1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 22:30 desta Quarta-feira (22 de Fevereiro, 21:30 nos Açores) os sites da ZWAME estarão offline por breves períodos de tempo. O Fórum ficará offline a partir da 00:00 (23:00 nos Açores).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio
  1. dragao-azul

dragao-azul I fold therefore I AM

Boas,

Tenho um Q6600 e queria aproveitar o processador para foldar. O problema é que não sei como.
    No meu pc antigo que era um pentium 4 corria o programa no modo gráfico e pronto, mas pelo que li este não tira partido dos 4 núcleos.

Alguém me pode ajudar a configurar isto de modo a que:
    - Não haja janelas abertas (mas pode estar no system tray);
    - Tire partido dos 4 núcleos;
    - Pode arrancar com o sistema, mas queria uma maneira de parar caso queira usar o cpu para outra coisa.

Acredito que já haja tutoriais sobre isto, mas dos que achei não consegui por nenhum a funcionar como quero.

Alguém me pode ajudar?

Thz

;)

2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

3. dragao-azul

Mas eu não sei quais sao os programas certos a usar e não os consigo configurar... esse tópico não ajuda muito... Tb so quero correr o programa em windows. :S

O que devo usar e como?

Thz

;)

4. loster

loster I'm cool cuz I Fold

Aproveito o tópico para perguntar se um Q6600 faz mais pontos que um E6750. É claro que o processador vai ser overclockado.

É que estou para comprar processador novo para uma máquina nova e não quero gastar dinheiro a mais por performance idêntica.

5. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Instala este: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=154747

Eu respondi à tua pergunta inicial:)
    O melhor era com 2 VMs e linux:)
    Mas o que queres é o link que coloquei.

Se puderes compra um quad core.
    Quanto mais cores tiveres melhor para tudo. Também para o folding naturalmente.

6. loster

Se o dizes, eu vou tentar comprar um quad core. Mas só lá para Fevereiro quando vierem os 45nm, aí sim faço a escolha.
    A cache também influencia nas WU's?

7. dragao-azul

Já consegui instalar, mas tenho 1 problema e mais 2 duvidas: :P

Problema: aparentemente ele não se consegue ligar ao servidor (tenho IE7, mas disse para ele não usar as preferências dele). Como resolvo? Ele diz que a WU tem um endereço invalido e não consegue saca-la.

Duvidas:
    - Não dá para esconder a janela?
    - Tive de meter pass no meu utilizador, embora não tenha directamente haver com isto, há maneira de ele fazer login sozinho (o windows?)?

Thz

;)

8. shello

shello %erador
    Staff Member

Esconder a janela e fazer login sozinho, as duas numa, pondo como serviço (o cliente dá esta opção na configuração).
    Problema de por como serviço: para parar o folding terás que andar a parar o serviço (quer pelo services.msc ou pelo net stop), e para posteriormente (na mesma sessão) o iniciares terás que fazer o inverso.
    Outro "problema" (que se resolve facilmente) é não teres acesso fácil ao log da consola - instalas o FahMon (temos thread sobre o programa aqui no fórum e tutorial no nosso site). Este programa tem a opção de ficar na tray.
    Vantagens do serviço: Não vês nenhuma janela (nem icone na tray) e o cliente mastiga mesmo sem fazeres login.

Sobre o problema actual:
    Poderias passar para aqui o fahlog.txt (ou pelo menos essa parte) para analisarmos com mais detalhe?

9. dragao-azul

Quanto ao problema aparentemente um restart resolveu-o, já está a funcionar.

Quanto às duvidas, eu estava mesmo a perguntar o login do windows, quando se arranca o pc. Mesmo em serviço tenho de manter a password, não é? (no tutorial de instalação aparecia 1ºa pedir a password do user do pc e so depois dava as outras opções de configuração)

Tendo password no user (e eu sei que isto não está relacionado com o [email protected], mas pergunto ja aqui), existe maneira de o windows arrancar sem ser preciso por a password? (Como no Mac OS X, onde mesmo tendo o user com password existe a opção de ele fazer o login sozinho?)

Mesmo com o FahMon, caso se queira parar o folding tem de se parar na mesma o serviço, não é? o Programa não tem a opção para se fazer isso a partir dele, certo?

(desculpem estas duvidas todas, mas estava habituado ao cliente gráfico, este é muito diferente (pelo menos para mim))

Thz

;)

10. shello

shello %erador
    Staff Member

As dúvidas são perfeitamente válidas, não tens que te desculpar.

Em serviço o que acontece é que deixa de ser o teu utilizador a pedir para o folding arrancar, passa a ser o sistema quando está a iniciar os serviços de sistema. Sendo assim, é totalmente independente do teu utilizador, logo se precisares de alguma password, eventualmente será a de administrador quando fores a "instalar" o serviço.
    É esta a razão para que o cliente funcione perfeitamente mesmo se não tiveres login feito, ou durante a sessão de qualquer utilizador.

O FahMon apenas é um programa que monitoriza um ou mais clientes, não tem qualquer opção para parar ou iniciar serviços. Para fazeres isto, tendo como serviço, a melhor opção que vejo é mesmo criares atalhos.
    De qualquer forma não vejo grande necessidade de parar o cliente.

Para iniciar com o teu user no login, o que podes fazer é criar um atalho para o cliente na pasta de arranque do menu iniciar, mas desta forma a consola continua à vista, e para a esconderes a solução que vejo passa por usares um programa como o HideIt, ou o DM2 para esconder a janela.

Sobre o login automático mesmo com password, existe essa opção, creio, mas aconselho-te a procurares no fórum Windows World, muito provavelmente já lá estará qualquer coisa relacionada.

Na minha opinião eu preferia a opção do serviço, que até é como tenho no meu computador.

11. loster

Alguém me pode dizer se por exemplo um processador com 6MB ou 8MB tem resultados muito inferiores que um processador com 12MB?

12. Fontemourisca

Fontemourisca Folding Member

A ideia que tenho é que tudo que compõe o sistema influência a capacidade do folding, mas a influência essencial é o processador que corresponde a um aumento de performance proporcional aos Ghz que tem. A cache como tudo influência mas muito pouco, e para essa ordem de grandeza então deve fazer muito pouca diferença.

Cumps

13. shello

shello %erador
    Staff Member

Parece-me que a cache é importante, visto ser a "memória interna" (registos) do CPU. É a memória que comunica "directamente" entre a unidade do CPU que faz os cálculos, sendo abismalmente mais rápida que a RAM.

Há um tópico interessante sobre este assunto no fórum de suporte: http://foldingforum.org/viewtopic.php?t=491

14. loster

Então seguindo um pouco o tópico que o shello colocou, um dual xeon fazia a mesma pontuação tanto se tivesse 1gb ou 8gb RAM (máquina que só tivesse a correr folding)?

Gostava que me pudessem aconcelhar a certa do processador, já que esta máquina vai se dedicar maior parte do tempo ao folding. Caso seja necessário orçamento, tenho como limite ~250€ para o processador.

15. shello

shello %erador
    Staff Member

Se as coisas estiverem bem equilibradas não. Depende da configuração em si.

No fórum de suporte eles têm um subfórum só mesmo para configs de hardware: http://foldingforum.org/viewforum.php?f=38

Dá uma vista de olhos por lá, tem umas threads interessantes para o que pedes.

16. dragao-azul

Boas,

Instalei o programa como serviço para não ter a janela, mas parece-me que não está a funcionar... :S
    Quando faço ctrl+alt+del, o cpu não está a 100% (longe disso) e não tenho os fah_cores a correr, apenas tenho o fah.exe.

O fahmon tb me põe um quadrado vermelho, que penso que significa que não está a foldar.

Será que fiz algo mal? Depois de instalar como serviço é preciso fazer mais alguma coisa?

Thz

PS - Está aqui o log:
    Código:
    [11:57:53] - Ask before connecting: No
    [11:57:53] - User name: dragao-azul (Team 35271)
    [11:57:53] - User ID: 6C90519E6EDD61FF
    [11:57:53] - Machine ID: 1
    [11:57:53] 
    [11:57:53] Loaded queue successfully.
    [11:57:53] 
    [11:57:53] + Processing work unit
    [11:57:53] Core required: FahCore_a1.exe
    [11:57:53] Core found.
    [11:57:53] Working on Unit 01 [December 31 11:57:53]
    [11:57:53] + Working ...
    [12:06:06] Service stop request received.
    Será que é só uma questãod e lhe dar mais tempo para começar a trabalhar?

Última edição: 31 de Dezembro de 2007
  17. shello

shello %erador
    Staff Member

Segundo a última linha
    Código:
    [12:06:06] Service stop request received.
    ele parece estar a receber um sinal para ser parado. Por exemplo, há uns dias quando falhou a luz aqui no sitio, o cliente mandou uma linha idêntica de imediato para o fahlog (porque tenho configurado para mandar parar o serviço (fazer um net stop...) assim que a UPS começa a funcionar a baterias).

O mais estranho é que ainda são quase 10 minutos até isso acontecer. Tens noção do que possa ter acontecido 10 minutos após o windows fazer boot?

18. dragao-azul

Quem parou o serviço fui eu quando percebi que não funcionava.
    Se eu abrir o programa manualmente ele começa logo a trabalhar a seguir ao
    [11:57:53] + Working ...

Mas como serviço nunca passa dai (por isso é que depois o desliguei) so não percebo é pk que não trabalha e consome-me algum cpu sem foldar nada.

O mesmo executável funciona bem se não estiver em serviço (parei o serviço e corri o .exe) mas como serviço não.

O que poderá ser?

Última edição: 31 de Dezembro de 2007
  19. shello

shello %erador
    Staff Member

Ah, então está tudo a funcionar normalmente...
    Não tens um fahcore_XX.exe a correr?

20. dragao-azul

Não, ai é que está.

Ele não está a foldar...

E em vez de usar 100% como o programa "normal" (onde correm os cores), este usa menos de 20% do cpu e não corre nenhum core...

O que será?

Thz

Partilhar esta Página