Comfigurar rerde domestica 1000+100

darkbullet

Power Member
Boa tarde, venho solicitar ajuda para o seguinte,

Eu tenho uma rede domestica em casa constituída por 5 PC's, e um router (Asus WL-520GP V2)
mas para a minha duvida apenas preciso de mencionar os 3 que estão ligados por fio.

o que eu quero fazer é algo deste género:

eskema.jpg



a linha a azul corresponde à ligação ja existente de 100Mb, que é configurada automaticamente pelo DHCP do router.

a linha a vermelho é a que eu quero criar, uma vez que tanto o NAS como o PC1 têm uma placa de rede gigabit disponível pretendo ligar os pois directamente, a intenção é ter uma ligação mais rápida entre os dois pc's sempre que estes estejam ligados

alguém me pode ajudar a configurar as ligações?

Obrigado


EDIT: por lapso na imagem existem 2 PC2 e na realidade o PC2 inferior deveria ser PC3.
 
a única coisa que precisas de configurar é a rede gigabit, tens que definir o IP em manual no interface gigabit das duas maquinas, na mesma gama de endereços e diferente da gama atribuída pelo router, para evitar problemas..

por exemplo:

pc1 -> 192.168.0.1

pc2 - NAS -> 192.168.0.2

quando quiseres aceder do pc1 ao pc2 via gigabit é so usares este ip 192.168.0.2 e vice versa.
 
Última edição:
a única coisa que precisas de configurar é a rede gigabit, tens que definir o IP em manual no interface gigabit das duas maquinas, na mesma gama de endereços e diferente da gama atribuída pelo router, para evitar problemas..

por exemplo:

pc1 -> 192.168.0.1

pc2 - NAS -> 192.168.0.2

quando quiseres aceder do pc1 ao pc2 via gigabit é so usares este ip 192.168.0.2 e vice versa.

Obrigado, isso funcionou, e está a funcionar, mas... eu ao aceder às pastas partilhadas pelo NAS pelo IP da conexão de 1Gb so consigo fazer transferências na ordem dos 16/20Mbps :( e por FTP ainda pior... sabem me ajudar?

eu para o cabo de ligação usei o "esquema" deste tutorial para um cabo cross-over 1000BaseT

Obrigado pela ajuda
 
Boas malta,

Já tenho alguns progressos, mas fico frustrado!!! :@

Já comsegui fazer transferencias a 90Megas e agora não consigo passar dor 30/40, ja é um progresso mas mesmo assim, o problema é da porcaria do SO :|

O que fiz foi o seguinte:
- Desliguei o serviço de QOS do Windows e do Kaspersky, nas propriedades de ligação, nas ligações de 1Gbps.
- Desactivei a Jumbo Frame
- Forcei a ligação a 1000BaseT Full Duplex

Com os dois Pc's assim comsigo transferencias na ordem dos 20Megas :|, mas depois fiz mais umas alterações, Fiz uma bridge por software nas duas NIC's do meu PC, e pus como detecção automatica o IP do NAS nas duas ligações, e ja consigo transferencias na ordem dos 30/40 Megas

Se eu desactivo a ligação ao router no NAS, e desactivo o Kaspersky nos 2 PC's consigo transferencias a cima de 60Megas!!! ai a minha frustração.

O que mais me intriga é que CAso eu não faça a bridge consigo emviar para o NAS a 40Megas mas so recebo a 10Megas, isto com a ligação ao router do meu PC activa, se tiver desactivada não tenho esse problema.

A cada alteração que efectuei fiz um teste de transferencia nos dois sentidos, sempre com um fixeiro de 600Mbytes.

Se ja comsegui transferir esse mesmo fixeiro a 90Megas porque raio so consigo agora a 40? o SO e o Kaspersky sao assim tao restritivos? :|

Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado a todos
 
Viva,


Quando desligas o link do NAS e do teu PC ao router consegues boa rate?
Se sim o problema deve ser routeamento, deves ter que forçar no windows a tabela de routeamento para tudo o que for para aquele server seguir a rota especifica que pretendes.

Fica bem
 
Viva,


Quando desligas o link do NAS e do teu PC ao router consegues boa rate?
Se sim o problema deve ser routeamento, deves ter que forçar no windows a tabela de routeamento para tudo o que for para aquele server seguir a rota especifica que pretendes.

Fica bem

Boas,

Se para além disso desactivar o kasper e o QOS sim consigo boas rates.

Como faço isso?

Só pretendo a ligação para transferir ficheiros entre o meu PC e o NAS

Obrigado
 
Sim o qos mais vale estar sempre desactivado para o uso q vais dar.

Acho que o que tens q fazer é ir eliminando os problemas. Se o kaspersky tb esta a lixar-te a ligação entao troca por outro q nao lixe , desactiva o qos defintivamente de ambos os sistemas, até te restar apenas um problema.

Nao tenho a certeza se a tabela de routeamento te vai resolver isso mas tenta.
http://www.howtogeek.com/howto/windows/adding-a-tcpip-route-to-the-windows-routing-table/
 
Sim o qos mais vale estar sempre desactivado para o uso q vais dar.

Acho que o que tens q fazer é ir eliminando os problemas. Se o kaspersky tb esta a lixar-te a ligação entao troca por outro q nao lixe , desactiva o qos defintivamente de ambos os sistemas, até te restar apenas um problema.

Nao tenho a certeza se a tabela de routeamento te vai resolver isso mas tenta.
http://www.howtogeek.com/howto/windows/adding-a-tcpip-route-to-the-windows-routing-table/


Brigado pelas dicas, mas tou a precisar de mais ajuda :S

Eu já li esse texto, assim como mais uns quantos que googlei, mas continuo sem perceber mto bem o que tenho que fazer, podes me ajudar?

O Nas tem como IP 192.168.1.20 a placa de 100Mb ligada ao router, e 192.168.1.21 a ligação de 1G ligada ao meu PC.
O meu PC tem as duas placas de rede (uma ligada ao NAS e outra ao router) configuradas em bridge com o IP 192.168.1.15

visto que quero transferir ficheiros pelo IP 192.168.1.21 (ligação de 1G ao NAS) que comando devo inserir?
A mascara de rede é 255.255.255.0 e o Gateway é 192.168.1.1


Obrigado
 
Ok acho que já sei qual é o problema aqui.

O problema é estarem os dois dentro da mesma subnet. Tenta configurar a bridge para que fique numa subnet diferente da rede do router po exempl 192.168.2.0/24 .

Ex: router 192.168.1.1

o teu pc: placa de rede 1 -> 192.168.1.2(100M)
placa de rede 2 - > 192.168.2.1 (Gig)

Nas: placa de rede 1 -> 192.168.1.3 (100M)
placa de rede 2 -> 192.168.2.2 ^(Gig)


assim sempre que quiseres chegar ao Nas pelo ip 192.168.2.2 ele vai obrigatoriamente pelo caminho que conhece que é da placa gigabit. Tens que separar por subnet.

Testa isso! FOrça :)
 
Back
Topo