Como configurar SMC Barricade N para extender o sinal wireless?

Dory

Power Member
Olá pessoal!

Tenho um Thomson TG787 do Meo e uso o Wireless no portátil. no entanto, o sinal em certas partes da casa é um pouco fraco e tende a ir abaixo e pensei em usar um router SMC Barricade N (que provavelmente tem um sinal melhor do que o Thomson) que tenho aqui em casa parado, como access point para extender o sinal Wireless no outro lado da casa. o router que tenho é este: http://www.smc.com/index.cfm?event=v...d=118&pid=1693

estou a pensar ligar um cabo ethernet entre os dois routers, como é obvio.

eu penso que sim, mas queria saber até que ponto é que este router é capaz de trabalhar só como switch/access point ligado ao Thomson como router principal e quais as configurações que lhe tenho de colocar.

cumprimentos e obrigada!
 
Última edição:
Boas!

Tenho interesse também neste tópico, tenho MEO e o Thomson TG784 que por acaso é semelhante ao TG787. E tenho um Linksys WRT54GC completamente inutilizado em que também já tinha pensado em usá-lo como access point, mas nunca "aprofundei" muito isto.

Se alguém já experimentou, que se chegue à frente :P
entretanto hoje vou dar uma olhadela nisso, se obtiver bons resultados digo qualquer coisa mais logo.
 
boas,

Primeiro necessitas de saber os dados da rede wireless nomeadamente o nome da rede (SSID), o canal, o tipo de segurança e a password.

Vais ao menu do SMC e em Operation Mode escolhes AP Client Mode

Agora vais ter de criar um novo perfil ou alterar um já existente. Vais ter de ir ao menu Station Profile (não descobri como se vai a esse menu vais ter de procurar) e clicar em ADD para adicionar um perfil.

Vai abrir um novo menu chamado System Configuration (Infrascrutcure), em SSID pões o nome da rede wireless, em Network Type escolhes Infrastructure, e em Power Saving Mode escolhes CAM (Constantly Awake Mode). Em Security Policy, vais pôr os dados de segurança da tua rede wireless. Penso que no caso do meo seja Security Mode WPA2-Personal, em WPA algorithms penso que seja TKIP mas não tenho a certeza e a password está no autocolante colocado na parte inferior do router thomson.

Agora voltas ao menu Station Profile, seleccionas o perfil que criaste e clicas em Activate.

estou a pensar ligar um cabo ethernet entre os dois routers, como é obvio.
Desta forma não é necessário ligar o cabo entre os dois routers, apenas tens de colocar o SMC numa zona onde apanhe o sinal do thomson, para ver isso no SMC vais a site survey e ele mostra as redes que detecta.

Espero ter ajudado
 
Tenho interesse também neste tópico, tenho MEO e o Thomson TG784 que por acaso é semelhante ao TG787. E tenho um Linksys WRT54GC completamente inutilizado em que também já tinha pensado em usá-lo como access point, mas nunca "aprofundei" muito isto.
Os routers Linksys não funcionam como Bridge, por isso a configuração vai ter de ser feita de outra forma (com o cabo de rede ligado entre os dois routers como o Dory ia fazer.

http://www.hardwaregeeks.com/board/showthread.php?t=30449# Internet Connection type será static IP, com ip address, subnet e default gateway do Thomson .

No menu advanced routing em operating mode pões router.

Desliga wireless security nos dois routers, e voltas a ligar depois de tudo funcionar. Se tiveres mais algum dispositivo wireless como um portátil certifica-te que a sua placa está desligada.

basic wireless setting devem ser iguais nos dois routers, ssid, channel, mode.

finalmente desliga (disable) dhcp no Linksys.

reboot ao thomson e só depois o Linksys.

Alternativamente ... sei que há firmwares não oficiais que funcionam nos routers Linksys e que permitem que funcione como bridge mas essa é uma opção que pode tornar o router num pisa papeis e não vou recomendar.
 
boas,

Primeiro necessitas de saber os dados da rede wireless nomeadamente o nome da rede (SSID), o canal, o tipo de segurança e a password.

Vais ao menu do SMC e em Operation Mode escolhes AP Client Mode

Agora vais ter de criar um novo perfil ou alterar um já existente. Vais ter de ir ao menu Station Profile (não descobri como se vai a esse menu vais ter de procurar) e clicar em ADD para adicionar um perfil.

Vai abrir um novo menu chamado System Configuration (Infrascrutcure), em SSID pões o nome da rede wireless, em Network Type escolhes Infrastructure, e em Power Saving Mode escolhes CAM (Constantly Awake Mode). Em Security Policy, vais pôr os dados de segurança da tua rede wireless. Penso que no caso do meo seja Security Mode WPA2-Personal, em WPA algorithms penso que seja TKIP mas não tenho a certeza e a password está no autocolante colocado na parte inferior do router thomson.

Agora voltas ao menu Station Profile, seleccionas o perfil que criaste e clicas em Activate.


Desta forma não é necessário ligar o cabo entre os dois routers, apenas tens de colocar o SMC numa zona onde apanhe o sinal do thomson, para ver isso no SMC vais a site survey e ele mostra as redes que detecta.

Espero ter ajudado

Boas! Obrigada pela resposta.

esse método funciona com qualquer router smc? não tem que ser especificamente um Access Point e nao um router? ou qualquer router smc dá para fazer isso?

saliento que é-me possível ligar os dois routers por cabo de rede sendo melhor do que ligar um ao outro por wireless porque devem-se apanhar muito mal. as configurações são as mesmas?

cumprimentos e obrigada.
 
Última edição:
Os routers Linksys não funcionam como Bridge, por isso a configuração vai ter de ser feita de outra forma (com o cabo de rede ligado entre os dois routers como o Dory ia fazer.

Internet Connection type será static IP, com ip address, subnet e default gateway do Thomson .

No menu advanced routing em operating mode pões router.

Desliga wireless security nos dois routers, e voltas a ligar depois de tudo funcionar. Se tiveres mais algum dispositivo wireless como um portátil certifica-te que a sua placa está desligada.

basic wireless setting devem ser iguais nos dois routers, ssid, channel, mode.

finalmente desliga (disable) dhcp no Linksys.

reboot ao thomson e só depois o Linksys.

Alternativamente ... sei que há firmwares não oficiais que funcionam nos routers Linksys e que permitem que funcione como bridge mas essa é uma opção que pode tornar o router num pisa papeis e não vou recomendar.


boas, e nesse caso para aceder à Internet através do Linksys, uso IP fixo com o Gateway 192.168.1.1 e DNS igual? ou o DNS meto o do Thomson (192.168.1.254)?

é que estive a fazer isso, mas como os SSID's estão iguais, apenas detecta uma rede e não sei se isto ficou a funcionar se não :lol:

mas cheira-me que não ficou :( porque ao experimentar com o gateway do Linksys (192.168.1.1) não o consegui "pingar" nem aceder à sua página.
 
Última edição:
Boa tarde,

Tenho net vodafone. Contudo instalaram-me 1 router Huawei branco no meu sotao e desse (onde esta a fibra) vem um cabo rj45 ate ao meu router nº2 que se encontra na sala.

Contudo, eu queria colocar um SMCWBR14 para fazer de WIFI no cimo da casa e que 1 porta fosse para sair o tal cabo para o router nº2 da sala, e outra porta para um cabo rj45 que vai para uma tv que tneho na cozinha. Isto dizendo que a porta WAN tem que ser para o router-mãe onde esta a fibra.

Contudo nao consigo configurar o SMC...nem em router nem em Bridge. COmo faço?
 
Back
Topo