Amiga Commodore Amiga

Devido ao design do hardware, o Amiga conseguia copiar toda e qualquer diskette, tivesse que tipo de protecção que tivesse.

Isso não é bem assim.
Copiavas as diskettes que te passavam porque já eram versões crackadas, podes reconhecer isso pelos intros que corriam quando arrancavas a diskette do jogo mesmo antes do jogo entrar.
Se tentasses copiar directamente de originais havia um grande numero deles que nao davam, como os da Team17, Psygnosis, Bitmap Brothers, varios da Microprose, etc.

Quanto à cópia de jogos ela era feita com um programa que cabia numa disquete chamado "x-copy". Ainda cá tenho isso.
Tambem o usava bastante porque era o melhor programa de copia de diskettes, especialmente para quem tinha 2 ou mais drives como é o meu caso.
Mas esse programa não conseguia passar várias das protecções que falo no quote de cima.
Havia sim uma forma de copiar diskettes com as protecções mais fortes, mas envolvia um acessorio (hardware). Não vou entrar em detalhes como é obvio, mas se conhecias a Softclub (a tal loginha do CC City) eles vendiam isso.

Se compraste jogos na Softclub tens de rever os intros com mais atenção (em especial os nicks dos couriers ;) )

Quanto à morte dos Amigas deveu-se como já aqui foi dito a vários erros da Commodore.
Enquanto nos PC a tecnologia se massificava baixando os preços, a Commodore fez finca pé numa política tipo Apple, mas ao contrário da Apple lixou-se e é bem feito.
 
Isso não é bem assim.
Copiavas as diskettes que te passavam porque já eram versões crackadas, podes reconhecer isso pelos intros que corriam quando arrancavas a diskette do jogo mesmo antes do jogo entrar.
Se tentasses copiar directamente de originais havia um grande numero deles que nao davam, como os da Team17, Psygnosis, Bitmap Brothers, varios da Microprose, etc.

Nunca "usei" Amiga, apenas me copiaram diskettes de jogos de PC que tinham proteções.
Mas dava para copiar alguns jogos de Amiga com protecções (não todos).


Quanto à morte dos Amigas deveu-se como já aqui foi dito a vários erros da Commodore.
Enquanto nos PC a tecnologia se massificava baixando os preços, a Commodore fez finca pé numa política tipo Apple, mas ao contrário da Apple lixou-se e é bem feito.

Não sei se foi bem uma politica tipo Apple. O hardware prometia (e dava) muito, o problema mesmo foi as diversas areas de negocio da Commodore (Amiga, PC e outras tantas). O Amiga mais parecia uma brincadeira de uns quantos com uma tecnologia que nunca se adaptaria ao IBM PC e depois havia o rushing para mandar um modelo para o mercado que acabava por enfraquecer o producto final por este se apresentar incompleto.
A Apple não fugiu do seu mercado (hardware e software especificos) apenas se estava a auto-sufocar com os milhentos modelos semelhantes (de umas varias dezenas de modelos passou a pouco mais de uma mão cheia) que encareciam o producto final e dificultavam a escolha do melhor modelo.
 
Para mim o jogo de futebol mais realista era o jogo do Manchester United! :D:D

tanto que eu joguei aquele jogo!!!

e ao The New Zeland Story!!!


Bons Tempos xD
 
Para mim o jogo de futebol mais realista era o jogo do Manchester United! :D:D

Epá... que nostálgia... :005:

Era só correr em frente, rematar... e era golo certo!!! Epá, quantas tardes passei eu a jogar isso em multiplayer, ficava sempre algo como 15-14 ou pior...

Lindo!!!!!!!

Realmente foi uma grande máquina :) Num caso destes (jogo Manchester United), claramente por nostálgia. Mas em muitos outros, o sistema mais à frente para a época!

Hell!!!!!!!! Ainda hoje é um grande sistema :)
 
Tenho uma memória vaga do Amiga 500. Só jogava na casa de um primo mais velho, que acabou por vendê-lo. Um jogo, no entanto, destacou-se no meio de todos os outros, e esse era o Shadow Of The Beast II.

Esta sequência ainda hoje me dá arrepios na espinha.

http://www.youtube.com/watch?v=PGf5xpaRIx8

Grande jogo. Ainda hoje está no meu top ten de melhores jogos de sempre.

Ainda ontem liguei o meu amiga 500 e estive a joga-lo eheh.

E ja agora, epa não vendam os vossos amiga, é um classico e vao ficar cada vez mais raros.
 
Grande jogo. Ainda hoje está no meu top ten de melhores jogos de sempre.

Ainda ontem liguei o meu amiga 500 e estive a joga-lo eheh.

E ja agora, epa não vendam os vossos amiga, é um classico e vao ficar cada vez mais raros.



Sim ja sao raros e ainda vao ficar mais especialmente a serie 1000 e tal , mesmo o 500 apenas vi um no ebay e a 150 euros mas so o teclado :joker:
Mas para que ter algo que nao davamos valor entendes?
Mais vale vender a alguem que lhe de o real valor mesmo sabendo que daqui a 5 ou 10 anos pode valer o dobro ..
Se nao sou colecionador , sou jogador , nao preciso de ter tudo ..
Apenas mantenho um sistema que curti o Amstrad esse sim ainda mais raro e unico :001:
 
Realmente a saga Shadow of the Beast e um dos melhores jogos de sempre do Amiga!!

Mas sem bem me lembro achei o 2 o pior de todos.

O primeiro quando saiu foi completamento revolucionario em termos de graficos ja para nao falar na fantastica banda sonora que tinha. O unico problema e que era extremamente dificil!! Check it out: http://www.youtube.com/watch?v=qipWqOwkceg

O terceiro gostei muito porque o jogo nao era tao linear (podiamos escolher em qual das missoes começar) mas o que me cativou mesmo foi os puzzles que cada nivel tinha.

Alguem se lembra do mitico puzzle dos peixes e aquarios?? BRUTAL!!

Outro jogo que me veio agora a cabeça e que era muito divertido para jogar a 2 era o Kickstar II (porra ainda tenho o raio da musica na cabeça!!) http://www.youtube.com/watch?v=AP4yJDGHZBc

Esta e a versao para C64 mas ja da para terem uma ideia. A do amiga como e obvio tinha graficos e musica 10 vezes melhor.


O que eu me arrependo de ter vendido o meu velhinho A600, o primeiro Amiga a vir com Hard Drive, era uma maquina! :joker: heheheeh
 
Última edição:
Eu tinha apenas um Amstrad CPC464 (que ainda guardo...). Desejava mto ter um PC pq a maioria das pessoas começava a ter um, mas o meu pai decidiu dar-me um AMIGA 500... WOW ainda recordo de desembrulhar aquilo e montar tudo. Logo, logo juntei-me a um clube de video que alugava os jogos, e é desses tempos que ainda guardo memórias de clássicos como:

IK+, North & South, Sensible Soccer, SUPER CARS, Cannon Fodder, Kick Off, Blues Brothers, WWF, SimCity, Toki, Soccer Kid, Kings Quest, Valhalla, Wings of Fury, Syndicate, Alien Breed, Shadow of the Beast, TURRICAN (!!!), Flashback, Dune, Super Skidmarks, Body Blows, Cabal...

epá são tantos... a sério... horas e horas de descoberta. Podia estar aqui um dia a enumerar os jogos todos que me 'comeram' grande parte da adolescência...
 
Foi a melhor máquina de jogos de sempre! (ok, a seguir ao ZX Spectrum... :D)

Beasts, Kick Off 2, Agony, Unreal, Speedball 2...

Fonix, isso é que eram bons tempos e bons jogos. Hoje em dia é quase tudo "encher choriços"...
 
no amiga eu joguei 2 dos jogos que mais me marcaram de todos os tempos, sao eles o YO-JOE de plataformas e o BRUTAL SPORTS!

o yo joe era um jogo mto fixe e so a musica do jogo dava-me arrepios, nada a ver com medo, arrepios de ser tao fixe e ter ficado gravada neste cerebro ate ele deixar de funcionar!

o brutal sports era mesmo BRUTAL, jogava-se futebol americano mas sem regras , dava-se porrada, calcavamos os gajos já no chao pa aleija-los ainda mais etc! mto fixe e nunca mais vi um jogo que fosse do mesmo estilo nem na altura nem nunca até agora!

PS: e jogar com comando da mega drive é que era mesmo demais, confirme quem tambem o fez!
quem quisr saber quais jogos eram vejam os videos:
http://www.youtube.com/watch?v=UxNHaxVxqko&feature=related -BRUTAL SPORTS
http://www.youtube.com/watch?v=oegC3fn4cnQ -YO-JOE <-----ouçam a musica por favor
 
Última edição:
o brutal sports era mesmo BRUTAL, jogava-se futebol americano mas sem regras , dava-se porrada, calcavamos os gajos já no chao pa aleija-los ainda mais etc! mto fixe e nunca mais vi um jogo que fosse do mesmo estilo nem na altura nem nunca até agora!

Não percebo como ainda não criaram um bom jogo dentro do mesmo estilo depois desse. Simplesmente fantástico. Infelizmente o que se quer hoje em dia é gráficos e jogabilidade realista... isso é que é hardcore... :(
 
Não percebo como ainda não criaram um bom jogo dentro do mesmo estilo depois desse. Simplesmente fantástico. Infelizmente o que se quer hoje em dia é gráficos e jogabilidade realista... isso é que é hardcore... :(


Futebol americano supostamente tem de ser Hardcore e nao de barbies aos saltinhos :rolleyes:
Hoje em dia fazer um jogo desses seria totalmente difcil senao impossivel pois ter graficos realistas mais a jogabilidade iria originar bugs sem fim como se ve na maioria dos jogos de desporto de hoje em dia e nao so nesses
 
Futebol americano supostamente tem de ser Hardcore e nao de barbies aos saltinhos :rolleyes:
Hoje em dia fazer um jogo desses seria totalmente difcil senao impossivel pois ter graficos realistas mais a jogabilidade iria originar bugs sem fim como se ve na maioria dos jogos de desporto de hoje em dia e nao so nesses
Bem, que visão limitada. Isso que dizes não faz sentido nenhum, mas ok...

Vamos partir do princípio que de facto era impossível criar algo do género com gráficos "realistas" (deduzo que queiras dizer "actuais", dado que claramente este jogo nunca teria um estilo realista)... opta-se por outro género. O que não faltam são possibilidades artísticas... haja talento ;)

Por outro lado... claro que seria possível. Aliás, há umas tentativas... o problema é mesmo a parte de investimento. Isto é claramento um projecto de estúdios "secundários".
 
Boas pessoal... , sem duvida o Commodore Amiga continua a ser uma grande clássico !

Tenho por acaso 2 Amiga 600 , cerca de 1000 e tal jogos era mesmo loucura...

Mas estou um pouco desanimado , ambos estão com problemas a nível de som , não sei se conhecem alguém que faza restauro destes clássicos ou se haverá resolução...na verdade o poder do amiga para além dos gráficos era o fantástico som que tinha !
 
no amiga eu joguei 2 dos jogos que mais me marcaram de todos os tempos, sao eles o YO-JOE de plataformas e o BRUTAL SPORTS!

o yo joe era um jogo mto fixe e so a musica do jogo dava-me arrepios, nada a ver com medo, arrepios de ser tao fixe e ter ficado gravada neste cerebro ate ele deixar de funcionar!

o brutal sports era mesmo BRUTAL, jogava-se futebol americano mas sem regras , dava-se porrada, calcavamos os gajos já no chao pa aleija-los ainda mais etc! mto fixe e nunca mais vi um jogo que fosse do mesmo estilo nem na altura nem nunca até agora!

PS: e jogar com comando da mega drive é que era mesmo demais, confirme quem tambem o fez!
quem quisr saber quais jogos eram vejam os videos:
http://www.youtube.com/watch?v=UxNHaxVxqko&feature=related -BRUTAL SPORTS
http://www.youtube.com/watch?v=oegC3fn4cnQ -YO-JOE <-----ouçam a musica por favor
Ui Brutal Sports, o clássico Sensible Soccer ou mesmo o CM eram motivos (mais do que justificados) para baldar às aulas e estar em casa com os amigos a perder manhas ou tardes.

E é verdade, ainda joguei muito com o comando da Mega Drive (acho que era o botão B que funcionava)

Tive pena de ter sido "estroina" e ter estragado a drive do meu Amiga 500 com o upgrade de 1mb
 
Back
Topo