Como configurar 2 WANs em simultâneo???

luisfrf24

Membro
A situação é a seguinte:
Tenho um router para ligação a uma rede privada através de linha RDIS (gateway 10.10.10.1)
Tenho um segundo router para ligação à internet através de uma linha analógica ADSL (gateway 192.168.0.1)
Censegui configurar uma LAN com 4 PC's que têm acesso entre eles e acesso a uma das WAN's dependendo do gateway inserido nas configurações de TCP/IP. Para que isto fosse possivel tive que inserir 2 IP's em cada PC.

O meu grande problema está em fazer com que todos os PC's possam ter acesso em simultâneo às duas WAN's (rede privada + internet). Já experimentei a configurar 2 gateways em cada PC mas só consigo acesso à rede cujo gateway está configurado em primeiro lugar na lista. Assim tenho que estar constantemente a mudar o gateway e não posso estar por exemplo a trabalhar na rede privada e receber emails em simultâneo. Todos os PC's estão a utilizar Windows XP. Outro dado importante é que não tenho acesso à configuração do router que estabelece ligação com a rede privada (apenas consigo configurar o router que me dá acesso à internet).

:005:

Se alguem puder dar uma ajuda agradeço
luisfrf24
 
Embora ainda seja pouca, já tenho alguma experiência em redes. No entanto não estou a entender bem como queres fazer isso. No entanto um router Dual-wan talvez te resolvesse a situação, outra coisa que poderias usar para separar as duas redes seria usar uma subnet diferente e depois configurar static routes.... penso eu de que....
De qualquer forma posso estar enganado.....

Cumps
 
A primeira hipotese está fora de questão. Não posso utilizar um router dual-wan porque não tenho acesso aos dados para configurar uma das redes. O router que me permite acesso a esta rede pertence à empresa proprietária da rede e foi configurado por esta empresa (Edinfor). Apenas sei o ip e a mascara de sub-rede do router (10.10.10.1 - 255.255.255.0). Como esta rede privada não me dá acesso à internet, utilizo um outro router que configurei numa outra linha telefónica (192.168.0.1 - 255.255.255.0). Interliguei os 2 routers e os 4 PC's com cabos RJ-45. Todos os PC's estão a funcionar correctamente em rede (consigo partilhar ficheiros e impressoras entre eles). Todos os PC's têm acesso a ambas as WAN's desde que vá às configurações TCP/IP e defina o gateway da rede que pretendo aceder. O problema é que não consigo acesso a ambas as WAN's em simultâneo.
Relativamente à criação de uma subnet e configuração de static routes não sei bem como fazer. Se alguem puder dar umas dicas...

Cmpts,
luisfrf24
 
No router que tens para a internet(192.168.0.1/255.255.255.0) procura por static routes e tenta só por ai. Adiciona uma static route para 10.10.10.1/255.255.255.0 com o gateway sendo o router que tem a net, no meu aparece a opção de metric, se tiveres ai tambem usao algo como 1. Julgo nao estar enganado, no entanto nao perdes nada em tentar.

Cumps
 
Os meus conhecimentos nesta parte das static routes sao algo limitados, dai ter dito que nao perdias nada em tentar.... de qualquer forma nao te sei dizer mais, sei que o dá para fazer, e julgo mesmo ser atraves das static routes, agora, só experimentando ou vendo no local... :|

Cumps
 
Viva e Bem vindo,

Estás a trabalhar em 'layers' diferentes na rede, tens A e C, logo são distantes.
Se apenas podes configurar o teu router, baixa a 'camada' de rede ao nivel do Rdis, ou seja usa a mesma classe de ip's que tens na rede privada (atenção que esta configuração poderá interferir com a rede para lá do acesso Rdis).
Por exemplo:
- Desliga o DHCP do Router adsl, e fixa os ip's nos pc's
- Router adsl : 10.10.10.50
- PC 1 a 4 : 10.10.10.49 : 10.10.10.48 : 10.10.10.47 : 10.10.10.46
- Gateway nos pc's 10.10.10.50 e 10.10.10.1

Não sei se o que acima referi te vai resolver o teu problema, mas pelo menos tentar não custa.
Outra coisa que devo realçar é antes de efectuar alguma alteração na tua rede, uma chamada rapida para o admin da outra rede e explicar o que pretendes, poderás estar a criar problemas na rede para lá da linha Rdis sem saberes.

Boa sorte

Gu@rdian
 
Última edição:
Back
Topo