Como começar a criar um jogo em 3d?!!!!

blackdebian

Membro
Boas... gostaria que me dessem umas dicas de que recursos preciso "programas, utilitarios, tipos de programação, etc" para desenvolver jogos em 3d.

Aqui vai uma lista de trabalhos que já fiz...
  • Já fiz varios jogos em flash... conheço muito bem o action script 2.0
  • paginas de internet em flash :)
  • Varios wallpapers no dominando todas as ferramentas photoshop CS3
  • um projecto de uma casa no autocad 2006
  • um modelo identico de um carro tunning apartir de uma 4 fotos de varios lados. no 3ds max 9
  • neste momento estou a criar um personagem no 3ds max para possivel jogo...
  • Conheço um pouco de java, pascal, muito basico, pois nao tenho tempo para tudo....

Gostaria que me ajudasem em termos de orientação e qual os tipos de programação que devo utilizar num jogo 3d.

obrigado pela atenção....
 
Criar um motor gráfico 3D a partir do nada é algo complexo demais, perderias muito mas muito tempo de volta da coisa. Portanto, podes começar por ver de motores gráficos que possas usar.

Posso começar por sugerir o motor do Half-Life 2. Tem um SDK bonitinho e arranjadinho, com o código em C++ (acho que podes usar o visual studio C++ Express para editar e compilar o código, mas ainda não experimentei), tens o melhor editor de mapas de todos os tempos (Worldcraft, agora Valve Hammer Editor), visualizadores de modelos, skins, etc. Tens já uma boa catrefada de ferramentas à tua disposição.

Há muitas outras alternativas, claro. Algumas a pagar, algumas opensource. Estou-me a lembrar do Cube Engine, por exemplo.

Ok, a ideia geral é essa. Pegas num motor gráfico já feito e tentas construir o teu jogo a partir daí. Quanto melhores as ferramentas disponíveis para esse motor, mais fácil será criar o jogo, e melhores resultados poderás obter. :D
 
Boas.

Peço desculpa, mas este mesmo assunto mesmo assunto ja estas a ser discutido num post criado a dias por mim. Deves respeitar as regras do forum, e dirigir-te a esse post para falar sobre o assunto. Pois se cada pessoa que tem um assunto identico ao outro abre um post isto passa a uma lixeira.
Fica aqui o caminho.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=200130

Ja agora estou interessado em desenvolver um jogo em 3d, estou-me a iniciar no XNA. Se quiseres fazer uma equipa para desenvolver algo, diz alguma coisa.

Cumps [[]]
 
MARSHALL, por acaso, ao contrário do teu post, aqui são apresentados objectivos concretos e uma lista de conhecimentos. Não tem muito a ver com a temática da tua thread. Já que falas em usar threads sobre o mesmo tema, não devias ter feito uma pesquisa antes de abrires a tua?

Quanto à thread em si, julgo que com VRML já consigas fazer algumas coisas engraçadas e a partir do zero, existem ainda umas quantas ferramentas não direccionadas exclusivamente a jogos mas sim a 3D e OpenGL, no entanto julgo que te podem ajudar bastante ;)

Faz umas pesquisas sobre esse assunto ;)
 
Back
Topo