Artigo/Análise Como comprar no Ebay, usar Paypal e MBnet

jjmaia

What is folding?
Vejo sempre tanta gente com duvidas, e coma experiência que já tenho, vou tentar ajudar a ver se as duvidas se desvanecem :)

1º de tudo, há que fazer o registo no Paypal.

2) Depois escolham o vosso país e a língua que querem usar.
Escolham também o tipo de conta. Se só vão comprar, escolham “Personal”, se compram e vendem um pouco (meu caso), escolham “Premier”. As diferenças são as taxas que podem ver aqui.
Carreguem em “get started” segundo a vossa escolha.

3) Preencham tudo, e a morada e nome deve ser a mesma que usam no Ebay.

4) Depois devem receber um email com link de confirmação, sempre a mesma história… Mas antes aparece uma escolha, não a façam para já.
Confirmem a password, insiram a questão de segurança, e pronto, já têm uma conta paypal :)

Se têm cartão de crédito passem para o passo 9.

5) A Seguir vamos Usar o MBnet. Para isso vão a uma caixa multibanco, vão à opção MBnet e criem. O serviço MBnet fica associado ao cartão multibanco que usam, não à conta corrente. Logo se tiverem 2 cartões para a mesma conta, vejam lá qual usam…

6) Depois é imprimido um talão com o vosso username (a password são vocês que escolhem, 6 digitos). Escolhem também o montante máximo a utilizar.

7) De seguida vamos ao site do MBnet

8) Fazer o login, e depois carregar em “efectuar pagamentos”. Fazer login de novo, determinar o montante máximo da compra, e pronto, têm um cartão virtual com os seguintes dados:

- nº do cartão
- data de validade
- código de segurança CVV2/CVC2

Atenção que: “Estes dados só podem ser utilizados uma vez e têm validade de 30 dias. Sempre que pretender efectuar um novo pagamento deverá criar um novo cartão virtual.”

9) Depois vamos ao paypal mais uma vez e carregamos em “Unverified” e metam os dados do cartão virtual que criaram (ou do cartão de crédito para quem o tem). Depois deve aparecer o aviso de que vão ser debitados 1.5€ na vossa conta, digam que sim a tudo e pronto.
Agora é esperar cerca de 2/3 dias úteis. Passado esse tempo, deve aparecer nos movimentos da vossa conta um movimento de 1.5€ e 4 letras seguidas (penso que maiusculas). Esse é o código que têm que inserir para confirmarem o cartão de crédito.
Nalguns bancos o código não aparece (CGD incluído), por isso telefonem para o apoio a cliente, explique a situação e devem fornecer-vos as 4 letras (não se esqueçam de fornecer a data do movimento, e que o valor é de 1.5€).
Esse 1.5€ é depois descontado na vossa 1ª compra. Por exemplo, compram algo que custou no total, já com portes e tudo) 20€. Em vez de retirarem do cartão 20€, retiram 18.5€. Isto acontece apenas quando vos é descontado o 1.5€.

10) Vamos inserir o código, e pronto, conta paypal verificada :D
Para quem tem cartão de credito, só precisa de fazer isto uma vez, quem usa MBnet, também, mas de forma diferente: Como se sabe, um cartão virtual só dá para uma compra (mas mais do que um item, explicarei isso mais à frente), mas para não repetir todo este processo, simplesmente quando fizerem um novo cartão (neste caso o 2º) nunca apaguem o 1º, apesar deste já ser inútil. Depois de usarem o 3º apaguem o 2º, e por ai adiante, mas nunca o 1º.
"Ao adicionar mais cartões a conta paypal não devem fazer "Link and Confirm My Card" senão e descontado outros 1.5€ (sem necessidade já que a vossa conta já é verified)"
Pronto, é só isto. Depois das compras explorem a vossa conta paypal, e vêm os pagamentos efectuados. Normalmente, para um pagamento vêm-se 2 movimentos. O 1º é 20€ do cartão para o paypal, e o 2º o pagamento para o vendedor. Se o vendedor usar outra moeda são 4 movimentos: retirar o € do cartão, converter –xxx€, saldo de xxx£, e pagamento para o vendedor (exemplo com o dólar é igual).

11) Vamos ao Ebay e fazer o registo. Onde registar? Ebay.com, ebay.co.uk, tanto faz, a conta funciona em todos. Se se dão melhor com o Espanhol do que com o inglês, registem-se no ebay.es…

12) deve haver as tais confirmações, blablabla… Não esquecer de usar o mesmo nome e morada do Paypal, e inserir o Email do Paypal.

13) Depois de tudo feito, é começar a comprar.
Pesquisem o que querem, dentro ou fora das categorias, etc…
Tenham em atenção a duas coisas por causa da alfandega: de onde o vendedor envia, e onde ele está sediado. Se os locais forem iguais e dentro da EU, don’t worry, se forem iguais e de fora, worry lol. Se forem diferentes, como por exemplo envia do UK, mas está sediado na china, mandem mensagem a perguntar… Se enviam de fora, existem truques para escapar da alfandega, como pedir markdown (o artigo custou 50€, mas ele marca a 20€) dizer que é gift, etc… Não são 100% fiáveis, mas resulta as vezes. Para saber se algo fica ou não na alfandega não há forma de saber, eles escolhem o que querem inspeccionar…

Seja leilão ou venda directa (já explico as diferenças) leiam a descrição com atenção, se tiverem duvidas não hesitem em contactar o vendedor. Se ele não é explicito em relação ao artigo, contactem-no, se não diz os portes para PT, perguntem, nunca se inibam de perguntar as coisas….

Feedback:

No artigo que querem, ao lado do nome do vendedor tem um número, clikem nele. Ai vem o feedback detalhado. Tenham especial atenção aos negativos (não só ao numero, mas as razões). Não se deixem levar por gajos que têm um bom feedback (70 por exemplo), mas que esses 70 votos positivos foram todos ganho num espaço de tempo muito curto, e a comprar coisas baratas e sem jeito nenhum (ou seja, apenas para ganhar feedback…)

Ao lado vem um valor até ao qual estão protegidos, normalmente 150£ e 500£, é o valor máximo que o paypal devolve se forem burlados, mas atenção que se forem valores altos, só devolvem quando conseguirem retirar o dinheiro da conta do vendedor.

Quando forem a dar feedback, não dêem logo negativo porque sim. Se algo estiver errado falem com o vendedor para chegarem a um acordo. Sejam justos.

Diferenças entre leilão e venda:
Em ambos pagam-se portes, simples, alguns vendedores oferecem os portes, e até combinam, como por exemplo: eu quero 4 jogos do mesmo vendedor. Pago o valor deles obviamente, e 5€ de portes pelo primeiro, e ele oferece-me um desconto de 1€ por cada jogo extra. Ou seja, 4€ de portes pelo 2º + 4 do 3º, etc…
Tenham em atenção o tipo de transporte, se tem seguro etc…
Normalmente só tê 45 dias para pedir refund no Paypal, logo se o vendedor não responde (problemas com o artigo) ou este não chega, façam a reclamação antes dos 45 dias.

A venda obviamente é chegar lá, carregar em “buy it now”, dizer quantas unidades queremos, aceitar e pronto. Simples.

Os leilões. Começam com um preço base, e quando licitamos, estamos sempre a licitar o máximo que queremos dar. Imaginemos que um jogo começa nos 1€ (não interessa a moeda, utilizarei o € como exemplo). Se cada bid for de 0.5€ e 0.5€, a próxima é de 1.5€ obviamente. Mas o que acontece se eu puser um 10? Simples, passa a 1.5€, mas o máximo que dou é 10€.
Se for lá outro user e puser 2, eu continuo a ganhar, pois como o meu máximo é 10€, ele põe automaticamente 2.5€. Simples :D
Se o user em vez de por 2€, teve-se posto 11€, a bid passava de 1.5€ para 10.50€, sendo o máximo dele 11€.

Basicamente é isto. Eu normalmente ponho o meu máximo próximo do final do leilão.

Depois de feita a compra, ou mesmo várias, vamos pagar, sempre com paypal, repito, sempre! O ebay agora tem um sistema de checkout novo, em que podemos pagar várias compras de vendedores diferentes de uma vez, logo podemos usar 1 só cartão MBnet (mas atenção ao limite que definiram…).


Espero ter sido útil, alguma duvida digam, e se faltar algo, digam também para acrescentar :)
 
Última edição pelo moderador:
Boa noite a todos.
Eu utilizo frequntemente o paypal e mbnet para compras no ebay.
Só não sei se é possivel efectuar o pagamento de vários artigos de diferentes vendeores ao mesmo tempo.
Além sabe se é possivel?
Obrigado
jbaiao
 
Agora é esperar cerca de 2/3 dias úteis. Passado esse tempo, deve aparecer nos movimentos da vossa conta um movimento de 1.5€ e 4 letras seguidas (penso que maiusculas). Esse é o código que têm que inserir para confirmarem o cartão de crédito.

Neste caso o código é mostrado nos movimentos do cartao virtual criado no mbnet ou no talao de uma caixa multibanco da nossa conta?
 
já agora, não é possivel pagar fisicamente com o paypal, tal como se faz com as contas de casa? Ou seja, imprimo o papel de divida, vou a uma loja ou papelaria com paypal, pago, recebo o recibo, e está pago o artigo comprado.
 
Surgiu-me uma dúvida. Por exemplo vi uma objectiva canon no ebay uk, e dizia lá que tinha 1 ano de garantia internacional . Imaginemos que tinha comprado e mais tarde surgia um problema, eu poderia recorrer a essa garantia através da canon em portugal?
 
Porque a diferença de preços do mesmo artigo no Ebay de USA e UK?

Bom dia amigos.

Tenho uma duvida, por muito que eu já pensei, não consigo perceber a razão.

Existe diversos vendedores no ebay de Hong Kong que vendem os seus produtos a partir de Hong Kong. Mas esses mesmos vendedores, a maioria põe preços mais baratos no ebay.com, enquanto no ebay.co.uk os preços do mesmo produto do mesmo vendedor é mais caro. Porque acontece isso?

Para nós, portugueses, é indiferente comprar no ebay de Inglaterra ou dos Estados Unidos, certo? Visto que o produto vem sempre de Hong Kong.

Eu já comprei nos dois ebay's, mas esta minha curiosidade sobre a diferença de preços, atrapalha-me um pouco.

Obrigado a quem me puder ajudar.
 
Em resposta ao Patoca: A Inglaterra(UK) e os Estados Unidos(US) têm moedas diferentes, dai o preço ser mais caro num lado do que no outro.
A moeda UK é o Pound ou GBP como aparece em muitos casos. A moeda US é o US Dollar ou USD.
O Euro vale mais que o USD, porém o GBP vale mais do que o Euro.

Ex.: 1€ = 1.340 USD ; 1€ = 0,837 GBP
Mesmo produto e dois preços. $6.00 (USD) = 4,480€ ; £3.78 (GBP) = 4.514€

Espero ter explicado como deve de ser =)
 
Última edição:
se for exactamente o mesmo listing, visto apenas num ebay de região diferente da original a moeda do original prevalece (e a conversão irá sempre ser feita essa moeda)

se forem listings diferentes o que dizes pode acontecer, sim
 
Atenção a quem pensa em comprar artigos vindos dos EUA!! Além do preço do artigo podem ter que pagar a desalfandegagem do mesmo e o respectivo IVA! Já me aconteceu...

Por isso mesmo, aconselho a só comprar dentro do espaço europeu, comprado no e-bay.uk ou no amazom.co.uk jnão se paga nada mais a não ser os portes de envio.

Fica o aviso...
 
Trimegisto estás a cometer uma série de inverdades.

1 - Espaço Schegen é diferente de espaço europeu. Encomendas vindas do espaço Schegen é que não pagam taxas.
2 - Comprar no ebay.co.uk não garante que o item venha do Reino Unido. Encontras toneladas de items a serem vendidos no ebay.co.uk e a serem enviados a partir de Hong Kong. É sempre necessário primeiro certificar que o user envia dentro das condições em #1.
 
Ok, tens razão, expliquei-me mal :sad:

É verdade que há muita coisa à venda nos sites ingleses que vem de Hong-Kong e isso será taxado em conformidade.

O mesmo se aplica a artigos anunciados nos sites .uk mas que na realidade vêm dos EUA.

Seja como for, a minha ideia é válida: mandar vir algo dos EUA pode ser muito tentador mas ter custos escondidos que depois tornam o resultado desagradável.
 
uma pergunta, o dinheiro utilizado para pagar os produtos, após as compras é dinheiro que está no paypall ou dinheiro da nossa conta bancária?
É que eu tenho dinheiro na minha conta do paypall que quero gastar

e quanto a pagar os portes pagamos a quem, ao vendedor?
 
Back
Topo