quality may have already snowballed into too much of a force for third-party publishers to stop without risking financial and business heresy. No original project with a larger than usual development budget is going to be green lighted when a company's previous offerings brought in an infinitesimal amount of revenue.

As a Wii owner and, more importantly, a follower of in the entire industry as a whole, I can only hope my assertions here are wrong. I can only look forward to the Wii getting its own Dead Rising, a very solid third-party offering that made an impact in both the sales and the perception of the Xbox 360, which was struggling in the middle of its first year. After all, it could be a very long couple of years for Wii-exclusive owners if all the games that are worth purchasing and playing are published by Nintendo.
Fonte: http://www.kombo.com/article.php?artid=10790
 

Conclusão: os motivos para as third-party não venderem são:

1- Culpa das próprias third-party, que procuram o lucro fácil e lançam jogos sem qualidade;
2- Culpa da imagem da Wii, que é vista como apenas uma consola "acessória" das outras ditas "next-gen" (PS3 e XBOX360) e de não ter a mesma capacidade gráfica das demais...
3. Culpa da imagem dos compradores/possuidores de Wii's, por não serem verdadeiros gamers (consola para putos e jogadores casuais de wiisports, wiifit e afins)...


Parece-me que a solução para o 1º problema é óbvia. Os compradores Wii não são parvos e, se caíram a 1ª vez em party-games e outros sem qualidade, seguramente não o voltarão a fazer...
É imperativo que as third-party lancem jogos de qualidade! Se não puderem lançar jogos com os mesmo gráficos das next-gen, que lancem jogos apelativos e com óptima jogabilidade que tire partido dos comandos inovadores da Wii. (Ainda estou à espera de um verdadeiro jogo de ténis, em que a bola vá mesmo para onde a mando...:P).

Quanto à imagem da Wii, desta ser vista como consola "acessória" e do seu público ser bastante juvenil... Pessoalmente não a vejo assim. Tenho bem mais de 20 anos e não penso adquirir mais nenhuma consola. Esta satisfaz-me. No entanto aceito que deve ser provável que os consumidores mais "adultos" sejm clientes PS3 e XBOX360, enquanto os mais juvenis sejam PS2 e Wii.
Talvez devessemos abrir aqui uma thread a fazer um inquérito a quem possui Wii's se possuem mais alguma consola.:P
 
O AwakE já disse tudo, é a pescainha de rabo na boca.

mesenga, o teu ponto 2 deriva do ponto 1 - isto em programação é um ciclo infinito.

As consolas são feitas (ganham fama, vendem-se) não pelas suas capacidades, mas sim pelos seus jogos, e a imagem da Wii (que é formada pelos jogos que saiem), fazem da mesma uma péssima aposta para os grandes títulos que todos nós queremos.

O engraçado (o tal ciclo infinito) está na situação de que os jogos que criam a péssima imagem que não atrai as 3rd Partys, são os que foram feitos pelas mesmas - isto merece um LOL.
 
Quanto à imagem da Wii, desta ser vista como consola "acessória" e do seu público ser bastante juvenil... Pessoalmente não a vejo assim. Tenho bem mais de 20 anos e não penso adquirir mais nenhuma consola. Esta satisfaz-me. No entanto aceito que deve ser provável que os consumidores mais "adultos" sejm clientes PS3 e XBOX360, enquanto os mais juvenis sejam PS2 e Wii.

Não diria que os mais juvenis têm Wii, alias.. pelo que vejo associam logo a consola a putos e já sabes que os miudos não gostam de ser relacionados a coisas de putos.. basta olhar para o exemplo que deram da PS3 nos Morangos com açucar!

O facto dos mais juvenis ter PS2 é simples: nem todos os pais têm possibilidade ou querem pagar por uma consola de 500-600e. A PS2 a 150e já com os comandos do Buzz e Buzz Junior vem mesmo a calhar para dar aos miudos no Natal ou nos anos.
Os jogos tambem sendo mais baratos fazem com que os pais ofereçam aos miudos uma PS2, e mesmo aqueles que querem uma PS3 vão ter que levar com a PS2 ou então não levam nada.. os amigos têm PS2.. então pronto.

E vamos ser sinceros, hoje em dia chipar uma PS2 é tão banal como beber um copo de agua.. encontram-se ai aos pontapés quem o faça e de forma barata, para a PS3 já não é bem assim (isto se já houver chips) .. para a Xbox360 não sei bem.. e o pessoal quer é chipar as consolas porque não quer gastar dinheiro em jogos. Fazer copias de blu-ray tambem não deve ser o mais viavel e ripar os jogos de blu-ray para DVD5 e DVD9 deve ser uma grande pain in the ass a nivel de cortes nos jogos, digo eu.

Quanto a Wii ser para putos, eu tenho 24 anos e acho que é a consola à minha medida, confesso que há uns meses tambem tinha essa ideia.. só ouvia falar em party-games e para mim a maior parte dos jogos eram assim.. e isso a primeira vista parecem jogos para miudos (que de certa forma até acaba por ser).

Era só Wii sports e Wii play e não sei das quantas onde os graficos são mauzinhos... claro que essa é a imagem que passa. Ainda hoje depois de ter comprado uma Wii não conheço ninguem que a tenha (pessoalmente, claro).

Isto é muito bom porque já não sentia entusiasmo sobre alguma coisa há muito tempo, as vezes sinto-me como um miudo a olhar para os jogos e a aguardar dolorosamente pela saida do Mario Kart Wii. :009:
 
Última edição:
Técnicamente não consegues ter a qualidade grafica na Wii identica a PS3/360, nem sequer de perto!
A nivel de qualidade dos graficos, Super Mario Galaxy é talvez o mais consensual neste aspecto, como sendo o melhor até a actualidade. Certo que para muita gente um ar "cartooney" e menos realista do jogo do canalizador faz pensar a primeira vista que não. Bem, a Wii é obvio que tambem produz graficos realistas mas nem sequer podes comparar as outras consolas desta geração.

O problema de muitos jogos 3rd party serem maus gráficamente acho que se deve ao facto de que muitos jogos são multi-plataformas, se a PS2 estiver lá ao barulho é obvio que vão fazer identico.

Ontopic:
Quanto a "PS2.5", de certa forma tens razão. Ainda há umas semanas referi que quem desenvolveu a versão Wii é a mesma equipa que desenvolveu a versão PS2, por isso estas a ver! Dava logo para ver que iamos ficar com gráficos PS2.

Tenho curiosidade neste jogo mas só o comprarei após ler muitas criticas da especialidade e tambem comentários de jogadores. Ah, e ver mais videos! Só assim é que conseguirei decidir se compro ou não. A partida não sei.

É bem possível desenvolver jogos com gráficos parecidos a PS3/X360 a partir do momento que estes na Wii correm a 640*480. De HD, a esta resolução vai uma grande diferença! pelo que podiam aproveitar essa diferença para impingir texturas bem melhores do que as que têm feito hoje em dia..

Custará muito termos isto:



ao invés disto:



Reparem na diferença de texturas do chão principalmente..!

Porra.. isto tinha o Doom 3 quando saiu:

img4.jpg


e não me venham dizer que na altura, o hardware do PC era muito superior ao da Wii..

2004 era altura das 9800XT e FX5950 ultra..
A gráfica da Wii é practicamente equiparada a isso!

Mas enfim..
 
Agora passou uma cena na tola com essa imagem.

Doom3 na Wii, não sei se dá devido aos gráficos mas dava grande jogo com o comando da Wii.
Os gráficos do Star Wars estão maus mas eu até esperava pior, as sombras estão muito bem.
 
2004 era altura das 9800XT e FX5950 ultra..
A gráfica da Wii é practicamente equiparada a isso!
Permite-me discordar. O GPU da Wii é o GPU da Gamecube mas mais rápido. Nem sequer tem acesso a mais memória o pobre coitado.
 
Permite-me discordar. O GPU da Wii é o GPU da Gamecube mas mais rápido. Nem sequer tem acesso a mais memória o pobre coitado.
Mesmo que seja "só isso" (e podiamos argumentar face a core die sizes, mas isto é a thread do starwars e é andar a especular além do necessário), o incremento de velocidade mete-o mais perto de uma 9700/9800pro em coisas como fillrate, o que é massivo para SD.

Não tem acesso a mais memória? então quem a usa? o CPU para correr folhas de excel em background? e como é que aparecem jogos "acima do spec da GC" nomeadamente em texturas? É claro que é utilizável, não é... é tão rapida como a Type-A.

Uma coisa é RAM Type-A que é efectivamente 24 MB de 1T-SRAM que não só virtualmente anulam os ciclos de escrita como ainda têm a latencia reduzida por estarem integrados no gpu... outra é supor que meteram 64 MB de GDDR3 para nada e que o GPU não tem acesso... é claro que tem, acesso total; não faria nenhum sentido de outra forma.
 
Não percebo porque ainda se continuam a queixar dos gráficos.
Compraram uma Wii, com hardware incrivelmente inferior à PS3 e 360. Há quem diga que pouco melhor que uma Xbox 1 (por acaso este Starwars faz-me lembrar o ultimo da X a nível de gráficos). Estavam á espera do quê?

Têm um PPC a 729mhz contra 3 a 3.2 Ghz numa 360. 84mb de memória contra 512. 3 mb de EDRAM contra 10. Uma "R700" com 48 pipes (500Mhz) contra um ATI com 4 pipelines (243Mhz). Podem correr e saltar que vai ser complicado verem alguma coisa próxima do que está nas outras consolas desta geração.

Agradeçam à Nintendo por ter feito um excelente comando, e depois tenha mantido tudo o resto ao nível do que se fazia em 2002.
Ao contrário das outras, prefere vender hardware "underpowered" e ganhar dinheiro com cada consola.
 
Última edição:
Wtf are you talking about? É obvio que a Wii nunca vai ter graficos como as HD e depois? Alguem disse isso?

Os graficos deste jogo são muito inferiores aquilo que já vi a Wii fazer, são fracos para a consola e sim, parece-me que já vi melhor na PS2 com o God of War e isso não é uma coisa boa já que a Wii é capaz de mais.

Não sei porque chamaste as consolas HD a conversa porque aqui (eu pelo menos) não estava a dizer que são fracos em relação a essas! Eu gosto muito dos graficos da Wii, in fact eu não considero os graficos que a Wii faz de maus! Existem jogos é que têm graficos maus e piores do que as potencialidades da consola e que poderiam ter sido muito mais bem aproveitados, esse é o problema.

Não faz sentido comparar graficos da Wii com a 360 ou PS3 mas faz sentido comparar os graficos da Wii entre os seus jogos e potencialidade.. foi isso que fiz!

A mania que têm em dizer que a Wii é o Wiimote e nada mais já enche, para te ser sincero... se a Wii fosse só o Wiimote eu não teria comprado.
 
Back
Topo