Como calibrar o monitor?

Rui Marto

Power Member
Boas.

Sem ter accesso a softwares caros com aparelhos próprios para calibrar monitores, como é que posso calibrar o monitor com alguma precisão?

E quem diz o monitor diz o resto das coisas todas (photoshops, impressoras..).
 
ora aí está um bom tópico.

principalmente impressoras, porque quando mando imprimir uma fotografia no photoshop, as cores no papel não correspondem ao que se vê no monitor! (ficam saturadas :( )
 
em primeiro lugar tem que se escolher o mesmo perfil de cor para o monitor, photoshop, impressora e câmara (eu uso AdobeRGB1998), para afinar o monitor, podes utilizar por exemplo o Adobe Gamma, que apesar de não ser dos melhores, sempre dá para afinar alguma coisa...

cumps
 
ora aí está um bom tópico.

principalmente impressoras, porque quando mando imprimir uma fotografia no photoshop, as cores no papel não correspondem ao que se vê no monitor! (ficam saturadas :( )
Acontecia-me isso quando imprimia pelo freehand, só depois reparei que o freehand estava a mostrar as cores no ecrã em RGB, lá alterei para CMYK e ficou mais parecido.
 
E fica-se tudo por aqui? Venho desenterrar isto porque tenho a mesma dúvida há muito tempo mas ainda não descobri nada de por aí além... trabalho essencialmente com photoshop e maquina digital gostava de ter a certeza que as fotos que tiro com a máquina ficam iguais no monitor (samsung 226bw) e que ficam iguais publicadas na net
 
Lol também há o spyder 3 e o pro...

Não estou disposto a gastar dinheiro neste momento. Free é só isso adobe gamma? É que nem encontro as coisas como ele explica no video...
 
É óbvio que não confio em ti. A não ser que querias receber o dinheiro depois de eu o usar. Aí tens que ser tu a confiar em mim e pode ser q se faça negócio
 
Pois,
Não querendo colocar ninguém em xeque, não me parece muito bom senso.

Um user que nem 15 dias tem de fórum, que nunca ninguém ouviu falar nem sabe quem seja, que esta do outro lado do mundo e que pode para que confiemos 20e cada um...
Este forum tem muito tempo, muitos anos... e muita gente que mesmo nunca se tendo visto, vai lendo aqui e ali a cerca, trocando uns posts e vai dando para entender algumas coisas...

Agora assim... boa sorte para essa tua proposta!

Até digo mais: faz exactamente o contrario: compras usas e depois podes cobrar 10 ou 15€ por cada utilização. Com certeza, se a 1ª correr bem, aparecerão muitas mais, bem mais que 10, e até podes ganhar dinheiro com isso! :D
 
Última edição:
Se as coisas forem bem organizadas não me importo de participar numa cena dessas, mas depois tens sempre o problema do e se aquilo avaria? como é? o que vale é que os portes por cá estão baratos... :( Mas sim era uma coisa que me dava jeito... :)
 
Same here... :) Também não me importo de participar. E desculpa lá Tom Ripley, mas também concordo que ainda és muito "verdinho" para o pessoal confiar em ti. Claro que depois de estar nas mãos de alguém mais amarelo, laranja ou azul, a história é outra. ;)
 
A questão não tem nada a ver com as cores... Tens um exemplo disso não tão distante quanto isso... E acredita que se houvesse dinheiro por estes lados e users de confiança (não tem nada a ver com a côr) que estivessem dispostos a fazer isto acredita que era bem capaz de o fazer...

Sendo feita a coisa com users de confiança e com um processo transparente eu era bem capaz de contribuir já que não tenho o necessário capital de investimento...
 
A questão não tem nada a ver com as cores... Tens um exemplo disso não tão distante quanto isso... E acredita que se houvesse dinheiro por estes lados e users de confiança (não tem nada a ver com a côr) que estivessem dispostos a fazer isto acredita que era bem capaz de o fazer...

Sendo feita a coisa com users de confiança e com um processo transparente eu era bem capaz de contribuir já que não tenho o necessário capital de investimento...

Quem? Eu sei que não tem propriamente a ver com as cores, mas é muito mais fácil confiar em alguém que já seja bem conhecido no fórum do que em alguém que está cá há uns dias.
 
em primeiro lugar tem que se escolher o mesmo perfil de cor para o monitor, photoshop, impressora e câmara (eu uso AdobeRGB1998), para afinar o monitor, podes utilizar por exemplo o Adobe Gamma, que apesar de não ser dos melhores, sempre dá para afinar alguma coisa...

cumps


Estás a confundir coisas diferentes...

O color space das imagens (sRGB, AdobeRGB, etc..) é uma coisa.. Os device profiles, usados para calibrar as cores de um determinado dispositivo, seja ele um monitor, uma impressora ou a propria máquina fotografica é outra coisa..

E já agora... Para colocar fotos na net usa sempre o sRGB e nunca o AdobeRGB, porque a esmagadora maioria dos browsers simplesmente ignoram os espaços de cor, e processam tudo como se fosse sRGB, assim outros espaços de cor vão dar resultados manhosos.
 
Estás a confundir coisas diferentes...

O color space das imagens (sRGB, AdobeRGB, etc..) é uma coisa.. Os device profiles, usados para calibrar as cores de um determinado dispositivo, seja ele um monitor, uma impressora ou a propria máquina fotografica é outra coisa..

E já agora... Para colocar fotos na net usa sempre o sRGB e nunca o AdobeRGB, porque a esmagadora maioria dos browsers simplesmente ignoram os espaços de cor, e processam tudo como se fosse sRGB, assim outros espaços de cor vão dar resultados manhosos.

sim, não estava a falar em calibração do monitor, mas sim em manter a coerência de perfis de cor no workflow

em relação a converter para sRGB quando fazes SaveforWeb no photoshop ele converte automáticamente para esse perfil, mesmo que esteja a usar AdobeRGB..

No entanto agora tenho usado sRGB porque tenho mandado imprimir em grande formato e pedem sempre esse perfil... tenho que me render à maioria :)


cumps
 
Calibradores de Monitores

Boas pessoal! Estou a pensar comprar um calibrador de monitores, e estou indeciso entre estes...

Pantone Huye Pro
Spyder 2
Spyder 2 Express
Spyder 2 Pro
Outro (qual?)

Quero investir bem o meu dinheiro, ou seja, não quero pagar pouco e ficar mal servido, nem pagar muito e ficar igualmente bem servido com um mais barato...

Pela vossa experiência e por informações que possam ter, qual me recomendariam? Alem de estes 4 se conhecerem outro melhor fico agradecido!!

Tenho lido que muitos deles não fazem a regulação do contraste e do brilho, existe algum que o faça ou é smp a olho?

Agora a pergunta chave, vale mesmo a pena? As diferenças são assim tão notórias? Costumo fazer os meus ajustes as imagens e gosto de ter as minhas próprias impressões que faço smp em casa...

Tinha esperança de encontrar um em segunda mão a um preço mais acessível, mas parece complicado...

Obrigado
Abraços
 
Spyder Pro 3, a regulação do brilho é sempre feita no monitor, mas tb é facil. O recomendado para não fazer mal aos olhinhos é por o contraste no máximo e o brilho de maneira a que se veja o gradiente que se costuma usar nesses testes normalmente e 25% , 30% do total do brilho.

Quanto ao spyder pro 3 é bastante bom e custa 150€, garanto-te que é um optimo investimento.

Se fores ao sites deles tens la uns videos porreiros para ver como funciona.

Se tiveres mais alguma duvida tas a vontade =)

Abraço
 
150 euros é um preço um pouco puxado, mas possivelmente isto é daquelas coisas que mais vale esperar mais um pouco, juntar mais algum, e comprar um como deve ser, que comprar já e não ficar tão bem servido.

Obrigado pla opinião C0C45
 
Back
Topo