1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como carregar um template no Joomla

Discussão em 'Web Development' iniciada por Fil__, 4 de Julho de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1678)

1. Fil__

Fil__ Power Member

Boas pessoal

Eu percebo que esta duvida seja ridicula mas eu so sei mexer com o oracle e agora apanho-me com o Joomla e estou a leste do paraiso

A duvida e simples, nao sei como carregar o template que fiz para o joomla de modo a dps poder trabalhar a vontade em cima do meu template

No oracle isto era basico de fazer mas aqui nao sei o que fazer.

Podem ajudar-me?:lol:

2. Fil__

Fil__ Power Member

Ninguem me pode ajudar?? :'(

3. _lamy_

_lamy_ Power Member

Ui.. epá.. tens q ler uns tutorials e tal!!:P
    Aquilo é bué facil mas convem perceberes primeiro o funcionamento!!

Aquilo funciona tudo com modulos e está tudo parameterizado e podes acrescentar modulos e parametros teus aos modulos nos xml.

Para um template teu, vais ter q adpatar ao joomla.

Podes começar por mexer nos templates ja existentes -> joomla/templates/

ai tens, em principio, 2templates: madeyourweb e rhuk_solarflare_ii! vais ter q adicionar o teu template aqui. Crias uma nova pasta and voila!!

Depois, se olhares para os 2templates ja existentes, todos têem as mm coisas.
    um index.php (o esqueleto do template, com as div, os modulos que queres usar e afins)
    um templateDetails.xml onde dizes os caminhos para os css que o teu template usa, as imagens que queres carregar e mais umas cenas -> é copiar um ja feito e alterar. é intuitivo

depois tens as pastas com os css, e as imagens
    e ainda crias um template_thumbnail.png que só serve para aparecer na parte de backoffice uma imagem do teu template.

Agora o mais importante:
    o index.php

aqui é q vais colar o teu template mas tens q ter atenção para usares os modulos do joomla.

A estrutura tb é basicamente sempre a mesma:
    o Head podes copiar dum ja feito, mudas so os CSS

a função <?php mosShowHead(); ?> vai-te colar uma data de cenas no cabeçalho como keywords, author e afins.. se quisres usar usa! tb podes procurar o modulo do joomla onde isso tá e alterar à pata. as keywords podem ser alteradas na adiministração.

no conteudo para carregar um modulo é com a função:

<?php mosLoadModules('user3'); ?>

onde está user3 escolhes o modulo que queres. Para ver os modulos é ir à administração e no painel de cima tens lá uma opção de modules e ver modulos!! Podes usar também com

<?php mosLoadModules('user3' , -3); ?> -3, -2, -1, 0 acho eu! ja não me lembro das difrenças..pesquisa!!:P

Podes alterar os modulos cm quiseres e mudar os nomes e sitios onde queres q apareça e se queres q apareçam.

<?php mospathway()?> -> este poe-te um caminho de onde estás, genero de mapa de navegação.

<?php mosMainBody();?> -> este carrega o modulo central.

<?php echo mosCurrentDate(); ?> -> este data
    <?php include_once( $mosConfig_absolute_path .'/includes/footer.php' );'\n' ?> -> este inclui o footer q podes altarar na pasta include ficheiro footer.php! :P

Depois com isso, vai-te colar uma data de codigo entre tabelas e afins..
    O codigo ja vem com classes e ids que depois tens q ir procurando para definires os estilos nas CSS, se quiseres! :P

ou seja o template q criaste, basicamente de pouco te vai servir!:P

E não sei se fui muito confuso ou não mas tou com pressa ir almoçar!:P
    espero ter ajudado!

Abraço

4. Fil__

Fil__ Power Member

:beerchug:

Claro que ajuda

Mas tenho pena de nao usar o meu template, que para alem do trabalho que deu, ta feito de modo a dar a ideia intuitiva de que o site e do clube

Pegar num do joomla da-lhe um aspecto muito pouco "clubesco" lol

Mas a tua ajuda e preciosa

Brigadao e :kfold:

5. _lamy_

_lamy_ Power Member

Ah, mas tu podes usar o teu template!!
    Tens é que o refazer de acordo com a estrutura do joomla, e no final fica igual! :)

6. Fil__

Fil__ Power Member

Grande _lamy_

Desculpa tar a xatear mas entao como posso fazer isso?

Brigadao por toda a ajuda que deste de qualquer modo

Devo-te umas :beerchug:

7. _lamy_

_lamy_ Power Member

Então pá, fazes isso q disse!:P

Vais ao joomla na parte dos templates e crias uma pasta para o teu template! crias esses ficheiros

Depois no body vais pondo a estrutura do teu template usando os teus estilos e as tuas imagens, só menus, meio e afins que precisem de base de dados e que o joomla já tems esses modulos, chamas o modulo!!

Depois nos modulos vês quais as classes e alteras.

Sei lá.. Depois é ires brincando com isso que vais percebendo e vais ver q é facil!

8. Darkangel_13

Darkangel_13 Power Member

tb eu template

Boas eu tou a iniciar joomla pela 1º vez em tudo começo pelo joomla so que nao consigo meter um template diz que falha ...

9. MPalhas

MPalhas Power Member

verifica se o template é compativel com a tua versão do joomla.
    agora com a 1.0.15 e a 1.5.3 é normal que ás vezes haja confusões

se não cola aqui a mensagem que dá ao falhar

10. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

da experiência que tive recentemente com o joomla 1.5 que sambem sempre me falhou a carregar templates posso.te dizer que se fizeres o upload a unha por ftp para a pasta do joomla (nao sei de cor qual a pasta agora) consegues instalar sem problemas o tema que quiseres...

cumpz

Partilhar esta Página