Como a Nintendo salvou o Mundo dos videojogos

Em relação ao 3d não há que ter duvidas de nada, quando os factos são bem concretos.

O Mário 64, para a N64 foi o 1º jogo a que se pode chamar o verdadeiro 3d. Pela 1º vez tivemos mundos totalmente em 3d para explorar. Câmaras 3d, modelos 3d, e mundos 3d, verdadeiramente bonitos.

Por isso o Mário 64 foi a REVOLUÇÃO que foi.

Se fossemos a falar dos jogos com aspiração a 3d, então teriamos de recuar muito no tempo.

Jogos como Virtual Racing, para a Mega Drive já faziam história:

virtuaracingmd2%5B1%5D.jpg



Na verdade a maioria dos jogos que existem desde o tempo da mega drive teem modelos em 3d. Senão pareceriam folhas de papel.
 
O Virtua Racing foi primeiro lançado para as arcades em 1992, com o hardware Model 1. Devido às dificuldades em converter aquilo para o formato doméstico, ele só foi lançado na Mega Drive em 1994 e trazia o chip SVP o que lhe aumentou, e muito, o preço. Acho que em Portugal custava 20 contos :wow: o que fará dele o jogo mais caro à venda no nosso país, acima dos 18 contos de alguns jogos de SNES, 32X e N64.

O Starfox/Starwing saiu no início de 1993 e se não me engano, é considerado o primeiro jogo para consolas com um ambiente totalmente 3D e a utilizar polígonos - apesar de os cenários serem em 2D.
 
Na minha opinião o Virtual Racing já é o que chamo "totalmente 3d".

É preciso decidirem-se... Ou se considera 3D por ter mundos com liberdade de movimentação nos 3 eixos, ou por ter objectos poligonais. Porque existe ai muito jogo sem qualquer poligono que ter liberdade nos 3 eixos, assim como existem jogos com uma contagem de poligonos elevada que tem macanica 2D (tipo alguns jogos de plataformas).
 
3D verdadeiro para mim é o 3D gráfico, simplesmente porque o movimento em 3 eixos sempre foi possivel, mas tinha de ter uma camara meio torta (isometrica, tipo sonic 3D ou como se chamava) que só dava bem para certos tipos de jogos, ou seja era longe de ser um 3D de jeito.
não tem de ser um mundo 3D totalmente exploravel. O virtua Racing e o starfox são o suficiente 3D para mim para ser 3D verdadeiro
 
3D verdadeiro para mim é o 3D gráfico, simplesmente porque o movimento em 3 eixos sempre foi possivel, mas tinha de ter uma camara meio torta (isometrica, tipo sonic 3D ou como se chamava) que só dava bem para certos tipos de jogos, ou seja era longe de ser um 3D de jeito.
não tem de ser um mundo 3D totalmente exploravel. O virtua Racing e o starfox são o suficiente 3D para mim para ser 3D verdadeiro

É essa a minha definição de 3D.
E penso que tambem seja a da maioria das pessoas.

Cumprimentos
 
Back
Topo