Como calibrar o monitor?

No que se refere a calibradores por software, o MagicTune está bem à frente de tudo o resto que conheço, incluíndo o da Adobe e o da Nvidia, pois é o único que usa mais do que um ponto de comparação (usa seis).

Afinal encontrei um calibrador por software que usa bastante mais pontos: o Monitor Calibration Wizard (free). Tem nada mais e nada menos que 21 pontos de comparação. O problema é que não consegui resultados particularmente bons, se calhar porque a minha vista não é suficientemente boa e a sequencia dos pontos pela qual aparecem os pontos não é muito boa (vermelho no início, azul no final, brilhantes e escuros misturados). Nos últimos já estava e incapaz de fazer ajustes.

O MCW tem a particularidade de permitir forçar o uso de um perfil de cor mesmo em jogos, que ao que parece é costume fazerem reset da LUT. O efeito secundário disto é que depois não é possível regular o gamma dentro do jogo...
 
Também não conhecia este Lutcurve. Tem bom aspecto mas parece-me que será pouco eficaz (para os LCDs TN que a maioria do pessoal utiliza) porque os padrões são muito complexos.

Um dos maiores problemas, senão mesmo "o problema", da calibração a "olhómetro" nos ecrãs LCD com tecnologia TN é a variação das cores posição do observador. Basta ver este teste para perceber quão dramático é o efeito:

http://www.lagom.nl/lcd-test/viewing_angle.php

Qualquer software que tenha dois padrões em sítios diferentes está condenado a ser muito difícil de usar. Provavelmente uma das razões porque tive bons resultados com o MagicTune é porque usa apenas um padrão grande e bem no centro do ecrã.
 
Bem vi este tópico e achei interessente não só porque falam dos calibradores que este mês vou comprar pois já estou farto de adiar, e muito mais.

Começando pelo espaço de cor eu só descobri ontem que na minha D80 eu podia modificar para rgb1998...lol O meu prof já minha falado que se devia ter tudo neste espaço de cor por ter maior quantidade de cores, mas pensava que a minha maquina só tinha srgb...

Warlord não concordo com a cena de comprar um monitor de topo... se for assim nunca ninguem vai comprar um calibrador... se um bom monitor custa 700 euros para cima só uma empresa ou alguem que se dedique a isto a serio e receba a serio...lol vai comprar... muita gente que compra o calibrador e coloca num tft manhoso nota diferenças... logo é muito bom porque já está + real...lol

há vantagens em ter o monitor calibrado e a impressora não? há no aspecto de se mandar imprimir numa loja eu sei que o que eu enviei é o que devo receber.

Eu quando comprar não me importo de fazer uns alugueres mas só a pessoal que seja velha guarda...lol ;-P
 
Há vários tipos de calibração: para a web, para impressão, etc, etc ...

Se tiveres isso calibrado para impressão, não há que enganar, há standars para isso e na lojs/gráfica sai o que lhe deres para sair.

Por outro lado, atenção que ter um monitor de 150 euros calibrado é pior do que ter um bom monitor mesmo que não esteja muito calibrado, mas fica mais barato, e já não é mau de todo ...
 
eu nao disse k tens de ter um monitor de topo, disse k nao faz sentido gastar 100€ num calibrador para usar num monitor de 150€. mais vale vender o monitor antigo e comprar um monitor novo de 250€ que mesmo default vai so por si apresentar melhores resultados.

no monitor antigos podes ate conseguir uma correcta calibracao da cores, mas depois o resto falha, ou tens a imagem mt escura ou mt clara, simplesmente pq os monitores mais fracos nao conseguem reproduzir ao mm tempo cores brancas e escuras. acho a luminosidade bastante importante numa fotografia...e se pensarem em fotos a PB ai entao nao tens volta a dar...
 
Se o monitor for um CRT em bom estado e correctamente calibrado, vale bem mais que LCDs caros com calibrações de origem, mesmo que seja um CRT de 75 euros (coisa vulgar hoje em dia).

Já tive um CRT muito bom (e caro), mas por um problema do firmware deixou de poder ser calibrado (aliás, o problema aconteceu duas vezes, mas da primeira resolvi com a garantia). Conclusão, passou a ser ser lixo do ponto de vista das cores. Substitui-o por um LCD dos mais baratos que arranjei. Perdi no contraste, mas ganhei na nitidez do texto e na fidelidade das cores que passou a ser "aceitável".

Desde que comprei o colorímetro tenho-me entretido a calibrar todos os monitores que me vêm às mãos. Por isso tenho uma boa ideia dos ganhos que se conseguem. É um aparelho caro, mas para quem valoriza as cores compensa mesmo que o monitor seja barato. Além disso, se fizermos upgrade ao monitor, podemos manter o calibrador. Mas tenham cuidado com alguns, como por exemplo o novo ColorMunki da X-Rite, que segundo li nas reviews tem um número limitado de instalações (!!!).
 
True. Para quem tiver espaço (muito espaço) arranjam-se CRTs de 21' ao preço da uva mijona que fazem resoluções brutais a 100hertz e com uma fiabilidade de cor que nenhum TFT de 400 euros tem ...

É preciso é um cargueiro para os levar a casa -.-
 
Lolol pois... eu descobri que o spyder2 so calibra no srgb... quem quiser profile acima, este já não dá... ou seja teria de ser o spyder3 que fica a 170 euros com portes... quase o preço do meu monitor...lol
 
o meu CRT Samtron 17" é uma bosta a nivel de amplitude dinamica, as cores em si sao boas, mas onde noto bastante diferenca e mesmo nos brancos e pretos. num TFT consigo abrir akelas paginas de testes e consigo distingir as varias tonalidades de branco e preto simualtaneamente, no CRT apenas consigo ou os brancos ou os pretos (ajustando o brilho para um lado ou para o outro).

nunca exprimentei um crt desses, mas tenho ideia que mm com essa frekencia cansa mais a vista do que um CRT. mais uma vez noto uma diferenca brutal sempre que uso o CRT...
 
Lolol pois... eu descobri que o spyder2 so calibra no srgb... quem quiser profile acima, este já não dá... ou seja teria de ser o spyder3 que fica a 170 euros com portes... quase o preço do meu monitor...lol

O facto de só calibrar para sRGB não é tão mau como parece. Especialmente para os monitores TFT normais (com tecnologia TN), que só têm gamut para sRGB.

A não ser que tenhas um monitor IPS _e_ com "wide gamut" _e_ com processamento de 8-bits ou mais, não vale a pena calibrar o monitor para outros espaços de cor.

Quanto ao espaço de cor a escolher na máquina, ou se usa sRGB ou se usa RAW e escolha do espaço de cor passa a ser irrelevante. Isto porque acho que qualquer pessoa suficientemente preocupada como para "escolher o espaço de cor" já vai estar a usar RAW.

Já agora, o spyder3pro ficou-me a 152 euros com portes incluidos (novo, comprado em PT).
 
Eu estou farto de ver em lojas e o mais barato que consigo é mandar vir de espanha e fica a 180 com portes... dai eu pensar em comprar o huey pro 110 euros +/- mas estive a ver num forum que os huey têm alguns problemas em que a empresa a Pantom sabe diz que troca mas há pessoal á espera da troca e até agora nada...

Ps: Eu ando á procura do spyder 3 elite... visto que o preço ser 30 euros de diferença do elite para o pro lá fora e o upgrade ir para 70 euros.

Vejam este link quem tiver algumas dúvidas http://www.abrafoto.org/texto.asp?id_texto=2 , eu tinha ;-P Eu sempre tirei em raw, saw far so good...lol

Bem como fiz uma pesquisa nova e cheguei a conclusao que o elite não vai ter nada a mais que eu realmente precise... vou para o pro e encontrei este site http://www.digitaldepot.co.uk/Softw...2_1040/p344295/Spyder_3_Pro/product_info.html com preço bastante apelativo.

Descobri agora e aconselho a quem queira comprar em uk que use este site de comparação de preços www.twenga.co.uk é excelente mostra carradas de sites com preços diferentes.
 
Última edição pelo moderador:
True. Para quem tiver espaço (muito espaço) arranjam-se CRTs de 21' ao preço da uva mijona que fazem resoluções brutais a 100hertz e com uma fiabilidade de cor que nenhum TFT de 400 euros tem ...

É preciso é um cargueiro para os levar a casa -.-

Tenho uma beldade dessas em casa, faz uma resolução maxima de 2000 e qualquer coisa.
Uso-o sempre para tratar photos e quando tenho de trabalhar com cores.

A marca é sgi mas era fabricado pela sony.
 
Eu estou farto de ver em lojas e o mais barato que consigo é mandar vir de espanha e fica a 180 com portes...

Eu comprei na *****, passe a publicidade, à cobrança pelos ditos 152 euros já com portes. É possível que no UK ou no ebay se arranje mais barato. Na Espanha não encontrei preços competitivos que justificassem mandar o meu guito para além fronteiras.

Na minha opinião, o Spyder3 Elite não compensa. A única diferença que tem é no software e são só picuinhices inúteis para o comúm dos mortais. O hardware é exactamente igual no Pro e no Elite (a cosmética é ligeiramente diferente).
 
Em espanha o Elite ficava a 180 euros com portes...lol Vou mandar vir do site que pus referencia em cima. Fica em 110 libras com portes, logo +/- 130 euros. Só estava a ver lá o preço das folhas de impressão da epson que estão a bom preço... estão é todas esgotadas...lol
 
Mega desenterranço só pa dizer que Spyder 3 Express ta a 63€ na *****...
http://www.*****.nl/en/artikel/62664/DataColor_Spyder_3_Express.html
Andava a ver umas coisa e deparei-me com isto.
 
Eu experimentei calibrar dois monitores e nem os resultados foram parecidos entre os dois nem as cores me pareceram certas. Ou eu estou muito mal habituado ou isto foge muito para os verdes. Já encontrei mais gente com este problema e alguns dizem que a actualização do software ajuda mas... É paga.
Alguém já teve o mesmo problema e resolveu?
 
Eu tenho o spyder3 pro e sei que não dá para calibar 2 monitores para isso preciso do elite, sei que posso fazer o upgrade mas são mais 90 euros.. e como neste momento só tenho um monitor chega-me perfeitamente. Mas a nivel de calibração acho que funciona bem.
O meu monitor de origem tem excessos de azul. Tenho que arranjar um monitor IPS para a edição ;-P
 
Back
Topo