1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como compialr latex em win xp

Discussão em 'Programação' iniciada por voodum, 8 de Outubro de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 1057)

  1. voodum

    voodum Power Member

    tenho de fazer um trabalho em latex.. o editor k uso é o vim..ja tenho o ficheiro .tex ..agora falta compilar e nao sei como..tenho o miktex instalado..podem m dizer como compilar o meu ficheiro .tex?? passo por passo :x2:
     
  2. HecKel

    HecKel The WORM

    Boas!

    Das duas uma, ou arranjas o winedt que automaticamente localiza-te as ferramentas do miktex, ou então terás de colocar a pasta dos executáveis do miktex nas variáveis de ambiente e compilar na consola.

    Não tenho a certeza, mas julgo que o miktex também tráz o pdflatex, com o pdflatex podes compilar directamente para pdf (evitando o passo para dvi) basta na consola fazeres pdflatex ficheiro.tex

    Ou então compilas mesmo para dvi com o comando latex ficheiro.tex

    Claro que para estes comandos serem reconhecidos em qualquer pasta, tens de fazer o que te disse das variáveis de ambiente :) Se tiveres dúvidas de como se faz, apita ;)

    abraços, HecKel
     
  3. voodum

    voodum Power Member

    tenho duvidas..podes explicar passo a passo?? obrigadao:x2:
     
  4. HecKel

    HecKel The WORM

    Boas!

    Algo que vais ter de fazer sem a minha ajuda é localizares o ficheiro latex.exe que está dentro de alguma pasta no miktex...

    Depois vais ao icon de "O meu computador" e carregas com o botão do lado direito, isso abre-te uma janelita de propriedades do sistema.

    Depois vais à tab "Avançadas" e carregas no botão "Variáveis de ambiente".

    Depois tens duas "zonas", na zona debaixo tens as Variáveis de Sistema, aqui procuras a variável "Path", seleccionas esta variável e carregas em edit e na parte do valor da variável ACRESCENTAS ao fim do texto já lá introduzido o caminho da pasta que viste no inicio (onde se encontra o ficheiro latex.exe) PRECEDIDO por um ponto e virgula.

    Por exemplo: texto já instroduzido;c:/blablabla

    Atenção que o que tu metes é o caminho da PASTA e não o caminho do ficheiro, visto que o objectivo é estarem acessiveis todos os executáveis daquela pasta.

    Espero ter conseguido explicar :)

    abraços, HecKel
     
  5. voodum

    voodum Power Member

    e se utilizar o winedt como faco??
     

Partilhar esta Página