Como adicionar um 2º disco ao Ubuntu

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Instalei o 7.10 e tinha dois discos no sistema. Fiquei confiante que não tivesse problemas. Erro meu. O 2º disco apenas abria se colocasse password do user.
Decidi formatar o disco em ext3 mas continuou na mesma. Ainda andei a mexer no fstab mas nada.

A minha questão é como é que se adiciona um 2º disco. Formatado previamente, não formatado?
Andei a pesquisar no google e aqui e não encontro uma resposta simples.
Preferia ter mais um disco no PC do que ter um disco externo sempre ligado ao PC.


 
liga o disco ao pc e arranca o sistema, depois de entrares na sessão abre uma consola e escreve
Código:
 sudo /sbin/fdisk-l
ou somente sudo
Código:
 fdisk -l
a ver se ele aparece e posta aqui ok?
 
Metes o disco como for: formatado ou não.
Podes depois arranjar a coisa com o Gpart ou com o fdisk (por exemplo).
Adicionas o disco no fstab.
Reboot e já deve dar.
 
Vamos lá ver então se me conseguem ajudar :)

Coloquei novamente o disco que tinha formatado com o Gparted em ext3.
O problema é que o disco aparece no My Computer mas apenas posso ler.
Não me deixa alterar para poder ler e escrever.

Ontem mexi no fstab mas penso que apaguei o que escrevi depois de não funcionar. Penso já não tenho a certeza.

Fazendo no terminal:

sudo gedit /etc/fstab

Aparece-me isto:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc /proc proc defaults 0 0
# /dev/sda1
UUID=4e15199e-421e-42ff-bda9-660a73315625 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
# /dev/sda5
UUID=21d14b8a-1ed1-4ba8-b1dc-87cfad3de3d1 none swap sw 0 0
/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec 0 0

Fazendo o que o paxa disse com uma ligeira variação :)

sudo fdisk -l

Aparece isto:

Disk /dev/sda: 74.3 GB, 74355769344 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9039 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x335b335a

Device Boot Start End Blocks Id System
/dev/sda1 * 1 8666 69609613+ 83 Linux
/dev/sda2 8667 9039 2996122+ 5 Extended
/dev/sda5 8667 9039 2996091 82 Linux swap / Solaris

Disk /dev/sdb: 164.6 GB, 164696555520 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 20023 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x19931993

Device Boot Start End Blocks Id System
/dev/sdb1 1 20023 160834716 83 Linux

O disco de 74GB é o Raptor onde tenho instalado o Ubuntu.
O de 160GB é o disco que adicionei.

Como já perceberam não sei mudar o fstab para colocar isto direito.
 
Para ficar logo tudo 5* como vem no Ubuntu deves saber como ver o UUID desse disco.
Código:
dumpe2fs /dev/sdb1 |grep UUID
.
Depois é fácil
Código:
# /dev/sdb1
UUID=o teu UUID /media/sdb1     ext3    defaults,utf8,umask=007,gid=[B]46[/B] 0       1
Tenho dúvidas no gid porque eu tenho assim mas tu podes ter um gid diferente. Substitui se necessário.
 
Fiz isso e a seguir reiniciei e o disco não apareceu.

Meti o UUID direitinho o gid não sei o que é meti 46.

Se o Linux quer ser mainstream não pode ser assim a adição de discos. Editar o fstab à mão é realmente do século passado :(
 
GID= 46 é do grupo plugdev. Vi isso agora.

Mas é estranho isso acontecer-te.
Consegues montar isso à la mano com o belo do mount??


Não sejas bota de elástico:lol: . Sabes que de vez em quando temos de nos "sujar" na consola ou a editar ficheiros.
 
Não consigo montar manualmente o disco.
Ele assim apenas me aparece no Gparted.

Não queria formatar isto novamente e quando fosse das partições fazê-las manualmente.
 
Não me lembro de mais nada.
Isso é muito estranho.
Qual a mensagem que dá no mount?

Mas.......faz o seguinte : com o fdisk eliminas a partição.
Reinicias e fazes tudo de novo.
 
Instalei o 7.10 e tinha dois discos no sistema. Fiquei confiante que não tivesse problemas. Erro meu. O 2º disco apenas abria se colocasse password do user.
Decidi formatar o disco em ext3 mas continuou na mesma. Ainda andei a mexer no fstab mas nada.

A minha questão é como é que se adiciona um 2º disco. Formatado previamente, não formatado?
Andei a pesquisar no google e aqui e não encontro uma resposta simples.
Preferia ter mais um disco no PC do que ter um disco externo sempre ligado ao PC.​

básicamente é seguires isto....

http://www.psychocats.net/ubuntu/mountlinux

provavelmente so te falta isto para não te pedir password

sudo chown -R user:user /storage - em que user és tu
sudo chmod -R 755 /storage

cumps,
 
básicamente é seguires isto....

http://www.psychocats.net/ubuntu/mountlinux

provavelmente so te falta isto para não te pedir password

sudo chown -R user:user /storage - em que user és tu
sudo chmod -R 755 /storage

cumps,

Como isto teria sido útil à umas horas atrás...

Consegui colocar o Ubuntu a dar "File system check failed. Tive que formatar tudo:(

Nunca tinha feito partição manualmente. Sempre usei o disco todo e nunca tive mais do que um disco no sistema em Linux.
Decidi meter o Home no 2º disco. Imagino que tenha o disco principal de 74GB apenas preenchido com o SO e programas e o outro para o home o que é um desperdício.
Agora aparece-me apenas como um disco. O de 74GB + 160GB. Mas é melhor que nada.

Falta-me a coragem de meter um terceiro disco no sistema pq já tenho isto quase tudo a funcionar como tinha.

Obrigado na mesma.
 
Porque não fazes para testar isso mesmo??
Desculpa lá mas escapou-me essa parte.
É que ainda nunca se me tinha deparado esse problema.
 
Sabes, é dificil montar discos quando nem partições tens. Não admira nada que não tenhas conseguido. Afinal nem te passou pela cabeça que para montares alguma coisa em qualquer sistema operativo tu tens de ter um sistema de ficheiros já definido.

O que acho piada é que correste muito depressa para maltratar o ubuntu e linux mas pelos vistos nunca te passou pela cabeça ler um dos milhões de artigos na net sobre montar discos em linux.
 
Sabes, é dificil montar discos quando nem partições tens. Não admira nada que não tenhas conseguido. Afinal nem te passou pela cabeça que para montares alguma coisa em qualquer sistema operativo tu tens de ter um sistema de ficheiros já definido.

O que acho piada é que correste muito depressa para maltratar o ubuntu e linux mas pelos vistos nunca te passou pela cabeça ler um dos milhões de artigos na net sobre montar discos em linux.

Eu é que maltrato o Linux ou o Ubuntu? Livra.
Fui eu que abri a primeira thread sobre o Ubuntu neste forum ... :)

O= que quis dizer é que é dificil para quem o vai fazer pela primera vez. E sim antes andei a pesquisar no google mas perceber aquela linguagem da consola não é facil.

Não leste bem o que escrevi pq eu tive o disco formatado e não formatado. Não desisti à primeira.
Tenho é receio de andar a mexer e dar cabo da instalação pq ainda dá trabalho.

De qq forma a informação aqui disponibilizada já ajuda muito.
Obrigado a todos.
 
Sabes, é dificil montar discos quando nem partições tens. Não admira nada que não tenhas conseguido. Afinal nem te passou pela cabeça que para montares alguma coisa em qualquer sistema operativo tu tens de ter um sistema de ficheiros já definido.

O que acho piada é que correste muito depressa para maltratar o ubuntu e linux mas pelos vistos nunca te passou pela cabeça ler um dos milhões de artigos na net sobre montar discos em linux.

Vou só aproveitar para te dizer uma coisa, que já reparei do outro tópico sobre as linguagens de programação.

Aproveitas qualquer coisa para vires com alta atitude (um pouco arrogante, se queres que te diga) descascar no resto das pessoas que estão a participar nos tópicos onde escreves. Ou porque não percebem nada de programação, ou porque andam a "maltratar o ubuntu", etc.

Deixa de mostrar essa posição superior e limita-te a comentar os posts e ajudar o pessoal que precisa (já que tens tantos conhecimentos assim), para tratares e seres tratado com respeito, até porque já vi posts teus bastante interessantes nas discussões em que estavam inseridos e onde podias perfeitamente ter evitado alguns comentários que fizeste.

E peço desculpa pelo off-topic, mas acho que a achega era importante, pelo menos para te alertar sobre o teu tipo de intervenções no fórum (que já vi algumas vezes).
 
Última edição:
Back
Topo