1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como Começar???

Discussão em 'Programação' iniciada por Zarimdor, 31 de Outubro de 2005. (Respostas: 20; Visualizações: 1871)

1. Boas ppl

Em primeiro lugar queria pedir dsc s ja existir algum topic sobre este assunto...

Gostava de saber cm posso começar com esta coisa da programaçao mas a um nivel mm amador..tipo quase brincadeira...pelo menos pa começar =)
    tipo programas pa iniciados ou links d sites de "wanna be?" :-D

thks [ ]

2. Datwo

Datwo I'm cool cuz I Fold

html é sempre bom para ganhares algum jeito com as expressões de programação...

para começares a programar com uma evolução de conhecimentos em mente acho que uma qualquer linguagem funcional serve...

3. Sandman

Sandman Power Member

Ou não... A programação em HTML dá-te tantas bases de programação como começar a montar carros em Lego para se tornar Eng. Mecânico...:-D

Existem linguagem como o Python ou Ruby que são extremamente fáceis de aprender. Se tiveres coragem aconselho vivamente C que permite adquirir bons costumes de programção. Mantém te afastado do Visual Basic (por agora) pois de ínicio pode levar a ganhares maus hábitos. De resto, programa muito e quando achares que já estás mais ou menos à vontade, programa ainda mais. :001:

4. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Inscreve-te num curso de Linguagens de Programação.

5. xoty

xoty Power Member

eu aconselhavate para comecar pascal
    manuais.. e so pesquisares um pouco de certeza que encontras ai tuturiais ou manuais bons para comecar

6. HecKel

HecKel The WORM

Visual basic, pascal, python (a linguagem que o gay do alph adora :P) são das mais "fáceis", quase que nem necessitam de comentários, o próprio código "fala por si" é quase como ler inglês

Depois tens java para aprenderes uma beca mais a sério, onde já começas a ter de saber algumas coisas..., em que não tens a papinha toda feita..., embora que mesmo assim é considerado uma linguagem de putos..., acho que a poderia enquadrar no grupo anterior

Depois para começares a pensar em técnicas de suicídio, tens o C++, o próprio C, fortran, cobol, assembly, etc e etc... (as que acabei de referir não estão num mesmo grupo..., mas definitivamente não são o que queres :P)

Começa pelas que te indiquei na primeira linha ;) mas já agora, dá uma olhada em alguns tutoriais que andam por aí e por estes links:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=75074
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=46868 (cof cof)

Tambéns podes dar uma olhada na thread dos links, onde encontras muitas coisas engraçadas ;)

abraços, HecKel

7. ulti

ulti Power Member

Como nao conheço python recomendo-te Pascal :P
    Bastante simples e intuitivo.

8. Tipo um amigo meu aconselhou-me a começar com uma programa chamado darck Basic, uma demo Version com tuturial e dpx um (pequenino) file com as instruçoes completas--> 700 e tal paginas :n1qshok:

Ja ouviram falar dest prog? tou paki a sacar o phyton vams la ver em qeq isto da....

mais uma vez thks pela ajuda!!

cumps

9. shello

shello Moderador
    Staff Member

Dark Basic? Já ouvi falar muito por alto..

Eu comecei por fazer umas coisinhas em mIRC (:P) mas o meu inicio verdadeiro na porgramação foi em Pascal. Pascal é extremamente fácil de aprender (pelo menos para mim foi) e (acho) mostra-te a ideia de algoritmos, e da estruturação da programação. É uma linguagem que é simples de compreender pelo seu codigo fonte.

De qualquer maneira, boa sorte no mundo da programação :)

Abraços!

10. Vorador

Vorador Power Member

pra começar é Pascal! Akilo é ks so inglês sem grandes sintaxes.

11. QuickFire

QuickFire What is folding?

Python! :D é bem mais actual que Pascal e interessante que imho... :P

12. DnlCY

DnlCY Power Member

Eu comecei a programar em pascal e olhando po eximio programador que sou deve ser o mais aconselhado para comecares...ou nao lol
    Fora de brincadeiras, realmente comecei em pascal ainda no tempo do secundario (confesso que pouco me lembro dele:o ) os tempos eram outros (6/7anos atras) e agora ha maiores conhecimentos e mts mais linguagens k na altura.
    Pelo que parece vais queres comecar a aprender por ti proprio, ou seja sem professor, e por isso o teu maior aliado vai ser a net, aconselho vivamente o google:D.
    O pascal nesse aspecto é mau, pois ha pouca gente a programar pascal e portanto nao ira abundar informacao pela net...
    Não conheço python, se não me engano é do mesmo genero que lisp mas melhor. E do que sei de lisp a linguagem é mt facil qd aprenderes a sua logica, que por si so é facil lol Apesar de nao conhecer alguem que use-o como linguagem de eleicao, axo k ha por ai mt coisa feita em python.
    Se a tua ideia é mm so comecar a aprender e ganhar pratica em fazer ciclos, funcoes, etc independentemente da linguagem k usas, ganhar gosto por programar, axo k podes começar por python, pois ja vi k ha outras opinioes no mesmo sentido
    Se ja tas a pensar em algo a longo prazo, tens k saber k ha varias linguagens com filosofia de programacao diferente, mas isso tb é uma questao de ires experimentando cada uma pa ver o que mais gostas. Por exemplo programar em python é diferente do que programar em C, o mesmo nao acontece com C e pascal em que o k acaba por mudar é praticamente os nomes das funcoes k usas. Ve o site da wikipedia se quiseres ter uma visao global sobre varias linguagens de programacao:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Linguagens_de_programação

Boa sorte com a iniciacao

13. madafakapc

madafakapc Power Member

se fosse ai ha uns anitos atras aconselhava-te o Basic....mas pronto, podes sempre começar por um C que é bera....mas aprendes ! Nada de Visuals, acho que quando se começa e se vai logo para isto, perde-se a noção de como funcionam as coisas no background. (esta foi boa:-D :-D )

O Assembly tb é puxadito mas pronto vai dando jeito nem que seja para conhecer a makina que temos....:rolleyes:

No entanto como hoje há tanta linguagem...o melhor é definires bem o que keres fazer quando tiveres algumas bases de programação....e hoje em dia a Net é o teu lugar preferencial de aprendizagem...(foi valente esta :004: :004: :007: )

Tens depois os HTML,o Java, o PHP, tudo cenas que quando ja souberes tipo o C, vais ler perceber facilmente estas linguagens, pq sao muita parecidas...:cool: :cool:

Eu apostava no C !!!!!!!:rolleyes: :rolleyes: :004: :004: :009:

14. HecKel

HecKel The WORM

Começar com o C só se for para ele ficar com pavor a programação :P eu sugeri o Visual Basic porque assim ele vai ver coisas "divertidas" e vai praticando com programitas maravilhosos mas que ele até vê algo a "mexer", foi com esses programitas da treta que eu fui ganhando o vicio..., por acaso comecei com pascal, mas não achei grande piada por estar sempre em consola..., assim que vi o VB comecei a fazer jogos da treta por puro gozo (curiosamente o meu prof tb avaliava-me os jogos sem eu saber...), fui desenvolvendo tecnicas de programação..., até que comecei a tentar querer saber o que se "passa" por detráz daquelas coisas "pré-feitas", fui descendo de nivel nas linguagens de programação mas aperfeiçoando os meus conhecimentos..., e agora..., continuo um nabo, mas um nabo com algum paleio :P

abraços, HecKel

15. eXcept

eXcept Power Member

E porque não PHP? Extremamente simples e ao mesmo tempo extremamente complexa, se começar a usar classes e outros.

Acho eu que é uma excelente forma de começar

16. XeniX

XeniX Power Member

eu comecei com c++ a fazer cenas em win 32 console application. ainda faço disso (tenho 15 anos) e keria começar com simple windows applications, mas o compilador que tenho não reconhece as bibliotecas que eu uso (uso o visual basic 6.0). Conhecem alguma alternativa fiável????

:offtopic:

17. Warrior

Warrior Power Member

Sem aprender HTML primeiro iniciar-se em PHP nao serve de nada, so mesmo se fosse para treinar algoritmia, o que diga-se, não é em PHP que se treina.
    Acho que o PHP tem um uso específico para quem quer fazer sites, e mesmo dentro dos que querem fazer sites só para aqueles que querem fazer sites dinâmicos, logo, muito aprofundado para quem está a começar.

18. edumad

edumad I fold therefore I AM

Como já percebes-te cada um tem a sua linguagem...
    Eu já programei em vba, matlab, fortran, php e uns toks de javascript.

Mas antes de tudo pensa o k keres fazer, se tas do tipo: 'programação? é pá deve ser giro...' então o melhor é mm linguagens genéricas, segue pleo vb ou c.
    Não recomendo começar com uma linguagem mt easy going, que não te exige muita definição em termos de variável (tipo php), porque se fores para linguagens que programam aplicações a sério (java, C, C++) levas uma má bagagem.
    Eu recomendo vb porque podes mais rapidamente fazer umas cenas giras (programitas stand alone), e se vires que corre bem mudas para C.
    Se tas com coragem, o melhor é começar logo em C, depois de começares com essa, as outras, ficam mais fáceis de aprender.

De qualquer maneira convém gastar algum tempo a ver cenas sobre algoritmos e boas práticas de programação, são essenciais para a evolução.

Fortran e MatLab são para simulação/modelação hardcore de fenómenos fisico-quimicos. Pessoalmente vb e c nunca me atrairam muito porque a programação que sempre fiz ou era simulação/modelação (fortran, vba, matlab) ou para web (javascript, php e html - k nao é mm uma ling. progm.).

Última edição: 4 de Novembro de 2005
  19. XXLB3T0

XXLB3T0 Power Member

E que tal o velhinho, ou não LOGO, a linguagem da tartaruga, facil, pratica e funcional, poder ter o primeiro contacto com uma linguagem que te vai ajudar em muita coisa, como por exemplo saber utilizar a logica na programação, criar sub-rotinas e coisas assim, vai por mim, como primeira linguagem LOGO, mais nada.

Partilhar esta Página