1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como aumentar a fluidez de filmes - Motion de 100Hz num simples TFT

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por DoubleM, 22 de Dezembro de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 5239)

1. DoubleM

DoubleM Power Member

Como muitos vocês já devem ter notado, talvez em grandes superfícies, ao olhar para uma TV "normal" e uma de "100hz" a diferença de fluidez é tremenda, é da noite para o dia.

Como em tecnologia TFT isso dos 100hz pouco tem a ver com o sistema de CRT meti-me a pensar e presumi que aquilo não passasse mais do que um simples tratamento à imagem, colocando novos frames intermédios.

Tanto fartei de pesquisar que finalmente encontrei uma solução para "transformar" o meu simples TFT num "True Motion"

Antes de mais vamos precisar das seguintes ferramentas:

Ffdshow http://www.afterdawn.com/software/video_software/codecs_and_filters/ffdshow.cfm

AVISynth 2.5.7 http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=57023

MVTools http://avisynth.org.ru/mvtools/mvtools.html

MT (multi-threading plug-in) for AVISynth http://avisynth.org/mediawiki/MT

1 - Instalar ffdshow e AVISynth
    2 - Extrair o mvtools.dll do MVTools para a directoria AVISynth\plugins
    3 - Extrair mt.dll do MT para a directoria AVISynth\plugins
    4 - Substituir c:\windows\system32\avisynth.dll (pode também ser em syswow64 em caso de SO de 64bits) pelo avisynth.dll que se encontra dentro do arquivo MT

Agora a parte da configuração do fddshow:

Eu tenho configurado da seguinte forma:

Segue o script para mais fácil introdução:

SetMtmode(2,12)
    global idx1 = 10
    global source=ffdshow_source()
    source=changefps(source,source,true)
    # assume progressive PAL 25 fps or NTSC Film 23.976 source
    idx1 = idx1 + 1
    backward_vec = source.MVAnalyse(blksize=16, isb = true, chroma=false, pel=1, searchparam=1, idx=idx1)
    # we use explicit idx for more fast processing
    forward_vec = source.MVAnalyse(blksize=16, isb = false, chroma=false, pel=1, searchparam=1, idx=idx1)
    source.MVFlowFps(backward_vec, forward_vec, num=2*FramerateNumerator(source), den=FramerateDenominator(source), mask=0, idx=idx1)
    distributor()

Agora tentem abrir um filme (por exemplo divx) com o Media Player ou outro player que use ffdshow (se estiver a usa-lo, na taskbar vai aparecer o simbolo do ffdshow) e vejam a enorme diferença! :wow:

Isto ainda é tudo um pouco experimental e poderão haver falhas e umas afinações no script dependendo de sistema para sistema, mas este script funciona bem no meu..

Recomenda-se um bom CPU para 720 e 1080. Em SD não é muito exigente e qualquer CPU recente se aguenta

Última edição: 22 de Dezembro de 2008
  2. jc_almeida

jc_almeida Power Member

testei e realmente esta excelente.
    imagem super fluída. mas quem tiver 100hz verdadeiros mais isto activado entao a imagem ...
    mas existe contras pois e presiso mesmo um bom processador , se suporta-se o dxva ai a gráfica trabalhava e poupava o processador.
    o que é uma pena.

cumps

3. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

e isso não faz mal ou monitor ou só "trata" mesmo a imagem como tu dizes??

Cumpsz e Boasz Festasz

4. Pallad1um

Pallad1um Power Member

Humm, parece bastante interessante. Tenho de testar essa modificação.

5. Resev

Resev Power Member

Não tenho grande paciência para múltiplas instalações e configurações.
    Fico á espera de um AIO que faça isso.

6. sheridan

sheridan Power Member

já nao noto muito o "stuttering" no the.island.2005.1080p.bluray.x264-ctrlhd com esta ajuda
    mas parece-me "rapido demais" nas partes + movimentadas
    agora com o fdshow desligado e o coreavc a correr no mpc ainda noto bastante "stuttering"

7. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

8. DoubleM

DoubleM Power Member

Não, não danifica nada o monitor, podes estar à vontade. Isto não altera em nada o Hardware. Mesmo nas TV´s de "100hz" tudo é processado por software

9. decapitado

decapitado Power Member

Estive a testar em divx, realmente dá o aspecto 100hz mas tal como nas tv´s 100hz o resultado final parece-me demasiado artificial, não gosto muito..
    Em mkv engasga-se, deve ser preciso um processador mais potente (tenho um e2160 a 2.7ghz)

10. Pr0dIgY.pT

Pr0dIgY.pT Power Member

Testado e aprovado com divx e mkv a 720p.
    Melhora muito a fluidez dos filmes, em cenas rápidas como há por exemplo no filme "Death Race" nota-se e muito, já não vejo mais nenhum filme sem ter isto activado! :x2:

11. decapitado

decapitado Power Member

Pois, mas para isso ficas preso ao decoder h264 do ffdshow, que não é dos melhores.

12. BERDITOS

BERDITOS Power Member

No meu noto rapidez não fluidez nos filmes. Filmes de terror parece de rir o tanto "speed" que o fps está.

13. Ramapitecus

Ramapitecus Power Member

Com o AVISynth 2.5.8 não funciona, tens alguma solução?
    obrigado

14. xamel

xamel Power Member

Segui as instruções e de facto só mesmo em videos com resoluções inferiores ao 720p é que consigo visualizar normalmente.

720p para cima quer seja MKV, HDMOV, ou outro qualquer formato, parece que se engasga e bloqueia.

Mas gosto do aspecto com que os vídeos ficam.

15. Ramapitecus

Ramapitecus Power Member

:)
    Bastou reiniciar para funcionar.

Apesar de parecer que a imagem anda muito depressa o efeito é fantástico, parece que a imagem ganha profundidade. Muito Bom mesmo!

16. Ramapitecus

Ramapitecus Power Member

Dúvida

"4 - Substituir c:\windows\system32\avisynth.dll (pode também ser em syswow64 em caso de SO de 64bits) pelo avisynth.dll que se encontra dentro do arquivo MT"

Tem de ser mesmo em c:\ ?

Fiz à pouco uma instalação de XP sp3 numa partição com outra "letra" e sempre que activo o avisynt o windows mediaplayer dá erro e o mediaportal n reproduz o filme...

17. nvilhena

nvilhena Power Member

mas isto é para TV's ou Monitores ? :X e k ja tentei no meu pc e dps de fazer isto o video dá mas aos breaks

18. Ramapitecus

Ramapitecus Power Member

é indiferente se é monitor ou TV, os solavancos são falta de processador que aguente....

19. Ramapitecus

Ramapitecus Power Member

Instalação fresca em C:\
    XP SP3
    Windows Media Player 11
    ffdshow rev2734 (03-01-2009)
    Avisynth 2.5.7
    ....
    Fiz tudo de acordo com as instruções e vai dar ao mesmo, basta activar o avisynth e o WMP começa a dar erro, nem chega a abrir o video

Alguem me pode dizer o que está errado?
    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    Lá encontrei a solução:

Ler-> http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?p=15518967

Sacar -> http://www.dll-files.com/dllindex/dll-files.shtml?msvcp71
    -> http://www.dll-files.com/dllindex/dll-files.shtml?msvcr71

Basta colocar os dois dll em c:\windows\system32\
    e está feito

Última edição: 4 de Março de 2009
  20. nvilhena

nvilhena Power Member

comprei pc novo e testei isto, realmente resulta, mas por exemplo, quero começar a ver o filme a meio... e nao deixa, tipo aparece o tempo a contar de meio mas a imagem a começar de inicio o filme... weirld...

Partilhar esta Página