1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como comentar devidamente o código (C)?

Discussão em 'Programação' iniciada por FELiYCORA, 19 de Dezembro de 2006. (Respostas: 13; Visualizações: 4806)

1. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

Boas,

Tenho um projecto para terminar nas férias e tenho que comentar o código que irei apresentar. Nas aulas por vezes coloco umas linhas de comentários, no entanto gostaria de saber se existe algum tipo de normalização, formalismo e regras nos comentários de código, mais propriamente em C.

Obrigado desde já.:)

2. HecKel

HecKel The WORM

Comentar tudo o que não é intuitivo. O trivial é escusado de ser comentado, só é meter o ficheiro com lixo.

O uso do /* texto */ é muito giro, mas quem utiliza o mooshak por vezes tem problemas nos comentários neste formato, por vias das dúvidas comento sempre só com o //

abraços, HecKel

3. souto

souto To fold or to FOLD?

pessoalmente comento sempre antes das funçoes, ao estilo java:

/**
    * info de funçao (nome, parametros)
    * requires qq coisa ,por ex: !full()
    * ensures: qq coisa (evento, valor, bleble)
    */

entre linhas comento com /* */, até porque // não é norma em C.

cumprimentos.

4. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Exacto, sempre com /* ... */, comentando o código não-obvio :)

5. MeY-ZiNG

MeY-ZiNG Power Member

Não tenho a certeza, mas acho que as "//" não fazem parte das normas do "ANSI C", pois não? Se não fazem então podem dar problemas com certos compiladores... (e muitas vezes os enunciados de projectos da faculdade obrigam a compilar com 'ansi')

6. alph

alph Power Member

7. xanatos

xanatos To fold or to FOLD?

O "//" não faz parte das normas "ANSI C".
    Ao usares algumas flags de compilação ele estrilha logo com isso, o correcto é usar /* ... */ numa só linha.
    Embora eu faça como o souto e antes de cada função faço uma descrição tipo Java, depois comento alguma linha que faça alguma coisa mais complicada.

8. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

não faz parte do "ANSI C", mas faz parte do "C99", que é o último standard do C.

9. _jr

_jr Power Member

Devias estar é mais preocupado com a qualidade do comentário do que com a forma de o comentar :-) lol

10. xanatos

xanatos To fold or to FOLD?

Obrigado, desconhecia isso.

11. MeY-ZiNG

MeY-ZiNG Power Member

só falei por causa dos projectos da faculdade, em que muitas vezes só aceitam ANSI... porque os comentários com "//" já são usados há bastante tempo!

12. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

foram as minhas primeiras vezes a programar (em C e "a sério"), não achas que deva saber se existem algumas regras e formalismos para comentar? a qualidade já depende de mim, mas de que vale a qualidade se não é usada onde é devido?

acho que se nunca tivesses programado farias a mesma pergunta

13. _jr

_jr Power Member

Calma, tens razão :-) Mas não consegui evitar fazer o /* comentário */ :-)

Partilhar esta Página