como agregar várias ligações Internet no mesmo computador?

tota

Membro
Já muita gente deve ter tentado ligar o Windows XP (e outros sistemas) a 2 provedores diferentes, por 2 linhas simultâneamente. A ideia é conseguir redundância e somar as larguras de banda. Se uma ligação cai ou está meia encravada, a outra continua a bombar. Para quem ainda está intrigado com a ideia, um exemplo em concreto ajuda: Imaginem que como eu têm 2 ligações, uma por cabo telefónico (ONINET ADSL 2Mbps) e outra sem fios HCSD (Kanguru 384Kbps) no computador. Agora tentem ligar as duas uma a seguir à outra. O que acontece é que a ligação física se mantém nas duas, mas o tráfego só passa na última ligada. O Windows é incapaz de enviar parte dos pacotes por um lado e outra pelos outros, e fica só com uma "Default gateway".

É possível ter duas ligações dial-up isdn ou v90 agregadas e aí há reunião dos recursos, sendo que duas ligações de 64kbit/s se comportam como uma de 128kbit/S. No entanto, ter duas ligações diferentes à Internet por 2 interfaces não funciona, pelo menos sem que se faça mais alguma coisa. Alguém sabe o quê?

Já imaginei um esquema de usar 3 proxy servers cada um no seu computador. O computador 1 com o proxy1 ligava-se ao computador2 com o proxy 2 ligado à ligação ADSL e o computador 3 com o proxy3 ligava-se à Internet via "telemóvel" Kanguru. Montando os proxy 2 e 3 em como "pais" do proxy1 consegue-se agregar o tráfego e conseguir resistência a queda de 1 dos acessos, mantendo-se o outro. O problema deste esquema é que é elaborado, caro e inconveniente. Tem de haver melhor solução!

Em Linux é provavelmente mais fácil de conseguir resolver isto, mas o Linux tem problemas de drivers para muitos modems.

Agradeço a quem possa ajudar. E já agora ficava a solução pois procurei na Internet e não encontrei nenhum site que descreva como agregar várias ligações Internet no mesmo computador.
 
Ja tinha pensado nisso,e sei que é um problema bicudo,acontece que segundo sei o windows é incapaz de dividir ou mesmo balancear a carga por dois gateways diferentes,fornecidos por adaptadores de rede diferentes.

Se alguem souber se estou errado que de uma ajudinha,pois a nivel de curiosidade tambem gostava de saber se é possivel contornar o problema,usando apenas o Pc com as duas ligaçoes.

cumps
 
Daquilo que conheço, o que pedes só com routers (e caros...)
No entanto se queres sakar ao máximo de dois sites (ex: download.com e tucows) podes fazer o seguinte:
Crias um route para a gama de IP do tucows que tenha o gateway de uma ligação e outro para o download.com com o outro gateway.
Assim quando sakares dos dois ao mesmo tempo ele deve usar as duas ligações.
Ajuda no comando route add http://www.computerhope.com/routehlp.htm

Espero que tenha ajudado!
 
Se queres failover simples basta adicionar uma segunda default gw com um peso maior a tabela de routeamento que faz o que pretendes.

Se queres agregar as duas linhas ou usas equipamento para isso, ou usas Policy based routing.
No caso de utilizares o PC terás de utilizar um protocolo de routeamento dinamico/bgp e os operadores ambos terão de ter essa capacidade para o utilizador final
 
tota disse:
Já muita gente deve ter tentado ligar o Windows XP (e outros sistemas) a 2 provedores diferentes, por 2 linhas simultâneamente. A ideia é conseguir redundância e somar as larguras de banda. Se uma ligação cai ou está meia encravada, a outra continua a bombar. Para quem ainda está intrigado com a ideia, um exemplo em concreto ajuda: Imaginem que como eu têm 2 ligações, uma por cabo telefónico (ONINET ADSL 2Mbps) e outra sem fios HCSD (Kanguru 384Kbps) no computador. Agora tentem ligar as duas uma a seguir à outra. O que acontece é que a ligação física se mantém nas duas, mas o tráfego só passa na última ligada. O Windows é incapaz de enviar parte dos pacotes por um lado e outra pelos outros, e fica só com uma "Default gateway".

É possível ter duas ligações dial-up isdn ou v90 agregadas e aí há reunião dos recursos, sendo que duas ligações de 64kbit/s se comportam como uma de 128kbit/S. No entanto, ter duas ligações diferentes à Internet por 2 interfaces não funciona, pelo menos sem que se faça mais alguma coisa. Alguém sabe o quê?

Já imaginei um esquema de usar 3 proxy servers cada um no seu computador. O computador 1 com o proxy1 ligava-se ao computador2 com o proxy 2 ligado à ligação ADSL e o computador 3 com o proxy3 ligava-se à Internet via "telemóvel" Kanguru. Montando os proxy 2 e 3 em como "pais" do proxy1 consegue-se agregar o tráfego e conseguir resistência a queda de 1 dos acessos, mantendo-se o outro. O problema deste esquema é que é elaborado, caro e inconveniente. Tem de haver melhor solução!

Em Linux é provavelmente mais fácil de conseguir resolver isto, mas o Linux tem problemas de drivers para muitos modems.

Agradeço a quem possa ajudar. E já agora ficava a solução pois procurei na Internet e não encontrei nenhum site que descreva como agregar várias ligações Internet no mesmo computador.


Para ambientes windows, podes usar um ISA server (http://www.microsoft.com/isaserver/default.mspx )...
 
Ena!! isso dava-me um jeitão. Tenho netcabo 8mb e estou a testar a PLC da oni220 durante 15 dias!! gostava de ver a largura dos dois em conjunto, o up da PLC rula.

cumps
 
a solução + simples embora axo q n a mais barata é comprares um gestor de rede da zyxel q te deixa ligar ate 4 linhas externas e ele liga-se ao pc e sempre q peças algo ao exterior ele divide o q recebes pelas 4 linhas ou 2 ou 3 depende das linhas q tiveres e quando enviar isso ja é um problema pq cada linha tem um ip diferente e ou usas ftps q aceitem + de 1 ip por conta ou algo do genero.. normalmente n aceitam pq do flood etc mas pronto :) ou podes sempre comprar um router da cisco high end :P


cumps
 
erm ... aqui no portatil tenho netcabo(wifi) e tmn(3g) e consigo meter os programas a sacarem dos 2 lados ao mesmo tempo na boinha.

Por exemplo o mail (OE) só saca via 3g ou wifi (defenimos nós) ... já o fdm saca via 3g ou netcabo de acordo com o principio da ligação que estava como activa quando se ligou o programa ... se essa cai salta pra proxima mas se ligar outra não troca ... e posso tar a fazer downloads via netcabo e tmn ao mesmo tempo com programas diferentes na boinha ... já os messenger,irc e browsers se cai o 3g passam directamente para wifi e se volto a ligar o 3g saltam de volta pra 3g e tá a andar ...
 
Estive uns dias a assimilar estas vossas contribuições e a fazer alguns testes e chegou a hora de chegar a conclusões. Resumindo as contribuições de todos (que aproveito para agradecer) temos o seguinte:


1. [Bikeman] o windows é incapaz de dividir ou mesmo balancear a carga por dois gateways diferentes,fornecidos por adaptadores de rede diferentes.


2. [Pelo que dizem o Topweb e outros], só com routers caros se consegue agregar duas conexões à Internet numa ligação única.


3. O Windows dá uma prioridade a uma ligação nova superior à anterior. Assim quando ligo a segunda ligação, a primeira desactiva. Se a primeira cai, não faz diferença, mas se em vez dessa é a segunda que cai, o Windows volta a passar o tráfego pela primeira. Claro que ligações “conection-oriented” como o Messenger ou FTP vão caír, e terão de ser reiniciadas. Tal permite uma segurança contra quebras que pode ser interessante, mas difícil de controlar:
- Temos de iniciar primeiro a ligação secundária
- Ligamos de seguida a ligação primária
- Agora se a ligação primária cair, a ligação secundária assegura a continuação de novas ligações (caem as ligações correntes, e não religam automanticamente a não ser que a aplicação religue, claro).
- Se cair a ligação secundária, para voltar ao estado correcto há que fazer uma manobra estranha:
a) religar a secundária (mal seja possível)
b) desligar a primária
c) religar a primária
A manobra b) e c) destina-se a tornar a ligação primária a activa.


4- Um ISA server é para computadores Windows Server, e custa uma fortuna tão grande que mais vale aplicar o dinheiro na tal solução com 2 computadores Linux! Penso que está fora de questão em ambientes domésticos, mas pode ser que funcione muito bem numa empresa que já esteja a usar o produto da Microsoft. Como é que se configuram as 2 conexões? Alguém já testou?


5- A título de exemplo e para quem não tem a sorte de poder ligar duas conexões ao mesmo tempo aqui se segue um exemplo do estado da tabela de roteamento do Windows XP após a primeira e a segunda conexões:


[FONT=Courier New, monospace]ROUTE [-f] [-p] [comando [destino][/FONT]
[FONT=Courier New, monospace][MASK máscara de rede] [gateway] [METRIC métrica] [IF interface][/FONT]


[FONT=Courier New, monospace]Rotas com a ligação ONI:[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]Destino de rede Máscara de rede Gateway Interface Métrica[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]0.0.0.0 0.0.0.0 213.58.11.54 213.58.11.54 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]127.0.0.0 255.0.0.0 127.0.0.1 127.0.0.1 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]195.245.146.19 255.255.255.255 213.58.11.54 213.58.11.54 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]213.58.11.54 255.255.255.255 127.0.0.1 127.0.0.1 50[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]213.58.11.255 255.255.255.255 213.58.11.54 213.58.11.54 50[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]224.0.0.0 240.0.0.0 213.58.11.54 213.58.11.54 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]255.255.255.255 255.255.255.255 213.58.11.54 2 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]255.255.255.255 255.255.255.255 213.58.11.54 213.58.11.54 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]255.255.255.255 255.255.255.255 213.58.11.54 3 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]Gateway predef.: 213.58.11.54[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]===========================================================================[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]Rotas persistentes:[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]Nenhum[/FONT]




[FONT=Courier New, monospace]Rotas após adicionar a ligação Kanguru:[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]Destino de rede Máscara de rede Gateway Interface Métrica[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]0.0.0.0 0.0.0.0 62.169.103.252 62.169.103.252 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]0.0.0.0 0.0.0.0 213.58.11.54 213.58.11.54 2[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]62.169.67.34 255.255.255.255 62.169.103.252 62.169.103.252 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]62.169.103.252 255.255.255.255 127.0.0.1 127.0.0.1 50[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]62.255.255.255 255.255.255.255 62.169.103.252 62.169.103.252 50[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]127.0.0.0 255.0.0.0 127.0.0.1 127.0.0.1 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]195.245.146.19 255.255.255.255 213.58.11.54 213.58.11.54 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]213.58.11.54 255.255.255.255 127.0.0.1 127.0.0.1 50[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]213.58.11.255 255.255.255.255 213.58.11.54 213.58.11.54 50[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]224.0.0.0 240.0.0.0 62.169.103.252 62.169.103.252 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]224.0.0.0 240.0.0.0 213.58.11.54 213.58.11.54 2[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]255.255.255.255 255.255.255.255 62.169.103.252 62.169.103.252 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]255.255.255.255 255.255.255.255 213.58.11.54 213.58.11.54 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]255.255.255.255 255.255.255.255 213.58.11.54 2 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]255.255.255.255 255.255.255.255 213.58.11.54 3 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]Gateway predef.: 62.169.103.252[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]===========================================================================[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]Rotas persistentes:[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]Nenhum[/FONT]


-O roteamento pode ser modificado com o comando ROUTE e o parâmetro “METRIC” e tal funciona (Obrigado [Xupetas]), mas é lento. Não dá para fazer um script pois com endereçamento dinâmico está sempre a mudar o endereço IP.... daí a solução dada no ponto 3.


6- Usando roteamento manual (sem scripts para quem só tem IP dinâmico), e enquanto a ligação não caír, podemos criar rotas diferentes para diferentes servidores que estejamos a utilizar. Por exemplo podemos acrecentar uma rota que vá para a ligação Internet secundária dar ao nosso endereço de servidor POP ou SMTP, enquanto navegamos pacificamente pela outra conexão. Podemos momentaneamente criar uma ligação para um servidor de FTP de onde estamos a sacar e ficamos melhor servidos... mas francamente... alguém tem pachorra para fazer isto, sabendo que mal a ligação caia de novo vai ter de andar a mecher nas rotas outra vez?


7- Concluindo, acho que chegamos a algumas ideias interessantes, mas podemos resumir que o Windows não é capaz de gerir duas conexões à Internet simultâneas


Obrigado a todos pelas dicas
 
re:

Pemitem me fazer uma pergunta....

Ok, o windows não é capaz de fazer gerencia de duas ligações ou mais ou mesmo tempo. Mas acho que existe sempre um problema que se impõe...

É que se tu tas com um serviço a utilizar a ligação X, tu nunca o consegues impedilo de ele cair... pois ele quando muda o routeamento para a ligação Y, já tamos a falar de um ip diferente servidores diferentes, routeamento diferente e claro está, o serviço caiu....

Impedir que o FTP caia ou que um determinado serviço caia é praticamente impossivel. Agora podemos gerir routeamento dos serviços pelas ligações que temos agregadas.. ou mesmo criar intrevenções um mudanças de routeamento caso suceda determinados eventos.

Agora queria se era possivel arranjar alguma maneira de evitar que os serviços caiam? Bom em principio não deverá dar, pois é dificil de prever o futuro :)
 
A pergunta, Tomekk, se bem entendo é: se é possível que uma ligação caia e o serviço em sessões de rede "conection oriented" se mantenha pela outra:
Tenho uma resposta simples: Nunca!

No entanto permitam-me divagar um bocado... e não acreditem agora em tudo o que vou dizer, pois é muito especulativo... Sei de quem requisitou ter um só IP para usar por vários operadores em vários interfaces (a PT pode fazer isso se quiser, com uma ligação cabo e outra ADSL por exemplo). O interessante disso é que todo o tráfego iniciado do lado de fora da rede, isto é, para o nosso servidor, vai chegar pelos dois interfaces e a resposta pode saír por qualquer lado, mas em princípio vai pelo mesmo lado. Até é possível enviar tráfego distribuindo-o pelos dois interfaces automaticamente. O que não dá é continuar uma sessão de rede quando a respectiva ligação física caiu. Neste caso a sessão perde-se e não há maneira de a recuperar. No entanto, isso só quer dizer que o envio de 1 email, por exemplo vai ter de ser recomeçado do início, mas a navegação na web vai continuar sem problemas, sem que se note nadinha ( em alguns sites em que se tem de fazer login para entrar é capaz de dar bronca, mas só experimentando para saber!).
Resumindo se tivermos um só IP visível do lado de fora todas as sessões iniciadas do nosso lado (para servidores na Internet) deverão caír junto com a queda de linha, pois o nosso router só espera pela resposta a circular pela conexão física por onde foi feita a pergunta (não sei se será possível rodear isto, mas penso que não). Se as sessões começam do lado de fora para dentro (servidor do nosso lado), não deverá haver problema. Do lado do cliente fica a informação de que um pacote se perdeu. Este é reenviado, e irá acabar na outra conexão física. O router deverá aceitar isto sem problema, o que é lindo de se ver! Será que alguém já testou uma solução destas? Se sim, gostava de ver aqui o respectivo testemunho...
 
Última edição:
... um CISCO ... duas ligações (uma ADSL e uma Netcabo) ... um fim de semana inesquecivel de pings maravilhosos ... foi assim a minha experiencia de net DUAL
 
tota disse:
[FONT=Courier New, monospace]0.0.0.0 0.0.0.0 62.169.103.252 62.169.103.252 1[/FONT]
[FONT=Courier New, monospace]0.0.0.0 0.0.0.0 213.58.11.54 213.58.11.54 2[/FONT]

saltei um ou dois posts (tl;dr :P) ...
Tens ai 2 gateways predefinidos de internet no entanto o metric n é sinonimo de load balance mas de preferencia a escolher um dos gateways, como o menor valor é 1 e esta atribuido ao 62.169.103.252 significa que TODO o trafego vai preferencialmente para esse gateway, por outras palavras n tens load-balancing assim, e uma ligaçao pode tar a arder que a outra n passa trafego nenhum.
 
É assim que o Windows colocou a configuração por omissão. Se tiveres alguma sugestão, JC, de como resolver isso (de preferência de forma automática), seria maravilha!
Parabéns Morpheus. Se puderes dar explicações + pormenorizadas (incluindo custos) do teu sucesso talvez consigamos reproduzi-lo em nossas casas.
Por favor, continuem com as boas ideias!
 
Última edição:
Caçei a Internet toda atrás de informações como essas e só aqui encontrei algo realmente concreto. Tenho duas interfaces disponíveis para acesso a Internet em um servidor com 2003 Server: Uma placa de rede 10/100Mbps e uma Wireless 54Mbps, cada uma com seu gateway em redes diferentes. Só consigo direcionar o tráfego para o gateway desejado se removo o endereço de gateway da outra placa. Espero que este tópico ainda nos ajude muito!
 
Última edição:
Tenho andado a experimentar com o meu Windows XP Home no portátil. Observei que quando mudo a métrica do acesso, consigo em alguns casos que algum tráfego continue num interface enquanto o novo tráfego surge pelo novo. Mas observei que por alguma razão estranha, com uma ligação quase saturada e a outra quase vazia, mesmo assim, os PINGs começam a demorar muito e normalmente perco acesso ao DNS. Mesmo que eu remova a rota 0.0.0.0, quando torno a acrescenta-la, o Windows cria uma "default gateway" sózinho e não há nada que eu possa fazer para o impedir. A questão do tráfego por Wifi vs fio (obrigado Moacir) também é um caso semelhante e vem mostrar da utilidade de encontrarmos uma solução para ligar dois interfaces simultaneamente à Internet. Algum génio tem uma ideia que nos salve?
 
pela minha expriencia, isso que queres é algo que não rende muito para um só individuo, juntar duas ligações, só mesmo se existirem protocolos nos ISPś que permitam isso.
de resto, normalmente sai mais barato comprar uma ligacao superior do que duas inferiores.
(falas-te no exemplo das ligações dial-up, mas lembra-te que isso é no proprio ISP....)


se o problema é quando uma ligacao tem piores rendimentos para um determinado local, ou se está em baixo ou queres fazer balanceamento da carga, como foi sugerido, o ISA server faz isso e se for a versão mais recente até nem faz nada mal.
se bem que rende mais se tiveres a servir várias maquinas..... ... ...
é claro que n vais ter 2x4mbits = 8mbits.....

de resto, pergunto-me porque não metes uma T1 ?
 
Sou técnico de Informática e dou suporte a micro-empresas. Há uma enorme quantidade de empresas deste tipo em Portugal e nenhuma pode pagar uma linha T1 (que também falha às vezes). Por vezes nem um servidor dedicado! Usam soluções meio manhosas, mas é o que temos... Tipicamente terão de 2 a 6 computadores. Acrescentar 1 computador para servidor é em alguns casos perfeitamente viável, mas a máquina vai correr Windows XP. O problema é que o custo do software é elevado. Se puderem evitar um ISA server melhor.
O caso que estou a expor é bastante pertinente para pequenas organizações e penso que muita gente gostaria de ter um sistema operativo nos seus portáteis a gerir as ligações à Internet e a balancear carga automaticamente. Não devo ser o único que tem de aturar quedas de linha todos os meses...
As soluções que só corriam antigamente nos mainframes correm hoje em dia em PCs. Há 20 anos atrás ninguém sonhava fazer "rendering" de video fotorealista em tempo real só para entreter os putos e olha lá o cenário: imensa gente com grandes maquinões com 2 placas de vídeo e processadores super rápidos a criar cenários de realidade virtual em jogos super envolventes. Um desperdício estúpido? Talvez, mas é hoje em dia uma industria de biliões de dolares, não graças a meia dúzia de eleitos, mas a uma massa de milhões de jogadores em todo o mundo.
Outro exemplo, recentemente um empregado estatal nos EUA levou para casa os registos de 24 milhões de pessoas, o que é uma falha de segurança, claro, mas antigamente ninguém sequer iria conceber que tal seria possível num computador que cabe numa pastinha...
O poder sabe bem a toda a gente, porque não tentarmos obter mais dos nossos computadores?
 
Última edição:
Back
Topo