1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como abrir um .exe dentro de form (VB6)

Discussão em 'Programação' iniciada por NetGear, 20 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 10161)

1. NetGear

NetGear Power Member

Boas a todos.

A dúvida é a seguinte. Eu tenho um .exe já criado (só tenho mesmo o .exe, não disponho do código fonte, pois foi a única coisa que consegui recuperar) e queria chama-lo dentro de um novo programa.
    Não, não é isso que estão a pensar, quero o programa (.exe) a abrir embutido no novo form, não chama-lo a abrir independentemente.
    Dá para fazer isso?

Espero que me tenha feito entender.
    Desde já, muito obrigado.

Saudações

2. Learner

Learner I fold therefore I AM

Também tenho a mesma dúvida. No meu caso, no VB Express 2008.
    Era como ter uma picture box e chamar para lá o exe. Não sei se isso é possível.

3. NetGear

NetGear Power Member

Sim, era isso. Já pesquisei na Internet e não achei nada. Talvez não dê.

4. Learner

Achei um fórum (procurando com o título do tópico), mas era com o DELPHI. E também não o conseguiram ajudar.
    Dizem que na programação quase todo é possível. ;)

5. NetGear

NetGear Power Member

Achei um que penso que tinha o que se queria (era um exemplo de programa). Pelo nome devia ser a abrir a calculadora num form. O senhor disponibilizou o download do exemplo de programa, mas o link de download do. zip já não existe. Também foi em 2005...

6. Learner

Ninguém sabe como fazer isto? Ou não é mesmo possível?

7. Learner

Parece que ninguém sabe. Ou então não é mesmo possível.

8. Por acaso tenho a mesma dúvida... =(

BTw, 1º Post =D

9. joao.miguel

joao.miguel Power Member

Dêem uma vista de olhos nisto:

[DllImport("user32.dll", EntryPoint="SetParent", SetLastError=true, CharSet=CharSet.Auto)]
    private static extern int SetParentExternal(IntPtr hWndChild, IntPtr hWndNewParent);

Só precisam de ter o handle do processo que querem capturar, e da janela (normamelmente um user control) onde querem meter o processo.

Se tiverem dúvidas digam qq coisa.

10. Mach4_PT

Mach4_PT Power Member

Isto funcionou comigo(precisei deste código ainda abocado):

Quote do site: http://www.vbforums.com/archive/index.php/t-348138.html

11. Learner

Enganei-me :o, é o VB 2005 Express Edition! Experimentei e dá erro em:
    ShellExecute Me.hWnd, "open", "c:\My folder\Test.doc", vbNullString, "C:\", ByVal 1&

Vou instalar o VB6. Tenho de ver se descubro como é no 2005.

12. NetGear

NetGear Power Member

Experimentei o código. Não abre no mesmo form. Não era isto que queria. Era abrir dentro do form, embutido. Mas obrigado na mesma.

13. Learner

Penso que não há maneira de fazer isso.

14. mOrSa

mOrSa Power Member

Basicamente o que vocês querem é emular o ambiente gráfico do "DOS" dentro do form... se é que se pode chamar ambiente gráfico. Ora, isso não tem grande sentido, sequer. Querer usar o ambiente mais rudimentar, embora extremamente funcional, do DOS dentro de um form é um quanto ao tanto disparatado, senão reparem: se é pra usar o "DOS" (ter aquele aspecto) basta simplesmente executar o ficheiro, certo? Para quê complicar o simples?
    Todavia, desconheço qualquer analogia com os sistemas *NIX cujo código (normalmente C) corre num background (+/- invisivel) com um skin para o ambiente gráfico. Se é isto que pretendem fazer acho que não vão ter muito sucesso. Daquilo que estudei o Windows não foi desenhado para isso. De qualquer forma vale sempre a pena tentar.

Já agora, o "exe" não pode ser reconstruído do zero usando a arquitectura .NET?

1abraço!

15. balute

balute Power Member

O melhor que podem fazer é:
    - executar o programa normalmente
    - colocar a janela desse programa dentro de um control que funcionará como parent, usando a API "SetParent" referida pelo joao.miguel
    - usar o handle da janela desse programa para enviar acções conforme necessário (por exemplo, mover a janela) através de APIs

O resultado é este (neste caso, pus o Firefox dentro de um painel):

Como é óbvio, os controls, as variáveis, as funções, etc, internos desse programa não são reconhecidos pelo pelo novo programa.

Última edição: 23 de Fevereiro de 2008
  16. Learner

Era isto que eu queria. Sei que não dá para por os dois programas a comunicar, mas assim, ficava tudo numa janela mais à mão.

Obrigado.

17. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

testei abrir o MScalc no meu programa e consegui comunicar com o calc em todos os aspectos, porquê não vai dar com o firefox alias em que aspectos nao vou conseguir comunicar ?

Cumps. Rui

18. The_True_Eue

The_True_Eue Power Member

Já foi referido antes mas, de qualquer forma... Se o programa que queres correr lá dentro é .NET provavelmente consegues obter o código fonte com esta ferramenta. Se for esse o caso até podes fazer tudo numa só aplicação. Se não for esse o caso... Talvez a alternativa sugerida com SetParent funcione. Em VB .NET deves usar PInvoke, através do atributo DllImport, tal como o joao.miguel sugeriu. Ele usou foi C#.
    Em VB .NET ficaria algo parecido com:
    Código:
    <DllImport("user32.dll", EntryPoint="SetParent", SetLastError=true, CharSet=CharSet.Auto)> _
    Private Shared Sub SetParentExternal(hWndChild As IntPtr, hWndNewParent As IntPtr) As Integer
    Não sei como fica o extern em VB, mas o importante aqui é o atributo DllImport.

19. balute

balute Power Member

O que queres dizer com "comunicar", nesse contexto?
    É claro que podes trabalhar com a calc tal como se ela estivesse fora do form, pois a única anormalidade é precisamente essa: estar dentro de um form. De resto, podes mexer na calc normalmente.

O que é impossível é comunicar com os elementos internos da calc (botões, etc.) através de código. Por exemplo, não consegues alterar o conteúdo da caixa de texto onde aparece o resultado dos cálculos, porque ela nem sequer é reconhecida pelo programa que criaste. Também não podes adicionar mais botões e funcionalidades à calc, porque isso implicaria interagir com o código-fonte da calc.

Partilhar esta Página