Como carregar (correctamente) uma bateria

Desde que foi calibrada já a usaste? Se ainda não gasta por exempo 10 % ou o suficiente para ela carregar. Volta a correr o programa e vê o valor que te dá. É que já me aconteceu dar valores errados quando corri o programa logo a seguir a ter calibrado.
 
Boas. eu tenho um powerbook G4 667 Mhz e a bateria ainda aguenta para cima de hora e meia (a puxar por ele). É a bateria original e simplesmente tenho quase sempre o cuidado de deixa-la descarregar e quando carrego mal a luz dos 100% de caraga acende desligo o carregador. Quando pretendo trabalhar ligado a corrente retiro a bateria. E assim ela vai durando. Não se esqueçam que é um powerbook com 5 anitos e que ainda está aqui para as curvas.
 
E em relação aos macbook e/ou macbook pro?
Alguém pode dar umas dicas?

Estou a perguntar isto porque em pc sempre "borrifei" para a questão da bateria...quando estragar, estragou ... um asus m6bn com 2 ano e meio ... a bateria ainda dura 3 horas (cerca de menos 20 minutos que inicialmente) .... e akilo é sempre corrente, sem ser corrente....várias vezes ao dia.... lol
 
Pelo que li na net, não.

Pelo menos se o portátil não fôr suficientemente inteligente para cortar a alimentação da bateria quando esta está carregada e o PC ligado à corrente. Não sei se algum faz isso.
 
Pelo que li na net, não.

Pelo menos se o portátil não fôr suficientemente inteligente para cortar a alimentação da bateria quando esta está carregada e o PC ligado à corrente. Não sei se algum faz isso.

Qualquer portátil minimamente recente e que utilize bateria de lítio faz isso. Quando a carga fica completa, a corrente é simplesmente cortada, como podes constatar tanto pela luz de carga do portátil (que se apaga) como pelo indicador de energia do portátil. Isso de ter que se retirar a bateria quando estava carregada e quando se tem o portátil ligado à corrente era para as baterias antigas, já não é assim à muito tempo ... Mitos ...
 
Qualquer portátil minimamente recente e que utilize bateria de lítio faz isso. Quando a carga fica completa, a corrente é simplesmente cortada, como podes constatar tanto pela luz de carga do portátil (que se apaga) como pelo indicador de energia do portátil. Isso de ter que se retirar a bateria quando estava carregada e quando se tem o portátil ligado à corrente era para as baterias antigas, já não é assim à muito tempo ... Mitos ...

Errado, a bateria se tiver sempre em carga máxima é prejudicial. Por isso os Macs vão gastando lentamente a carga sem a carregar... até X %.
 
Apple - batteries - notebooks
Standard Maintenance

For proper maintenance of a lithium-based battery, it’s important to keep the electrons in it moving occasionally. Apple does not recommend leaving your portable plugged in all the time. An ideal use would be a commuter who uses her MacBook Pro on the train, then plugs it in at the office to charge. This keeps the battery juices flowing. If on the other hand, you use a desktop computer at work, and save a notebook for infrequent travel, Apple recommends charging and discharging its battery at least once per month. Need a reminder? Add an event to your desktop’s iCal
 
Errado, a bateria se tiver sempre em carga máxima é prejudicial. Por isso os Macs vão gastando lentamente a carga sem a carregar... até X %.

Dude, isso não é propriedade dos macs, mas sim das baterias. Quem é que disse que a bateria está sempre na carga máxima? A bateria descarrega-se, naturalmente, estando ou não ligada ao portátil ...
 
Oh manhe! Estou muito confusa, manhe! (in Floribela)

Meus Caros,

Fico contente por ter resuscitado tão rapidamente o thread. O meus parabens a todos pela boa atitude com que aqui escrevem:-)

Vou tentar mandar bitates a tudo o que já foi dito, desde algumas horas atrás.

A minha área não é a informatica, nem as ciencias exactas. Por isso perdoem-me o discurso de censo comum.

(1) Estou a meio do processo de calibração "tipo" Macbook, conforme explicado atrás.
Hei Pcascais! MACBOOK PRO aqui!! lê o meu post anterior.

Estou na fase de usar a bateria até ao fim.
Curiosamente, só pelo facto (suponho) de ter "insistido" umas boas horas, com a corrente ligada, após ter acendido o verde no cabo de corrente (significa bateria carregada), a amperagem passou de 3922mAh para 4343mAh. É a minha unica explicação, para a apple pedir expecificamente para manter o cabo ligado á corrente pelo menos mais duas horas depois de carregada completamente, apelidando isso de repouso!

Na mesma linha de raciocínio, ao contrario de baterias antigas que NÃO deviam ficar a carregar para além do periudo estritamente estipulado, pelos vistos estas gostam! (Será?!)

Ao mesmo tempo, será possível exceder a amperagem máxima com que o a bateria vem de fabrica? Vários posts parecem descrever o facto.



(2) A questão dos ciclos também é interessante. À partida um ciclo seria para o senso comum um carregamento e descarregamento completo, certo?
Pois para a Apple um ciclo, é o somatório de carregamentos e descarregamentos parciais que equivalam a um carregamento e descarregamento completo.
Assim sendo, andar a carregar aos bocadinhos, não poupa ciclos. E para a mesma utilização de bateria, vamos todos ter o mesmo numero de ciclos.
E é aqui que eu me passo!!!
Como é que tenho 49ciclos com um mês, e andam aí gringos com 9 MESES 44ciclos?

A única maneira de poupar ciclos é NÃO USAR A BATERIA.

(3) O que me trás de novo para a questão de usar o portátil ligado à corrente SEM A BATERIA INSTALADA.
E eis-nos chegados a um bom tópico de discussão.
É que as tripas do macbook pro ficam á mostra!!!!

Claro que a minha falha no plano infalível, é que pelos vistos, como vários de vocês apontaram, esvaziar estas baterias até ao casco é prejudicial, excepto em processos de calibração. Ora eu não tenho feito outra vida. Agora queixo-me...

Deixo-vos ainda com outro pensamento:
-Que historia é essa de alguns de vocês terem baterias de 5200mAh, e outros (nos quais me incluo) de 5500mAh?
Não entendo nada de amperagem, mas mais sumo mais duração, certo? E de novo, a questão - podemos levar a amperagem da baterias mais longe?

Bom...
Havia muito mais para falar...
No entanto, vou apenas resumir as conclusões que pessoalmente retenho, e que reflectem o meu estado de espirito:

1- As pilhas de Litio gostam de porrada. Keep the juices flowing! Façam todos os carregamentos parciais que vos apeteça.

2- Será que a vida da bateria se conta em ciclos? Se sim, usem a bateria quando precisem, e retirem quando não precisem. No entanto, não posso ter a veleidade de saber mais do que a equipa de projecto da apple california, e as tripas á mostra levam-me a achar que a bateria só sai mesmo para substituição. ?!?!? estou confuso.

3- Acho que vou fazer as calibrações de vez e quando e de restou, estou-me cag*ndo! :-)

Abraços a todos e bons bitaites

PS- Ric07! Não penses! Compra o macbook! :-) A optimização da bateria pelo OsX é bestial!
 
1- As pilhas de Litio gostam de porrada. Keep the juices flowing! Façam todos os carregamentos parciais que vos apeteça.

Correcto, desde que haja bom senso. Não é fazer os carregamentos parciais que vos apeteça. É encontrar um compromisso equilibrado entre o uso da bateria e da corrente e evitar descarregamentos completos da bateria quando desnecessário.

2- Será que a vida da bateria se conta em ciclos? Se sim, usem a bateria quando precisem, e retirem quando não precisem. No entanto, não posso ter a veleidade de saber mais do que a equipa de projecto da apple california, e as tripas á mostra levam-me a achar que a bateria só sai mesmo para substituição. ?!?!? estou confuso.

Se a bateria for tratada correctamente é suposto manter 80% da capacidade original depois de 300 ciclos.
Em relação ao retirar a bateria do portátil, não é suposto tal acontecer. A bateria é para ficar no portátil, aliás no macbook um dos apoios do portátil está mesmo na bateria, ou seja, retirando a bateria o portátil fica desiquilibrado.

3- Acho que vou fazer as calibrações de vez e quando e de restou, estou-me cag*ndo! :-)

Em relação ás calibrações na minha opinião, deves fazer uma ou duas vezes por mês.
 
Última edição:
MacBook pro: na calibração, depois da espera de 5 ou mais horas, é feito o carregamento total.... durante esse carregamento pode-se ligar e trabalhar normalmente, ou para efeitos de calibração deve-se esperar o carregamento total....

Nos anteriores passos isso estva esclarecido, neste não....
 
MacCross
(2) A questão dos ciclos também é interessante. À partida um ciclo seria para o senso comum um carregamento e descarregamento completo, certo?
Pois para a Apple um ciclo, é o somatório de carregamentos e descarregamentos parciais que equivalam a um carregamento e descarregamento completo.
Assim sendo, andar a carregar aos bocadinhos, não poupa ciclos. E para a mesma utilização de bateria, vamos todos ter o mesmo numero de ciclos.
E é aqui que eu me passo!!!
Como é que tenho 49ciclos com um mês, e andam aí gringos com 9 MESES 44ciclos?

A única maneira de poupar ciclos é NÃO USAR A BATERIA.







Bom eu posso-te dizer que comprei o meu macbook a sensivelmente semana e meia e aparece-me com 100% de vida e 10 ciclos e neste momento estou com 20% de carga a descarregar... Isto para dizer q ate agora tenho usado e abusado da bateria sem quaisquer problemas, e isso deve-se notar pelos ciclos... penso q isso n tem nd a ver, o que interessa é q faças o que essencialemnte eles pedem, descarregar totalmente duas vezes por mes e o resto das vezes, ate quando chegares a 10% de bateria meteres-la a carregar... Creio q será o ideal...
Isto é o que eu creio q deve ser feito, mantendo o equilíbrio entre as opiniões aqui no fórum.
Se estiver errado corrigam-me por favor....
 
Falando de factos... antes de calibrar 99%.... depois de calibrar 97%....!!!
vou mas continuar a fazer o que fazia, quando ele chorar, ponho-o a carregar e pronto!!!
 
Hum... Bateria fora do MAC, bateria saudavel?

MacBook pro: na calibração, depois da espera de 5 ou mais horas, é feito o carregamento total.... durante esse carregamento pode-se ligar e trabalhar normalmente, ou para efeitos de calibração deve-se esperar o carregamento total....

Nos anteriores passos isso estava esclarecido, neste não....

Tens toda a razão.
Eu pessoalmente, sou paranóico ao ponto de fazer o carregamento sem espinhas - De uma só vez, mac desligado.

Já agora relanço o debate:

- Qual o mal em trabalhar num macbook (pro) sem bateria?
Grandes vantagens?
Grandes desvantagens?

Ps- No PRO, não há qualquer apoio na bateria, apenas tripas á mostra. Se der coloco foto aqui.
 
Back
Topo