Amiga Commodore Amiga

toda a sério sensible soccer
escape from castle colditz - este sempre o procurei para pc e nunca encontrei
norte e sul
the manager - demorava 30 minutos a iniciar!
wings of fury
syndicate
canon fodder
desert strike

havia o pirates
meu deus, que recordaçoes, partir joysticks a jogar sensible soccer, fazer torneios com os primos todos.
havia o lost patrol tb!! muito bom
 
tenhos mais novidades, neste momento o meu modulador, tem 4 saidas, RCA - VIDEO aka Composite, S-G VIDEO, SCART e VGA de 15khz (os monitores actuais sao 31 khz dai ainda a minha demora no desenvolvimento).
 
Commodore Amiga 1200

Comprei recentemente um Commodore Amiga 1200... motherboard completamente NOVA (sim, ainda existe material novo daquele tempo, sem uso), coloquei-lhe uma aceleradora da gama mais rapida 060 PPC, uma grafica Bvision, placa de rede 10 mbits, uma Zorro, disco de 120 gb, drive disquetes, uma tower case da Elbox que pintei a preto, e esta a bombar brutalmente com o AmigaOS 3.9 ;)

Penso que sera o Amiga mais poderoso de Portugal neste momento :)

Grandes maquina eh o Amiga, jogos como o Turrican, Speedball 2, Xenon 2, Swiv, Battle Squadron, Hybrys, Project-X, e centenas de outros.... fazem-me ainda sonhar e gostar de jogar :)
 
Comprei recentemente um Commodore Amiga 1200... motherboard completamente NOVA (sim, ainda existe material novo daquele tempo, sem uso), coloquei-lhe uma aceleradora da gama mais rapida 060 PPC, uma grafica Bvision, placa de rede 10 mbits, uma Zorro, disco de 120 gb, drive disquetes, uma tower case da Elbox que pintei a preto, e esta a bombar brutalmente com o AmigaOS 3.9 ;)

Penso que sera o Amiga mais poderoso de Portugal neste momento :)

Grandes maquina eh o Amiga, jogos como o Turrican, Speedball 2, Xenon 2, Swiv, Battle Squadron, Hybrys, Project-X, e centenas de outros.... fazem-me ainda sonhar e gostar de jogar :)


lolol n digas isso, se gostas de amiga e ainda usas, vai então ao www.amiga.org.

quanto ao teu amiga 1200t, qual é o modelo da tua [FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Mediator?[/FONT]
 
precisava do modulador de tv :'(

5de41bgi3.jpg
As memórias que esta foto me traz...

Também tive um 500, mais tarde passei para 1000.

Ainda há algum tempo relembrei alguns dos jogos que joguei e abri um tópico sobre esse asunto no fórum MG-Rover. Aqui fica a citação:

Há uns dias lembrei-me de procurar um jogo que joguei quando era miúdo, no meu Commodore Amiga 500 (aliás, passou para 1000 pouco depois).

Lembrei-me disso há uns minutos e encontrei com a maior das facilidades... nem fazia a mais pequena ideia, mas é da famosa Electronic Arts. Chamava-se F/A-18 Interceptor.

Fa18-startup.png


Sendo de 1988, os gráficos não são surpreendentes... mas na altura dava um gozo...

Fa18-carrier.png



Entretanto lembrei-me de outro, de carros, que jogava em multiplayer com amigos e era mais divertido ainda. Tinha ideia da imagem de apresentação do jogo, com um carro a fazer lembrar um Alfa... afinal é mesmo um Alfa, o SZ.

Havia uma barra de danos, chegando ao fim o carro explodia... para ajudar, havia budget para gastar em motor, .... armadura, minas, misseis (dianteiros, traseiros e heat seekers)... linhas férreas a atravessar a pista, por vezes era possível seguir dois caminhos diferentes, alguns com saltos ... enfim... era um jogão. Lembrar-me do nome é que era mentira... mas... em coisa de 5 minutos descobri-o.

313917.png


SUPER CARS II
http://www.youtube.com/watch?v=iWzlO7HkF3w

http://www.lemonamiga.com/games/screenshots/full/super_cars_ii_02.png

http://www.lemonamiga.com/games/screenshots/full/super_cars_ii_04.png

http://www.lemonamiga.com/games/screenshots/full/super_cars_ii_08.png

http://www.lemonamiga.com/games/screenshots/full/super_cars_ii_14.png


Quando não ganhávamos a corrida faziam-nos uma espécie de teste de código... havia 3 respostas, uma delas era totalmente disparatada...
Olhem um exemplo:

"Give an example of when you should not overtake another vehicle?
1: On a corner or a bend.
2: When the other vehicle has rear missiles!
3: When the other car can go faster

Já consegui fazer download do Super Cars II e do Super Cars International (Este último é uma espécie de "restyle" do II).



Pelo meio, encontrei outra pérola, tive os três da série:

16427.jpg



Lotus_Esprit_Turbo_Challenge_2.gif



Por último, um jogo que sempre adorei e que jogava muuuuuuito bem... na altura:
http://www.youtube.com/watch?v=uw_dUoakQmY

Foram 2 horitas proveitosas... e com muitas boas recordações.

Também queimei muita pestana no SWOS, Hill Street Blues e The Lost Vikings, entre outros.
 
Bem que topico fabulastico!!!


Passei a minha infancia e inicios da adolescencia a jogar num Amiga. Eu tinha um A600 mas joguei regularmente num A500 num A1000 e num A2000.

Para mim tendo em conta a época para mim o Amiga foi de longe o melhor sistema de jogos de sempre!!!

Jogos que me marcaram foram mesmo muitos, tantos que ja nao me recordo de metade mas mesmo assim deixo aqui alguns titulos que me ficaram para sempre na memoria.

- North & South (a loucura com os amigos em casa)
- Serie SuperCars
- Serie Lotus Esprit Turbo Challenge
- Serie Shadow of The Beast ( dos melhores jogos de sempre!!)
- Hibrys ( de longe o melhor shoot'em up)
- Flashback
- Dungeon Master e Caos Strikes Back
- Cadaver The Last Supper
- Toki (quem e que nao gosta de um macaco que dispara bolas de fogo pela boca!!)
- Marble Madness
-Zany Gold ( a loucura nas festas la em casa)
- Persian Gulf Inferno

E vou mesmo para por aqui senao nunca mais saiu daqui.

E com muita pena que vendi o meu Amiga a mais de 10 anos e hoje em dia arrependo me mesmo muito!!!

Ficam as saudades :(
 
Chiii!! O que foram desenterrar!! Eu tive o Amiga 1200 e usava um emulador para 500 e 600...

O grande vicio com a malta amiga era o grande Sensible Soccer!!

Dps desde o Mortal Kombat, ao Street Fighter, passando pelo Turricon ou Jaguar XJ220... tinha mais de 100 jogos...

Muitas saudades tenho eu e tive pena de o ter vendido... se soubesse o que sei hoje tinha ficado com o computador... :(
 
Muitas saudades tenho eu e tive pena de o ter vendido... se soubesse o que sei hoje tinha ficado com o computador... :(

fogo acredita... e mesmo o unico computador/consola que realmente me arrependo de ter vendido... e ainda por cima vendi-o para comprar uma mega drive II.:005:

Vejam se se recordam de mais uns quantos titulos porque este topico realmente deixou me com muitas saudades que remember!! :D

Aproveito e deixo aqui mais alguns nomes que me deixaram muitas horas colado.

- Zool (considerado o "sonic" do Amiga)
- Chaos Engine
- Artic Fox
- Driller
- Wanted
- It came from the desert
- Wings of Fury
- Wings ( o da Cinemaware que sinceramente era um dos melhores jogos do Amiga)
- Pinball Fantasies e o Dreams

Vou parar por aqui... a medida que me for lembrando vou postando :001:
 
Eu vendi um 500 à 1 mês. Ainda tenho um 600 com um switch para o kickstart 1.3 e 2.04 (?).
O unico contacto que tive com amiga foi no tempo da escola à 20 ou mais anos em que um colega meu tinha um e eu cheguei ir a casa dele jogar e ver o que realmente fazia um amiga. Na altura ele tinha um 500.
Como fomos ficando na mesma turma e depois de eu ter um 386, fui a casa dele para ele me copiar MODs para diskettes de DOS para os tocar pelo PC Speaker, já ele tinha creio eu um 2000.
Passado uns anos comprei um 500 e depois um 600 só para ter um Amiga mas sempre tiveram dentro de caixotes porque não tenho uso para eles. Tenho tanto para jogar na PS2 e no PC que tanto a MegaDrive como o Amiga e o Timex ficam dentro da "gaveta". Os emuladores sempre dão para jogar "nas" antiguidades (eu sei que a maquina real é que é mas...) sem a chatisse de ter que espalhar hardware por todo o lado.
 
Bem que topico fabulastico!!!


Passei a minha infancia e inicios da adolescencia a jogar num Amiga. Eu tinha um A600 mas joguei regularmente num A500 num A1000 e num A2000.

Para mim tendo em conta a época para mim o Amiga foi de longe o melhor sistema de jogos de sempre!!!

Jogos que me marcaram foram mesmo muitos, tantos que ja nao me recordo de metade mas mesmo assim deixo aqui alguns titulos que me ficaram para sempre na memoria.

- North & South (a loucura com os amigos em casa)
- Serie SuperCars
- Serie Lotus Esprit Turbo Challenge
- Serie Shadow of The Beast ( dos melhores jogos de sempre!!)
- Hibrys ( de longe o melhor shoot'em up)
- Flashback
- Dungeon Master e Caos Strikes Back
- Cadaver The Last Supper
- Toki (quem e que nao gosta de um macaco que dispara bolas de fogo pela boca!!)
- Marble Madness
-Zany Gold ( a loucura nas festas la em casa)
- Persian Gulf Inferno

E vou mesmo para por aqui senao nunca mais saiu daqui.

E com muita pena que vendi o meu Amiga a mais de 10 anos e hoje em dia arrependo me mesmo muito!!!

Ficam as saudades :(

Xiii tenho esses jogos quase todos. O meu Amiga passado tantos anos ainda funciona na perfeição. Que nostalgia que é quando o ligo volta e meia e aparece aquela mão com uma disquete azul para colocarmos o jogo.

Shadow of the beast ainda está na minha lista de melhores jogos de sempre.
Mas havia mais que passei horas a jogar:

Fighter bomber: o primeiro jogo que vi em 3d.
Stunt Car: jogo muito dificil de carro e 3d também.
Pimball Dreams: Horas a fio passadas a jogar isso.

Esse North&South era um vicio também.

Itália 90: Parece que ainda oiço a música.
Silkworm: Grande shooter horizontal em que controlávamos um helicoptero e um jipe. Depois mais tarde saiu o Swiv que era o Silkworm 2 mas já era visto de cima.

Esse Hybris era demais também.

O Sensible Soccer: Acho que toda a gente conhece este e todos nos viciámos.

Thunder Blade: Uma grande conversão deste jogo de helicopteros das arcadas.
Golden Axe: Mais um que dispensa apresentações.
Beneath a Steel Sky: Para mim um dos melhores jogos de aventura de sempre.
Super Hang On: Creio que quem jogou nunca há-de esquecer este grande jogo de motas.
Continental Circus: Excelente jogo de F1.
Operation Thunderbolt: Excelente Shoot'em up.
Navy Seals: Plataformas e tiro juntos.
Caveman: Homem das cavernas saltitão.
Jumping Jack Son: Jogo de plataformas/puzzle. Dos melhores que já joguei.

E havia tantos outros bons jogos. Uma das melhores máquinas de sempr este Commodore.
E pensar eu que o meu pai me levou a uma loja de computadores e me madou escolher um computador. Eu escolhi o Spectrum +2. O meu pai queria que eu trouxesse o Amiga mas eu não quis porque não gostava do nome.

No dia a seguir fui trocar o Spectrum pelo Amiga e assim que me lembre foi das melhores decisões da minha vida lol.

Ahhhh e quem se lembra do Amiga falar? Pois é o Workbench tinha uma opção que dava para colocar o Amiga a falar as coisas que escreviamos, assim com um sotaque inglesado. Tinha colegas que na altura ainda mal sabiam ler e eu gozava com eles. Dizia que ia escrever "Qual o meu nome?" e ele respondia. Claro que eu só escrevia o meu nome e o computador repetia em voz ehehe.

Grandes tempos que foram, muita nostalgia. Tenho sorte de ainda ter o meu a funcionar para matar as saudades de vez em quando :)
 
Ainda tenho um Amiga 500 com 1mb e um A1200 de stock, bem como uma catrefada de acessorios e jogos, mas infelizmente nao ligo à uns tempos por falta de espaço e disponibilidade...

Sem duvida que é a máquina onde mais prazer me deu jogar em toda a minha vida!
Nas listas que aqui apontaram de jogos fiquei logo cheio de saudades imediatas de títulos como:

- os 3 Shadow of the Beast (para mim um dos maiores marcos da historia dos videojogos, da mítica Psygnosis)
- Chaos Engine (o primeiro, que jogo fabuloso, acabei-o inumeras vezes. O 2º já nao me marcou tanto...)
- Toki
- Navy Seals (este tambem tive antes para o Spectrum :P )
...

mas tambem varios outros que não referiram e merecem lugares de podium, tais como:
- os Alien Breed (top down shooters, pq o 3D AGA era uma tanga)
- Warzone
etc...

Agora o que mais me surpreendeu é haver quem ainda se lembre de títulos como Persian Gulf Inferno e It Came from the Desert, 2 jogos fabulosos (um shooter de plataformas e um de aventura) mas que poucos conheciam.

Basicamente acho que tinha tudo ou quase tudo o que havia para Amiga e sempre fui um acérrimo defensor desta máquina tendo por completo ignorado os PCs que lá iam aparecendo em casa até ser forçado a usar PC devido aos estudos e isso já na geração dos 486 dx2 66mhz
... e mesmo nessa altura fui forçado por necessidade de conhecer o DOS 6.02 e Win3.1, porque por mim o Amiga continuava a ser melhor.
Só com a geração de aceleradoras Voodoo e com as placas de som AWE32 da Creative é que o PC finalmente ultrapassou os Commodore Amiga em termos graficos e de som :P
E nem vou entrar em grandes discussões, porque nem vale a pena comparar a shell grafica Workbench com a tristeza do Win3.1... Basicamente já tinha vários anos e continuava superior a todos os níveis :D

---

Para terminar gostava apenas de rectificar algumas falsidades ditas pelo autor deste topico (que infelizmente não se poderá defender por estar banido, mas certamente alguem me contrariará no seu lugar se achar necessário):
Ao contrário do que foi dito, havia vários originais de software de Amiga à venda em Portugal sim, a Triudos tinha sempre uma boa selecção de jogos de Amiga e ainda lá tive o prazer de adquirir alguns dos tesouros que guardo mais religiosamente, entre eles os originais do Chaos Engine, Alien Breed 1 e 2, Shadow of the Beast 3 e S.W.I.V. :)
(e não, estes não vendo nem que me dêm 200€ por cada 1, o Chaos Engine então que é o meu jogo favorito de sempre nem por 1000€ vendo :p )

Alem disso, convem tambem rectificar que os jogos de Amiga que o pessoal na altura trocava "livremente" não eram comuns "backups" pq o software de Amiga sempre teve protecções de copia nos boot sectors, e requeria por isso crack ou um sistema de copia especial que não vou referir como é obvio.
Assim sendo e na medida em que o conteudo tinha de ser alterado, isso já na altura violava os direitos de autor e portanto não há argumentação possível no que toca à legalidade dessas copias: sao mesmo ilegais, sempre o foram e já o eram na altura.

Mais, por mais estranho que pareça a maioria dos direitos de autor do software de Amiga nunca foi abandonado (kickstart inclusivé) por isso não pensem que o podem agora considerar abandonware e trocar livremente. Continua a ser totalmente ilegal para a maioria dos casos, e por essa razão se usam o emulador de Amiga estão a cometer uma completa ilegalidade porque ele requer os Kickstarts e isso ainda retem todos os direitos.

Não vou abordar mais este assunto por variadas razoes incluindo as regras da Zwame, e só o fiz para alertar os mais distraídos (Mods inclusivé se for o caso) para que não estamos perante um caso de Abandonware como muitos parecem apregoar.
 
Ao contrário do que foi dito, havia vários originais de software de Amiga à venda em Portugal sim, a Triudos tinha sempre uma boa selecção de jogos de Amiga e ainda lá tive o prazer de adquirir alguns dos tesouros que guardo mais religiosamente, entre eles os originais do Chaos Engine, Alien Breed 1 e 2, Shadow of the Beast 3 e S.W.I.V. :)
(e não, estes não vendo nem que me dêm 200€ por cada 1, o Chaos Engine então que é o meu jogo favorito de sempre nem por 1000€ vendo :p )

Alem disso, convem tambem rectificar que os jogos de Amiga que o pessoal na altura trocava "livremente" não eram comuns "backups" pq o software de Amiga sempre teve protecções de copia nos boot sectors, e requeria por isso crack ou um sistema de copia especial que não vou referir como é obvio.
Assim sendo e na medida em que o conteudo tinha de ser alterado, isso já na altura violava os direitos de autor e portanto não há argumentação possível no que toca à legalidade dessas copias: sao mesmo ilegais, sempre o foram e já o eram na altura.

Mais, por mais estranho que pareça a maioria dos direitos de autor do software de Amiga nunca foi abandonado (kickstart inclusivé) por isso não pensem que o podem agora considerar abandonware e trocar livremente. Continua a ser totalmente ilegal para a maioria dos casos, e por essa razão se usam o emulador de Amiga estão a cometer uma completa ilegalidade porque ele requer os Kickstarts e isso ainda retem todos os direitos.

Não vou abordar mais este assunto por variadas razoes incluindo as regras da Zwame, e só o fiz para alertar os mais distraídos (Mods inclusivé se for o caso) para que não estamos perante um caso de Abandonware como muitos parecem apregoar.


Sim eu também comprei vários jogos na Triudus. Aliás o meu Amiga foi comprado na Triudus.
Quanto à cópia de jogos ela era feita com um programa que cabia numa disquete chamado "x-copy". Ainda cá tenho isso.

Não sei se te lembras (se fores de lisboa) que havia uma loja no Centro Comercial City no Saldanha que vendia jogos copiados de Amiga na altura por 500$00. Se nessa altura era ilegal ou não não faço ideia mas que havia lojas abertas ao público a fazer isso e inclusive a gravar à nossa frente no acto da compra isso havia.

E não querendo contradizer até porque não estou dentro do assunto mas já que falaste em cracks devo dizer que a mim esse programa que era usado para copiar jogos parecia-me muito básico. Nada mais que possibilitar a cópia de uma disquete para a outra. Mas posso estar errado.
 
E não querendo contradizer até porque não estou dentro do assunto mas já que falaste em cracks devo dizer que a mim esse programa que era usado para copiar jogos parecia-me muito básico. Nada mais que possibilitar a cópia de uma disquete para a outra. Mas posso estar errado.

Devido ao design do hardware, o Amiga conseguia copiar toda e qualquer diskette, tivesse que tipo de protecção que tivesse.
 
- os 3 Shadow of the Beast (para mim um dos maiores marcos da historia dos videojogos, da mítica Psygnosis)
- Chaos Engine (o primeiro, que jogo fabuloso, acabei-o inumeras vezes. O 2º já nao me marcou tanto...)
- Toki

Agora o que mais me surpreendeu é haver quem ainda se lembre de títulos como Persian Gulf Inferno e It Came from the Desert, 2 jogos fabulosos (um shooter de plataformas e um de aventura) mas que poucos conheciam.

nice Vassago!! :009: Estou a ver que dentro do Amiga temos gostos muito semelhantes!! Apesar de na altura ainda nao estar completamente a vontade com o ingles gostava muito do It Came From the Desert aqueles fugas do hospital eram miticas!!

Em relaçao aos originais de Amiga eu ainda cheguei a comprar uns quantos. Comecei a jogar Amiga logo mesmo quando saiu mas so comprei um para mim exactamente na altura em que as lojas ca no porto deixaram de vender jogos piratas. Claro que ainda havia muitos jogos piratas a circular no meu grupo de amigos e como tal gravei muitos jogos para mim, mas quando saia um jogo novo que realmente gostava fazia questao de comprar. Estes sao alguns titulos que na altura comprei original mas que infelizmente ja nao os tenho:

- Mortal Kombat 1 e 2
- Robocod II
- Rodland
- Chaos Engine (este era daqueles que valia a pena comprar original vinha com um booklet com a descrição das 6 personagens)
- Adams Family
- Arabian Nights
- Zool (caixa mais completa de um jogo que alguma vez comprei... vinha com 2 posters gigantes, uma folha de autocolantes, 1 manual a maneira, 1 t-shirt e como nao podia deixar de ser um chupa da chupa-chups que patrocinava o jogo)


Ja nao sei quem disse que os jogos de amiga nao tinha proteçao nem precisavam de crack, certo e que estao enganados.

Ja na altura 90% dos jogos vinham crackados e as proprias lojas ja os vendiam assim. Quem nao se recorda da Fairlight - When dreams come true... muitos jogos joguei eu crackados por estes senhores.

Na altura sabia mesmo bem jogar os jogos a um preço mesmo reduzido mas agr olhando para tras e bem visivel que foi um dos grandes factores que ajudou ao declinio do amiga juntamente um algumas mas decisoes pela parte da Commodore.

Uma coisa e certa, para mim a "era" Amiga foi sem duvida a golden age dos jogos.
 
Na altura sabia mesmo bem jogar os jogos a um preço mesmo reduzido mas agr olhando para tras e bem visivel que foi um dos grandes factores que ajudou ao declinio do amiga juntamente um algumas mas decisoes pela parte da Commodore.

Lá vem a mais velha historieta do mundo informatico... a pirataria acaba com tudo... só nao conseguiu acabar ainda com o IBM PC compativel, centro da pirataria mundial, o que já tarda para acabar com os problemas de vez da arquitectura.

Sim más decisões da Commodore é que mataram o Amiga.
Hardware vendia-se, software idem. Quando acabou o hardware, acabou tudo porque perdeu o balanço.
 
epah calma la!! so estava a dar a minha opiniao...

O que eu digo nao se escreve em em pedra e depois distribuis a humanidade como modelo de vida...

Se leres o meu post só disse que foi um dos pontos nunca disse que foi o definitivo. E já agora desculpa se ficaste ofendido nao era essa a intençao.

Tenho que concordar contigo...a Commodore tentou implementar bastante hardware novo nos ultimos anos do amiga como o amiga CD entre outros que nunca tiveram aceitaçao no mercado.

Se bem me recordo de ter lido em algum lado que o Amiga desde inicio que teve uma viagem muito atribulada ate chegar as lojas de todo o mundo.


Mas sinceramente isso pouco importa neste momento e o que quero recordar desta grandiosa maquina sao mesmo os belos momentos que passei com ela.

Sem duvida uma grande Amiga ;):001:
 
Back
Topo