Como carregar (correctamente) uma bateria

sananda

Membro
Ois!

É muito simples. Como carregar correctamente uma bateria (não me refiro à calibração).

Já li um post, algures no tópico do macbook (nonpro), mas foi uma referência que não me tirou totalmente a dúvida.
Por exemplo, sei que não se deve esperar que a bateria descarrege completamente para a carregarmos.

Algum user entendido sobre o assunto? É uma questão de interesse geral.

Como, numa base de uso regular, ou seja, todos os dias; devemos carregar ou não carregar as baterias dos nossos portateis, para estas durarem mais tempo. :clap:

Thankx! :D
 
Pelo pouco que eu sei as baterias de iões de lítio duram por volta de 3 anos mesmo que não as uses.
Mas é uma área que ouço muita informação contrária.
 
Oi iStar :)

Aqui durar é diferente de "rentabilidade", pq ao fim de 3 anos sem uso desconheço se ainda terá iões suficientes para alimentar o portátil durante 10 minutos.
A questão é como melhor conservar essa rentabilidade, considerando a perda consequente do tempo e do uso.


Actualização

--- início de mensagem ---

"Lithium-ion is a low maintenance battery, an advantage that most other chemistries cannot claim. There is no memory and no scheduled cycling is required to prolong the battery's life."
@ http://www.batteryuniversity.com/partone-5.htm

"A lithium-ion battery provides 300-500 discharge/charge cycles. The battery prefers a partial rather than a full discharge. Frequent full discharges should be avoided when possible. Instead, charge the battery more often or use a larger battery. There is no concern of memory when applying unscheduled charges."
@ http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm


"You can also recharge a Lithium-ion battery whenever convenient, without the full charge or discharge cycle necessary to keep Nickel-based batteries at peak performance. (Over time, crystals build up in Nickel-based batteries and prevent you from charging them completely, necessitating an inconvenient full discharge)."
@ http://www.apple.com/batteries/


Concluindo, usem e abusem da bateria, carreguem knd vos apetece e nao a tirem do portatil.
Fartei-me de ler sobre as baterias de litio e a opiniao era sempre a mm.
__________________
Powerbook G4



Warl0cK
Minha Avaliação

--- fim de mensagem ---
 
Última edição:
Então tenho uma outra dúvida:
As cargas e descargas frequentes, mesmo que não sejam completas, contam como um ciclo correcto? Isso não irá contribuir para a diminuição do ciclo de vida da batéria?

Ponho-me a pensar, será melhor gastar dois ciclos em que a batéria vai a meio e carrego logo a seguir, ou deixa-la ir até o fim e usar apenas um ciclo?
 
ultimamente está a acontecer algo caricato com o meu macbook.
durante as ferias de verão, raramente usava a bateria.(e quando a usava deixava descarregar completamente, e depois carregava completamente).
a maior parte do tempo passava ligado apenas á corrente. acontece que a capacidade começou a descer de forma estonteante.

com o inicio de mais um ano lectivo, comecei a usar o macbook como um portatil a serio: carrega, descarrega, carrega, descarrega, sempre a bombar com a bateria.
ou seja, mais provavel de "gastar" a bateria.
conclusao: vou com duas semanas de aulas, e quando mais carrego e descarrego (sempre ate ao fim, tanto a carregar como a descarregar), mais aumenta a capacidade.


por isso cada vez mais acredito que é tudo uma questao de sorte.
quando se pensa que se está a tomar as melhores medidas é pior, e vice-versa.

neste momento uso o macbook como portatil na verdadeira ascenção da palavra, e está a portar-se lindamente =)
 
Também usei o meu sempre a carregar e descarregar até ao fim e agora com 40 ciclos estou com 93% da capacidade máxima.... afinal o que se deve fazer ? descarregas até ele se desligar ou até avisar que já está a ficar sem bat ? a capacidade voltou a aumentar ?
Já agora, usares o portátil enquanto este carrega faz algum mal a bateria ?
 
Última edição:
eu trabalho enquanto carrega a bateria.
depois desligo o carregador, e continuo a trabalhar apenas com a bateria.
espero até mesmo o mac ir a baixo.e depois de se desligar, ligo novamente o carregador.

sempre que tenho possibilidade, gasto a bateria totalmente, ate se desligar, e nao ligo o carregador logo de seguida.apenas baixo a tampa, fica com a luz branca de hibernação, e deixo o mac assim uma noite, ate se desligar essa luz. de vez em quando faço isso.

mas a utilização normal da bateria, deixando descarregar ate ir abaixo mesmo, ligar o carregador (e trabalhar entretanto), desligar o carregador e trabalhar sempre com a bateria, tem resultado bem.

quando era raro trabalhar com a bateria, apenas a metia de vez em quando ,ja estive em 3500 de capacidade. nestas duas semanas comecei a utilizar o mac mesmo como portatil (normalmente 3 ciclos por dia), e ja esta nos 5118.. =) parece-me bem.

volto a dizer que isto é apenas um caso. e se calhar existe gente que nao faz assim, tem outro metodo de tratar a bateria e também a tem em bom estado. apenas estou a falar do meu caso particular.
 
Isso tá complicado ... pelos vistos não vale apena grande esforço de poupar a batéria.
Acho que vou usa-la normalmente já que parece não haver um solução claremente ganhadora.
 
"A charge cycle means using all of the battery’s power, but that doesn’t necessarily mean a single charge. For instance, you could listen to your iPod for a few hours one day, using half its power, and then recharge it fully. If you did the same thing the next day, it would count as one charge cycle, not two, so you may take several days to complete a cycle. Each time you complete a charge cycle, it diminishes battery capacity slightly, but you can put both notebook and iPod batteries through many charge cycles before they will only hold 80% of original battery capacity. As with other rechargeable batteries, you may eventually need to replace your battery."

http://www.apple.com/batteries/
 
Isso tá complicado ... pelos vistos não vale apena grande esforço de poupar a batéria.
Acho que vou usa-la normalmente já que parece não haver um solução claremente ganhadora.

Ora bem. Usa-a como te der mais jeito ou como te facilitar melhor a vida! Se daqui a 3 anos já não aguentar com uma carga razoável, compra outra. Mas sobretudo USA-A e USA o computador. :D
 
e sempre tens dois anos de garantia.. quase quase no final dos dois anos trocas.
e tens novamente dois anos de garantia.

a apple tem destas coisas..;)
por isso, usa á vontade, havendo problemas, eles resolvem..
 
@liamk101 não deves conhecer bem o mundo Apple, na Apple dão dois anos de garantia pela bateria!
Afinal de contas não se paga só por um hardware bonito como muitos querem fazer crer. Até pelo facto que a Apple está actualmente a recolher as batérias com defeito de portateis vendidos a um ano ou mais. Enquanto outras empresas emglobam as batérias na catégoria de "consumível".
 
Última edição:
Oi,

Em lado nenhum te dão dois anos de garantia pelas baterias. O normal são seis meses.

Cumprimentos,
LK

falta de experiencia.. abre os olhos ao mundo mac, e facilmente ficarás convertido =)
ao veres coisas simples como dar garantia do material durante dois anos, coisa que nao acontece em muitas daquelas a que muitos chamam "grandes empresas"..
 
Sou mais papista que o papa, e no entanto...

Pessoal,

Este é o meu primeiro post.
Já MUITO usufruí das ajudas de todos vós aqui no Techzone, e acho que é já altura de retribuir.
Tenho um MacBook Pro há 3 meses - O meu PRIMEIRO Mac.

Hoje instalei o widget "Istat pro" e a aplicação "coconut Battery 2.5.1"
Constatei, que embora só no mês de janeiro tenha verdadeiramente usado o meu novo Mac, a bateria está neste "lindo" estado:

Istat pro:
Battery health:71%
Cycles:49


Coconut battery:
current battery capacity:3922mAh
original battery capacity:5500mAh
Cycles:49

Dado que à minha volta tive os mais desagradáveis exemplos de baterias feitas em papas, pertencentes a portáteis PC, fiquei meio paranóico.
Assim, durante a minha ainda curta utilização do Macbook pro, usei da seguinte politica:

1- Ou usava bateria ou usava corrente.
Efectivamente, embora o MacBook Pro fique com as tripas à mostra, tenho utilizado o portátil ligado à corrente sem a bateria instalada.

2- Usava a bateria até ao fim, e carregava totalmente de uma só vez, e desligado.

A ideia por detrás desta politica, seria a de não colocar a bateria numa situação de "tensão", em que ao mesmo tempo que carregava, estava na realidade a ser descarregada em favor do computador estar a funcionar.

Esta minha ideia, pelo que tenho lido está ERRADA, dado que as novas baterias já NÃO VICIAM!
No entanto, não vá o diabo tece-las, a minha politica, MAL NÃO FAZ!!! A única vantagem de ter bateria e corrente em simultâneo é no caso de falha eléctrica, não perder o trabalho em mãos, certo?

Bom, então se sou um gajo assim tão inteligente, porque raio tenho a bateria neste estado com "apenas" 49ciclos?
No site da apple pode ler-se que ao fim de 300 ciclos a bateria ainda deve estar a 80%
Pode também ler-se que a bateria deve ser de vez em quando totalmente descarregada e carregada, para manter boa performance.

"Se você possui um computador portátil, deve calibrar a bateria durante a primeira semana de uso para conseguir a maior autonomia de carga possível. A calibragem ajusta o microprocessador da bateria de forma que monitore corretamente o nível de carga da bateria."

"Para calibrar a sua bateria na primeira utilização, siga estes passos:
  1. Conecte o adaptador de alimentação e recarregue totalmente a bateria de seu computador portátil até que a luz do plug do adaptador de alimentação mude para a cor verde e o medidor da barra de menus indique que a bateria está totalmente carregada.
  2. Desconecte o adaptador de alimentação e use o seu portátil. Quando bateria do portátil chegar a um nível de carga baixo, você verá o primeiro aviso de nível baixo de bateria na tela. Continue a utilizar o seu computador portátil até que ele entre em repouso automaticamente. Nesse momento, a bateria estará descarregada o suficiente para a calibragem.
  3. Conecte o adaptador de alimentação e deixe-o conectado até que a bateria esteja outra vez totalmente recarregada."
Então, e a mim, que não faço outra vida acontece-me isto?!?!?

Pois é meus amigos. Pelos vistos os MacBook Pro, têm mais uns detalhezinhos que não eram usados nos iBook e PowerBook.

Se descarregarem o manual em pdf para o MacBook Pro podem ver algumas diferenças no processo:

"To calibrate your battery:

1Plug in the power adapter and fully charge your MacBook Pro battery until the light on
the power adapter plug changes to green and the Battery icon in the menu bar
indicates that the battery is fully charged.

2Allow the battery to rest in the fully charged state for two hours or longer. You may use
your computer during this time as long as the adapter is plugged in.

3Disconnect the power adapter with the MacBook Pro on and start running it from the
battery. You may use your computer during this time.
When your battery gets low, you will see the low battery warning dialog on the screen.

4Continue to keep your computer turned on until it goes to sleep. Save your work and
close all applications when the battery gets low and before the system goes to sleep.

5Turn off the computer or allow it to sleep for five hours or longer.

6Connect the power adapter and leave it connected until the battery is fully charged
again.

Important: Repeat the calibration process occasionally to keep your battery fully
functioning. If you use your MacBook Pro infrequently, it’s best to recalibrate the
battery at least once a month."



Como podem reparar, há ali dois tempos de espera, ou repousos.

A este respeito um cavalheiro "postou" ou seguinte:

"Heitor Moraes
em 10 Junho, 2006 às 08:46 Teoricamente falando:

* Se você passar infinitas horas carregando a bateria, ela é capaz de armazenar carga infinita.

* Se você passar infinitas horas descarregando a bateria, ela é capaz de fornecer energia infinitamente (mas com um potencial muito baixo).

Aparentemente a Apple resolveu criar esses dois "tempos de espera" para tentar chegar próximo do máximo viável de carga e descarga da batería.

Viavél significa que com essa espera, a bateria deve chegar em um ponto de carga na sua curva onde não é viável continuar. O gráfico de tempo/carga é como uma "assintota". "




São detalhes muito interessantes. Eu o que quero é vida longa para o meu bichinho dispendioso!!!

Vou experimentar esta calibragem especial de corrida para MacBook Pro, e assim que tiver novidades, aviso.

Abraços a todos, e por favor corrijam qualquer barbaridade que possa ter dito.
 
Simples, vai utilizando a pouco e pouco a bateria e não a deixes ir até ao fim (apenas pontualmente para calibrar a bicha).

Eu tenho um MBP desde o início de Janeiro e a minha está a 99% de condição. O meu powerbook anterior tinha uma bateria com 4 meses (recall!) e estava nos 94-96%.

PT
 
Oi MacCross.

Penso que existe muita informação contraditoria, visto que antes a maioria das baterias nao era de litio, e entao muita gente ainda se segue pelas "atitudes" anteriores.

De tudo o que referiste, so notei uma coisa que nao vai de acordo com o que penso das baterias de litio. É o facto de fazeres sempre uma descarga completa...segundo consta, isso é algo prejudicial. Uma bateria de litio "prefere" ser carregada antes de estar toda esgotada.
De qualquer forma, deve-se fazer essa descarga completa e carregamento total, de vez em quando.

Depois avisa se com a "calibraçao" isso aumentou.

Já agora, existe algum topico so para se trocar informaçao de duraçao de bateria nos Mac? É que no site indicam 6h...coisa que nao acredito mesmo...pelo menos com um uso normal. Estou a pensar comrpar agora um MacBook, e ligo muito à duraçao da bateria, afinal de contas é um portatil...é para ir debaixo do braço...ou no bolso das calças :)
 
Tu tens menos, eu tenho mais...
Acho que este programa nao deve ser mto preciso...
picture5fe8.png
 
O meu macbook com 9 meses, tem 44 ciclos apenas e a bateria está a 96 % ( 5018 mAh ), segundo o coconutBattery.
Carrego a bateria sem qualquer tipo de cuidado, só levo a zero propositadamente para calibrar uma ou duas vezes por mês.
 
Back
Topo