1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como alimentar uma fan de 12 volts com um cabo USB ?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por madafakapc, 2 de Agosto de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 14332)

1. madafakapc

madafakapc Power Member

Quero usar uma ventoinha alimentada pelo cabo USB...

A ventoinha é uma Noise blocker S4 que trabalha a 12 volts com 3 fios (amarelo, preto e vermelho)

Pode trabalhar a 5 volts (do cabo usb) nao pode, nao me importo desde que funcione a ideia é um modding que estou fazendo e apenas preciso de meter a ventoina a funcionar...

A ligação ao cabo usb será fio com fio....mas qual deles devo ligar aos fios da ventoinha ?

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Isso só testando, 5V pode não ser suficiente para a ventoinha arrancar. Mas, em princípio, deve funcionar. O fluxo de ar é que não deve ser grande coisa.

http://murilo-pontes.spaces.live.com/blog/cns!FC20D0C6011281C2!139.entry

Vermelho da ventoinha ao fio '+5V' do cabo USB (talvez seja vermelho).

Preto da ventoinha ao 'Ground' do cabo USB (talvez seja preto).

Os outros dois fios do cabo USB (transmissão de dados) e o amarelo da ventoinha (leitura de rotações) não poderão ser usados e devem ser electricamente isolados entre si e dos outros.

3. Phill Lopez

Phill Lopez Power Member

Eu ja testei e comigo funcionou :D

4. WindWalker

WindWalker Power Member

E era uma Noiseblocker S4? É que o arrancar ou não a 5V depende do modelo da ventoinha.

5. orange_cap

orange_cap Power Member

Pessoal atão e se for um cabo usb daqueles q tem outro q serve de power supply, ou seja daqueles q ocupa duas entradas usb (tenho um q veio com a net movel da vodafone) esse já deveria dar mais potencia certo?

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Se se liga a duas portas USB, pode fornecer o dobro da potência de uma única porta.

Mesma tensão (+5V nominais), dobro da corrente (2x500mA), dá 2*5*0,5=5W contra os 2,5W duma só porta.

7. Lord Kykoo

Lord Kykoo Power Member

Ja ligei uma noiseblocker e outras fans a usb, as noiseblocker rodavam bastante pouco, uma das maneiras possíveis que ainda não testei foi ligar a fan a um transformador 12v, penso que assim talvez dê;)

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Dá, desde que a polaridade seja a correcta (+ e - não trocados).

9. Bem ke projeto!! mas olha isso e so mesmo pa keimar a board ou a fonte pork tas a puxar muita voltagem pelo o usb! e ainda por cima sem um transformador de linha! a melhor coisa e ligar a ventoinha a uma alimentaçao a parte como por exemplo a um transformador!

Tipo a ventoinha pode trabalhar (mais lenta mas trabalha xD) mas isso e para keimar a board!

10. WindWalker

WindWalker Power Member

1º A tensão ("voltagem" é incorrecto em Português de Portugal técnico) das portas USB tem um valor nominal de +5V, fixo.

2º É a corrente que varia.

3º Cada porta USB tem uma corrente máxima de 500mA (5V * 500mA = 2,5Watt).

4º A maior parte das ventoinhas que se vendem não exigem uma corrente superior a 300mA quando alimentadas a +12V, logo a +5V vão exigir uma corrente menor, logo a corrente fornecida por uma porta USB é suficiente (500 > 300).

11. yELLOW23

yELLOW23 Power Member

tens aki algumas maneiras de como fazer.... cá pra mim só ligando a um transformador de 12v deverá dar....eu já liguei tb uma FAN por usb mas rodava bastante devagar devio a tar a trabalhar apenas a 5v...

boa pesquisa

cumpZ

12. então, e ligarmos um led, por usb dá para fazer!?

13. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Ainda estes dias fiz um mod destes :)
    É simples, não tem que enganar.
    Vou é testar numa NB S2, para remediar teve de ser 1 que por aqui andava :D

Queres fazer fogo de artificio? :D um led gasta (de um modo grosseiro) 1/100 dessa voltagem... ligar directo a 5v = puff :D Tens de usar uma resistência.

14. então tipo , eu quero gravar uma cena no acrilico para oferecer, e queria por um led no acrilico , para ligar ao pc, e ficar tipo moldura..

15. Podes obviamente ligar um diodo (LED) por USB, vais ter é de ter em atenção que a ddp (diferença de potencial ou V) dele... De modo geral o fabricante dá todas essas informações, contudo tens aqui na wikipedia um artigo sobre isso: http://en.wikipedia.org/wiki/Light-emitting_diode
    Contudo aconselho-te, visto ser uma prenda, a usares LED's de Alto-brilho. As especificações serão diferentes dos ditos 'normais', contudo o fabricante dá sempre essas informações ao cliente.

cumps e bom projecto!!
    Depois posta umas imagens ;)

Partilhar esta Página