Como apagar as pastas windows.old e $Windows.~BT em segurança

mbarbedo

Power Member
Para quem ainda não reparou, após a instalação do Windows 10 ficam dentro do disco C: estas duas pastas, "windows.old" e "$Windows.~BT" que ocupam imenso espaço no disco. No meu caso as duas juntas ocupavam mais de 24 gigas.

A primeira pasta é de backup da versão anterior do Windows que tinham instalada no pc. A segunda é a pasta dos ficheiros de instalação do Windows 10.

Notem que com o eliminar da primeira pasta perderão a possibilidade de repor a versão anterior do Windows. Façam isto apenas se o Windows 10 vos estiver a funcionar na perfeição e se o pretenderem manter e não pretenderem voltar para a versão anterior que tinham do Windows.


Procedimento

1- Cliquem nas teclas Windows e R em simultâneo para abrir a aplicação "Executar" ou cliquem na lupa na barra de tarefas e escrevam "cleanmgr.exe" sem aspas e cliquem <enter>. Vai ser iniciada a aplicação de limpeza de disco.
Se for solicitada a escolha de uma unidade, cliquem na unidade onde instalaram o Windows e cliquem em OK.

2- Na caixa de diálogo Limpeza do Disco, cliquem no separador Limpeza do Disco e cliquem de seguida em Limpar ficheiros do sistema.
Se for novamente solicitado que escolham uma unidade, cliquem na unidade em que instalaram o Windows e cliquem em OK.

3- Selecionem a caixa de verificação "Instalação(ões) anterior(es) do Windows" e outras caixas de verificação correspondentes aos ficheiros que pretendem eliminar, tais como ficheiros de instalação temporários do Windows, e cliquem em OK.

4- Na mensagem apresentada, cliquem em Eliminar Ficheiros.


É só isto. Retirei isto dos fóruns da Microsoft como por exemplo daqui e daqui, nada disto é de minha autoria porque muito pouco ou nada percebo destas coisas. Mas como tive que procurar para mim e funcionou para mim, compartilho porque poderá decerto ser útil a mais alguém.
 
Última edição:
Obrigado, tinha reparado que a minha unidade de instalação ficou com o espaço drasticamente reduzido após instalação do windows 10, as duas patas juntas ocupavam cerca de 33 GB...
 
furlmLD.png
 
Isso é pelo próprio sistema operativo.

Depois tens outros métodos, não ficas barrado para sempre no 10 ;)

Pensava que estavas a dizer que a key é que deixava de funcionar na versão 7/8.
 
Boas malta,recentemente tentei apagar essa pasta por esse método e não consigo que ela apague do sistema,tem mais alguma maneira?
 
Já fiz isso e não apaga...mesmo tentei apagar diretamente a pasta e diz não ter autorização quando sou o administrador...
escreve limpeza do disco na lupa e depois carrega com o botão direito do rato em cima do nome que te aparece e escolhe a opção executar como administrador e vê se já dá assim.
 
Uma das pastas que pode estar a ocupar espaço é a WinSxS mas não é para apagar, deve ser verificada com o seguinte comando

dism /Online /Cleanup-Image /AnalyzeComponentStore

caso o utilizador pretenda, mesmo que o resultado seja o que está na foto
KI0j4zc.png


pode-se fazer um ResetBase.

dism /online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup /ResetBase

Se o resultado fosse 'Component Store Cleanup Recommended : Yes'

dism /Online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup
 
Back
Topo