Pior...
Quando pensava que estava a começar a entender, fico pior! lol
Eu já estive a ler ontem ou anteontem várias cenas do Cambridge in Colour e tenho também andado a ver uns vídeos e um desses vídeos, mostra o gajo a tirar uma foto a um pano preto e uma foto a um pano branco e ambas as fotos saem cinzentas.
Ele diz que aquilo acontece porque a máquina não tem nenhuma referência para poder saber o que está a fotografar.
Depois põe uma modelo vestida com uma camisola branca e de cabelo preto comprido em frente ao pano branco e tira uma foto e depois pede à modelo para apanhar o cabelo com um elástico e escondê-lo atrás das costas e tira outra foto. Esta última foto fica sobre-exposta. Ele explica que isto acontece porque há poucos contrastes e a máquina não avalia bem a luz e por isso a foto fica sobre-exposta.
Num caso destes se ele usasse um cartão desses cinzentos a 18%, ele não iria ter as cores correctas e a exposição correcta?
Num outro vídeo ele tem uma modelo sentada numa cadeira numa sala com luz predominantemente quente (amarelos torrados, laranjas, castanhos, luz de um candeeiro amarela) e tirou duas fotos, uma com cartão cinzento e outra sem o cartão cinzento.
A foto com o cartão cinzento ficou com as cores muito mais distintas, ou seja, a cor da pele da modelo ficou muito mais realista em relação à cor predominante da sala. Na outra foto sem cartão, a pele dela ficou com um tom bastante mais parecido à luz ambiente da sala!
No site do Cambridge in Color existe 1 ou 2 exemplos de situações semelhantes. Fotografar um dálmata numa paisagem de neve. Como os contrastes são poucos, é possível que a máquina vá dar uma coloração e exposição errada à foto.
Visto isto, eu fico confuso na mesma de como saber quando e como usar os cartões ou outras referências para a margem de erro da máquina ser menor!