Como carregar (correctamente) uma bateria

Isso não me parece muito bom. Pelo que já li aqui não se deve descarregar e carregar sempre a bateria totalmente. As baterias de litio precisam de ser "estimuladas" e não "gostam" de ser esgotadas quase totalmente...

EDIT: A minha bateria tem 5 meses, o MacBook tem 4 meses. A bateria está com 35 ciclos e a capacidade ainda é 100%. A capacidade original da bateria é de 5200 mAh e a capacidade actual é de 5568 mAh (já esteve em 5763 mAh, ou seja, já está em fase descendente).
 
Última edição:
Acho que o post dele refere-se somente à calibração (uma vez por mês aproximadamente, segundo o link), e não a uma utilização frequente.
 
estava mesmo a falar do uso regular da bateria, mas depois achei a calibração :p

o unico ponto que falhou nas minhas cargas foi o repouso de 5h...
vou experimentar a fazer uma calibração e depois começar a usar durante um tempo sem a descarregar totalmente.

Pode ser que fique bom, desde que tenho o portatil (mesmo novo) nunca passou dos 5100mAh...

;)
 
(...)deixei-o sempre descarregar totalmente antes de carregar (tb totalmente) e ainda so fez 6 ciclos...(...)

Se ele queria dizer isso, julgo que não foi muito claro, parece-me que ele disse que carregou e descarregou a bateria sempre totalmente. Não me surpreende, eu antes de comprar o MacBook (o meu primeiro portátil) pensava que era isso que se devia fazer e pensava faze-lo sempre que possivel...
 
acabei agora a calibração da bateria, ficou exactamente na mesma...
acho que vou mandar um mail à apple para saber o que fazer... :s
 
Vi agora o estado de um macbook com 4 semanas e a bateria ta com uma capacidade de 5600 mAh... Vou ver se troco este portatil (a bateria ta com 4900 e tal mAh)... Até lá vou usar a bateria com menos cuidados sem fazer descargas completas, pode ser que fique bom :p

;)
 
Vi agora o estado de um macbook com 4 semanas e a bateria ta com uma capacidade de 5600 mAh... Vou ver se troco este portatil (a bateria ta com 4900 e tal mAh)... Até lá vou usar a bateria com menos cuidados sem fazer descargas completas, pode ser que fique bom :p

;)


Faz um uso normal, ou seja, descarregar e carregar mas sem deixar chegar ao fim...e deves ver isso a subir.

O minimo que ja tive foi precisamente 5000 e hoje tenho os 100%.

Ja reparei que essa capacidade tem tendencia para baixar quando faço descargas completas apenas...e julgo que tb quando deixo alguns dias apenas ligado a corrente.

Algumas vezes ate so faço cargas de 10min....e descarrego tipo 20% e ponho logo a carregar.

Neste momento esta a 100%, e ja la vao 4 ou 5 meses.
 
Boas,

Ontem descarreguei metade da bateria e continuou na mesma, agora experimentei a so descarregar abateria o tempo suficiente para ela carregar quando ligar o mac à corrente.


A unica coisa que eu tenho feito é sempre que a bateria ta a acabar de carregar ligo um programa (system profiler ou o coconut) para ver se ele passa a carga máxima anterior. Será que isso obriga o pc a pensar que ele já chegou à carga máxima que tem escrita e deixa de carregar a bateria? Agora vou experimentar a carregar sem olhar para isso...

EDIT: Acabou de carregar e continua sempre a diminuir a capacidade... pouco a pouco, mas diminui, nunca aumenta...

;)
 
Última edição:
lol

tive a ler este topico pk me interessou mas fikei sem percber nada ao fim ao cabo, eu uso sempre o macbook ligado a corrente,so uso a bateria se for pa escola, mas agora como tou de ferias nem isso, afinal faço mal ou bem??
 
tive a ler este topico pk me interessou mas fikei sem percber nada ao fim ao cabo, eu uso sempre o macbook ligado a corrente,so uso a bateria se for pa escola, mas agora como tou de ferias nem isso, afinal faço mal ou bem??

epá para mim ter mac ligado ao carregador é crime :p

sempre que usei macs (emprestados :( ) só ligava quando precisava da carga.. e os donos faziam o mesmo!
 
tive a ler este topico pk me interessou mas fikei sem percber nada ao fim ao cabo, eu uso sempre o macbook ligado a corrente,so uso a bateria se for pa escola, mas agora como tou de ferias nem isso, afinal faço mal ou bem??

A ideia que tenho é que de vez em quando é bom dar uso é bateria, no minimo uma descarga e carga mensal. As baterias também se estragam sem serem usadas, mas não sei se se estragam por não serem usadas. Estar ligado à corrente não afecta a bateria (excepto pelo calor, mas isso sem estar ligado também aquece), a questão aqui é não deixar de ir usando a bateria de vez em quando.

Sobre o que o Jamiro disse,
as baterias da apple são realmente boas (ou os computadores é que consomem pouco), mas têm um determinado numero de ciclos de vida, depois vão morrendo, até deixarem de servir, embora isso leve muito tempo. Ligar à corrente só quando fica sem bateria é má politica porque quando precisares mesmo de bateria podes não ter (estava na altura de carga) e porque a bateria iria durar menos. No meu caso esse tipo de utilização significaria uns dois ciclos diários em média ou mais. Na minha utilização normal devo fazer uns 4 ou 5 ciclos semanais no máximo.
 
hum...

entao vou começar a usar a bateria mas como o normalmente o uso em casa e ta sempre na mesa do pc por isso e k nao uso a bateria axo k n faz mt sentido, mas ja vi k todos acham que se dve é usar a bat. lolol. outra coisa, é normal o mac akecer mt ?? eu tenho-o ha menos de um mes e ele ja aquece mt, é normal??
 
Eu quando estou em casa, por vezes quando não estou numa secretária prefiro usar a bateria, para não andar com os fios a chatear.

O meu já marcou mais de 80ºC. É normal os MacBooks aquecerem muito. Há um thread sobre isso. Pesquisa por "MacBook temperatura" que deves encontrar.
 
entao vou começar a usar a bateria mas como o normalmente o uso em casa e ta sempre na mesa do pc por isso e k nao uso a bateria axo k n faz mt sentido, mas ja vi k todos acham que se dve é usar a bat. lolol. outra coisa, é normal o mac akecer mt ?? eu tenho-o ha menos de um mes e ele ja aquece mt, é normal??

O aquecimento é normal e, tanto quanto sei, não depende da idade do computador.
 
Então tenho uma outra dúvida:
As cargas e descargas frequentes, mesmo que não sejam completas, contam como um ciclo correcto? Isso não irá contribuir para a diminuição do ciclo de vida da batéria?

Ponho-me a pensar, será melhor gastar dois ciclos em que a batéria vai a meio e carrego logo a seguir, ou deixa-la ir até o fim e usar apenas um ciclo?

na minha opinião penso que é melhor a segunda hipótese,pois por essa lógica poupa-se um ciclo. de qualquer maneira, sei por experiencia própria, que é conveniente, pelo menos uma vez por semana deixar a bateria descarregar totalmente, pois aumenta a rentabilidade da bateria.
 
Pelo que tenho percebido um ciclo é um carga a descarga completa. Se descarregas a bateria um terço e voltas a carregar, fazendo isto 3 vezes, isso representa apenas um ciclo. Senão quando estás sempre ligado à corrente, ao fim de muito tempo a tua bateria vai perdendo carga (mesmo sem ser utilizada) e o portátil carrega um pouco, uns 3 ou 4% de bateria e isso representaria um ciclo. Mas tens uma boa forma de tirar isso a limpo, usas um software que te conte os ciclos da bateria e descarregas 10% da bateria e voltas a carregar. Se aumentar o numero de ciclos quer dizer contou um ciclo (não me parece).

As baterias de litio não devem ser descarregadas totalmente, julgo que isso foi explicado nesta mesma thread.
 
Back
Topo