Como abordar um futuro cliente para futuro website?

Aphex

Power Member
Boas pessoal,

Antes de mais não sei se já existe algum tópico com este tema. Estou a começar no freelancing. E apesar de poder parecer uma pergunta básica à partida acho que tem muito que se lhe diga a abordagem a um possível cliente com quem queiramos fazer negócio.

Queria perguntar aqui aos freelancers do fórum como fazem a vossa abordagem, e se por exemplo por e-mail (que às vezes é a unica forma de contactar um possível cliente) se é uma boa política e se vocês utilizam-na, enfim gostava de saber os vossos métodos.

Obrigado pelas respostas COM SENTIDO desde já.
 
Boas pessoal,

Antes de mais não sei se já existe algum tópico com este tema. Estou a começar no freelancing. E apesar de poder parecer uma pergunta básica à partida acho que tem muito que se lhe diga a abordagem a um possível cliente com quem queiramos fazer negócio.

Queria perguntar aqui aos freelancers do fórum como fazem a vossa abordagem, e se por exemplo por e-mail (que às vezes é a unica forma de contactar um possível cliente) se é uma boa política e se vocês utilizam-na, enfim gostava de saber os vossos métodos.

Obrigado pelas respostas COM SENTIDO desde já.

Ora boas,

No meu tempo de Freelancer eu contactava muitas das vezes os clientes por e-mail, nunca me deu problemas, mas como é óbvio o cliente pode fazer questões que apenas pessoalmente ou a uma conversa telefónica se pode explicar. Já tive clientes que se recusavam a falar por e-mail, até me chegaram a pedir para enviar comprovativos por correio.

Não acho uma má politica porque existem pessoas (como eu) que andam com o e-mail sempre ligado esteja onde estiver o que facilita a resposta de qualquer duvida do cliente entre outra situações, mas no fim cabe ao cliente designar o meio de contacto.

Se reparares que o cliente coloca o contacto telefónico no e-mail é uma forma de entender que o cliente gosta de ser contacto pelo mesmo.

Abraço.
 
Boas pessoal,
(...) Estou a começar no freelancing. (...)

welcome to a world of pain.

relativamente à abordagem: já tens um vasto portfólio? se não pensa enquanto um possível cliente: como é que vais vender um conceito/produto/fazer negócio sem mostrares a tua experiência? como é que vais vender o teu trabalho? a abordagem tendo como uma base sólida de trabalhos, boa reputação e bons contactos, acaba por ser mais fácil; procura sempre um contacto mais humano (telefonema, agenda reuniões para mostrares possíveis propostas) pois resulta mais do que um email impessoal.

btw: porquê freelancer?
 
Boas Praetor, obrigado pela resposta.

De facto não tenho um vasto portfólio consegui receber algumas respostas por e-mail embora nada de positivo, provavelmente por essa mesma razao.
Entretanto fiz uns conhecimentos e juntei-me a antigos colegas que estavam na mesma situação, estamos a iniciar uma empresa e tenho a sorte deles terem conhecimentos e já termos empresas interessadas em colaborar connosco daí eu ter já feito um tópico novo relativo a orçamentos para termos uma ideia do mercado.

Já agora se quiseres responder agradeço também. http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=756919

Abraço
 
Back
Topo