Como carregar (correctamente) uma bateria

Boas, eu tenho um MBP de 17 ha 2 meses, e hoje quando a bateria ia a 23% ele morre subitamente.. coisa que nunca me tinha acontecido, normalmente ia até aos 10% sem problemas. Visto isto fui ver o Istapro e la diz-me que tenho 15 ciclos e a battery health está a 78%... sendo assim, saquei o Coconut Battery e este diz-me que tem os 15 ciclos mas está com Current Battery Capacity de 4958mAH em que o Original é 5500mAH e da-me 90% da battery health. OU seja, é normal que com 15 ciclos ela já esteja assim? Eu normalmente carrego e descarrego e assim consecutivamente. Outra coisa que me deixa intrigado é o facto de ele ter ido abaixo com 21% de bateria. Vou pelos 78% de Battery health do istat pro ou pelos 90% do Coconut? Bem , se for o caso vou a ***** e reclamo uma bateria nova, diga-me o que acham porque começo a ficar preocupado com isto. Obrigado.
 
Esses valores de facto não são normais.

E já agora, acho que o coconut é mais fiável, mesmo assim, não é mesmo nada normal.

Tem 3 meses o meu Mac, com 6 ciclos e tenho 99% de capacidade máxima de bateria.
 
Boas, Sox achas que a bateria poderá estar com algum tipo de defeito? Deverei ir a ***** e pedir uma bateria nova, como provo o mau funcionamento dela? Já se sabe que a maior parte dos funcionários da ***** são como calhaus, não entendem nada, só sabem fazer perguntas estupidas, e o mais provavel é dizerem se ainda dá é porque está boa. Obrigado
 
A minha pergunta e um pco diferente! Como é que voces conseguem ter tao pcos ciclos na bateria? So mm estando com ela constantemente ligada a corrente certo? E que eu tenho o meu MBP ha 1 mes e ja vou com 44 ciclos...Tou mtas vezes fora de casa e a bateria usa-se, por isso e que acho estranho ver aqui gente com 3 meses e 6 ciclos como o Sox!

De qq maneira nao tou minimamente preocupado:p
 
A minha pergunta e um pco diferente! Como é que voces conseguem ter tao pcos ciclos na bateria? So mm estando com ela constantemente ligada a corrente certo? E que eu tenho o meu MBP ha 1 mes e ja vou com 44 ciclos...Tou mtas vezes fora de casa e a bateria usa-se, por isso e que acho estranho ver aqui gente com 3 meses e 6 ciclos como o Sox!

De qq maneira nao tou minimamente preocupado:p

Não te preocupes que eu tenho mais ou menos o mesmo que tu. O que passa com certas pessoas, tal como o Sox, como tu referiste, usam o portátil para ir do sofá da sala para a cama, da cama para o WC. Tu usas o portátil para ser portátil, para andar sempre no laréu. Por isso é que tens tantos ciclos. E tenho o MAC desde 25 de Dezembro de 2006 e tenho percisamente 90 ciclos.
 
O que se passa é que eu só uso o portátil em casa ou na faculdade. Neste ultimo lugar, tenho sempre a possibilidade de usar o carregador, quer seja no bar ou na biblioteca, por isso evito ao máximo usar apenas a bateria, já que tenho essa possibilidade.
 
Boas, pois mas em relação á minha questão? Acham que tenho razoes para me preocupar? Devo ir já pedir substituição da bateria? Como lhes provo que algo não está bem na bateria? (se é que está) e já agora, é normal ir o mac assim abaixo com 23% de bateria? Obrigado
 
Tenho este cenário na minha bateria, MB pro:

Capacidade corrente: 4131
Capacidade Original: 5500
75%
Ciclos:34
Age:3meses (1,5...data de compra)

Uso: bateria até aviso de reserva, seguido de carregamento total
calibração: 2 vezes.

Estamos perante caso de troca?

Obrigado
 
Fiz um reset, subiu pra 83% mesmo assim muito mau...
Atenção que o MBpro tem 3 meses de idade fabrico, mas 1 mês e meio de uso!!!
Já está marcada a assistência para provável troca!!!

Obrigado
 
Saquei agora esse prog... segundo o meu diz que a capacidade actual é maior a original da bateria tipo 5500 é o normal eu tenho 6560 why?

Eu uso a bateria mesmo a que sa ****... ou seja... tou agorra aqui... 100% preciso de ir a algum lado com ele desce a % claro... volto a ligo logo a corrente mesmo que teja a 80% 40% qualquer um.. faço sempre isso... nem que tenh de ir ali ao escritorio rapido, apenas uma vez por mes a calibro... deixo gastar tudo e "encho" de novo.

Sinceramente... quando a bateria for... vai... compra-se outra... até isso acontecer... ui ui.

Para quem é mais picuinhas... por cada ciclo metam ai uns 50centimos de parte... que ***** dia ja compram outra
 
A questão aqui não é o uso que se dá, ou de ser picuinhas, mas sim o simples facto de a bateria não estar em condições, nota-se através desse programa, mas tb pk dura pouco.
Agora concordo com a ideia de que quando for foi, mas gostava de começar com uma bateria em condições!!!!!:007:
Se tivesse esse diagnóstico na minha bateria tb tinha o papo cheio.:)
Espero que assim continue...
 
As baterias ressentem-se mt dependendo do tipo de uso.

Antes de ires trocar, usa a bateria um pouco....faz varios ciclos, mas nao a esgotes toda.

Depois diz ai se ficou melhor, ou como ficou, para o pessoal ter uma ideia.

Pelo que tenho visto, o pessoal que so faz ciclos completos (levar ate ao limite)...e o pessoal que nao usa a bateria, ou tem sempre a corrente ligada...sao os que prejudicam mais a bateria.

Ela quer é uso...

Eu ainda no outro dia fui ver da bat e ja tinha perdido 3%...so estava a usar o portatil ligado a corrente (bateria posta, nnc a tiro)...fiz prai dois ciclos normais de uso e recuperei os 3%.

Por isso...ja que vais trocar....antes de o fazeres, faz ai uns testes e reporta aqui ao pessoal a ver se melhorou ou nao.
 
ric07,

Nem mais. A bateria do meu powerbook melhorou com a alteração de uso: deixei de a utilizar poucas vezes e até ao fim, para a utilizar muitas vezes gastando percentagens mais baixas.

Mas também ainda estou para descobrir a fiabilidade desses programas. Já tive programas que na mesma bateria, no mesmo dia, davam resultados distintos.

PT
 
Ok, depois relato a experiência, mas fica já o seguinte:
Em três programas dá exactamente o mesmo, coconut, istat pro, ministat 2.

O uso que eu dou, já é o que me recomendam agora para fazer, por isso o resultado não será muito diferente, mas logo se vê.

O uso é o seguinte:
Carregamento total da bateria, a seguir trabalho com a bateria até avisar a reserva! depois volto a carregar completamente! Não costuma trabalhar com a corrente ligada depois dos 100% a não ser que não me aperceba!

já fiz duas calibrações e hoje um reset... passou de 75% pra 84...85%

Desde o principio nunca esteve nos 100% de capacidade da Bateria(5500) esteve no máximo em 98% (5430), e a duração pouco mais de duas horas, se bem que eu não poupo nas definições quando uso a bateria.


penso que já dá para ter uma noção do uso desta bateria! vou experimentar periodos de gasto mais curtos!
 
De facto não perdes nada em experimentar ciclos mais curtos. A minha bateria tem dois meses e 22 ciclos e ainda está a 99%.

PT
 
Nas instruções mesmo dos portateis diz que se pensar em utilizar o computador nos dias que se seguem para não o desligar. Voces fazem isso?
Ja agora quado desligado.. o cabo esta ligado a bateria ou nao?
 
O uso é o seguinte:
Carregamento total da bateria, a seguir trabalho com a bateria até avisar a reserva! depois volto a carregar completamente! Não costuma trabalhar com a corrente ligada depois dos 100% a não ser que não me aperceba!

Pelo que tenho lido no fórum, aconselha-se a dar algum "mau" uso à bateria e não carrega-la e descarregá-la sempre totalmente. Apenas fazer isso periodicamente.

Isso de não trabalhar com a corrente ligada depois do 100% também não faz muito sentido. Se tens uma tomada ao lado, mais vale trabalhar na tomada, sempre poupas ciclos de vida da bateria. Isso quando carrega a bateria toda pára de enviar energia para a mesma, é bem visivel porque com o tempo a bateria vai perdendo carga, estando sempre ligado à corrente.
 
Back
Topo