Como calibrar o monitor?

Além da RHPro há algum bom sítio para comprar?

Faço a mesma pergunta.. Ontem corri td à procura disto e nada... Vou mandar vir pela net... Alguém sabe algum sitio bacano e de preferência mais barato para o fazer? É pena não dar para mandar vir do amazon.com, la tao mesmo muito baratos...

Já agora... Tive a ver o material e encontrei um que se chama, spyder3 print, fiquei um pouco confuso... não era suposto o spyder 3 pro coordenar as imagens no monitor de forma as impressoes sairem o mais parecidas possivel com o que vemos na imagem?

Abraço
 
Última edição:
É assim ao calibrar o monitor com um Spyder por exemplo só se vê as cores reais no monitor, ao mandar imprimir as cores não vão bater certo novamente porque a impressora não esta calibrada. Para isso existe tb calibradores para impressoras. E como funciona ? o software da spyder printer por exemplo cria um ficheiro com varias cores e manda imprimir esse ficheiro. Depois pegamos no spyder printer que é tipo um mini scanner e "scanamos" todas as cores que temos no papel e automaticamente este vai copiar essas cores para o software. No fim vai comparar as duas e da-nos um perfil para calibrar a impressora.

Quem pensa que basta calibrar o monitor para imprimir igualzinho esta enganado porque a impressora tambem precisa de ser calibrada.


Para calibrar apenas o monitor: Spyder 3 Pro
Para Calibrar apenas a impressora:Spyder 3 Print
Para Calibrar ambos: Spyder 3 Studio

Eu comprei o meu na *****.pt

-----
jorgebighit:

Há software que faz isso mas não se compara as soluções de hardware, mas para um uso domestico serve perfeiamnte, experimenta o Calibrize.

Abraço
 
Não há nenhum Freeware que faça isso?

Freeware nao jorgebighit, nós estamos a falar de uma peça de hardware que se monta no monitor e analisa as cores e tonalidades emitidas e equilibra para os valores de padrão... A olho nu é imposivel atingires resultados tão bons, pq não sabes o que procurar. Olha para o teu monitor, como sabes que o vermelhor que ves é realmente vermelho? Ou por exemplo, como sabes que os tons de verde do logo do techzone são realmente os verdes escolhidos por quem desenhou o logo? Agora eleva isso á escala de uma fotografia onde tem milhoes de tons a serem exibidos... Se queres resultados perfeitos (ou bem perto disso) tens mesmo que recorrer a um "bicho" destes... lol

Abraço
 
Tb há, mas estes meninos fazem toda a diferença... :)

Offtopic: Parabéns jorgebighit, tive a ver a tua galeria e site, tens la fotos que curti mt.... ;)

------------------------

Obrigado pelos esclarecimentos C0C45 axo que devo optar pelo Spyder3 Pro... :)

Abraço
 
Thankz, já estou a morre, estou sem máquina prai ha um mês e tal a espera que a 1000D baixe, mas vou-me passar e vou-me atirar a uma 450D!

Já agora, tipo uma impressora não muito grande que seja muito fixe para imprimir fotos, económica e tambem não muito cara, que aconselham?

Outra coisa quanto fica isso do Spyder Pro 3 Studio?
 
Reavivando este topic...
Alguem me pode indicar um Calibrador com boa qualidade/preço?
Andei a ver o Spyder 2 Express que tá na ***** a 98€, vale a pena ou mais vale dar + algum e ficar com uma coisa de jeito?
No estrangueiro onde poderei encontrar Preços competitivos?

Tnks
 
mt sinceramente eu so investiria dinheiro num apareclho desses se tivesse um monitor decente

i.e. nao vou comprar uma aparelho de calibracao k custa pouco menos de metade do preco do meu monitor, simplesmente nao faz sentido, mas vale guardar esse dinheiro e juntar para comprar um monitor de jeito, k so por si e meio caminho andado para uma boa calibracao.
 
Concordo com o Warlord, no entanto independentemente do montior, o calibrador ajuda sempre a ter as cores mais ou menos certas com a impressora (dentro da medida do possível para esse monitor/impressora).
 
certo, mas por exemplo, agora estou a usar um Samtron 75E (CRT) que na altura k o comprei custou-me tanto kanto dei anos mais tarde pelo meu TFT Benq que uso no outro PC. Na altura k comprei o CRT era um monitor razoavel, basicamente um samsung de marca branca, e kando foi o TFT, tb era decente (relacao qualidade preco), existiam mais caros e melhores e mais baratos e piores, tinha um GTG porreito para gaming, "bons" valores de contraste e brilho.

Actualmente pelo mesmo preco compro um TFT com caracteristicas mt superiores que se refletem numa melhor qualidade imagem (GTG, contraste, cores, brilho).

O que noto e que o CRT nao tem nd a ver c/ TFT, por mais k o tente calibrar nao consigo obter a mesma amplitude dinamica k o TFT, ao ponto de ter desistido de processar imagens neste PC, sempre k chegava ao TFT voltava a ter de ajustar grande parte dos sliders...
 
Recentemente adquiri um Spyder 3 Pro na *****, pois a família tem 5 monitores para calibrar, alguns dos quais com cores péssimas.

Depois de comparar os resultados da calibração "a olho" usando o MagicTune da Samsung (nos dois monitores que são Samsung) com os da calibração por hardware, conclui que o MagicTune dá resultados muito bons. Por isso nos monitores da Samsung, a melhoria é pequena, a não ser em em relação à consistência dos resultados.

No que se refere a calibradores por software, o MagicTune está bem à frente de tudo o resto que conheço, incluíndo o da Adobe e o da Nvidia, pois é o único que usa mais do que um ponto de comparação (usa seis).
 
Back
Topo